Esta coisa de em 90% dos casos o sucesso estar relacionado com a qualidade dos meios que se dispõem só me faz lembrar uma excepção na F1 nos tempos recentes.
O Button foi campeão com um charuto que nem a equipa que o construiu o quis, tanto que aquilo parecia um frigorífico com rodas e neons. A pilotar para uma equipa que, numa visão muuuuito romântica, fez lembrar os tempos em que um qualquer apaixonado por automóveis podia fundar uma equipa de F1, numa garagem de esquina no UK, e ir para lá levar minutos/volta dos mais rápidos. Em que neste caso o apaixonado €ra o Ross Brawn.
Portanto, tirando o Button não estou a ver muitos a ganharem campeonatos com carros inferiores.
O Brawn era um carro inferior? não deves ter visto o mesmo campeonato que eu...
logo na estreia uma dobradinha, para não falar dos 6 segundos que deu aos outros nos testes de pré-temporada!
A meio do ano já o campeonato estava entregue ao Button, e só no finalzinho a Red Bull os conseguiu superar!
A diferença foi que o Button com toda a sua maturidade e experiência logo relegou o Barrichello para 2º plano, que a meio da temporada também amuou e no ano seguinte foi para a Williams.
Em 2009 houve muitas mudanças nos carros, que veio baralhar tudo, e foi desde aí o ascendente da Red Bull, mesmo a toyota apareceu bastante competitiva nesse ano, e deu-se a queda da Ferrari e mesmo da McLaren.
Quanto ao carro, estava feito e desenvolvido pela Honda. O problema foi a crise no Japão que fez com que a Honda saí-se da F1 à última da hora, e vendeu a equipa ao Ross por um valor simbólico.
O historial da Honda de 2007 e 2008 não era bom. Fez muito poucos pontos comparativamente quando era BAR, e insistia no earthdreams.
Certamente o Ross Brawn viu no carro um grande potencial e por isso arriscou, diga-se de passagem, uma jogada económica magistral que o fez entrar para a história!
Meteu-lhe um motor Mercedes mais competitivo do que o que teria da Honda, e siga para a vitória.
No ano seguinte quando já todos tinham descoberto o segredo do difusor traseiro invertido, vende a equipa à Mercedes e ainda fica na equipa e com os bolsos cheios de €€€.
O Ross Brawn é indiscutivelmente um dos grandes nomes da F1, mas neste caso não acho que tenha sido propriamente movido por uma paixão de garagem de esquina do UK, mas sim a possibilidade de entrar na história e sobretudo ganhar uns bons €€€com um produto praticamente pronto a começar a temporada.