De momento não possuo um Uno Turbo i.e., mas a minha vida está intimamente ligada ao mágico modelo de Torino, que a FIAT enviou uma base em 1985 para a Abarth desenvolver.
Desde sempre um apaixonado por automóveis, especialmente Italianos, travei conhecimento com o Uno Turbo i.e. em 1986 quando os primeiros chegaram a Portugal com matrícula JP.
Mas foi no PE-07-28 (um MK1 Cinzento Ardósia Metalizado comprado novo em 18.04.1988 que aprendi a conduzir bem antes de ter idade para tal.
O carro era idêntico a este:
Tive mais tarde um MK2 Racing (Rosso Racing) em 1993.
Mais tarde cheguei a ter este Uno e o meu actual Punto GT3 Giallo Ginestra de 26.05.1998 em simultâneo até que no maldito dia 26.01.2002 uns fdps me roubaram o Uno, tendo-o destruído após cerca de 60 Kms...
Mantenho pois o Punto GT3, que irá fazer 12 anos em Maio próximo.
(Estes três carros mencionados eram virgens)
- Eventualmente se a vida o propiciar, voltarei a ter um Uno Turbo i.e., preferêncialmente um MK1, pois volvidos tantos anos e passando por cima da ligeira maior potência e prestações do MK2, considero o MK1 tecnicamente superior e principalmente com características distintivas em relação ao resto dos Unos da gama Uno muito maiores do que o MK2.