Fui fazer uma endoscopia digestiva e...

Felizmente, só fiz uma endoscopia e aquilo é bastante incomodativo. Não dói nada mas estamos ali deitados a fazer canto gregoriano durante uns minutos.
Um gajo farta-se de arrotar que nem um maluco que acabou de beber 5 litros de coca-cola. [:D]
E no final é só baba por todo o lado.

Eu espero é que aquilo seja bem desinfectado porque, segundo me disseram, o mesmo tubo que passa na goela também serve para "prospecção no cano de esgoto". [:vm)][:vm)]

Quem for fazer tente ir o mais calmo e relaxado possível. [;)]

A quem ainda não fez endoscopia e vai fazer: atenção ao que comem antes do exame.

Há a questão do x horas antes, mas aconselho vivamente a que não comam ovos, por exemplo. Foi o que eu fiz (acordei mais cedo para comer, por ainda estar dentro do período em que podia comer o que quisesse) e ainda tive que estar à espera mais duas ou três horas, o que não ajuda nada à ansiedade...

Não dramatizem! Um endoscopia digestiva alta é um exame rápido e indolor. É só um pouco incomodativo, ok, mas não é nada de especial. Eu já fiz 3 ou 4 também por causa de uma esofagite que é preciso ir controlando, e sinceramente é coisa que não me incomoda nada.

É mesmo terrível, aquela vontade incontrolável de vomitar, os apertos no estômago. [:vm)]

E o médico a dizer: "acalme-se e não faça isso", como se nós pudéssemos controlar aquela reacção...

Tendo pai médico, posso dizer-te que eles próprios sobem paredes se se confrontarem com este tipo de exame, pois sabem os horrores que os doentes passam.

Num hospital público, tens mesmo de bater o pé para teres sedação, tentam convencer-te até à última que é tão agradável como umas férias num país tropical.

No privado a sedação nem se questiona. É garantida por razões óbvias.

Quando fiz a minha superior foi com spray na garganta e siga.
Não me custou nadinha

está tudo dito aqui.
á apenas incomodatido..mandei uns arrotos e assim mas nada demais

tens de ir em jejum portanto mesmo que tenhas aquele refluxo de vomitar não vai acontecer nada, já que estás de estômago vazio.

Endoscopia já fiz umas 4. Tive hérnia do hiato, entretanto operada e nunca mais tive problemas, já vão 11 anos. Foi como disseram aqui. spray anestesiante (amargo como tudo) e siga. Tentar relaxar ao máximo, e cuidado para não trincar a lingua nos primeiros minutos após. A primeira foi marcada para as 17h, custou-me bem mais estar sem comer nada desde as 8 da manhã. Quando acabei de fazer, a fome era tanta que parei no mac-donalds mais próximo e aqui vai big-mac![:D]

A anestesia é relativamente leve e tem uma grande vantagem para o diagnóstico: o médico faz o exame com mais facilidade, nas calmas e sem stress. Para além disso, o facto de não haver espasmos torna tudo mais simples.

Qd não há anestesia, o médico passa o tempo todo pedir para a pessoa se acalmar, a dizer que falta pouco, tá quase etc. Nem tem tempo de se concentrar no que está a fazer.

Cada um retire as conclusões que quiser.

Eu fiz colonoscopia e endoscopia superior, tenho 24 anos.

A endoscopia foi feita num daqueles sítios onde se fazem exames e análises, ou seja, nada de hospitais e clínicas e apesar de ser incomodativo, e como estava em jejum à mais de 15 horas (fiz o exame de tarde feito burro) fui comer que nem um campeão sem qualquer problema, isto levando apenas spray na garganta.

Comparando com a colonoscopia que foi feita num hospital privado e com anestesia geral (estava a dormir portanto) é um processo muito mais doloroso e muito mais difícil de recuperar. Primeiro tens os preliminares que começam umas boas 8 horas antes do exame, beber aquela cena horrível para limpar os intestinos, que nojo. Depois, o pós exame é horrível, gases e mau estar abdominal já para não falar que o cu dói que fod€.

Endoscopia já fiz umas 4. Tive hérnia do hiato, entretanto operada e nunca mais tive problemas, já vão 11 anos. Foi como disseram aqui. spray anestesiante (amargo como tudo) e siga. Tentar relaxar ao máximo, e cuidado para não trincar a lingua nos primeiros minutos após. A primeira foi marcada para as 17h, custou-me bem mais estar sem comer nada desde as 8 da manhã. Quando acabei de fazer, a fome era tanta que parei no mac-donalds mais próximo e aqui vai big-mac![:D]

Eles a mim puseram-me uma espécie de goteira na boca com abertura no meio passar o tubo que impedia qualquer movimento com a boca.

Mais um aqui que fez endoscopia alta, por acaso foi este ano. Fiz com spray. O spray realmente anestesia toda a zona da garganta não sentido quase nada à passagem do tubo, para mim o pior é mesmo a parte final, pois parece que temos qualquer coisa a enrolar no estômago, penso que seria a quantidade de ar a mais neste. Muito importante durante a realização do exame é a maneira como respiramos, de preferência fazer longas e calmas inspirações, muda por completo o tamanho do sacrifício que é ter um tubo enfiado até ao estômago.

Mais um aqui que fez endoscopia alta, por acaso foi este ano. Fiz com spray. O spray realmente anestesia toda a zona da garganta não sentido quase nada à passagem do tubo, para mim o pior é mesmo a parte final, pois parece que temos qualquer coisa a enrolar no estômago, penso que seria a quantidade de ar a mais neste. Muito importante durante a realização do exame é a maneira como respiramos, de preferência fazer longas e calmas inspirações, muda por completo o tamanho do sacrifício que é ter um tubo enfiado até ao estômago.

Yap mas para um tipo como eu que sofre de sinusite e todas as outras maleitas respiratórias foi um frete estar ali a respirar, já no dentista é igual [:D]

A endoscopia foi feita num daqueles sítios onde se fazem exames e análises, ou seja, nada de hospitais e clínicas e apesar de ser incomodativo, e como estava em jejum à mais de 15 horas (fiz o exame de tarde feito burro) fui comer que nem um campeão sem qualquer problema, isto levando apenas spray na garganta.

Comparando com a colonoscopia que foi feita num hospital privado e com anestesia geral (estava a dormir portanto) é um processo muito mais doloroso e muito mais difícil de recuperar. Primeiro tens os preliminares que começam umas boas 8 horas antes do exame, beber aquela cena horrível para limpar os intestinos, que nojo. Depois, o pós exame é horrível, gases e mau estar abdominal já para não falar que o cu dói que fod€.

Eles a mim puseram-me uma espécie de goteira na boca com abertura no meio passar o tubo que impedia qualquer movimento com a boca.
De certeza que foi só colonoscopia??? Já fiz uma e tirando o desconforto durante o exame devido à injecçao de ar não é assim tão violento. Foi sem sedação e no final metem uma sonda uns segundos para o ar sair. Estranho teres ficado assim... essas coisas a dormir... eu desconfiava dessa dor.

Eu misturei com sunquick! Não consegui beber aquilo puro.

Ajudem-me!!

Preciso de fazer uma Endoscopia Alta, e não sei o que escolher...
Eu, sou daqueles que, o simples "pauzhinho" dos médicos para verem a garganta não funciona, dado que fico logo com vomitos...

Pelo que sei, o "base" é o spray.
Depois falam-me em sedação
E anestesia.

Quem já fez, pff podem ajudar? E já agora, onde na zona de Lisboa.
Obg!

antes de fazer a minha estava todo acagaçado! mas depois de ouvir o medico, foi tudo super rapido e sem problema algum!
O medico disse-me para engolir um gel (ligeira anestesia local) depois deitei-me e disse-me para respirar devagar e encher completamente os pulmoes(e tentar não engolir). Foi super rápido e fácil!

eu também já fiz colonoscopia e endoscopia, 1 colonoscopia só ao intestino grosso, porque se fosse total era muito doloroso pois fiz sem anestesia, mas também digo que não é nada por ai alem, não doeu muito, é apenas um bocado incomodativo, o contra da anestesia é pelo facto de não se sentir nada ao fazer o exame e corre se o risco de poder perfurar o intestino se houver negligencia, eu sei que é algo raro mas pode acontecer já que não se sente nada ao fazer o exame.
endoscopias já fiz 2 e é incomodativo mas tem que se fazer. para mim nada do outro mundo
[;)]

eu também já fiz colonoscopia e endoscopia, 1 colonoscopia só ao intestino grosso, porque se fosse total era muito doloroso pois fiz sem anestesia, mas também digo que não é nada por ai alem, não doeu muito, é apenas um bocado incomodativo, o contra da anestesia é pelo facto de não se sentir nada ao fazer o exame e corre se o risco de poder perfurar o intestino se houver negligencia, eu sei que é algo raro mas pode acontecer já que não se sente nada ao fazer o exame.
endoscopias já fiz 2 e é incomodativo mas tem que se fazer. para mim nada do outro mundo
[;)]

Tive de assinar um termo de responsabilidade e ler uma série de clausulas em que eram retratados os perigos do procedimento.
Uma delas era a morte, 1 em 5000 casos se bem me lembro.

Estava a referir-me depois de fazer. Como temos a boca meio adormecida podemos morder sem querer.

Não dramatizem! Um endoscopia digestiva alta é um exame rápido e indolor. É só um pouco incomodativo, ok, mas não é nada de especial. Eu já fiz 3 ou 4 também por causa de uma esofagite que é preciso ir controlando, e sinceramente é coisa que não me incomoda nada.

Rápido e indolor? Acho que este procedimentos são como tudo, há que perceber se a pessoa que os faz pode ou não ter alguma complicação...

fazer análises dói? não dói! Tirar sangue dói? não dói. Mas nem toda a gente partilha da mesma opinião...

Por mim falo: uma vez tive que tirar um dreno e isso sim, DÓI mesmo. Perguntei a alguém que tinha feito o mesmo e contaram-me a verdade. Ajudou? não. Mas ao menos sabia ao que ia...

Rápido e indolor? Acho que este procedimentos são como tudo, há que perceber se a pessoa que os faz pode ou não ter alguma complicação...

fazer análises dói? não dói! Tirar sangue dói? não dói. Mas nem toda a gente partilha da mesma opinião...

Por mim falo: uma vez tive que tirar um dreno e isso sim, DÓI mesmo. Perguntei a alguém que tinha feito o mesmo e contaram-me a verdade. Ajudou? não. Mas ao menos sabia ao que ia...

Mas eu estou a contar a verdade! O outros membros do fórum que já fizeram endoscopias que o digam. É rápido e indolor mesmo. O incómodo tem todo que ver com as reacções espasmódicas automáticas que o nosso organismo espoleta ao sentir um objecto estranho por ali abaixo, e um pouco por causa do ar que o aparelho injecta para insuflar o estômago e assim ver melhor. Este é um exame típico em que a ansiedade é meio caminho andado para o trauma. Claro que eu sei que falar é fácil e as pessoas não são todas iguais. Claro que a experiência ajuda muito. Eu já fiz quatro e portanto já sei ao que vou. Mas lá que não dói, não dói.

E depois vem a outra questão. É bem mais fácil passar por um exame deste e atacar uma gastrite ou outra coisa atempadamente, do que não fazer nada, não saber nada, e depois mais tarde sofrer muito mais porque se atrasou o tratamento.

Última edição:
Voltar
Superior