A reavaliação do imóvel deveria ter sido o ano passado, este ano os valores aumentaram e muito. No entanto deves pesquisar no site das financas os coeficientes atuais da tua area de residência, e fazes os calculos, relembro que uma reavaliação pode trazer problemas escondidos, exemplo, quando o engenheiro da camera registou os m2 da vossa casa podera ter colocado menos m2 no registo das financas,imaginem que se enganou nos cálculos, a reavaliação tambem vai ser feita aí, a minha casa na reavaliação aumentou 6 m2 LooL.A minha isenção acabou agora ao fim de 8 anos, quando comprei a casa era nova, ou seja tem 8 anos de desvalorização.
Será que vale a pena pedir uma reavaliação agora para ver se o IMI desce para o ano ou esperar que a casa faça 10 anos para ter uma desvalorização maior?
Já agora uma pergunta de Chico esperto: a casa está só em meu nome, se fizesse uma doação à minha esposa e ficasse a casa só em nome dela, podia pedir uma nova isenção de pagamento de IMI?
No entanto, como o meu predio ja tem 16 anos, o valor de descida compensou esse erro.
Outras situacoes que aumebta a reavaliação, portas blindadas, o meu caso, tipo de caixilharia, varandas , exposição solar, elevador,arrecadação, garagem etc, nao é com estes fatores que se vão entalar, mas aumenta um pouco a valorização do imovel para as finanças.
No dia que fui às finanças pedir a reavaliação a meio, já estava naquel que poderia estar me a entalar, mas a pessoa que me atendeu antes de avancar com o processo, verificou as contas e parecia que o valor ia vaixar uns 20a30 euros, pelas minhas contas seria entre 30 a 60 euros, quem acertou fui eu, a volta de 58€.
Percam tempo a verificar, existe muito conteudo na internet sobre este tema