Boas!
Ontem, dia de aniversário, lá fui ver se me oferecia a mim próprio um teste ao jazz! Mas mal cheguei ao stand tive a mesma sensação que os outros: decepção. Não havia nenhum jazz à vista! [s)]
Depois de esperar um bocado falei com o vendedor (tb simpático) e ele disse que só ia ser apresentado durante esta semana que vem mas que já tinha vendido dois (será?), e que havia dois na garagem que não estavam preparados mas que podia ver. Levou-me lá e deixou-me sozinho, à vontade!
Então lá fui, eram dois 1.2 elegance top, um preto que é sempre aquela coisa normal e um azul como os da publicidade, que me pareceu mais parolo do que parecia nas fotos.
Quanto ao exterior, a frente está engraçada, simpática, a grelha é bonita. A traseira está um bocado mais simplória. As jantes de 15' realmente não são nada de especial, mas é melhor que nada! Espreitei para o motor e está meio escondido, porque o vidro vem mesmo até à frente! Como já alguém disse, não tem tampas nenhumas, está tudo à mostra, à homem! [

]
Entrando, a impressão que dá é ser semelhante a um yaris mas com mais espaço. Aqueles materiais são um pouco estranhos para quem está habituado a carros europeus, principalmente alemães... muito lisos e pouco vistosos!
O volante é giro, tem boa pega e os comandos ficam a jeito, mas não ter revestimento em pele é uma falha! O painel de instrumentos e a consola central também são engraçados, como já se tinha visto. Só os comandos da ventilação nao me convenceram, pareciam mal montados! De resto, os painéis por dentro são muito plásticos e simples, mas têm de cortar em algum lado... Como já disseram, a posição de condução é um bocado à monovolume, e realmente tem-se uma extensão enorme de tablier até ao vidro.
O espaço é muito bom para o segmento, tanto à frente como atrás há suficiente para as pernas e altura. Andei recentemente num astra e num mégane e não são mais espaçosos!
A mala é indiscutivelmente grande, mas se calhar tinha sido preferível trazer o kit anti-furos, porque assim há muito desperdício de espaço.
Concluindo, um carro interessante, prático, mas não fiquei apaixonado.
Quanto ao que o vendedor disse: lá para quarta ou quinta os carros já estão preparados para experimentar. Diz que até ao fim do ano vêm poucos modelos, que "não vão chegar para todos". Do 1.2 só vem o top e vai custar como já disseram +-16660. Também não vêm todas as cores para já. Vai haver preto, cinzento, azul escuro e mais algumas. O branco só vem para o ano. Do 1.4 ele ainda não sabia preços de cor.
Agora isso que disseram de o jazz pagar menos de ISV do que o valor do abate, é muito mau pra mim! Mas se fazem assim uns descontos razoáveis... Vamos ver...