Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Como eu estava a analisar isto como sendo um problema totalmente novo, as probabilidades de ganhar seriam 50/50. Mas tou a ver que este é o problema de Monty Hall, e estou a tentar perceber a lógica.
Edit:
É verdade. LOL Realmente, é melhor mudar de porta. Embora não seja muito intuitivo, faz todo o sentido.
Jacaré, até podes estar muito certo, mas esta atitude de arrogância e sobranceria só te fica mal.
Estes problemas lembram-me os que tenho no dia a dia na genética mendeliana ( nem toda a genética é mendeliana, felizmente a nossa é), [kiss]
com a agravante que temos que fazer estudos por vezes até á 6ª geração dos genes parentais, em que alguns genes são dominantes ( determinam automaticamente o resultado de um cruzamento) e outros são recessivos ( necessitando de 2 genes recessivos para determinar o resultado de um cruzamento), já para não falar em caracteres polialélicos...[]:sh)
Felizmente que temos ferramentas bioinformaticas ao nosso dispor, e modelos bioestatisticos par usar, senão, fazer isto á unha demorava uma eternidade, ( como os coitados dos pioneiros da genómica estatistica tinham que fazer, sem computadores, sem calculadora, sem modelos estatisticos....![]()
Estava a brincar.... não era esse o tom que queria dar! :sh)
comentário tirado!....
Estes problemas lembram-me os que tenho no dia a dia na genética mendeliana ( nem toda a genética é mendeliana, felizmente a nossa é), [kiss]
com a agravante que temos que fazer estudos por vezes até á 6ª geração dos genes parentais, em que alguns genes são dominantes ( determinam automaticamente o resultado de um cruzamento) e outros são recessivos ( necessitando de 2 genes recessivos para determinar o resultado de um cruzamento), já para não falar em caracteres polialélicos...[]:sh)
Felizmente que temos ferramentas bioinformaticas ao nosso dispor, e modelos bioestatisticos par usar, senão, fazer isto á unha demorava uma eternidade, ( como os coitados dos pioneiros da genómica estatistica tinham que fazer, sem computadores, sem calculadora, sem modelos estatisticos....![]()
E então.... mesmo com wikipedia (batota [] ) já sabem as probabilidades que o jogador passa a ter se mudar de porta?
E se não trocar de porta?
Voltando ao problema das torradas:
Ontem à tarde não pensei muito mais no assunto (estava a trabalhar, coisa que até se poderia pensar que não...:sh)) mas depois do jantar debrucei-me sobre o problema.
Tenho a dizer que o Jacaré está CERTÍSSIMO! []
Basta fazer uma pequena tabela ou diagrama em árvore para perceber porquê.
O problema é bastante enganador pelo seguinte:
- Se a Torrada_A cair com a manteiga para baixo, é óbvio que em nada influencia a probabilidade de a Torrada_B cair numa ou noutra posição.
- Mutatis mutandis, se a Torrada_B cair com a manteiga para baixo, é óbvio que em nada influencia a probabilidade de a Torrada_A cair numa ou noutra posição.
- O enunciado não especifica, no entanto, se foi A ou B que caiu com a face para baixo, diz apenas que PELO MENOS uma delas, indeterminada, caiu com a face para baixo.
- Ora, das 4 "outcomes" possíveis (equiprováveis) no "lançamento de torradas", um deles é eliminado (o acontecimento "nenhuma torrada virada para baixo). Sobra, portanto, 3 acontecimentos possíveis e equiprováveis.
- Destes 3 acontecimentos, só um nos interessa: ambas as torradas para baixo. Ou seja, probabilidade de 1/3 = 0.33 = 33%.
Para os mais cépticos, deixo em anexo dois ficheiros de simulação (um em Excel e outro em Matlab).
Ver anexo 45036
Já vinha lançado para propôr o problema do concurso das 3 portas (já o conhecia há uns anos e também é enganador) mas pelos vistos já se adiantaram. []
Uffff já me sinto aliviado! [][
][
]
Então agora podemos passar à seguinte.... e já velha:
Um homem tem 2 filhos... uma outra mulher tem também dois filhos. (O Homem e a Mulher não têm qualquer ligação entre si!)
Sabemos que o filho mais velho do homem é um rapaz. Sabemos que um dos filhos da senhora é um rapaz.
Quais as probabilidades do outro filho do homem ser também um rapaz?
Quais as probabiliades do outro filho da senhora ser também um rapaz?
As probabilidades são as mesmas?
[]
Ontem à tarde não pensei muito mais no assunto (estava a trabalhar, coisa que até se poderia pensar que não...:sh)) mas depois do jantar debrucei-me sobre o problema.
- Se a Torrada_A cair com a manteiga para baixo, é óbvio que em nada influencia a probabilidade de a Torrada_B cair numa ou noutra posição.
- Mutatis mutandis, se a Torrada_B cair com a manteiga para baixo, é óbvio que em nada influencia a probabilidade de a Torrada_A cair numa ou noutra posição.
- O enunciado não especifica, no entanto, se foi A ou B que caiu com a face para baixo, diz apenas que PELO MENOS uma delas, indeterminada, caiu com a face para baixo.
- Ora, das 4 "outcomes" possíveis (equiprováveis) no "lançamento de torradas", um deles é eliminado (o acontecimento "nenhuma torrada virada para baixo). Sobra, portanto, 3 acontecimentos possíveis e equiprováveis.
- Destes 3 acontecimentos, só um nos interessa: ambas as torradas para baixo. Ou seja, probabilidade de 1/3 = 0.33 = 33%.
Para os mais cépticos, deixo em anexo dois ficheiros de simulação (um em Excel e outro em Matlab).
Ver anexo 45036
Já vinha lançado para propôr o problema do concurso das 3 portas (já o conhecia há uns anos e também é enganador) mas pelos vistos já se adiantaram. []
É.
Já só te falta convencer "x" pessoas, sendo x dado por:
x = número_de_utilizadores_do_fórum_AHO - 2
[]
Tu......tu és....um vira casacas! É o que tu és!!! [][
][
]
Sei que já colocaste isto antes e que o problema foi discutido noutros posts, mas confesso que na altura tanto ignorei o problema como as respostas (estava a pensar em torradinhas).
Agora que já estou "batidinho" no problema das torradas, diria assim sem pensar muito no assunto:
Sabemos que o filho mais velho do homem é um rapaz.
Quais as probabilidades do outro filho do homem ser também um rapaz?
Das 4 hipóteses do acontecimento conjunto, duas são logo eliminadas - há um, bem especificado, que sabemos de antemão que é rapaz. Sobram só duas hipóteses. Sabendo que são equiprováveis, dá 50% de probabilidade de o outro ser tb rapaz.
Sabemos que um dos filhos da senhora é um rapaz.
Quais as probabiliades do outro filho da senhora ser também um rapaz?
Aqui podemos substituir "filho" por "torrada" e substituir tb "rapaz" por "manteiga virada para baixo". A probabilidade é de 33% seguindo o raciocínio já explanado para as torradas.
Sim! Eu por acaso estudei isso um bom bocado, ou seja, o que se dava a Biologia. Axo que o mais complexo que se estudava era as moscas da fruta, qualquer coisa melanogaster...que tinham características associadas aos cromossomas X e Y (programa antigo e novo do 12º ano). Como fiz também Química e Física (cadeiras separadas, não as que se fazem agora) encontrava algumas relações curiosas!
Sempre axei essa parte da matéria interessante...tanto que na altura "descobri" que um colega meu era adoptado (ele sabia, eu é que não).[]
As contas que faziamos..pronto, era Biologia, não era Matemática...mas imagino os cientistas há uns séculos atras a tentarem perceber da poda com lapis e papel. Se bem que dizem que o Mendel "adulterou" alguns resultados para que lhe dessem números mais aproximados...
Não sou nada. Vou tentar fazer um boneco no paint onde explique isso.![]()
![]()
Ver anexo 45036
Mais um problema de matemática: []
Duas torradas cairam no chão. Cada uma delas tinha uma das faces barrada com manteiga.
Sabemos que uma das torradas caiu com a face barrada no chão.
Qual a probabilidade de a outra torrada ter caído com a face barrada no chão?![]()
Para podermos interpretar como dizes, a pergunta teria que ser do estilo..."sabendo que uma vai cair com a manteiga para baixo, qual a probabilidade de a outra cair também?" Assim, não sabemos qual e uma ou "outra" e temos os tais 33,3%...
Penso eu de que...