Estilos & Traços

citação:Originalmente colocada por Riot

Se o 159 fica muito bem visto de perfil, já o Brera peca nesse aspecto.

brera_side_red.jpg

É um carro lindíssimo de visto de certos angulos, mas de outros coloca muitas reticencias...

O 159 é dos mais belos do mundo visto de perfil (e não só) mais até que a 159SW...mas de facto o Brera, tal como já havia dito noutras ocasiões (topico do alfa mais belo do mercado por exemplo) tem alguns problemas visto de perfil...nesta foto são bem evidentes!

Parabens aos que aqui têm postado, está um topico 5*, como a muito não se via aqui. :)
Se me permitem gostava de saber as vossas opiniões sobre dois carros que acho que têm uma estetica controversa q.b..
Os Alfa Romeo SZ, e o 146.
O 146 (tenho um como alguns sabem, para mim é um "misterio"!
Tem angulos em que fica simplesmente perfeito e proporcional, noutros nem tanto [8)]:D

Gostava muito de ouvir as vossas opiniões acerca de ambos.

Boa contribuição para o tópico fantástico!

SZ: enigmático, põe-me para do a olhar para ele como nenhum Jaguar, por exemplo, faz! Um carro verdaeiramente especial, mas que de facto é algo estranho, muito curioso. Se nos abstrairmos de que é um carro já antigo é meioe strnaho de facto.

146: 0 145 é o mais belo Alfa dos anos 90 até aparecer o 156. O carro tem uma estética belíssima, já o 146 para mim não resultou, aquela traseira é estranha e as rodas parecem-me muito pequenas o que lhe dar um aspecto Suzuki Liana...

O SZ acaba por ter algumas semelhanças com o 159, ao apresentar a frente com os farolins individuais, sem vidro a tapa-los.

asz.jpg

Mas é um carro que dificilmente alguem catalogará de bonito...

spot10_alfa_sz_3.jpg

A traseira do SZ é estranha sem dúvida...e todo o carro tem um aspecto fibra de carbono.

na 3ª foto do 146 estão visiveis as falhas de proporção.

O SZ
Primeiro, quero dizer ADORO este carro e como tal nao vou conseguir ser completamente imparcial. Foi lançado num altura em que a Alfa queria chocar o mercado e acho que isso deve ser dito.

A meu ver, este carro nao tem uma linha harmoniosa, e nota-se que a Alfa tenta chocar (apesar do carro se chamar zagato, quem desenhou foi a Alfa...)
A meu ver este carro tem uma linha que corta o carro ao meio( a linha de cintura) abaixo é tudo anguloso e acima é tudo arredondado, com alguns pormenores de transiçao:
As portas sao rectas em cima e curvas em baixo, e as jantes com os redondos.

1992_alfa_romeo_sz_02_m.jpg

De perfil, as proporçoes parecem correctas.
A frente e a traseira têm as "riscas" dos farois que fazem com que se perceba que pertencem ao mesmo conjunto (Possivel inspiraçao para o novo civic?? eu nao disse nada...:D:D)

Depois de ver melhor o 146 ja o comento...

Eu acrescento que este SZ foi feito à luz dos protótipos de salão sob o tema carro do futuro. A Alfa pretendia faze rum automóvel com estética 10 anos avançada...segundo os conceitos de estética do ano 2000 da altura! ;)

http://www.motoweb.pl/tapety/pictures/normal/alfa_romeo_146_1998_4.jpg

Eu acho que o problema do 146 é o mesmo do brera, o carro foi feito com um desenho e depois teve que ser mudado.
Neste caso, acho que foi desenhado o 145 e depois puseram-lhe o rabo.
Tendo em conta o que geralmente acontece a estetica do 146 é suberba, se tivermos em conta os outros sedans baseados em hatches....
Õbvio que a harmonia sai prejudicada, pelas rodas nao estaram onde estao no 145, etc, etc...
Acho que a Alfa teve uns pormenores bem, por exemplo continuar o vinco da lateral, e nao caiu no erro de fazer uma traseira grande de mais...

Quanto ao 145, é um carro que tem imensos pormenores que adoro, mas acho que a parte da frente, se calhar com pormenores a mais, envelheceu mal.
Se tivermos em conta o resto do carro, entao enveleceu muito mal...

Esteticamente os 145 e 146 são ainda agradáveis. A obliquidade da linha de cintura do 146, e a traseira a terminar de forma abrupta são bastante características. Não o considero desequilibrado, talvez apenas um pouco alto, e com os flancos demasiado verticais. Mas o 146 é um pequeno familiar.

O 145 é parece mais baixo, não sei se o é na realidade. Aquele ar de shooting break tem o seu interesse... Não me parece um exemplo de proporção, a quebra da linha de cintura tb é discutível, mas acho-o interessante.

O GTV é das melhores coisas (esteticamente falando) saídas da alfa nos últimos 20 anos...

RZ e SZ: Acho-os desproporcionados, incoerentes. Posso estar a ser herege, mas abomino-os.

ford_gt90.jpg

fordgt90pic2.bmp

eyes02-3247s.jpg

367_gt90%201.jpg

normal_gt90.jpg

Eu nao percebo muito de design e estetica, mas interesso-me e tenho varioas amigos que percebem...

Ja li, e varios amigos me confirmaram (mesmo os que nao percebem nada de carros e percebem imenso de design...)
que este carro é um dos expoentes maximos do design automovel..
reparem nos elementos do carro, nos detalhes que se repetem..etc...

Eu, pessoalmente, nem o acho muito giro...mas acho interessantissimo olhar para ele, depois de algumas explicaçoes que esses meus amigos me deram...

citação:Originalmente colocada por Irreligious

O GTV é das melhores coisas (esteticamente falando) saídas da alfa nos últimos 20 anos...
Aí está um carro que IMHO foi quase destruido com o ultimo restyling! [:o)]
Os Mk1 acho soberbos. Sem duvida dos melhores Alfa no que a dessenho diz respeito.

Mais uma questão relativa aos Alfa Romeo:

Os restylings saem quase sempre mal. No 145 e 146, aquele para choques frontal introduz uma desnecessária salganhada de formas. O 156 mexido pelo Giugiaro manteve uma frente agradável (embora ligeiramente descontextualizada do original), mas aquelas pregas na traseira pioraram-no. No 166, meteu-se uma frente vendável, em detrimento do carácter da anterior, que não a considerando bonita ou equilibrada, pelo menos era carismática. O 147 pós restyling é um desastre. Farois enormes, desintegrados... O GTV com a grelha até ao chão também acabou por perder parte do seu carisma original.

Bons restylings na Alfa, que me lembre, só mesmo no 164. O fase 2 é lindíssimo.

citação:Originalmente colocada por 1alfista

Por acaso acho que os 145/146 envelheceram muito bem.
Mas eu tambem tenho um, e so vejo alfas a frente! Por isso dêm me um desconto :D
Eu acho que evelheceram lindamente, excepto a parte da frente...hoje em dia olho para ela e nao me causa o que sentia quando tinha 10 anos, o resto do carro causa...

Irreligious:
Quanto ao GTV, concordo, adoro o carro. e o todo o carro parece fazer sentido. Nao ha nada que muda (excepto talvez a tracçao:D)

Quanto ao SZ, percebo que aches isso, o carro é muito dificil de digerir, ams experimenta olhar para ele durante algum tempo e de varios angulos...

citação:Originalmente colocada por 1alfista

citação:Originalmente colocada por Irreligious

Aí está um carro que IMHO foi quase destruido com o ultimo restyling! [:o)]
Os Mk1 acho soberbos. Sem duvida dos melhores Alfa no que a dessenho diz respeito.
Concordo a 100%. Ainda hoje tive a ver fotos desse carro e o restyling[:o)][:o)]

Atrevo-me a cometer a heresia de dizer que é feio

citação:Originalmente colocada por Chewbacca

Eh pá, bom (e grande) depoimento!

Mas onde é k estão as linhas assim tão complicadas do passat? Eu acho que segue as mesmas linhas básicas de sempre, pelo menos mais k qualquer outro do segmento!

Quando refiro linhas complicadas, posso ter-me expressado mal. O verdadeiro problema do Passat é mesmo a decoração excessiva, e esta geração, quando vita de perfil, apresenta 1 problema nas proporções.
O anterior estava muito bem desenhado. Rigor geométrico nas proporções, qualquer que fosse o ãngulo. Pena o terem estragado com aquele restyling, dando-lhe ares de "rico".

Já reparaste k isso está a acontecer com todos os novos modelos do segmento B? Acho k é uma tentativa de criar uma ilusão de óptica para o carro parecer maior... mas depois têm faróis até ao pára-brisas...

Não é ilusão. Todos os utilitários estão a chegar e a ultrapassar a barreira dos 4m. Em parte entende-se devido a ter que respeitar mais normas e regulamentos em prol da nossa segurança. Mas sabe-se que também tem a ver com o nivel de conforto e equipamentos de conforto.
Mas as tendências que se verificam nada têm a ver com ilusão de óptica. O 207 por exemplo, deve ter os maiores faróis da industria automóvel. é uma opção estilistica para criar impacto visual.
É o que eu gosto de chamar a teoria do fogo de artificio. Procura-se a ousadia fácil, mais assente na decoração, do que conceitos mais sérios, como o flame surfacing do bangle.

Pois, no série 3 é notória essa preocupação de não chocar e, no meio da inovação, tornou-se inferior às expectativas! Não achas k o 5 tá muito bem? E o 6 tb...

O 5 até concordo que saiu bastante bem, mas o 6 tem um problema. Visualmente é balofo. Perdeu a elegãncia do concept que lhe dá origem

Mas será k a honda não está a fazer o mesmo k elogias na renault e bmw? Lá está, tem de haver fórmulas novas! Ficava muito decepcionado se todas as versões do civic fossem como o sedan...

[/blue]o que a honda anda a fazer é um pouco diferente do que a renault e a bm já fizeram.
Enquanto a renault e a bmw assentam os seus principios estéticos em novas modelações de superficie, o civic aposta mais na ousadia de alguns elementos estéticos, onde a frente é a sua melhor expressão e o recurso a elementos triangulares uma temática recorrente. por isso é que acho que foi demasiado estilizado. Agarravam-se áquela frente com apenas uma faixa constituida pelos faróis e baixavam um pouco o nivel decorativo do resto do carro e teriam algo bem mais sólido.
[/blue]

Para mim, o prob do serie 6 é a traseira, em que eles queriam à força toda fazer alguma coisa diferente e fizeram aquela *****

O problema dos BMW é mais de proporção do que de conceito estético. A linguagem estética não me choca, mas nas proporções ainda há muito por fazer.

O 1 é tremendamente desproporcionado. o 3 E90 é um vendido, nem é carne nem é peixe, nem tem a harmonia de um E46, nem a ousadia de um 5 E60. O 6 como o crash diz e bem, é um gordo, inchado. O 7 não tem a elegancia e a "leveza" do anterior, e o restyling se o tornou mais digerível, trouxe-lhe também uma salada de formas nada positiva. O aspecto pesadão não lhe fica nada bem.

O 5, esse sim, acertou em cheio. Elegante, proporciondado, ousado...

X3 aberrante...

Z4 complicado...

Voltar
Superior