FIAT UNO TURBO I.E.

O que eu disse, embora possa não parecer, não é nenhuma barbaridade.
Se houver aqui alguém "oldschool", que perceba minimamente do assunto sabe que é perfeitamente possível usar bolas de ténis em vez de amortecedores.

Eu a pensar que já tinha visto tudo....

Tas mesmo em modo serio, sem ironias certo?

Sabes para que serve um amortecedor presumo também....

Tive dois Uno Turbo I.E. um da primeira série outro já da segunda (Racing) ......que saudades !!!

Se soubesse o que sei hoje tinha ficado com um deles ( o da primeira série ) mas era jovem não pensava :sh).... além de que não dava para comprar outro sem o dar à troca...... [:D] [:D] [:D]

Então estás como eu.
Só falta o MK1 ser de 1988 Cinzento e o MK2 Racing ser de 1993 Vermelho

fiat_uno_turbo_ie_large_21881.jpg

Última edição:
O MK1 apesar de menos potente, tinha algumas características mais interessantes:
- Menos 80 kg
- Porta da mala em fibra mais leve e com asa integrada
- Alcatifas e cintos vermelhos
- Até 1987 relógio digital vernelho com cronómetro [;)]
- Não tinha corte, pelo que colava ás 8000 rpms; já o MK2 cortava ~7.200

Eu a pensar que já tinha visto tudo....

Tas mesmo em modo serio, sem ironias certo?

Sabes para que serve um amortecedor presumo também....

Estava a tentar passar por street racer. Ainda consegui que pensassem que estivesse a falar a sério![:D]

Sim, claro que sei o que é um amortecedor e para que serve. Isto advém de uma história que ouvi há algum tempo, em V. Nova de Poiares, precisamente numa casa de amortecedores do, provavelmente, melhor técnico do país.
Quem é da zona sabe quem é.

Falando a sério, o meu pai teve realmente um uno turbo 1.3. Era máquina infernal, os problemas a apontar são mesmo a nível de segurança, travagem e a curvar. Resolvidos com algumas "mods" feitas com cabeçinha. De resto nada a apontar. Agora encontrar um ser ter batido ou sem "o dedinho" de um Zé Boné, é tarefa impossível. E quem o poderá ter, não o vende certamente.

Cumprimentos.

Qual deu mais gozo?
Estou como alguém disse antes: tenho ideia do da primeira série ser mais explosivo.
Não andar mais, mas aparentá-lo!

MK1 porque ainda nem carta tinha e já sentia o colar ao banco e as 8000 rpms. [kiss]

De facto o MK2 ao cromómetro anda mais, a fundo anda mais, mas o MK1 com o 1301 era mais redondo e respondia melhor desde baixas.
O SOHC Lampredi em 1301 já de si é mais "redondo" do que a evolução para 1372, que é mais "pontudo".
No MK1 em plano podias arrancar em 2ª que nem engasgava.

Depois existe o impacto para a época.
Essa questão é que em 1988 um MK1 fazia uma viagem e passavas "99 carros e 1 passava por ti".
Em 1993 com o MK2, "passavas 95 e 5 passavam por ti".
Não sei se me fiz entender..

Finalmente o MK1, volvidos tantos anos e passando por cima da ligeira maior potência e prestações do MK2, considero o MK1 tecnicamente superior e principalmente com características distintivas em relação ao resto dos Unos da gama Uno muito maiores do que no caso do MK2.

De momento não possuo um Uno Turbo i.e., mas a minha vida está intimamente ligada ao mágico modelo de Torino, que a FIAT enviou uma base em 1985 para a Abarth desenvolver.

Desde sempre um apaixonado por automóveis, especialmente Italianos, travei conhecimento com o Uno Turbo i.e. em 1986 quando os primeiros chegaram a Portugal com matrícula JP.
Mas foi no PE-07-28 (um MK1 Cinzento Ardósia Metalizado comprado novo em 18.04.1988 que aprendi a conduzir bem antes de ter idade para tal.

O carro era idêntico a este:
73001578.jpg

Tive mais tarde um MK2 Racing (Rosso Racing) em 1993.
ce1r.jpg

ce2r.jpg

ce3u.jpg

ce4.jpg

Mais tarde cheguei a ter este Uno e o meu actual Punto GT3 Giallo Ginestra de 26.05.1998 em simultâneo até que no maldito dia 26.01.2002 uns fdps me roubaram o Uno, tendo-o destruído após cerca de 60 Kms...

Mantenho pois o Punto GT3, que irá fazer 12 anos em Maio próximo.

(Estes três carros mencionados eram virgens)

le1m.jpg

le2u.jpg

le3v.jpg

le4e.jpg

le5m.jpg

- Eventualmente se a vida o propiciar, voltarei a ter um Uno Turbo i.e., preferêncialmente um MK1, pois volvidos tantos anos e passando por cima da ligeira maior potência e prestações do MK2, considero o MK1 tecnicamente superior e principalmente com características distintivas em relação ao resto dos Unos da gama Uno muito maiores do que o MK2.

Última edição:
Cá em casa passaram dois Uno Turbo ie,um MK1 a matrícula era JV-; e um MK2 que apareceu num comparativo com o Polo G40 na Auto Motor de Julho(penso eu) de 1991, a matrícula era VH se não estou em erro.
Neste MK2 um dia a seguir ao Natal de 1991, andei a 235 km/h no velocímetro, mesmo com o erro, dava uma velocidade real muito superior aos 204 KM/h reais

Ainda dei umas voltas à pendura num Punto GT de 1994, com suspenções Koni desportivas, jantes e pneus de maiores dimensões... muito lindo e.... rápido.

Era fantástico ouvir aquele "assobiar" e ver as curvas a aparecerem cada vez mais rápido.

Esse Punto chegou a acusar muito perto dos 150 cv no banco de potência.

Grandes máquinas estes Fiat Uno turbo i.e. na minha opinião só deviam ter saido com opção de suspensão mais baixa. Foi uma epoca engraçada, com pequenos compactos potentes, gostava também muito do Peugeot 205 GTI, já os Golf que tanto falam só serviam para partir os rins, eram rijos como tudo e numa viagem longa por esse Portugal, pelas nossas secundarias e municipais, chegava-se ao fim do dia com a sensação de ter levado um boa tareia.

MK1 porque ainda nem carta tinha e já sentia o colar ao banco e as 8000 rpms. [kiss]

De facto o MK2 ao cromómetro anda mais, a fundo anda mais, mas o MK1 com o 1301 era mais redondo e respondia melhor desde baixas.
O SOHC Lampredi em 1301 já de si é mais "redondo" do que a evolução para 1372, que é mais "pontudo".

Essa questão é que em 1988 um MK1 fazia uma viagem e passavas "99 carros e 1 passava por ti".

Finalmente o MK1, volvidos tantos anos e passando por cima da ligeira maior potência e prestações do MK2, considero o MK1 tecnicamente superior e principalmente com características distintivas em relação ao resto dos Unos da gama Uno muito maiores do que no caso do MK2.

Conheço um Turbo IE da primeira geração parado numa garagem há uns anos.
Se estiveres interessado, avisa que digo-te o local![;)]
Eu se pudesse ficava com ele.

Então estás como eu.
Só falta o MK1 ser de 1988 Cinzento e o MK2 Racing ser de 1993 Vermelho

O meu MK1 era branco e o MK2 era preto .
O MK1 comprei-o em 2ª mão dando à troca um 55s que era do meu pai e que fez o favor de me oferecer.
O Mk2 já comprei novo dando à troca o MK1, isto em1992 e durou nas minhas mãos 7 anos, sem me dar qualquer chatice. ( aliás nenhum deles me deu qualquer problema )

Última edição:
Conheço um Turbo IE da primeira geração parado numa garagem há uns anos.
Se estiveres interessado, avisa que digo-te o local![;)]
Eu se pudesse ficava com ele.

Acho que já tinhas falado e mostrado foto. Cinzento né?

Mas de momento não posso fazer um projecto (outras prioridades).

No entanto antes de reconstruir um TIE ando cá com vontade de criar uma pequena besta, NA sem compromissos [kiss]

Poderá passar por um Uno com troca de um Lampredi 1116 por um 1581 depois devidamente carburado; ou

Por um Cinquecento, Uno, Punto, com a troca de um FIRE 1108 por um FIRE 1242 + dupla borboleta de admissão + árvore de cames
super agressiva. [:cool:]

Qual foi o que gostaste mais? o da 1ª série ou da 2ª?
É que já ouvi dizer que o da1ª série ainda era mais explosivo que o 2º....

Qual deu mais gozo?
Estou como alguém disse antes: tenho ideia do da primeira série ser mais explosivo.
Não andar mais, mas aparentá-lo!

A resposta do Gtabarth diz tudo. É também a minha opinião, o MK1 dava-me mais gozo conduzir. Além de que sempre achei os interiores do MK1 mais bonitos que os do MK2, aquele painel de instrumentos era simplesmente espectacular e os bancos a dizerem "Turbo I.E." num tom avermelhado eram lindos.

O meu MK1 era branco e o MK2 era preto .
O MK1 comprei-o em 2ª mão dando à troca um 55s que era do meu pai e que fez o favor de me oferecer.
O Mk2 já comprei novo dando à troca o MK1, isto em1992 e durou nas minhas mãos 7 anos, sem me dar qualquer chatice. ( aliás nenhum deles me deu qualquer problema )

Eh Eh, mais um 55 Super (meu primeiro carro).
Ainda te lembras da matrícula e cor do 55? Cor claro que lembras [:cool:]

É que era isso mesmo !!! Na altura fazia regularmente viagens para o Algarve (pela EN1 claro que não havia AE ) e a sensação com que ficava era de quase ninguém ter passado por mim..... era sempre a abrir ....[:D]

Voltar
Superior