Futebol - Fanatismo

"What is a club in any case?

Not the buildings or the directors or the people who are paid to represent it.

It’s not the television contracts, get-out clauses, marketing departments or executive boxes.

It’s the noise, the passion, the feeling of belonging, the pride in your city.

It’s a small boy clambering up stadium steps for the very first time, gripping his father’s hand, gawping at that hallowed stretch of turf beneath him and, without being able to do a thing about it, falling in love."

Sir Bobby Robson

Da próxima vez que fores ao tasco, viras-te para o gajo com pior aspecto e dizes-lhe: "A tua mulher é uma **** que anda com todos!". Depois vem cá dizer se levaste uns apertos ou nao. [:D]

Mas porque havria eu de dizer isso ao gajo com pior aspeto? Só se fosse fanático!

"What is a club in any case?

Not the buildings or the directors or the people who are paid to represent it.

It’s not the television contracts, get-out clauses, marketing departments or executive boxes.

It’s the noise, the passion, the feeling of belonging, the pride in your city.

It’s a small boy clambering up stadium steps for the very first time, gripping his father’s hand, gawping at that hallowed stretch of turf beneath him and, without being able to do a thing about it, falling in love."

Sir Bobby Robson

Grande Bobby Robson, muito acertadas as palavras. Como é obvio fala de ver futebol, no estádio, não ligar a tudo que de mau ou bom se passa por trás do futebol. Nunca fala em fanatismos como o pai que leva o filho às tantas da madrugada pela primeira vez ao aeroporto...

...Por exemplo, o que passa pela cabeça das pessoas que vão esperar horas para um aeroporto, de madrugada, para ver 1 duzia de marmanjos sobreremunerados a passar para a camioneta do clube?

È mais ou menos a mesma pancada que dá a certa gente para ir para a porta da MEO Arena comer e dormir para ir ver um Bieber ou treta do género...

Chama-lhe o que quiseres, é uma questão de português, mas juntarem-se uns quantos para baterem num arbitro porque "roubou" a sua equipa é mais que parvoice.
Conheces casos desses?
Li há tempos uma reportagem sobre a vida dos arbitros e aquilo era um bocadinho para o complicado.:(

Nao há gente que faz tatuagens com o nome da mulher? E por incrível que pareca, ja vi gente a trocar de mulher, mas de clube, nunca. [:D]

no outro dia num chaveiro/sapateiro dizia algo do género:

"um homem durante a vida troca de fraldas, de escola, de namorada, de mulher, de casa, até de sexo, mas de clube NUNCA." eu ri-me, mas é verdade. nunca vi ninguém trocar de clube.

eu já fui sócio anual durante uns anos, mas via algumas figuras tristes, adeptos a picarem-se uns com outros da mesma equipa, etc. só achava piada picar os GR como o ricardo e o quim (já conversei com ele depois e é bom moço, tímido e estilo ricardo carvalho) ou então os adeptos de equipas estrangeiras. depois comecei a fazer contas à vida e decidi-me por deixar de ir. entretanto fui ver 2 ou 3 jogos e muitas das vezes nem sei a que horas/dias jogam. e quando tinha 15/16 anos sabia os nomes dos jogadores todos dos clubes da II divisão B!

NOTA - o tópico não é "gostar de futebol é fanatismo" é o que se passa para lá do gostar.

O que passa para lá do gostar é muito subjectivo.

Algumas das coisas que falas pouco ou nada têm a ver com futebol nem sequer com fanatismo, apenas e só usam isso como desculpa. São simplesmente criminosos que se aproveitam do futebol (e há muito a fazê-lo).
Eu sou fanático pro futebol, sou capaz de perder 1 ou 2 dias sentado a ver jogos ou pagar uma belas dezenas de euros por um jogo (ainda há dias estava disposto a investir 150€ para ver a final da champions). Isto tem alguma coisa de irracional? Provavelmente tem, mas se é algo que gosto onde está o mal.
Diria que mais que fanatismo é um vicio de fazer algo que gostamos.

Fanático do futebol é quem gosta da equipa, simples, uns gostam mais outros menos, o que fazem por ela varia de pessoa para pessoa, uns mais conscientes outros menos.

Ainda há pouco via nas noticias milhares (provavelmente dezenas de milhares) de pessoas a ver o príncipe de Inglaterra na nova Zelândia ou Austrália.
Porque estão lá as pessoas? Também é fanatismo? Qual a lógica? Mais ainda quando simplesmente é um gajo que é conhecido por ser filho de outro e que se saiba não faz nada na vida de extraordinário e não representa nada na vida daqueles milhares de pessoas, mas mesmo assim elas vão lá.

Voltar
Superior