F1 - 2013

Mas já ano passado ele tinha arranques medíocres, já é quase a imagem de marca do australiano.
Em relação a 1º e 2º piloto, como é óbvio todas as equipas o têm, mas isto dos problemas no carro parecem-me coincidências. Alguma vez a RB ia pôr o título dos construtores em "perigo" por causa do Vettel? Sinceramente acho que não..

Colocaram em causa a performance da equipa ao manterem-se do lado do alemão em todos os incidentes que houve entre eles...

E aliás, basta ver que mesmo com os resultados pobres do Webber ao longo da época, a RB leva alguns 200 pontos de avanço no campeonato de construtores, campeonato esse que é publicamente o menos importante. O que realmente importa a todos é ter o piloto campeão do mundo, o dinheiro do campeonato de construtores são "peanuts" para as grandes equipas.

Têm carros diferentes, parece que não sabes.

(tipo como o Loeb tinha um carro diferente do Sordo, a equipa dava ordens para o Loeb ganhar, etc e este ano é que se tirou a prova dos 9. Afinal o problema não era o carro...)

Ou tipo o Grosjean, que começou a bater constantemente o Kimi depois deste assinar pela Ferrari. Também foi ali uma explosão de talento que rebentou nas mãos do francês [:D]

Não percebi esta parte..

Muito simples, Mclaren em 2007. Tinham tudo. O ambiente era de cortar à faca. Acabaram com nada.

Claro, o carro dele conduzia sozinho e o do Webber não gostava de pontuar..

Quando aceitamos que existe um 1º e um 2º piloto temos também de entender a forma como isso se traduz na prática.

As ordens de equipa favorecem o 1º, as tácticas são decididas à volta deste e o mais importante : a F1 é um desporto de pormenores. A preparação é tudo. Como é que 95% dos problemas mecânicos acontecem só num dos carros? Porque a preparação não é a mesma, as verificações mecânicas após cada corrida devem ser as mínimas obrigatórias, o carro levará eventualmente peças (usadas ou experimentais) que a equipa técnica do 1º carro não quer, etc.

Mas isto é algo trivial, já no tempo do Barrichello na Ferrari era a mesma coisa. A maior parte das vezes era o carro dele com problemas e o próprio, quando saiu da equipa admitiu que não era dada a mesma atenção aos dois carros.

E se formos a ver bem, nem pode ser. O nível de atenção e detalhe é tão grande que os recursos têm de ser distribuídos de forma racional. E a forma racional é apostar no piloto mais capaz de ganhar. Na Ferrari era o Schumacher e é o Alonso, na Mclaren era o Hakkinen e na Red-Bull é o Vettel, tão simples como isso. [;)]

Muito simples, Mclaren em 2007. Tinham tudo. O ambiente era de cortar à faca. Acabaram com nada.

Mas aí acabaram "sem nada" devido a erros que houveram por parte do Hamilton nas últimas corridas., líder do campeonato

Quando aceitamos que existe um 1º e um 2º piloto temos também de entender a forma como isso se traduz na prática.

As ordens de equipa favorecem o 1º, as tácticas são decididas à volta deste e o mais importante : a F1 é um desporto de pormenores. A preparação é tudo. Como é que 95% dos problemas mecânicos acontecem só num dos carros? Porque a preparação não é a mesma, as verificações mecânicas após cada corrida devem ser as mínimas obrigatórias, o carro levará eventualmente peças (usadas ou experimentais) que a equipa técnica do 1º carro não quer, etc.

Mas isto é algo trivial, já no tempo do Barrichello na Ferrari era a mesma coisa. A maior parte das vezes era o carro dele com problemas e o próprio, quando saiu da equipa admitiu que não era dada a mesma atenção aos dois carros.

E se formos a ver bem, nem pode ser. O nível de atenção e detalhe é tão grande que os recursos têm de ser distribuídos de forma racional. E a forma racional é apostar no piloto mais capaz de ganhar. Na Ferrari era o Schumacher e é o Alonso, na Mclaren era o Hakkinen e na Red-Bull é o Vettel, tão simples como isso. [;)]

Acho que não devemos meter Rubinho/Schumacher no saco Webber/Vettel. Ordens de equipas à cara podre por parte da Scuderia.
Mas estamos a falar de casos em que o Vettel tinha vencido o campeonato pela primeira vez, assim como tinha acontecido com o Hamilton na McLaren, e depois com o Button quando se transferiu para a McLaren a seguir à sua vitória em 2009. Como é que a Red Bull vai investir num piloto que supostamente ganhou por uma "nesga", e que o colega de equipa estava em igualdade?
Também houveram uma mudança na aerodinâmica, com os difusores soprados, e com os pneus Pirelli, pelo que eu ainda creio que poderá ter sido a melhor/pior adaptação destes dois termos a favorecer/desfavorecer.

Não, agora fiz-me de ignorante, queria saber o que aconteceu para ocorrer a supremacia do alemão!

Multi-21-sniffpetrol-Webber-Vettel-Red-Bull-002.jpg

Aqui há uns tempos o user JRodrigues fez-te uma pergunta, não chegaste a responder pois não? [;)]

Tinha a ver com a ida do Kimi para a Scuderia, não sei se te recordas.

Respondi. Como volto a responder.

Não aprecio a maneira de ser/estar do Kimi. Não gosto da postura dele. E não o queria de volta na SF.

Mas, ao contrário de muita gente, sou pela Ferrari. Não por este ou por aquele, ou contra este ou aquele!

Portanto, a partir de 2014 sou pelo Kimi.

Respondi. Como volto a responder.

Não aprecio a maneira de ser/estar do Kimi. Não gosto da postura dele. E não o queria de volta na SF.

Mas, ao contrário de muita gente, sou pela Ferrari. Não por este ou por aquele, ou contra este ou aquele!

Portanto, a partir de 2014 sou pelo Kimi.

Não respondas à provocação "Fatalit 14".

Ele vê-te com "4 pontos" e vê oportunidade de tentar correr contigo.

Quanto ao Kimi, é evidente que se apoias a equipa Ferrari, não é por mudar de jogadores que isso vai alterar, fosse o Kimi, o Vettel ou o Hamilton, ou quem fosse.

Mas aí acabaram "sem nada" devido a erros que houveram por parte do Hamilton nas últimas corridas., líder do campeonato

Acho que não devemos meter Rubinho/Schumacher no saco Webber/Vettel. Ordens de equipas à cara podre por parte da Scuderia.
Mas estamos a falar de casos em que o Vettel tinha vencido o campeonato pela primeira vez, assim como tinha acontecido com o Hamilton na McLaren, e depois com o Button quando se transferiu para a McLaren a seguir à sua vitória em 2009. Como é que a Red Bull vai investir num piloto que supostamente ganhou por uma "nesga", e que o colega de equipa estava em igualdade?
Também houveram uma mudança na aerodinâmica, com os difusores soprados, e com os pneus Pirelli, pelo que eu ainda creio que poderá ter sido a melhor/pior adaptação destes dois termos a favorecer/desfavorecer.

Achas que não se deve meter no mesmo saco porque a RB foi/tem sido muito mais discreta, porque os casos são completamente iguais.

Vettel ganhou por uma nesga mas estava a cumprir tudo o que dele havia sido previsto. Era o menino da RB, brilhou na Toro Rosso, lutou pelo campeonato no 1º ano de RB e ganhou no 2º. É muito fácil decidir em quem apostar, pelo menos para mim.

Na Mclaren por exemplo, dois campeões do mundo e ambos ingleses, a equipa deu corda suficiente a ambos para correr como queriam (e é uma equipa com experiência nesse aspecto, para além de ser provavelmente a mais bem estruturada e organizada equipa do plantel).

O talento superior do Vettel saiu muito vincado nessa questão dos pneus. E em muitos aspectos, é um piloto muito completo e com uma margem de progressão ainda considerável. Viu-se este fim-de-semana a forma expedita e oportunista como se desenvencilhou do Grosjean com pneus duros e o tempo que o Webber levou a conseguir o mesmo com pneus médios.

Achas que não se deve meter no mesmo saco porque a RB foi/tem sido muito mais discreta, porque os casos são completamente iguais.

Vettel ganhou por uma nesga mas estava a cumprir tudo o que dele havia sido previsto. Era o menino da RB, brilhou na Toro Rosso, lutou pelo campeonato no 1º ano de RB e ganhou no 2º. É muito fácil decidir em quem apostar, pelo menos para mim.

Mas tanto em 2010, como em 2011 e 2012 não houveram casos que encostassem o Webber à boxe. Aliás, ano passado houveram duas desistência por parte do Vettel, num ano em que foi até à última com o Alonso.

Na Mclaren por exemplo, dois campeões do mundo e ambos ingleses, a equipa deu corda suficiente a ambos para correr como queriam (e é uma equipa com experiência nesse aspecto, para além de ser provavelmente a mais bem estruturada e organizada equipa do plantel).

Deu corda porque estavam em pé de igualdade, não havia nenhum que se destacasse. E mais, o Hamilton já era da casa, o Button vinha "de fora".

O talento superior do Vettel saiu muito vincado nessa questão dos pneus. E em muitos aspectos, é um piloto muito completo e com uma margem de progressão ainda considerável. Viu-se este fim-de-semana a forma expedita e oportunista como se desenvencilhou do Grosjean com pneus duros e o tempo que o Webber levou a conseguir o mesmo com pneus médios.

Chegaste ao que eu queria. A "discussão" começou devido às 2 VS 3 paragens. Simplesmente o Webber andou no primeiro stint a correr atrás do francês, a gastar pneu, enquanto o Vettel teve calma

Eu mantenho sempre uma dose de incerteza em relação a pilotos que começam a ganhar campeonatos com carros que não dão hipóteses a ninguém, apesar de obviamente reconhecer talento acima da média, porque ganhar um campeonato não é só usar o melhor carro. É saber lidar com o mediatismo, com as guerras internas, com a pressão, etc.

- Fi-lo para Schumacher na Benetton. Apesar de ser óbvio logo à partida que estava ali algo especial, para mim a verdadeira prova do seu talento veio nos primeiros anos Ferrari onde ganhou com um carro inferior e fez vida negra a quem guiava o melhor carro da época.

- Fi-lo para Alonso na Renault. A coisa esteve negra, principalmente no 2º título onde por pouco não perdeu o campeonato e no ano da Mclaren onde devia ter tido mais cabeça (e feitio, isso ainda não mudou) do que teve. A prova de que é um piloto de excepção, para mim veio no regresso à Renault, onde o vi a dar 200% do que tinha e sabia, a ser agressivo do primeiro ao último quilómetro de cada fim-de-semana e a fazer corridas magníficas, ganhando inclusivé com um carro que dava pena só de olhar.

- Fi-lo para Hamilton, ainda na Mclaren mas depois do título. Mesmo com algumas situações escusadas e infantis, foi quando a Mclaren começou a tremer a partir de 2009 que vi um Hamilton líder. Mas o que mais me impressionou foi a velocidade pura que há muito tempo não via no desporto. Tirar pole positions da boca de malta igualmente talentosa e com carros vencedores, com um carro que luta pelo pódio não é para qualquer um. O ídolo dele é Senna e aposto que se este o está a ver, não se sente nada ultrajado.

- Faço-o agora para Vettel. Este é outro que também nunca enganou ninguém. Se aquele fds em Monza com a TR foi em condições algo especiais (como muitas vezes acontece, por exemplo a Force India em Spa 2009), a verdade é que andou muitas vezes nos pontos ao longo do ano e mostrou a muita gente que estava ali um dotado. Com 4 títulos pode parecer hipocrisia estar a dizer que ainda tenho dúvidas de Vettel... tenho poucas, mas tenho. Com a saída de Newey e a passagem do seu protegido para a concorrência, a chegada de um novo colega de equipa e a vivência numa equipa que mais ano menos ano lhe vai atirar com outro piloto talentoso à cara, avizinham-se tempos difíceis para a Red-Bull e para o pequeno tetra-campeão. Se entendo que a atitude da Malásia veio do fogo competitivo e vontade de vencer natural dos grandes campeões, não gostei da forma como ele e a equipa lidaram com o assunto. E não tinha já gostado da forma como lidaram com outras "faíscas" que foram havendo entre os colegas de equipa. Acho que seria bom ver um gesto de gratidão por parte de Vettel para com o que Mark sacrificou em benefício da equipa, não deixando uma convivência de 4 ou 5 anos terminar assim, com o australiano a sair pela porta pequena. E o momento é bom, os títulos estão ganhos.

Mas tanto em 2010, como em 2011 e 2012 não houveram casos que encostassem o Webber à boxe. Aliás, ano passado houveram duas desistência por parte do Vettel, num ano em que foi até à última com o Alonso.

Deu corda porque estavam em pé de igualdade, não havia nenhum que se destacasse. E mais, o Hamilton já era da casa, o Button vinha "de fora".

Chegaste ao que eu queria. A "discussão" começou devido às 2 VS 3 paragens. Simplesmente o Webber andou no primeiro stint a correr atrás do francês, a gastar pneu, enquanto o Vettel teve calma

Estavam em pé de igualdade, porque foi numa altura que os pneus começaram a degradar-se depressa. Não havia dúvidas sobre qual era o mais rápido, no entanto o Button tem uma inteligência de corrida fora do normal e deu-lhe uso em várias ocasiões para vencer com todo o mérito. Aliás, terminou pelo menos um (não me recordo dos outros) campeonato na frente do LH por isso mesmo. Isso e consistência.

A discussão do GP do Japão, tenho dúvidas... No momento chave foi o Vettel quem soube aproveitar, mas no início da corrida, mesmo que fosse o Vettel à frente do Webber não sei se tinha passado o Grosjean. Há que ter em atenção que os RB passaram o Lotus por estratégia, colocaram-no numa situação em que ou parava e perdia os lugares ou enfrentava-os com pneus gastos, porque no início da corrida ainda chegou a ter uns poucos segundos de avanço na liderança.

O Grosjean é outro piloto que tem o meu total apoio, gosto muito de o ver pilotar. Conseguiu voltar ao desporto depois de sair injustamente, e tirando um ou outro disparate (a penalização do acidente de Spa foi das coisas mais exageradas que já vi nos últimos anos), tem ganho maturidade e agora que tem a atenção da Lotus, apesar de ainda não ser o valor seguro que é o Kimi, tem mostrado que a equipa também não vai muito mal servida para 2014.

Voltar
Superior