Jesus Cristo

Acreditar ou não acreditar...

Não condeno quem não acredite. Porquê? Porque não me diz respeito. Lamento apenas aqueles que embora não acreditando, tentam encontrar razões para levar os outros a não acreditar, a duvidar... enfim a velha luta de sempre da serpente venenosa, rastejando nas imundices.

Mas para os que acham pouco verosimil que Deus tenha mandando o seu filho à terra para anunciar a verdadeira vida, para aqueles que acham dificil terem ocorrido milagres, para todos esses, que se ocupam a tentar encontar razões para não acreditar...uma dica (não é um conselho):

- Saiam à rua, olhem para a imensidão que os rodeia e contemplem o céu, as estrelas, contemplem a vida, não só a vossa, mas também a das arvores e plantas mais insignificantes. Então parece verosimil que tudo isto seja um acaso cósmico no meio do nada?
Será que quem criou tudo isto não poderia mandar o seu filho para anunciar a vida. Curioso, constatamos todos os dias que existimos, que existimos no meio de algo que nos transcende totalmente, quer em dimensões, quer em compreensão e não acreditamos num homem que disse ser Deus, que falava como Deus e que nos deixou uma mensagem clara. Uma mensagem que de tão inequivoca que era, levou todos os que o seguiram a morrer por ela.

- Antes de especular sobre a dimensão de Cristo, ou mesmo sobre a sua existência, covém aprofundar a sua mensagem.
sim,why not?

agora a visaõ religiosa é que parece a visão do menos esforço: nós não sabemos como se criou o universo; não sabemos como surgiu a vida...então inventamos Deus, foi ele que criou tudo e prontos...assunto resolvido

ah Jesus foi enviado?.....ok....até podemos partir desse pressuposto...por mim acreditem no que quiserem...

Sim é um acaso, ou melhor, é mais provavel que seja um acaso que uma criançao de um ser superior bondoso/omnipresente e omnipotente (que parece ter afinal muitas falhas)

Acredito plenamente que Jesus existiu, que suas ideias foram revolucionarias e que por isso tiveram uma grande influencia em muitos povos do seu tempo e mais ainda depois. E realmente se pensarmos bem para o maior império da altura ter adoptado os ensinamentos de um Homem como património cultural de Roma, foi muito provavelmente porque os ideais de Jesus gozava de uma grande popularidade, e os governantes da altura entenderam que tal decisão tornaria esses povos mais receptivos ou doceis as ordens de Roma. Mas como todo belo ensinamento esta sujeitos a distorções, acredito também que as ideias inicias cristãs (cristianismo primitivo) sofreram algumas alterações, tendo sido adicionado muitos dogmas completamente estranhos aos ensinamentos de Jesus.

Aconselho a leitura do livro "The God Delusion" do Biologo Richard Dawkins.
Em portugues, "A Desilusao de Deus".
Independentemente das crencas que tenham.

- Saiam à rua, olhem para a imensidão que os rodeia e contemplem o céu, as estrelas, contemplem a vida, não só a vossa, mas também a das arvores e plantas mais insignificantes. Então parece verosimil que tudo isto seja um acaso cósmico no meio do nada?
Será que quem criou tudo isto não poderia mandar o seu filho para anunciar a vida. Curioso, constatamos todos os dias que existimos, que existimos no meio de algo que nos transcende totalmente, quer em dimensões, quer em compreensão e não acreditamos num homem que disse ser Deus, que falava como Deus e que nos deixou uma mensagem clara. Uma mensagem que de tão inequivoca que era, levou todos os que o seguiram a morrer por ela.

O que é inversosímil é alguém ter criado isto. [:D]

Tenho que admitir que é o comentário mais rdículo (não leve muito a mal :)) e desinformado que li nos últimos tempos neste fórum! A afirmação de que todas as civilizações prestaram vassalagem (sabe o real significado de vassalagem? E de Civilização?) ao Sol.... e de que o sucesso (gostaria de saber qual é parâmetro aplicado aqui) do Cristianismo se deve ao facto de ter sido uma criação romana (??????)....
Já alguma vez procurou estudar a sério (científicamente) a História da Religiões?

Eu não levo a mal lol. Os escritos existiam e eram possivelmente mais de 200. Desses 200, os romanos pegaram nos 4 que mais se relacionavam com as suas ideias. O resto está queimado... E para mim Jesus Cristo é tão real como Hórus, ou Mithra...

Mas enfim... é tudo uma questão de fé. Concordo absolutamente com a religião e só tenho pena que muitos se sirvam dela para benefício monetário ou para terem poder.

Tinha de ser de um site brasileiro.
E Quem diz que o que ela diz é verdade? Alguém já leu a Biblia tantas vezes que saiba do que ela está a falar?

Mas tb acho que a Biblia é um bocado barrete. às vezes penso se daqui a 2000 mil anos as pessoas não vão olhar pra nós como hoje olhamos pros romanos e gregos com aqueles deuses todos, ou seja: iiii como é k akeles tipos acreditavam nakilo.

A Biblia pra mim é completamente parcial, pq é escrita por quem acredita e "vivia" dakilo.
Era como num Benfica Porto os treinadores escrevem se uma cronica sobre o jogo. É óbvio que iam ser praciais e previsiveis.

Eu não levo a mal lol. Os escritos existiam e eram possivelmente mais de 200. Desses 200, os romanos pegaram nos 4 que mais se relacionavam com as suas ideias. O resto está queimado... E para mim Jesus Cristo é tão real como Hórus, ou Mithra...

Mas enfim... é tudo uma questão de fé. Concordo absolutamente com a religião e só tenho pena que muitos se sirvam dela para benefício monetário ou para terem poder.

Nem mais, Horus com seu filho Isis ao colo e a virgem Maria com o menino ao colo, 25 dezembro o aniversario de Mithra que depois de morto ressuscitou passado 3 dias, qual quer semelhança entre estes e o cristianismo é pura coincidencia, ou talvez não. Eu diria que são fruto da cabeça de Constantino que criou uma religião hibrida para agradar a "gregos e troianos"

Última edição:

Não condeno quem não acredite. Porquê? Porque não me diz respeito. Lamento apenas aqueles que embora não acreditando, tentam encontrar razões para levar os outros a não acreditar, a duvidar... enfim a velha luta de sempre da serpente venenosa, rastejando nas imundices.

Mas para os que acham pouco verosimil que Deus tenha mandando o seu filho à terra para anunciar a verdadeira vida, para aqueles que acham dificil terem ocorrido milagres, para todos esses, que se ocupam a tentar encontar razões para não acreditar...uma dica (não é um conselho):

- Antes de especular sobre a dimensão de Cristo, ou mesmo sobre a sua existência, covém aprofundar a sua mensagem.

Eu lamento apenas que no seculo 21 ainda haja alguém capaz de escrever uma coisa destas.
Eu não tento convencer ninguém a não acreditar, apenas apresento a minha maneira de ver as coisas, é lamentavel é que se ignore factos mais que provados pela ciencia para ter justificação para continuar a acreditar.

Tenho que admitir que é o comentário mais rdículo (não leve muito a mal :)) e desinformado que li nos últimos tempos neste fórum! A afirmação de que todas as civilizações prestaram vassalagem (sabe o real significado de vassalagem? E de Civilização?) ao Sol.... e de que o sucesso (gostaria de saber qual é parâmetro aplicado aqui) do Cristianismo se deve ao facto de ter sido uma criação romana (??????)....
Já alguma vez procurou estudar a sério (científicamente) a História da Religiões?

A igreja catolica tal como a conhecemos hoje foi sem duvida um invenção de Constantino, Imperador Romano, basta ler algo sobre a sua vida e o concilio de Nicea, onde por meio de votação se decidiu se Cristo devia ser uma divindade ou um homem terreno.
Por isso é que se chama Igreja Catolica Apostolica Romana

.

Mas de onde vem essa informação? Que 4 escritos são esses?

Jesus Cristo é tão real quanto Hórus??? O Hórus da cultura Egípcia?? Aquele que incarnava a doutrina de Estado egípcio e a própria figura do Faraó (Hórus é Faraó e vice-versa)?

Há teorias (defendidas actualmente) que as religiões judaico-cristãs foram buscar as suas Teoganias às já existentes egípcias (egipto não-Cóptico): é provável que deve ter havido influência na forma como as pessoas entendiam a sua relação com a Metafísica... Mas nenhuma prova a inexistência de Deus (da religão Cristã, ou outra) apenas verificam a singularidade da percepção dó Eu, do Outro e de Deus. Julgo que a Antropologia já reuniu excelentes estudos sobre o tema.

A igreja catolica tal como a conhecemos hoje foi sem duvida um invenção de Constantino, Imperador Romano, basta ler algo sobre a sua vida e o concilio de Nicea, onde por meio de votação se decidiu se Cristo devia ser uma divindade ou um homem terreno.
Por isso é que se chama Igreja Catolica Apostolica Romana

Apresente, já que não tem dúvidas, os documentos (numa forma genérica, claro) que sustentam esse ponto de vista: Constantino apenas se "rendeu" ao culto religioso ao qual a maioria do seu povo já estava "afecto". Foi um oportunista e um estadista. Não foi o sacro imperador que definiu, aos olhos do homem comum, a divindade ou não de Cristo.

Já agora: num post acima referiu que a Ciência já provou a Sua inexistência...Se não se importa apresente, sustentadamente, esse ponto de vista. Estou curioso.....

Mas de onde vem essa informação? Que 4 escritos são esses?

Jesus Cristo é tão real quanto Hórus??? O Hórus da cultura Egípcia?? Aquele que incarnava a doutrina de Estado egípcio e a própria figura do Faraó (Hórus é Faraó e vice-versa)?

Há teorias (defendidas actualmente) que as religiões judaico-cristãs foram buscar as suas Teoganias às já existentes egípcias (egipto não-Cóptico): é provável que deve ter havido influência na forma como as pessoas entendiam a sua relação com a Metafísica... Mas nenhuma prova a inexistência de Deus (da religão Cristã, ou outra) apenas verificam a singularidade da percepção dó Eu, do Outro e de Deus. Julgo que a Antropologia já reuniu excelentes estudos sobre o tema.

Já ouviu falar do Concilio de Nicea?
Os 4 apostolos escolhidos para figurar na biblia, eram mais de 40 e escolheram os que mais interessava

Já ouviu falar do Concilio de Nicea?
Os 4 apostolos escolhidos para figurar na biblia, eram mais de 40 e escolheram os que mais interessava

Obrigado ZiNde e miguel Barbosa: assim já posso analisar algo em concreto. Permitam-me dizer que me parece que estão a fazer uma enorme confusão.

O 1º Concílio de Niceia (325 D.C.) foi o primeiro concílio ecunémico, ou seja de toda a Igreja/nacionalidades (se é que se pode falar em nacionalidades), e apenas se realizou pq tinha o incentivo do próprio Imperador: ou seja, a Igreja já estava estabelecida e já não era perseguida.
O Concílio deliberou 2 pontos importantes: a data da Páscoa e o estabelecimento de que o Arianismo era uma heresia. Assim, a doutrina pregada por Ário e seus apoiantes era contrária ao conceito de que Cristo fazia parte da Santíssima Trindade. O que se fez foi confirmar este conceito, uma vez que os Arianos já eram em grande número.
Agora, e isto é mt importante: apesar de o imperador ter organizado e promovido o encontro e dele ter beneficiado valores políticos (sobretudo a paz) a ele não lhe foi reconhecida a autoridade teológica, até pq ele próprio se inclinava para o Arianismo.

Quanto aos Evangelhos (e apenas vou escrever sobre o de Mateus):
Foi escrito direccionado aos Judeus, para lhes explicar que o Messias do Velho Testamento era de facto Jesus Cristo. Os estudos no âmbito da História da Religiões têm "provado" (apesar de puder ser contestado mais tarde) que a data da produção será entre 50 a 100 D.C. Como terá sido baseado nos escritos de São Marcos, que por sua vez ter-se-á "aconselhado" com São Pedro, o Evangelho de São Mateus tomou um importância primordial por apresentar ou reafirmar um dos conceitos mais importantes do Cristianismo.
Entenda-se, quando afirmam que "escolheram 40", como se tivesse sido à sorte, devem ponderar melhor e perceber que a teologia é essaz complexa e que a sua análise primária parte da obseravção de que os Evangelhos são obra de homens.

Não sei se consegui clarificar o meu ponto de vista.

Com todo o respeito pela opiniao...que argumento mais basico e batido. Essa conversa k o mundo e tao bonito k nao pode ser acaso!
E pq nao pode ser um acaso cosmico? Alguem conhece o universo e sabe qe nao ha mais nada igual ou melhor?
Nao é com essa treta k se vai lá na minha opiniao. Eu acredito, com as duvidas. O que sei que nao acredito é na "administracao", na padralhada toda que vive à sombra de um carpinteiro. E qd falo na padralhada, falo na padralhada, pq tb ha os homens bons la no meio. Mas a Igreja...se Deus existe e o JC era filho dele, e nao um filosofo mais inteligente que todos os outros, a Igreja é uma vergonha pra Deus.

Última edição:
Obrigado ZiNde e miguel Barbosa: assim já posso analisar algo em concreto. Permitam-me dizer que me parece que estão a fazer uma enorme confusão.

O 1º Concílio de Niceia (325 D.C.) foi o primeiro concílio ecunémico, ou seja de toda a Igreja/nacionalidades (se é que se pode falar em nacionalidades), e apenas se realizou pq tinha o incentivo do próprio Imperador: ou seja, a Igreja já estava estabelecida e já não era perseguida.
O Concílio deliberou 2 pontos importantes: a data da Páscoa e o estabelecimento de que o Arianismo era uma heresia. Assim, a doutrina pregada por Ário e seus apoiantes era contrária ao conceito de que Cristo fazia parte da Santíssima Trindade. O que se fez foi confirmar este conceito, uma vez que os Arianos já eram em grande número.
Agora, e isto é mt importante: apesar de o imperador ter organizado e promovido o encontro e dele ter beneficiado valores políticos (sobretudo a paz) a ele não lhe foi reconhecida a autoridade teológica, até pq ele próprio se inclinava para o Arianismo.

Quanto aos Evangelhos (e apenas vou escrever sobre o de Mateus):
Foi escrito direccionado aos Judeus, para lhes explicar que o Messias do Velho Testamento era de facto Jesus Cristo. Os estudos no âmbito da História da Religiões têm "provado" (apesar de puder ser contestado mais tarde) que a data da produção será entre 50 a 100 D.C. Como terá sido baseado nos escritos de São Marcos, que por sua vez ter-se-á "aconselhado" com São Pedro, o Evangelho de São Mateus tomou um importância primordial por apresentar ou reafirmar um dos conceitos mais importantes do Cristianismo.
Entenda-se, quando afirmam que "escolheram 40", como se tivesse sido à sorte, devem ponderar melhor e perceber que a teologia é essaz complexa e que a sua análise primária parte da obseravção de que os Evangelhos são obra de homens.

Não sei se consegui clarificar o meu ponto de vista.

Concilio de Nicea
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Concílio_de_Niceia

Constantino, O magno
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino_I

Uma questão que ainda não se falou foi que Cristo como judeu respeitava o Sabbath ao sabado, mas Constantino mudou-o para o Domingo precdisamente o dia de adoração do Sol.

Concilio de Nicea
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Concílio_de_Niceia

Constantino, O magno
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino_I

Uma questão que ainda não se falou foi que Cristo como judeu respeitava o Sabbath ao sabado, mas Constantino mudou-o para o Domingo precdisamente o dia de adoração do Sol.

As origens de Cristo não definem toda a sua mensagem: aliás uma das suas mensagens principais é ser o Messias descrito no Velho Testamento.

Volto a repetir a informação actualizada da historiografia religiosa: o imperador não tinha autoridade teológica para alterar fosse o que fosse na liturgia ou no calendário cristão....ele até era a favor do Arianismo...

permita-me que lhe diga que usar como fontes artigos da wikipedia não é lá muito boa ideia.

Voltar
Superior