Fim das Praxes?

Praxei um dos meus melhores amigos. Entrou para o meu curso no ano a seguir a mim. Tive que me afastar o máximo possível, mas digo-te que foi o melhor relógio de cuco que aquela escola já viu.

Ok, só mais um post para dizer que a especialidade do meu ano eram os pega-monstros. [:)]

Claro que nós caloiros, todos muito chateados por nos agarrarmos a todas as miúdas giras que passavam... [:cool:]

Ok, só mais um post para dizer que a especialidade do meu ano eram os pega-monstros. [:)]

Claro que nós caloiros, todos muito chateados por nos agarrarmos a todas as miúdas giras que passavam... [:cool:]

Heheh A minha escola foi desenhada pelo Siza Vieira... Todo o rés-do-chão é praticamente vidro (vidros duplos, atenção!), incluíndo (e sublinho) salas de aula, gabinetes de professores, bar... Imagina os pega-monstros...

E outra coisa... Não querendo entrar em pormenores, havia um curso que era só mulheres. SÓ mulheres. O meu já era mais "misto". E por vezes elas conseguiam ser bem mais ordinárias (na linguagem e gestos) que "nós"...

Praxei um dos meus melhores amigos. Entrou para o meu curso no ano a seguir a mim. Tive que me afastar o máximo possível, mas digo-te que foi o melhor relógio de cuco que aquela escola já viu.

A questao aqui é, farias o que fizeste ao teu amigo se ele nao tivesse entrado no teu curso?

Deixo aqui a pergunta a todos os que foram praxados e aos que escolheram não ser praxados.

Gostavam que fosse assim?
A comissão de praxes divide os caloiros em grupos pequenos e destaca um membro da comissão para cada grupo.
Esse "doutor" está encarregue de reunir o seu grupo e de durante os próximos dias os levar a conhecer a secretaria, a reprografia, a biblioteca de lhes exemplificar como funciona a buracaria da universidade, de os acompanhar à cantina e mostrar o funcionamento da mesma, de lhes mostrar os locais onde irão ter as aulas, de lhes dar a conhecer a cidade, de os apresentar aos colegas mais velhos, etc etc. Quem sabe até podiam fazer todos uma festa no final da semana!!! "

Aos que praxaram, deixo a pergunta, praxavam se fosse só assim?

Deixo aqui a pergunta a todos os que foram praxados e aos que escolheram não ser praxados.

A comissão de praxes divide os caloiros em grupos pequenos e destaca um membro da comissão para cada grupo.
Esse "doutor" está encarregue de reunir o seu grupo e de durante os próximos dias os levar a conhecer a secretaria, a reprografia, a biblioteca de lhes exemplificar como funciona a buracaria da universidade, de os acompanhar à cantina e mostrar o funcionamento da mesma, de lhes mostrar os locais onde irão ter as aulas, de lhes dar a conhecer a cidade, de os apresentar aos colegas mais velhos, etc etc. Quem sabe até podiam fazer todos uma festa no final da semana!!! "

Há sempre festa no final da semana. É a festa do caloiro, onde nao se praxa, os caloiros nao pagam entrada e o ambiente é bastante bom. [:cool:]

Não me digas que queres apresentar a tua proposta na AR?

A questao aqui é, farias o que fizeste ao teu amigo se ele nao tivesse entrado no teu curso?

Essa pergunta é um bocado parva, desculpa lá... se estamos a falar do contexto de praxe, isso perde a lógica toda.

Se não fosse tudo ao molhe e fé em Deus e em praxe, achas que andava ao banho na fonte da praça do bocage???

Eu sei que há festa, quanto ao praxar é que já não é bem assim.

Respondam À pergunta, se isto fosse a praxe o que fariam?

Pelo menos onde andei, na festa do caloiro nao se praxava. A nao ser que a praxe seja andar em cima de um touro mecanico, lutar com fatos de gajos do sumo, ver shows de strip (uns caloiros com sorte iam para o palco "atados" a uma cadeira), ouvir umas bandas ao vivo e beber até cair para o lado.

Essa pergunta é um bocado parva, desculpa lá... se estamos a falar do contexto de praxe, isso perde a lógica toda.

Se não fosse tudo ao molhe e fé em Deus e em praxe, achas que andava ao banho na fonte da praça do bocage???

Nao é parva, porque razao se vai fazer aquilo a um amigo? O ser tradicao para mim nao pega em universidades com menos de 30 anos. [:D]

Desde o primeiro ano que entrei na faculdade, e nos anos seguintes até acabar o mestrado, a semana de "praxes" varreu-se sempre da minha mente. Passava 8 dias consecutivos perdidamente bêbada...

É isso mesmo!
Julgo que, principalmente as privadas, querem importar o tipo de praxes que se fazem nas Repúblicas dos USA, em que vale tudo para entrar na mesma República do pai, avô, etc.

Nao é parva, porque razao se vai fazer aquilo a um amigo? O ser tradicao para mim nao pega em universidades com menos de 30 anos. [:D]

Pois, para ti não pega, mas como não eras nem o praxante, nem o praxado...

Edit: editei para dizer que falei com o meu amigo antes das praxes. Surgiu a hipótese do tratamento diferenciado, mas nem eu nem ele achámos que fosse correcto.

Última edição:
Não. Praxava na mesma. No entanto acho que há uma coisa que torna viciado o teu "jogo"... que é um único doutor ficar com um grupo... porque isso cria grupinhos. E por experiência, muitas vezes isso mantém-se ao longo do curso...

Ok a cada dia trocavam-se os doutores e os grupos, rotatividade, está melhor....
Haja paciencia.

Toda a gente sabe que quem praxa, não quer andar a integrar caloiros e a fazer o papel de bonzinho, isso não tem piada nenhuma.
Mesmo nas praxes sem abusos e sem violencia, tem piada é por 50 marmanjos a cantar besteiradas, a rebolar pelo chão de cara pintada, a ter uma postura de obdiencia, a andar com as calças do avesso, etc etc. Isso é que tem piada. Andar Agora a mostrar onde fica a cantina, isso serve de quê ao caloiro.

Ok a cada dia trocavam-se os doutores e os grupos, rotatividade, está melhor....
Haja paciencia.

Toda a gente sabe que quem praxa, não quer andar a integrar caloiros e a fazer o papel de bonzinho, isso não tem piada nenhuma.
Mesmo nas praxes sem abusos e sem violencia, tem piada é por 50 marmanjos a cantar besteiradas, a rebolar pelo chão de cara pintada, a ter uma postura de obdiencia, a andar com as calças do avesso, etc etc. Isso é que tem piada. Andar Agora a mostrar onde fica a cantina, isso serve de quê ao caloiro.

E não podem fazer as duas coisas? Na minha fizeram.

Voltar
Superior