Estilos & Traços

paulinhu, pronto n discuto mais, são gostos! ;)

Mas, a sério, o 306 vá lá, mas o xsara foi dos modelos mais desinteressantes k já vi da citroen!

Este tópico está a evoluir de uma forma porreira.

O Brera é um dos melhores exemplos do que não se deve fazer.
Pegar num concept espectacular e com uma arquitectura especifica (motor longitudinal à frente e RWD) e adaptar a sua estética a um motor tranversal à frente com FWD, seria óbvio que teria que sair uma trampa.

Apesar disso, e quando visto de certos ângulos, o brera de produção até resulta muito bem, mas as proporções, que desgraça.

Seria um designer mais feliz se tivessem pegado na base que vai dar origem ao limitado e a meu ver demasiado retro 8c, e tivessem feito um Brera como deve ser. Com tudo no sitio como no concept e fazer dele um verdadeiro sports/driver's car. O estilo shooting break do concept está fenomenal, e quando aplicado ao carro de produção é simplesmente mediocre.

Já que iam usar a base 159, deveriam ter começado do zero e criar um desenho que resultasse bem tendo em conta o layout do carro, que é um tudo à frente. Tal como o GTV, que consegue ser diferente e a transbordar de personalidade, apesar de usar uma base Tipo, mas com um desenho criado, tendo em conta essa base, resultando em algo bem mais harmonioso.

O Skoda Roomster, caso não tivesse visto o concept, diria que está brilhante. No entanto existe o concept e na adaptação à produção, perdeu-se qualquer coisa pelo caminho, mas não muito. Não deixa de ser algo refrescante nos mini-mpv. A nivel de desenho uma proposta deveras interessante e dentro do grupo VW, é para mim a única que tem verdadeiramente a cabeça no sitio.

Falaram aí no novo Passat, e considero-o um retrocesso ao já de si excessivamente decorado predecessor.
O problema é que neste até as proporções falham. Tem aquele hediondo espelho frontal á frente, e tentam dar ares de inovação com o recorte dos faróis e farolins. No entanto, os farolins não deixam de parecer elementos comprados numa qualquer loja tuning. é pena que o passat tenha se desviado tanto do conceito original.
Mesmo formas simples e depuradas, podem ser compativeis com estilo inovador e belo. Mas eles tinham que ir pelo caminho do adorno fácil e da poluição visual.

O 207 é também uma desilusão. Depois do italianamente desenhado 205, e do harmonioso e interessante desenho do 206, o 207 aderiu também à causa do "LOOK AT ME".
Uma mega boca, uns faróis realmente enormes (70cm) não ajudam.
É certo que chamam a atenção e dá-lhe uma agressividade acrescida, juntamento com aquelas cavas de rodas, mas é daquelas coisas que corre o risco de cansar rapidamente. Algumas partes acabam por estar desproporcionais em conjunto com outros elementos, dependendo do ponto de vista.
Basta ver o carro de frente a 3/4 para perceber que os faróis são demasiado grandes, comparando-os com as rodas, por exemplo.

O civic a meu ver, tem um excelente conceito mas foi exagerado com demasiados pormenores.
Sejam decorativos, seja a modelação da traseira. Um carro que precisava de um toque italiano de bom gosto.
Devia ter seguido uma linha mais depurada como aconteceu com o Focus I, que estreava o New Edge Design.

Já falaram aqui no multipla, e neste caso há que separar as águas. Design classifica-se como bom e mau, e nesse aspecto é mutio bom, servindo de excelente carro familiar.
Mas o desenho, a aparência, a estética demasiado alternativa, condenaram-no. Só esperemos que a Fiat evolua o conceito 3+3 e 4m de comprimento, mas com outro tipo de roupagens.

Eu adoro o flame surfacing dos BM, mas como já referi antes, necessitam de uma evolução acrescentando aquele ingrediente que falta à geração actual... elegância.
O Z4 resultou muito bem, mas o problema está mais nos sedan. O 3 é uma treta. Não quiseram perder vendas, não arriscaram e surge uma mesclagem de bangle com algo mais tradicional, tornando-se em algo estranho.

Em jeito de conclusão...
Para haver evolução, alguém tem de arriscar fórmulas novas. por vezes resultam, por vezes não.
Agradeço à Renault e à BMW por estarem a esticar a corda.
Existe mais diversidade graças a estas duas marcas. AS pessoas estão mais abertas a novas orientações estilisticas, e a mais ousadia.
E tal como um culto, algumas destas novas ideias irão tornar-se religião. E tornar-se-ão futuras referências para futuros designers.
Por isso é que não sou muito de retro-design. Já que não passam de aplicação directa ou quase directa de conceitos quen foram inovadores há 30 ou 40 anos.
Se todos abraçassemos a causa retro, daqui a 30 ou 40 anos quando alguém fosse buscar inspiração ao passado e tropeçasse nesta década que vivemos não iria encontrar nada de nada. Porque as verdadeiras referências estariam bem mais para trás.

Felizmente encontramos inovadores, que não têm medo de arriscar e conseguem o apoio dos big boss como o Bangle ou o LeQuement. Ou então alternativos como o Giugiaro que conseguem convencer a industria de que as soluções dele são o caminho a seguir.

citação:Originalmente colocada por eser

honda-civic-s3b.jpg

Olhem me para esta traseira.

Desde os farois salientes, aos escapes, é tudo uma diarreia estetica...
[:o)]

Eh pá, bom (e grande) depoimento!

citação:Originalmente colocada por c r a s h

Falaram aí no novo Passat, e considero-o um retrocesso ao já de si excessivamente decorado predecessor.
O problema é que neste até as proporções falham. Tem aquele hediondo espelho frontal á frente, e tentam dar ares de inovação com o recorte dos faróis e farolins. No entanto, os farolins não deixam de parecer elementos comprados numa qualquer loja tuning. é pena que o passat tenha se desviado tanto do conceito original.
Mesmo formas simples e depuradas, podem ser compativeis com estilo inovador e belo. Mas eles tinham que ir pelo caminho do adorno fácil e da poluição visual.

Mas onde é k estão as linhas assim tão complicadas do passat? Eu acho que segue as mesmas linhas básicas de sempre, pelo menos mais k qualquer outro do segmento!

citação:O 207 é também uma desilusão. Depois do italianamente desenhado 205, e do harmonioso e interessante desenho do 206, o 207 aderiu também à causa do "LOOK AT ME".
Uma mega boca, uns faróis realmente enormes (70cm) não ajudam.
É certo que chamam a atenção e dá-lhe uma agressividade acrescida, juntamento com aquelas cavas de rodas, mas é daquelas coisas que corre o risco de cansar rapidamente. Algumas partes acabam por estar desproporcionais em conjunto com outros elementos, dependendo do ponto de vista.
Basta ver o carro de frente a 3/4 para perceber que os faróis são demasiado grandes, comparando-os com as rodas, por exemplo.

Já reparaste k isso está a acontecer com todos os novos modelos do segmento B? Acho k é uma tentativa de criar uma ilusão de óptica para o carro parecer maior... mas depois têm faróis até ao pára-brisas...

citação:Eu adoro o flame surfacing dos BM, mas como já referi antes, necessitam de uma evolução acrescentando aquele ingrediente que falta à geração actual... elegância.
O Z4 resultou muito bem, mas o problema está mais nos sedan. O 3 é uma treta. Não quiseram perder vendas, não arriscaram e surge uma mesclagem de bangle com algo mais tradicional, tornando-se em algo estranho.

Pois, no série 3 é notória essa preocupação de não chocar e, no meio da inovação, tornou-se inferior às expectativas! Não achas k o 5 tá muito bem? E o 6 tb...

citação:O civic a meu ver, tem um excelente conceito mas foi exagerado com demasiados pormenores.
Sejam decorativos, seja a modelação da traseira. Um carro que precisava de um toque italiano de bom gosto.
Devia ter seguido uma linha mais depurada como aconteceu com o Focus I, que estreava o New Edge Design.

Em jeito de conclusão...
Para haver evolução, alguém tem de arriscar fórmulas novas. por vezes resultam, por vezes não.
Agradeço à Renault e à BMW por estarem a esticar a corda.
Existe mais diversidade graças a estas duas marcas. AS pessoas estão mais abertas a novas orientações estilisticas, e a mais ousadia.
E tal como um culto, algumas destas novas ideias irão tornar-se religião. E tornar-se-ão futuras referências para futuros designers.
Por isso é que não sou muito de retro-design. Já que não passam de aplicação directa ou quase directa de conceitos quen foram inovadores há 30 ou 40 anos.
Se todos abraçassemos a causa retro, daqui a 30 ou 40 anos quando alguém fosse buscar inspiração ao passado e tropeçasse nesta década que vivemos não iria encontrar nada de nada. Porque as verdadeiras referências estariam bem mais para trás.

Felizmente encontramos inovadores, que não têm medo de arriscar e conseguem o apoio dos big boss como o Bangle ou o LeQuement. Ou então alternativos como o Giugiaro que conseguem convencer a industria de que as soluções dele são o caminho a seguir.

Mas será k a honda não está a fazer o mesmo k elogias na renault e bmw? Lá está, tem de haver fórmulas novas! Ficava muito decepcionado se todas as versões do civic fossem como o sedan...

Verdadeiramente intemporal: Porsche 911 !

Gosto de carros com design simples e "clean", sem grandes invenções.

Em termos de design somente, dos carros que actualmente estão no mercado, aqueles que mais me cativam são:

- Audi A3 Sportback
- Audi A6
- BMW Z4 (OK, este não tem linhas muito simples, mas é lindo!)
- Alfa 159
- EOS
- Golf V (embora gostasse mais do IV)
- Mercedes Classe B (pode não ser grande produto, mas acho q, dentro do seu conceito, está muito bem conseguido em termos de design)

citação:Originalmente colocada por MLK

F@sga-se quem vem a este forum deve pensar que somos todos ricos.

Enfim...[:o)]
Pelo menos em cultura uns somos mais ricos que os outros[8][8][8]

citação:Originalmente colocada por c r a s h

O Brera é um dos melhores exemplos do que não se deve fazer.

Pegar num concept espectacular e com uma arquitectura especifica (motor longitudinal à frente e RWD) e adaptar a sua estética a um motor tranversal à frente com FWD, seria óbvio que teria que sair uma trampa.

Apesar disso, e quando visto de certos ângulos, o brera de produção até resulta muito bem, mas as proporções, que desgraça.

Seria um designer mais feliz se tivessem pegado na base que vai dar origem ao limitado e a meu ver demasiado retro 8c, e tivessem feito um Brera como deve ser. Com tudo no sitio como no concept e fazer dele um verdadeiro sports/driver's car. O estilo shooting break do concept está fenomenal, e quando aplicado ao carro de produção é simplesmente mediocre.

Já que iam usar a base 159, deveriam ter começado do zero e criar um desenho que resultasse bem tendo em conta o layout do carro, que é um tudo à frente. Tal como o GTV, que consegue ser diferente e a transbordar de personalidade, apesar de usar uma base Tipo, mas com um desenho criado, tendo em conta essa base, resultando em algo bem mais harmonioso.

Acho q dizer isso nesses modos n é correcto...td bem mas é simplesmente a tua opinião...n venhas tentar ensinar, quem ja ha mtos anos nos vem ensinando;)
O carro está "diferente" do q é habitual, ou do q vcs estariam a espera, mas pah...agora fazer disso um defeito, foi a opção da marca, aqui so entra o "gosto" "n gosto" , agora dizer q eles deviam ter feito assim...ou doutra maneira, eles la sabem os pqs dessas opções, o mercado/cliente alvo etc etc etc
Coisa q tu de fonte deles n sabes certamente...so podes apenas especular olhando para o carro...acção essa q n é conclusiva de forma alguma.

Cumps;)

citação:Originalmente colocada por Chewbacca

paulinhu, pronto n discuto mais, são gostos! ;)

Mas, a sério, o 306 vá lá, mas o xsara foi dos modelos mais desinteressantes k já vi da citroen!
Pois exacto são gostos :).. não se trata de discutir.. trata-se de trocar opiniões [:p]... mas o Xsara é lindooo.. :D.. claro que quem gosta do estilo VAG , não gosta do estilo Citro e vice-versa... (klaro que vai já aparecer pessoal a dizer que gosta dos 2 [:p] ).. Cumps Citro4EVER

Quando é que voces metem na cabeça que o design, o conceito de harmonia, de fluides, etc...NAO SAO SUBJECTIVOS!!!!

Um Carro, tem diversas proporçoes que TEM que respeitar, a nao ser que inove completamente e reinvente os padroes que regem o design desde os egipcio e até antes....

O Brera e exactamente o exemplo do que nao se deve fazer!!! e porque, se o resultado final é tao bonito(sim eu tambem acho)??

Porque a base era PERFEITA, as porporçoes estavam todas respeitadas, etc...era muito dificil estragá-la, mas que está OBJECTIVAMENTE pior, está

e agora 2 exemplos de como a estetica nao é assim tao subjectiva:

dsc02656.jpg

dsc02644.jpg

Em 4 paginas ninguem diz bem destes carros...Porque nao ha harmonia, nas linhas, nos traços ou nas cores, as linhas nao sao fluidas, etc...

citação:Originalmente colocada por eser

Quando é que voces metem na cabeça que o design, o conceito de harmonia, de fluides, etc...NAO SAO SUBJECTIVOS!!!!

Agora é que bateste na tecla!
De facto, há que diferenciar estética de design. Podemos ter um carro que achemos giro ou lindo e no entanto este não ser um desenho dos melhores...
Por exemplo: eu sou dos que acha o Xsara e o C5 um carro bonito. Porém, não é o meu Citroënismo latente que me impede de ver que como exemplo de design, estas duas berlinas não são mesmo nada interessantes. E realço: adoro ambos!
Um exemplo em sentido contrário: o do Fiat Multipla 1999. Acho-o horrendo, e isso é apenas uma opinião pessoal mas que sei compartilhada por muitos de vós. Agora uma coisa é certa: é uma grande obra do design, ao reiventar traços e soluções para o conceito do pequeno monovolume. O futuro o dirá, mas creio que este patinho-feio que tem sido um fiasco comercial será certamente relembrado daqui a uns valentes anos...

Pá, vocês têm que compreender que o Brera não era um projecto da Alfa Romeo. Era um projecto exclusivo do Giugiaro, que a Alfa Romeo achou que podia comprar para substituir o GTV, e portanto contratou-lhe os serviços. Aproveitou também para introduzir Giugiaro no projecto do sucessor do 156 que já se encontrava muito avançado, para introduzir a nova frente derivada do Brera e afins.

Logo à partida por ser o sucessor do GTV esqueçam a base técnica que Giugiaro imaginou... ficou apenas a parte do estilo.
Para além dos motores/transmissões há muito previstos para este carro, havia também a caríssima nova plataforma cujo custo tinha que se amortizar utilizando-a em mais carros do que o 159. Antes isso do que falir!

Admito que pode não ser bem adaptar o estilo de um protótipo a um carro de produção que tem diversas limitações, mas antes saia algo parecido para a rua que os mortais possam comprar, do que umas linhas daquelas ficarem presas num protótipo para a posteridade!

citação:Originalmente colocada por jts

Pá, vocês têm que compreender que o Brera não era um projecto da Alfa Romeo. Era um projecto exclusivo do Giugiaro, que a Alfa Romeo achou que podia comprar para substituir o GTV, e portanto contratou-lhe os serviços. Aproveitou também para introduzir Giugiaro no projecto do sucessor do 156 que já se encontrava muito avançado, para introduzir a nova frente derivada do Brera e afins.

Logo à partida por ser o sucessor do GTV esqueçam a base técnica que Giugiaro imaginou... ficou apenas a parte do estilo.
Para além dos motores/transmissões há muito previstos para este carro, havia também a caríssima nova plataforma cujo custo tinha que se amortizar utilizando-a em mais carros do que o 159. Antes isso do que falir!

Admito que pode não ser bem adaptar o estilo de um protótipo a um carro de produção que tem diversas limitações, mas antes saia algo parecido para a rua que os mortais possam comprar, do que umas linhas daquelas ficarem presas num protótipo para a posteridade!
CLARO!
Eu acho o brera lindo, mas sei ver os seus defeitos e sei, desde o principio quais foram os limites ao seu desenho.

Isso tambem aconteceu noutros carros, por exemplo o o slr concept

Voltar
Superior