nyox
New member
Darei eu próprio a resposta.
Numa curta pesquisa que fiz, a resposta é: claro que tem turbo lag.
Tem, pelo que li, um turbo twin-scroll que anula sobremaneira esse efeito tão vulgar nos motores turbo-dependentes, mas tem hiato.
"... produces a decent 218bhp at 6,000rpm and 280Nm of torque from 1,750rpm, which can be increased to 300Nm for short bursts between 2,100 and 4,500rpm courtesy of the overboost function.
It reaches 0-100kph in a lively 6.3 seconds though suffers a breath of turbo lag."
Ou seja, tem hiato, mas numa forma muito reduzida.
O 1750 no 4C também o tem, mas também numa forma muito reduzida. É que ambos os motores em questão disparam numa faixa de rotação inferior às 2.000rpm e "esgotam" o power após as 5.000rpm. O limite de produção de binário no Mini acontece às 5.750. No 4C acontece às 5.500...
Agora não entendo o positivismo da crítica que fizeram ao 4C quando o denominam too laggy se tudo acontece nos mesmos timings do JCW (ou não?).
Por outro lado quem é que conduz estes automóveis em modo racing abaixo das 2.000rpm?
Eu diria que tudo se passa bem acima das 3.500rpm, onde praticamente não há turbo lag. Partindo deste pressuposto, resta saber se a crítica é válida.
No papel as coisas são sempre diferentes da realidade. Eu já conduzi o mini e posso-te dizer que o turbo lag que sentes é mínimo, a maioria das pessoas nem dá por ele. Quanto ao alfa és capaz de ter razão mas penso que o facto da caixa auto do 4c ter algum delay nas reduções de caixa assentua esse lag pois o condutor não está a fazer o movimento típico da caixa para sentir esse lag. (levanta acelerador, embraiagem, reduz a mudança, heel-toe, acelera)