Flop - Modelos decepção

Mas é o roadster mais popular de sempre porque ofereceu algo novo, fiabilidade e preço.
Um lotus elan não era, naquela época um carro acessivel como o NA o foi, nem nenhum dos outros MG, Triumph e afins.

+ qualidade a - preço ressuscitando aquele espirito foi na minha opinião algo novo, nunca antes visto. Tanto que apos este apareceram outros que tentaram fazer o mesmo como o barchetta, TF afins.

Mas claro admito que depende sempre do ponto de vista de cada um.[;)]

É o roadster mais popular de sempre porque na altura que foi lançado, não havia concorrência e os últimos grandes exemplares dos pequenos sports cars já eram clássicos. Só a Alfa tinha o velhinho, mas ainda muito apelativo Spider, mas a base já ia com umas boas décadas no activo.
Além de que despertou memórias saudosistas devido às enormes semelhanças com o Elan original dos 60's

O Mx5 teve tempo para seduzir, consolidar a imagem e criar culto à sua volta, ao mesmo tempo que o preço acessivel garantia bons números de vendas. E a concorrência demorou demasiado tempo a reagir (z3 e Barchetta apareceram 5, 6 anos depois), e quando reagiu, mesmo assim o Mx5 manteve-se sempre como a proposta mais apetecivel.

E as carateristicas de fiabilidade e preço razoável, eram caracteristicas já muito vincadas nos modelos japoneses da época. Não foi o Mx5 que as trouxe para o mercado. Todos os modelos japoneses, fosse qual fosse a tipologia ou o segmento, era praticamente garantido que durariam sem dar grandes dores de cabeça. Essa dose de confiança neste p+equeno modelo deve-se mais à percepção de que se tem, ainda hoje, da qualidade e fiablidade das marcas japonesas.

E é claro que os outros tentaram fazer o mesmo.[:p]
Tendo em conta o filão que a Mazda encontrou, é natural que os outros quisessem um bocado[:D].

Ainda hoje acontece isso. Veja-se o caso dos SUV ou então do Merc CLS.
Agora todos os sedans têm de ser forçosamente coupés.[:D]

ford_scorpio_r3.jpg
apr:)[br:)]

alguns de voçes consideram flops carros de nicho
flop é um vw fox
carro paras as massas
para gente sem massa
de uma marca para quem tem massa

e nao se ve um na rua
alguns de voces tem os critérios todos trocados

Na minha opinião, este é um deles:

Opel_Tigra_TT-04.jpg

Opel Tigra B

Tendo em conta o "sucesso" do primeiro... (pelo menos era cobiçado por muita gente... incluindo os típicos jovens trolhas "bad boys wannabe / tuning dreamers")... este novo acabou por ficar sem qualquer argumento de jeito e até passou a ser um carro para um propósito diferente. Muito acanhado e visualmente sem pica nenhuma... parece mais um carrito para ir passear a cornadura à beira mar e voltar pra casa. :sh)

Para não ser muito extenso, vou deixar apenas 15 exemplos (um por marca):

Ford Fiesta (Modelo 2001)
Depois de um carro interessante nas anteriores gerações a Ford apresentou um modelo sem sal, com muito a ver com o Citroen C3 e pouco a ver com os anteriores Fiestas. De todas as gerações do Fiesta foi a que vendeu pior.

Opel Corsa C
O Corsa foi para mim cada vez menos competitivo e claro o seu peso proporcional no mercado desceu.
O melhor para a sua época foi o Corsa A, que era um Kadett mais pequeno.
Este Corsa C pouco trouxe de novo em relação ao Corsa B

VW Polo Actual
Na realidade o carro deve ser melhor do que as gerações anteriores do Polo, mas acho o carro muito mal conseguido e quase ninguém lhe pegou.
Os anteriores tiveram sucesso; mesmo o modelo anterior quando ofereceu o motor 1400 TDi... na geração actual este motor é completamente banal.

Peugeot 206/207
Substituir o projecto de Pininfarina (205) e o ponto de viragem na marca Francesa para a modernidade não era fácil.
Os sucessores nunca o conseguiram e duvido que consigam.
Atentados como colocar o antigo 1100 (Excelente nos Citroen AX e Interessante nos 205) no 206, atirando para o mercado uma lesma foi um erro crasso.

Toyota Auris
Para que substituir o nome mítico Corolla?
Acho que pouco ou nada acrescentou ao modelo Corolla.

Nissan Almera
Muito abaixo do que a marca fazia com os Sunny e antes Datsun 1200.
Em consequência acho que a força da Nissan está praticamente reduzida aos TT e Pick-Ups.

Mazda 3
Pode ser um excelente carro mas não tem personalidade.
É ao fim ao cabo um Ford Focus, mas bem menos agradável.
A Mazda sempre foi forte no segmento C e bastante sui generis.
Este modelo é banal.

Honda Concerto
Acho que foi sempre pior que o Civic.
Hoje pouco valem usados; pois é demasiado parecido com a decadente e extinta Rover.

Mitsubishi Colt
Manter o nome e baixar do segmento C para o B não parece ser boa ideia.
O carro pode ser muito bom, não sei? Mas é para mim demasiado monovolume, com o capot a continuar pelo vidro, assim como outra aberração com o Honda Jazz. Não gosto deste tipo de desenho.
Que me desculpem os fãs do carro.
Mas o Colt que até era um carro interessante, desapareceu.

BMW Z4
Pode ser muito melhor do que o anterior Z3.
Mas a política comercial e a adaptação das gamas de motores tornou este carro um fracasso ao pé do anterior Z3, que se batia taco a taco com o Mercedes SLK

AUDI A3 Sportback
Não vou à bola com este modelo.
O A3 foi muito interessante quando foi sempre um carro de 3 portas.
Esta versão longa 5 Portas nunca me caiu bem.
Acho que para isso havia A4 ou outros carros no grupo, como o Golf.

SEAT Toledo
Um modelo que até era um familiar interessante e com preços competitivos está tão mal concebido que teve o "mérito" de acabar a gama da Seat no Leon.

Lancia Delta MK2
A Lancia nunca deveria ter substituído com o mesmo nome tão nobre e mítico carro.
Este Delta não passava de um Dedra sem mala.
Não teve nada a ver com o fabuloso modelo anterior... então se falarmos de Integrales, é impensável a comparação, quanto mais a sucessão.

FIAT Regata
Um carro baseado no Ritmo com mala pretenderia suceder o mítico campeão do Mundo 131 Mirafiori?
Ainda por cima FWD, quando o 131 era um RWD de comportamento referêncial?
Asneira da Grossa.
O Regata seria um carro com um espaço idêntico ao 131... nada mais.
A FIAT perdeu uma das referências mundiais na gama média (hoje seria segmento D) e passou a ter um carro banal do segmento C, que nunca foi além de uma versão de 100 cv, ou seja, nunca teve vertente desportiva.
Compreendo que na altura do lançamento do Regata, as ideias desportivas estavam e bem entregues nos produtos com marca Lancia, mas o Regata foi indigno de suceder ao 131.

Renault Kangoo
A Express era uma carripana com a frente de um Renault 5 e a traseira da Traffic.
Era um carro muito fraquinho, mas teve o mérito de em parte substituir o R4 no mercado de carros de trabalho e do Estado; numa altura em que não era "obrigatório" serem Diesel.
Evidentemente que a Kanggo é muito melhor que a Express; o problema é que é muito inferior ás Berlingo/Partner e o seu sucesso ao pé destas é ridículo.
Mais tarde a própria Dobló acabou por lhe dar grande abada, sendo que actualmente é provávelmente o melhor produto deste segmento.

Peugeot 206/207
Substituir o projecto de Pininfarina (205) e o ponto de viragem na marca Francesa para a modernidade não era fácil.
Atentados como colocar o antigo 1100 (Excelente nos Citroen AX e Interessante nos 205) no 206, atirando para o mercado uma lesma foi um erro crasso.

meu amigo.
o 'Sacré numéro' foi batido em toda a linha pelo 206.
o 206 foi TUDO menos um flop[;)]

ld

Bem ja me aprecebi que para o user Fzitraif a VW é sempre a melhor marca do Mundo e que não suporta a Opel e pelos vistos mais nenhuma marca.Esse aspecto transparece sempre nas suas respostas, algumas completamente descabias, e so passivas de serem proferidas ou por alguem que so anda aqui para chatear ou entao é algum clone.
O Golf Variant MK5 esta em pe de igualdade com a Golf Variant MK4, isto é o seu lançamento foi tal como na 5 geraçao bastante desfasado da versão carro, mas segundo a ideia com que fico e a de que quando a Variant MK4 foi lançada houve uma grande procura por parte do publico, coisa que acho eu nao se verificou com a carrinha da 5 geraçao, quem sabe talvez pelo design menos harmonioso da 5 geraçao em relacao a 4ª e incrementado pelo design para alguns menos feliz da traseira da carrinha

Fzitraif em primeiro lugar tens carta?
Ja tiveste algum Opel?
Ja conduziste algum?
Suponho que ja deves ter conduzido toda a gama da Opel e da Vw para poderes afirmar aquilo que afirmas constantemente, a VW como sendo uma marca primium e que a Opel não presta.

Ou então só falas sobre o que les nas revistas...

Última edição:
Outro carro que considero um FLOP é o novo Twingo: não pela qualidade do carro em si, já que parece ser um carrinho bem razoável, mas sim pela substituição a que se destina. O 1º Twingo (carro que conduzi durante alguns anos) era um carro único em todos os aspectos (bons e maus) mas cuja filosofia passava por um despretenciosismo muito "saudável". O novo Twingo faz-me lembrar esta nova onda de jovens "Cristiano Ronaldo wanna be's": é um carro que parece querer ser aquilo que não é, o que sincera e pessoalmente, acho que lhe tira a piada toda.

Última edição:
Peugeot 206/207

O 206 é o maior sucesso da Peugeot até à data. Quando o 206 surgiu em 1998 a sua estética arrojada marcou o segmento e foi um dos principais argumentos de venda até ao fim da sua comercialização.

O que é certo é que em menos de 9 anos produziram-se 6 milhões de 206.

E não nos podemos esquecer também do 206CC que foi o primeiro CC acessível às massas (antes só havia o SLK).

Voltar
Superior