EVO - Carro do Ano 2013

Darei eu próprio a resposta.
Numa curta pesquisa que fiz, a resposta é: claro que tem turbo lag.
Tem, pelo que li, um turbo twin-scroll que anula sobremaneira esse efeito tão vulgar nos motores turbo-dependentes, mas tem hiato.

"... produces a decent 218bhp at 6,000rpm and 280Nm of torque from 1,750rpm, which can be increased to 300Nm for short bursts between 2,100 and 4,500rpm courtesy of the overboost function.
It reaches 0-100kph in a lively 6.3 seconds though suffers a breath of turbo lag."

Ou seja, tem hiato, mas numa forma muito reduzida.
O 1750 no 4C também o tem, mas também numa forma muito reduzida. É que ambos os motores em questão disparam numa faixa de rotação inferior às 2.000rpm e "esgotam" o power após as 5.000rpm. O limite de produção de binário no Mini acontece às 5.750. No 4C acontece às 5.500...

Agora não entendo o positivismo da crítica que fizeram ao 4C quando o denominam too laggy se tudo acontece nos mesmos timings do JCW (ou não?).
Por outro lado quem é que conduz estes automóveis
em modo racing abaixo das 2.000rpm?
Eu diria que tudo se passa bem acima das 3.500rpm, onde praticamente não há turbo lag. Partindo deste pressuposto, resta saber se a crítica é válida.

No papel as coisas são sempre diferentes da realidade. Eu já conduzi o mini e posso-te dizer que o turbo lag que sentes é mínimo, a maioria das pessoas nem dá por ele. Quanto ao alfa és capaz de ter razão mas penso que o facto da caixa auto do 4c ter algum delay nas reduções de caixa assentua esse lag pois o condutor não está a fazer o movimento típico da caixa para sentir esse lag. (levanta acelerador, embraiagem, reduz a mudança, heel-toe, acelera)

No papel as coisas são sempre diferentes da realidade. Eu já conduzi o mini e posso-te dizer que o turbo lag que sentes é mínimo, a maioria das pessoas nem dá por ele. Quanto ao alfa és capaz de ter razão mas penso que o facto da caixa auto do 4c ter algum delay nas reduções de caixa assentua esse lag pois o condutor não está a fazer o movimento típico da caixa para sentir esse lag. (levanta acelerador, embraiagem, reduz a mudança, heel-toe, acelera)

Eu penso que entre o motor do ALFA e do Mini, não se pode amar um e odiar outro.
Isso é claro para mim.
Como já disse pode-se gostar ou não gostar dos dois, sendo que se pode preferir um a outro; agora extremos? Não.

Como não concordaste nada com a opinião do jornalista, tu e o Iuri, conscientemente ou inconscientemente começaram a incorporar pequenas observações e ironias a desvaloriza-lo por causa da sua opinião.

Acabaste de descrever 90% dos tópicos de comparativos do fórum [:D].

Eu também não consigo dar grande credibilidade a alguém que mete um Mini à frente dum Ferrari V12 enquanto veículo de condução pura. E isto parece-me bastante unânime, a diferença é que houve quem se tenha manifestado e houve quem tivesse pensado a mesma coisa sem dizer nada.

Se é uma opinião e deve ser respeitada? Sem dúvida, mas isto é como aquela história dos gostos não se discutirem : discutem sim senhor, simplesmente não se impõem. E como tal, tenho todo o direito em considerar uma opinião completamente ridícula. [;)]

Mas que Mini é que conduziste ? é que eu conduzi um Cooper S da versão ainda com compressor volumétrico (2ª geração com 170 cv) e achei fantástico, mas depois andei uma voltinha ao lado num JCW de 211 cv com uma pessoa aqui do fórum e percebi que aquilo era ainda uma máquina bastante mais radical e este de que se fala no teste ainda é mais, aquilo parece um carro de rally

Este gp possui a mesma suspensão daquele outro (opcional no jcw factory)no qual foste conduzido.

Obviamente nesta versão (Gp) esta suspensao é equipamento de serie. possui acertos de fabrica específicos, em conjugação com pneus de superior performance (e peso inferior da versão Gp) semi-slick ao invés dos runflat do jcw factory.

Última edição:
Acabaste de descrever 90% dos tópicos de comparativos do fórum [:D].

Eu também não consigo dar grande credibilidade a alguém que mete um Mini à frente dum Ferrari V12 enquanto veículo de condução pura. E isto parece-me bastante unânime, a diferença é que houve quem se tenha manifestado e houve quem tivesse pensado a mesma coisa sem dizer nada.

Se é uma opinião e deve ser respeitada? Sem dúvida, mas isto é como aquela história dos gostos não se discutirem : discutem sim senhor, simplesmente não se impõem. E como tal, tenho todo o direito em considerar uma opinião completamente ridícula. [;)]

Mesmo que não consideres ridícula, ouves uma coisa no teste / vídeo do Ferrari e depois vês outra na classificação atribuída por ele.
Aliás, no vídeo o Mini é conduzido e depois é o Audi. O que ele diz do Audi não leva nada a pensar que depois classifique o Mini acima do Audi.

Estou convencido que a votação em 5º do Ferrari foi mesmo com vontade de assumir protagonismo.
Lá pensou, o Harris é o gajo com mais cartaz nestas coisas, uma vez disse mal da Ferrari (companhia e não dos carros) e é conhecido para "xuxu", mostrou personalidade e coragem, balls, etc.
Pelos testes dá para perceber que o 911 o cativou mais. É muito natural que só o conceito em si cative algumas pessoas e que prefiram desde logo. Perfeitamente de acordo, tem o meu apoio.
Eu por exemplo não tenho experiência suficiente para no até no mais restrito Mundo Ferrari dizer de caras que prefiro um V8 motor central ou um V12 GT.
Talvez seja normal as pessoas com o passar da idade optarem mais por tendência para o GT.
Mas não há verdades absolutas, o Fritz D'Orey desbunda 458 e até Spider com 75 anos! [:cool:]

Se a EVO disponibilizasse qualquer uma destas máquinas a um conjunto de gajos que gostam de carros e me seleccionassem, só podendo conduzir um provavelmente escolhia o ferrari. [kiss]

Nunca andei num ferrari e nunca conduzi um carro deste calibre. [:cool:]

Se fossem 3 seria mais o gt3 e o SLS

Quando se põe em causa a seriedade do conjunto reconhecido como dos maiores jornalistas automóveis, não há mais nada que se pode fazer nem dizer. Só falta mesmo dizer que a VW comprou mais um teste.

Se a EVO disponibilizasse qualquer uma destas máquinas a um conjunto de gajos que gostam de carros e me seleccionassem, só podendo conduzir um provavelmente escolhia o ferrari. [kiss]

Nunca andei num ferrari e nunca conduzi um carro deste calibre. [:cool:]

Se fossem 3 seria mais o gt3 e o SLS

Por acaso agora ocorreu-te algo interessante.
A cena é o serem 3.
Acho que não conseguia dizer 3, mas sim 4 daqueles 8:
Aston, Ferrari, Mercedes e Porsche 911.

Se tivesse mesmo que só dizer 3... teria então que optar pelos 3 de motor dianteiro para aproximar ou tentar pelo menos, um pouco no conceito:
Aston, Ferrari, Mercedes.

O Audi para mim é o carro que sai um pouco fora, vejo sempre ali um Lamborghini "mais soft".
Aliás, nem concordo que estando no mesmo grupo exista o R8, havendo o Gallardo.

Quando se põe em causa a seriedade do conjunto reconhecido como dos maiores jornalistas automóveis, não há mais nada que se pode fazer nem dizer

Pronto radicalizações.
Nem se colocou em causa a seriedade de ninguém (tipo vender-se como árbitro de futebol); e mais importante: o conjunto reconhecido de jornalistas.

Até porque pelo dito conjunto: o Ferrari fica em 2º lugar no teste.
Isso não vi propriamente ninguém criticar.

O que se tem falado sobre o Ferrari é ter sido votado como 5º por uma pessoa que durante o teste o que diz não tem nada a ver com classificar em 5º.

Já te ocorreu por exemplo que o J. Bovingdon ao classificar o F12 em 5º põe em causa (para além de a ele próprio com o que disse durante o teste) o C. Harris, quando este faz este teste e o que diz sobre o F12:
https://www.youtube.com/watch?v=cjp1xjOzJqY

Então sobre o ALFA 4C, o que o Bovingdon diz coloca muito em causa o que diz o Harris.
Mas pronto, ele odeia o motor.

E? Tenho muita mais consideração pelo Jethro (e por qualquer outro jornalista da evo) do que pelo Chris. Por tê-lo escolhido como 5º não quer dizer que seja mau..Quer dizer que os 4 que estão à frente é que são muito bons!

O jornalista que surge no vídeo chama-se Jethro Bovingdon e, oh God, vendo a votação do rapaz, não o critico pelo que disse do 4C (aí prefiro meter o vídeo do Chris Harris) ou por ter votado o F12 para 5º, mas pela hierarquia que fez.
O gajo votou como uma lady!

Se fosse como uma lady mais depressa votava no 4C que é todo bonitinho (pena que o resto não acompanhe tão bem[:p]).

E? Tenho muita mais consideração pelo Jethro (e por qualquer outro jornalista da evo) do que pelo Chris. Por tê-lo escolhido como 5º não quer dizer que seja mau..Quer dizer que os 4 que estão à frente é que são muito bons!

Só que na Classificação ele dá 5º mas no teste do F12 não tem um discurso para votar em 5º.
(Vai contra ele próprio)
Os outros, alguns deram 1º lugar ao Ferrari.

Se tens mais consideração por ele do que pelo Harris, epá, lá sabes.
Eu não, e então depois de votar de uma forma pouco coincidente com o que disse no teste ser capaz de "odiar" o motor do ALFA e "amar" o do Mini no mesmo teste, sendo os motores tão "próximos", não mesmo.

Aliás nem de um motor como um "manco 3 cilindros VAG" vi escrever / dizer a um jornalista "odeio" este motor.

E sinceramente, não vejo como (sem simpatias) pode alguém votar o Ferrari F12 abaixo de 3º lugar nessa lista de 8.
Como já disse entendo um dos jornalistas que vota no F12 em 3º e os dois carros que mete à frente.

Quer dizer que os 4 que estão à frente é que são muito bons!
Atenção que os "4 que estão na frente" é na votação dele.
No conjunto como referiste antes, só o 911 consideram melhor no conjunto. O Ferrari fica em 2º no conjunto.
Tanto o Porsche como o Ferrari como o Mercedes são votados como o melhor por 2 jornalistas num total de 6.

Mas lá está, citando-me:
O que o jornalista disse ou votou não deve ser desvalorizado por antipatia nem valorizado por simpatia.
Dá para os dois lados.
Se ele classifica em 5º o Ferrari não perde crédito por antipatia de quem simpatiza à partida com Ferrari,
mas sim porque o 5º lugar não traduz o que disse durante os testes / vídeos.
Também não ganha crédito por simpatia porque ao votar em 5º "deita abaixo" e faz feliz quem antipatiza à partida com a Ferrari.

Concordas que como máquina pura de diversão e condução, sentimentos a invadirem-te quando metes o pé no fundo á saida da curva num carro com tracção traseira e um motor v12 de 700 cavalos a puxar-te os c****es para o fundo do banco e som magnífico a encher-te os ouvidos e o coração .. é menos divertido que um mini? um 4 cilindros com tracção á frente de uma marca generalista?? [8b][8b][8b][8b] peço desculpa mas isto a mim não faz sentido nenhum

Fundamenta isto sfv.

Respeito a opinião mas não deixo de dizer que é um atentado denegrir alguém como o Chris Harris.

O SLS tem sensivelmente as dimensões do F12, mais 3 cm de comprimento, mais 3,5 cm de largura, menos 1 cm de altura e mais 25 kg de peso. [;)]

Estou a falar do capot enorme e o habitáculo bastante recuado

Também já andei num JCW e considero uma excelente máquina, agora faltam os outros 7 para os comparar

sentimentos a invadirem-te quando metes o pé no fundo á saida da curva num carro com tracção traseira e um motor v12 de 700 cavalos a puxar-te os c****es para o fundo do banco e som magnífico a encher-te os ouvidos e o coração

Ai para o fundo do banco! [:)]

Por essa altura já estão recolhidos! [:)]

Para mim a grande surpresa foi o R8 (min 10:50): ele dizer que prefere um R8 a um 458 ou 12C e que não é o unico a achar o mesmo.

Para mim o mais óbvio foi o Alfa, que terror de carro, que terror de marca. Só fez bosta nestas ultimas décadas. A única explicação para estar neste teste, foi mesmo a que eles deram: queriam testa-lo apenas porque não conheciam.

GT3 não dá hipótese. Incrível.

Estou a falar do capot enorme e o habitáculo bastante recuado

Gosto bastante deste conceito, um pouco Americano, mas porque não? desta linha da Mercedes.
Fazem as coisas de maneira diferente dos V Italianos ou do Boxer Porsche, mas falam muito grosso.
Não tão nervosos, mas poderosos também. [kiss]

Voltar
Superior