Fui fazer uma endoscopia digestiva e...

Eu acho que ainda não falaram de uma variável "relaxarem"! E tambem em quem realiza o exame!

Eu fiz uma a 2 meses (1ª vez) e digo e afirmo que não doeu nada! É incomodo mas não passou disso!

Eu tive desde o inicio do exame os reflexos ditos normais, sensação de vomito! mas depois comecei a relaxar e ai, só me lembro de arrotar, daqueles arrotos já falados por ai depois de beber 5 litros de Coca cola de taca!

Senti ao fazerem a biopsia, uma sensação semelhante a arrancar um cabelo!

O diagnostico é poderia ser melhorzito! 2 ulceras duodenais e presença de H. pylori

Mas eu estou a contar a verdade! O outros membros do fórum que já fizeram endoscopias que o digam. É rápido e indolor mesmo. O incómodo tem todo que ver com as reacções espasmódicas automáticas que o nosso organismo espoleta ao sentir um objecto estranho por ali abaixo, e um pouco por causa do ar que o aparelho injecta para insuflar o estômago e assim ver melhor. Este é um exame típico em que a ansiedade é meio caminho andado para o trauma. Claro que eu sei que falar é fácil e as pessoas não são todas iguais. Claro que a experiência ajuda muito. Eu já fiz quatro e portanto já sei ao que vou. Mas lá que não dói, não dói.

E depois vem a outra questão. É bem mais fácil passar por um exame deste e atacar uma gastrite ou outra coisa atempadamente, do que não fazer nada, não saber nada, e depois mais tarde sofrer muito mais porque se atrasou o tratamento.

LOL nunca disse que estavas a mentir! [;)] Também já fiz uma endoscopia e sim, não consigo relaxar (é a minha fobia, vomitar!). Por isso é que para mim foi extremamente traumatizante.
Pior, é mesmo passar pelo exame e saíres de lá sem conclusão nenhuma! O que por um lado também é bom sinal, não tenho nada dessas ites e afins!

Fiz há dois dias a segunda colonoscopia total. Tenho que fazer de 5 em 5 anos por controlo, pois tenho antecedentes familiares de cancro do colon.
A 1ª foi à 5 anos, não fui sedado (hospital publico), e doeu para caraças, pois tinha uma fissura anal e foi o caraças quando me enfiaram a cena pelo traseiro acima [:D]
Na 2ª (clinica privada), também não houve sedação, e como não tenho a fissura, já não foi doloroso. A parte em que a sonda chega às "curvas" do intestino é que provoca mau estar.

Em ambas o intestino estava, felizmente, sem vestigios do malvado [;)]

Já fiz por 3x endoscopia.

A 1ºx foi uma aflição dos diabos, custou mesmo controlar a respiração e não entrar em stress, isto varia tendo em conta a equipa médica, se forem pessoal porreiro que ajuda a descontrair as coisas lá se fazem.

Depois nas outras nem custou anda praticamente.

Como disse, é preciso é não entrar em stress com a respiração senão fica-se aflito e começamos a tossir o que é pior.

Fiz há dois dias a segunda colonoscopia total. Tenho que fazer de 5 em 5 anos por controlo, pois tenho antecedentes familiares de cancro do colon.
A 1ª foi à 5 anos, não fui sedado (hospital publico), e doeu para caraças, pois tinha uma fissura anal e foi o caraças quando me enfiaram a cena pelo traseiro acima [:D]
Na 2ª (clinica privada), também não houve sedação, e como não tenho a fissura, já não foi doloroso. A parte em que a sonda chega às "curvas" do intestino é que provoca mau estar.

Em ambas o intestino estava, felizmente, sem vestigios do malvado [;)]

Eu também fiz uma colonoscopia no ano passado em Agosto num Hospital público e para o efeito fiquei lá durante toda a noite a fazer a preparação para no dia seguinte às 13h fazer a dita... já estava tão estenuado que só queria era fazer aquilo o mais rápido possivel e assim nem senti quase nada, a única coisa que se sente é quando injetam o ar e lubrificante ao mesmo tempo... nessa ocasião é um bocadinho incómodo mas nada de mais.

O pior mesmo é quando estamos a vêr no monitor a sonda a passar e reparamos em algo estranho no nosso cólon... é devastador...

E fiz hoje.... .... ....
Como pedi sedução... não me lembro nada... e os acompanhantes apenas referem que não dizia coisa com coisa...
Lá vai um pedaço para biopsia (presumo que para pesquisa do virus) de resto o relatorio diz sem lesões e conclução: Gastrite...

E fiz hoje.... .... ....
Como pedi sedução... não me lembro nada... e os acompanhantes apenas referem que não dizia coisa com coisa...
Lá vai um pedaço para biopsia (presumo que para pesquisa do virus) de resto o relatorio diz sem lesões e conclução: Gastrite...

Isso é que já é mais perigoso...

[FONT=Helvetica Neue, arial, sans-serif]Tenho 30 anos,já fiz 2 e agora tenho de fazer uma 3 e nem por isso é mais fácil para mim,pelo contrario,só de saber que vou fazer e o que custa ,já me sinto mal.Esse exame é horroroso,a medicina evolui tanto e ainda continuam a ter esse exame ...já li muitos a dizerem que não custa nada,só podem estar a falar deste exame com anestesia geral porque eu fi-lo por 2 vezes,meteram-me spray na boca e eu senti tudo como se não me tivessem metido nada!Daqui a nada,alguém me diz que estão a fazer o exame e o pino ao mesmo tempo!Ah,e tinha tomado calmantes.O mundo é mesmo injusto,eu que sou nova ainda,já o fiz e tenho de voltar a fazer e conheço pessoas bem mais velhas que nunca o fizeram ou por vezes encontro-as por lá a dizer que o vão fazer pela primeira vez!Quando temos de engolir o dito,doí...[/FONT]

Tenho 30 anos,já fiz 2 e agora tenho de fazer uma 3 e nem por isso é mais fácil para mim,pelo contrario,só de saber que vou fazer e o que custa ,já me sinto mal.Esse exame é horroroso,a medicina evolui tanto e ainda continuam a ter esse exame ...já li muitos a dizerem que não custa nada,só podem estar a falar deste exame com anestesia geral porque eu fi-lo por 2 vezes,meteram-me spray na boca e eu senti tudo como se não me tivessem metido nada!Daqui a nada,alguém me diz que estão a fazer o exame e o pino ao mesmo tempo!Ah,e tinha tomado calmantes.O mundo é mesmo injusto,eu que sou nova ainda,já o fiz e tenho de voltar a fazer e conheço pessoas bem mais velhas que nunca o fizeram ou por vezes encontro-as por lá a dizer que o vão fazer pela primeira vez!Quando temos de engolir o dito,doí...

Deixa-la. Trata-se dum exame muito vulgar e muita gente o fez bem antes dos 30 anos! Pede para fazer com anestesia. Trata-se dum anestesia bastante "fraca".

[FONT=Helvetica Neue, arial, sans-serif]Tenho 30 anos,já fiz 2 e agora tenho de fazer uma 3 e nem por isso é mais fácil para mim,pelo contrario,só de saber que vou fazer e o que custa ,já me sinto mal.Esse exame é horroroso,a medicina evolui tanto e ainda continuam a ter esse exame ...já li muitos a dizerem que não custa nada,só podem estar a falar deste exame com anestesia geral porque eu fi-lo por 2 vezes,meteram-me spray na boca e eu senti tudo como se não me tivessem metido nada!Daqui a nada,alguém me diz que estão a fazer o exame e o pino ao mesmo tempo!Ah,e tinha tomado calmantes.O mundo é mesmo injusto,eu que sou nova ainda,já o fiz e tenho de voltar a fazer e conheço pessoas bem mais velhas que nunca o fizeram ou por vezes encontro-as por lá a dizer que o vão fazer pela primeira vez!Quando temos de engolir o dito,doí...[/FONT]

Eu já fiz também por volta dos 35 anos.
A medica foi excelente, explicou-me tudo, e disse que não custa nada se for com calma e se seguir a risca o método dela!
Isto porque estava um otario na sala de espera a assustar o pessoal todo!

Basicamente, é ficar deitado de lado e respirar lentamente.
Não usei sedação, foi só mesmo o Gel calmante! que aconselho! Deduzo que o spray não seja tão eficaz, pois só atua na garganta, ao contrario do Gel que é engolido.

Só mesmo neste país é que alguém faz um exame tão invasivo sem qualquer tipo de sedação. Temos mesmo tendência para o martírio e gostamos. [:D]

O problema é que a sedação custa, só por si, 200€ ( ao estado ou ao seguro ou ao particular)

O problema é que a sedação custa, só por si, 200€ ( ao estado ou ao seguro ou ao particular)

Eu sei disso mas há limites. Não custa nada dizermos a alguém que se faz perfeitamente sem sedação quando não somos nós a fazer. Também posso dizer a alguém que amputar a perna a sangue frio é tranquilo, desde que não seja eu.

É claro que é sempre melhor como nalguns casos que conheço, em que teve de lá ir 3 e 4 vezes porque nas primeiras não conseguiu, por razões mais do que óbvias. Deve ficar mais barato assim.

Já lá vai algum tempo que fiz uma endoscopia...não levei nada de sedativos, aquela porcaria é horrível.

Já tinha 90% do exame feito mas estava tão aflito por não conseguir respirar e com sensações permanentes de querer vomitar (sem nada no estômago) que agarrei na mangueira e puxei-a cá para fora mesmo á má fila...

A médica ficou a olhar para mim e deu-me logo uma boa noticia: "olhe, eu já tinha 90 % do exame feito, estava quase a dar a volta completa ao estômago, como não consegui ver tudo vamos ter de meter o tubo outra vez!!!!!"[8b]

E aí fomos nós de novo...vá lá, era apenas uma gastrite, fiquei foi com uma dor de garganta do caraças.

Já lá vai algum tempo que fiz uma endoscopia...não levei nada de sedativos, aquela porcaria é horrível.

Já tinha 90% do exame feito mas estava tão aflito por não conseguir respirar e com sensações permanentes de querer vomitar (sem nada no estômago) que agarrei na mangueira e puxei-a cá para fora mesmo á má fila...

A médica ficou a olhar para mim e deu-me logo uma boa noticia: "olhe, eu já tinha 90 % do exame feito, estava quase a dar a volta completa ao estômago, como não consegui ver tudo vamos ter de meter o tubo outra vez!!!!!"[8b]

E aí fomos nós de novo...vá lá, era apenas uma gastrite, fiquei foi com uma dor de garganta do caraças.

Como vêem, só boas experiências. [:D]

Eu também tive que fazer uma endoscopia relativamente jovem, quando tinha uns 26/27 anos.
Assim que o médico introduziu o tubo, teve que o tirar quase de imediato, porque comecei logo a ter convulsões.
Depois pedi-lhe um tempo para me concentrar, voltou a tentar, consegui aguentar um tempo, o suficiente para ele ver, mas comecei a entrar em convulsões novamente, e ele teve que tirar novamente o tubo à pressa, e se ele não tirasse, tirava eu concerteza. [:D]

Foi tão bom que nunca mais voltei a repetir, e espero nunca mais repetir. Nunca mais voltei ao médico, fiz o tratamento e nunca mais lá pus os pés. [:D]

Voltar
Superior