[Crime] Maddie-Qual a verdade?

Maddie-Qual a verdade?

• - Sim

Votos: 45 6,1%
  • - Não

Votos: 572 77,0%
  • - Não tenho opinião formada

Votos: 126 17,0%

• Total de eleitores
    743
Já li e reli o teu texto, muito bem escrito como é hábito, mas noto aqui algo que não entendo.

O conceito de falar verdade e o direito de não responder.

Falar a verdade é a obrigação de todos os intervenientes.

Responder, sei que o arguido pode invocar o direito de não resposta, mas a testemunha pode recusar-se a responder? Como em casos de relações muito próximas, pai-filho, marido-mulher ? [;)]

Quanto aos conceitos que colocas em oposição dir-te-ia que, o arguido tem deveres no que concerne ao primeiro interrogatório judicial de arguido detido e em todos os restantes interrogatórios.

No primeiro interrogatório judicial de arguido detido, o arguido, apenas tem o dever de falar verdade no que respeita aos seus antecedentes criminais e à sua identidade. Em todos os restantes interrogatórios, só está obrigado por lei a não faltar à verdade no que respeita à identidade.

Agora, as testemunhas, têm a obrigação de falar verdade sobre tudo, excepto, como disse, se a resposta puder implicar a sua responsabilidade criminal. As situações que tu referes, de proximidade familiar/afectiva, é um direito que a lei prescreve que todas as testemunhas que tenham esse tipo de relações (especificadas na lei) com os arguidos, e penso que se compreende o porquê.[;)]

Dúvida: não foram os próprios McCann que requereram o estatuto de arguidos?

Quanto à prisão preventiva, parece-me que não era possível a aplicação dessa medida de coacção (segundo um colega teu [;)] que tem ido à SIC), por uma serie de condições, se bem que na minha opinião a pulseira electrónica fosse o mais correcto.

não ouvi esse colega, mas discordo em tese, pois só depois de ouvir os argumentos que ele invocou poderia ser mais rigoroso.

Quanto à pulseira electrónica, penso que não faz sentido por uma razão: eles prestaram TIR com a residência inglesa[;)]

mas tem que ver uma coisa, os Mccan nao sao parvos, quando alguem tem uma tena de identidade e residencia, tem que dar uma residencia, ou seja uma morada para que a policia saiba que eles estao la e nao podem sair do pais sem avisar as autoridades(nao estao proibidos de sair, tem é que avisar o Tribunal) oura o que os Mccan fizeram deram a morada da casa em Inglaterra nao deram a morada do OceanClub

esta mal, esta, e isto que fizeram para mim é pura FUGA(!!), e o Tribunal nao devia ter autorizado tal coisa, se fosse eu nunca na minha vida se ter a menina (morta ou viva) sai-a de Portugal

e outra coisa, que me intriga muito mesmo

porque raio eles tinham a chave da Igreja da Praia da Luz??? nao percebo mesmo
a questão é que eles não foram presentes a Juiz de Instrução Criminal, como na minha opinião, era obrigação da PJ e MP

Até parece que não sabes quem "manda" na investigação criminal, e dem quem é a decisão principal e final sobre essa matéria.

A competência da investigação criminal é da responsabilidade do ministério publico sendo coadjuvado pela pj, se fosse exactamente o contrario essa falha já não teria existido.

É só deixar trabalhar quem tem capacidade e formação para, mas por cá a porra da carroça anda sempre à frente dos bois.

por breves instantes, ias conseguindo convencer-me que a maior parte do nosso MP é competente[:D] [:D] [;)]

Há quase 12 horas que isto foi desmentido pelo próprio director da PJ, desde aí esse desmentido tem sido repetido incessantemente pelos orgãos de comunicação sérios.

Quanto mais tempo vão pactuar com a mentira ? Ou só interessa divulgar determinado sentido nas notícias ? Acho estranho terem tempo para vasculhar a imprensa tabloide inglesa e ignorarem o desmentido... os media compreendo, precisavam das audiências do prime-time de ontem à noite e dos jornais vendidos esta manhã. Agora vocês... não percebo sinceramente.

Sou (ingenuamente, talvez) defensor acérrimo da presunção de inocência e acredito mesmo na inocência das pessoas até se prove em contrário.

Por isso, e para já, acredito na inocência dos pais. Excepto a irresponsabilidade que foi deixarem as crianças sozinhas por tanto tempo. Não sou pai ainda, mas penso que era algo que jamais faria a filhos daquelas idades.

Contudo, desta imagem de "monstros" que se está a criar em torno deles eles são em parte culpados. São culpados porque eles ao decidirem que queriam a imprensa do lado deles expuseram-se demasiado. A empatia inicial gerou alguma antipatia, que, com as recentes "noticias" está a virar a opinião pública, seja Portuguesa ou Britânica.

Por outro lado, estamos demasiado preocupados em especular sobre a investigação, quando tudo está ainda em segredo de justiça. Além de que esta não é propriamente uma investigação fácil devido às proporções que tomou.
Receber e processar 2.000 chamadas por dia, analisar 250 locais onde a Madeleine foi "vista" espalhados por essa Europa fora, dispersa por completo os meios, retirado-lhes todo o foco.

Ao contrário também do que se diz, não há competição entre polícias. O que há (e reforçado ontem pelas declarações do lider do Sindicado da PJ) é uma estreita colaboração entre Policias Portuguesa e Britanica desde o inicio, aliás como só poderia ser. Portanto o que está em causa aqui não é a competência da PJ, mas sim o sucesso de uma investigação conjunta.

Só uma questão:Mesmo que se venha a confirmar/provar pelas analises laboratoriais que o corpo foi transportado no veiculo alugado 25 dias depois do desaparecimento,se o corpo não aparecer os pais não podem ser incriminados,certo?
Será que existe a possbilidade de o corpo nunca ser encontrado?

Saludos

Só uma questão:Mesmo que se venha a confirmar/provar pelas analises laboratoriais que o corpo foi transportado no veiculo alugado 25 dias depois do desaparecimento,se o corpo não aparecer os pais não podem ser incriminados,certo?

Saludos

os pais podem ser condenados mesmo com a ausência do corpo. Num crime de homicidio, sem dúvida que o corpor é a "prova rainha". Mas outras provas, em conjunto, podem circunstanciar o crime cometido e quais os seus autores.

A possibilidade do corpo nunca ser encontrado é real...vamos ver.

Saludos

icon_marca.gif
Roupa de Maddie e não
o corpo pode ter deixado vestígios
na mala do carro dos Mccann
- A presença de vestígios biológicos de Maddie no porta-bagagens de um carro alugado pelo casal McCann, vários dias depois do desaparecimento, pode ser explicada não pela presença do cadáver no local, mas sim por um transporte de roupas, cobertores ou lençóis que tenham estado em contacto com Madeleine já morta. Esta é a mais coerente eventual explicação neste momento na mente dos investigadores da Polícia Judiciária para a existência dos fluidos descobertos por um cão inglês, a que se soma o odor a cadáver detectado no mesmo local por outro cão
» Ver fotos AQUI
user_online.gif
progress.gif

icon_marca.gif
Roupa de Maddie e não
- A presença de vestígios biológicos de Maddie no porta-bagagens de um carro alugado pelo casal McCann, vários dias depois do desaparecimento, pode ser explicada não pela presença do cadáver no local, mas sim por um transporte de roupas, cobertores ou lençóis que tenham estado em contacto com Madeleine já morta. Esta é a mais coerente eventual explicação neste momento na mente dos investigadores da Polícia Judiciária para a existência dos fluidos descobertos por um cão inglês, a que se soma o odor a cadáver detectado no mesmo local por outro cão
» Ver fotos AQUI
user_online.gif
progress.gif

Tambem ouvi ontem alguem que levantava esta possibilidade.

Saludos

Saludos

Tanto pode ser inconclusivo, como uma peça chave no "puzzle". Nao sabemos, tudo depende das outras peças já existentes ou que ainda irão surgir.

icon_marca.gif
Roupa de Maddie e não
» Ver fotos AQUI
user_online.gif
progress.gif

Tanto pode ser inconclusivo, como uma peça chave no "puzzle". Nao sabemos, tudo depende das outras peças já existentes ou que ainda irão surgir.

O que leva a pressupôr que os pais não a viram somente viva mas também já morta.
Assim a alegação de desaparecimento em vida, perde força, e entramos na fase em que se as roupas estiveram em contacto com a menina já depois da mesma estar morta, os pais teriam eventual conhecimento de tal facto.

:(

icon_marca.gif
Roupa de Maddie e não
» Ver fotos AQUI

O que leva a pressupôr que os pais não a viram somente viva mas também já morta.
Assim a alegação de desaparecimento em vida, perde força, e entramos na fase em que se as roupas estiveram em contacto com a menina já depois da mesma estar morta, os pais teriam eventual conhecimento de tal facto.

1. A roupa, o peluche, etc etc pode ter sido o meio que deixou os vestígios de ADN e não o corpo de Maddie.

2. Não há meio de provar se esse ADN vem de um morto ou vivo. A opinião de um cão não serve para nada num tribunal.

a especulação, agora, é mais que muita...

1. A roupa, o peluche, etc etc pode ter sido o meio que deixou os vestígios de ADN e não o corpo de Maddie.

2. Não há meio de provar se esse ADN vem de um morto ou vivo. A opinião de um cão não serve para nada num tribunal.

não serve?

o cão em Tribunal tem o valor de prova pericial, que é das melhores provas que se pode ter...[;)]

não serve?

o cão em Tribunal tem o valor de prova pericial, que é das melhores provas que se pode ter...[;)]

Diz-me então onde e quando um cão serviu para provar em tribunal que se está perante a presença de um morto e não de um vivo?

Outra coisa... se eu transportar carne (bifes, frangos etc etc) na mala de um carro o cão consegue provar que está na presença de um morto não é?

Já agora, apesar de tudo um cão tambem erra, mesmo que muito bem treinado... e não é raro ver vários cães treinados darem falsas alarmes no mesmo exercício (tive um primo meu que treinou cães para o exército nos açores). [;)]

Por isso pergunto se a opinião sensorial de um cão vale mais que a opinião de um cientista que se basei em dados ciêntíficos?

Última edição:
Diz-me então onde e quando um cão serviu para provar em tribunal que se está perante a presença de um morto e não de um vivo?

Outra coisa... se eu transportar carne (bifes, frangos etc etc) na mala de um carro o cão consegue provar que está na presença de um morto não é?

Se forem "bifes" humanos talvez possam.:sh)

Saludos

estamos perante cães especiais, que foram intensamente treinados para "cheirar" cadáveres. Repara que nos EUA estes cães são considerados agentes federais. Em Portugal, eles são cães policias e a sua credibilidade advém da inexistência de erros em inúmeros exercicios que fazem...

mais, estes cães ingleses foram treinados nos EUA, e pelo que se disse, esse treino foi nos EUA porque lá, o treino é realmente com cadáveres humanos, e não com outro tipo de animais mortos...

Voltar
Superior