Não, o processo de fermentação não retira a lactose, o que faz é, como tem bactérias (
lactobacillus) as mesmas digerem parcialmente o açúcar do leite e por isso a digestão da mesmo fica mais fácil.
Repara, se tu não tens intolerância a lactose desde que não consumas em excesso produtos lácteos e derivados (mas pelo o teu post parece-me que até consomes em demasia) podes continuar a beber leite tradicional. O leite sem lactose continua a ter açucares presentes torna-se ideal
é para os que são intolerantes à lactose e querem continuar a beber leite mas de forma mais cara.
Relativamente ao valor nutricional do leite facilmente é superado por outros alimentos, proteínas tens ovos, claras de ovos, carne, peixe. Vitaminas e minerais meus amigos eu sei que a maioria não gosta mas não há nada mais funcional que os vegetais.
Eu todos os dias consumo 200g de brócolo. [

]
Quanto ao suplementos não precisas deles para "nada" o que quis dizer é que para ingerires as proteínas do leite sem elevadas quantidades de lactose, com menos gordura, com rácio de proteína muito superior (75-90%) e uma biodisponibilidade maior tens os suplementos que referi, aqui pouco importa se são suplementos ou alimentos o que importa é que uma dose de Whey é em tudo superior ao Leite. Mas volto a referir tens excelentes alternativas em alimentos, foi apenas mais uma opção dentro de muitas que existem.