FIAT UNO TURBO I.E.

A resposta do Gtabarth diz tudo. É também a minha opinião, o MK1 dava-me mais gozo conduzir. Além de que sempre achei os interiores do MK1 mais bonitos que os do MK2, aquele painel de instrumentos era simplesmente espectacular e os bancos a dizerem "Turbo I.E." num tom avermelhado eram espectaculares.

O Quadrante do MK1 é algo do melhor já feito! E em 1985.
Então em carros pequenos deve ser mesmo o quadrate mais belo de sempre.

Analógico:
Uno%20(102).jpg

Digital:
2526531094_8b029d2edb_o.jpg

YouTube - fiat turbo digital tacho rot min

A inspiração foi claramente no Ritmo 130/TC Abarth de 1984

Ritmo%20130TC%20(213).jpg

É que era isso mesmo !!! Na altura fazia regularmente viagens para o Algarve (pela EN1 claro que não havia AE ) e a sensação com que ficava era de quase ninguém ter passado por mim..... era sempre a abrir ....[:D]

Sim, mas de 88 a 93 o parque automóvel subiu muito em poder e o impacto em 88 era muito mais brutal.

O Quadrante do MK1 é algo do melhor já feito! E em 1985.
Então em carros pequenos deve ser mesmo o quadrate mais belo de sempre.

Analógico:
Uno%20(102).jpg

Era este mesmo !!! Entrar no carro e ver um quadrante destes, para a altura e comparando com a concorrência, era simplesmente de ficar a babar !!! Manómetros por todo o lado [:D]

Era este mesmo !!! Entrar no carro e ver um quadrante destes, para a altura e comparando com a concorrência, era simplesmente de ficar a babar !!! Manómetros por todo o lado [:D]

o unico manometro que este tem a mais que o meu 205 GTi é o da pressão do turbo [:D] de resto tem exactamente a mesma coisa. Mas sim, é bonito, a distribuição, o desenho do quadrante em si, é giro, para a época devia ser um impacto tremendo.

Sim o do 205 GTi era muito fixe; mas já em 1983 até um Uno normal 1100 equipamento S (Super) trazia este quadrante:

55s%20Interiores.jpg

55s%20Quadrante.jpg

E este Relógio com cronómetro [kiss]

Uno_Clock.jpg

Se tivesse que comprar um Uno, iria para um MKI.
Adoro o painel de instrumentos e a forma como colocaram todos os comandos à volta do painel.
Brilhante!

Nunca andei num Uno Turbo ie, mas não é tarefa fácil encontrar um em estado original, muito menos em bom estado. É uma pena, está a acontecer como os 205 GTi e R5 GTT, se queres comprar um em estado decente prepara-te para abrir os cordões à bolsa, ou então fazes como eu quando comprei o meu 205 GTi, comprei por tuta e meia e gastei tanto no restauro, que dava para comprar 2 em bom estado [:)]é o chamado "empobrecer alegremente" ou a teoria do "já agora" tiro o motor, "já agora" mudo as suspensões, "já agora" deixa ver o estado disto e daquilo...

Vá lá Vitor. [:)] Se fosse fácil, não tinha piada nenhuma [:blush:]

Há coisas que não têm preço, e o prazer de usufruíres de algo trabalhado por ti é uma delas [;)]

Um restauro a rigor, na maioria dos carros significa 2x o valor, mas também comprar uma viatura num stand que está aparentemente boa, paga-se o valor comercial e passado 3 anos tem de se fazer o restauro na mesma!

Adoro ver estes pequenos desportivos, de origem !!!

Nos inícios dos anos 90, conduzi pela 1ª vez um Fiat Uno Turbo I.E. da 1ª geração (a versão de 105cv) e fiquei impressionado com a descarga abrupta de binário ("efeito" Turbo da época).

Um pouco depois, um grande amigo meu, adquiriu um Turbo I.E. da 2ª geração (118cv, não catalizado) e inúmeras vezes conduzi essa pequena bomba: Performances/sensações "avassaladoras" e grandes emoções ao seu volante e também como pendura (mas sempre com uma dose razoável de responsabilidade).

Actualmente os pequenos desportivos (e não só), são bastante mais "civilizados"(segurança passiva/activa e conforto/facilidade de conducção bastante melhor), mas não deixam "transparecer tantos as sensações/emoções.

Prefiro os automóveis mais modernos (por o anteriormente referido), mas os bons "velhos" tempos, deixam grande saudade.

Cumprimentos a todos.

Sandro Trigo

Aí está, eu adoro os pocket-rockets dos 80-90 mas a verdade é que muitas vezes o equilibrio entre motor-chassis e aqui incluo os travões, n era coerente.

Voltar
Superior