Ensino

Ensino

• Muito mau

Votos: 71 55,5%
  • Mau

Votos: 41 32,0%
  • Satisfatório

Votos: 12 9,4%
  • Bom

Votos: 2 1,6%
  • Muito bom

Votos: 2 1,6%

• Total de eleitores
    128
  • Esta sondagem será encerrada: .
Olha que não.

A maioria dos médicos segue a via clínica e não a investigação pura e exclusiva. Logo, o seu desempenho exigirá, para além das competências específicas, um conjunto mais amplo de capacidades que lhes permitam lidar de forma capaz com pessoas e situações muito diversificadas.

Já agora tenta perceber quem foi Norberto Teixeira Santos e talvez mudes de opinião...

Sim... completamente certo.
Aliás, é preciso saber fazer cambalhotas e pinos num bloco operatório para salvar a vida de um doente!![;)]

Continuem com esse pensamento que vão no caminho mais correcto!![;)][;)]

Sim... completamente certo.
Aliás, é preciso saber fazer cambalhotas e pinos num bloco operatório para salvar a vida de um doente!![;)]

Continuem com esse pensamento que vão no caminho mais correcto!![;)][;)]

Enquanto continuares a usar esse tom despropositadamente irónico para esconder a ausência de argumentação não merece a pena responder.
Tanto mais que acredito que alguém com formação superior numa área exigente tem capacidade argumentativa.
Fica bem, Miguel.

Olha que não.

A maioria dos médicos segue a via clínica e não a investigação pura e exclusiva. Logo, o seu desempenho exigirá, para além das competências específicas, um conjunto mais amplo de capacidades que lhes permitam lidar de forma capaz com pessoas e situações muito diversificadas.

Já agora tenta perceber quem foi Norberto Teixeira Santos e talvez mudes de opinião...

Desculpem o Off topic: O Norberto foi o meu pediatra era amigo pessoal meu e dos meus pais desde os tempos de Moçambique, frequentei muito a casa dele aqui no Porto. Hoje em dia continuo a manter contacto com a sua mulher e alguns dos seus filhos... Era uma excelente pessoa, embora tivesse aquele ar de "mau" e era o maior "gozão" que eu já conheci... profissionalmente era unanimemente considerado pelos seus pares comos um dos melhores...

Enquanto continuares a usar esse tom despropositadamente irónico para esconder a ausência de argumentação não merece a pena responder.
Tanto mais que acredito que alguém com formação superior numa área exigente tem capacidade argumentativa.
Fica bem, Miguel.

Sabe porque é que não me dá uma resposta? Porque, simplesmente, não a tem.

Mas ok... Eu vou reformular:
Será que um médico precisará de a utilização de práticas aprendidas nas aulas de EF para desempenhar um trabalho melhor?

Será que um médico precisará de a utilização de práticas aprendidas nas aulas de EF para desempenhar um trabalho melhor?

Não, não tem. No entanto, qual é o mal de ter essa disciplina?

O mal não está em ter... Está em contabilizar para a nota, isso sim.

Não, não tem. No entanto, qual é o mal de ter essa disciplina?

O mal não está em ter... Está em contabilizar para a nota, isso sim.

Eu também nunca disse que o bom era não ter EF.
Aliás, se fores ler alguns posts atrás, verás que disse que concordava com a existência da disciplina para motivar os alunos para a prática do desporto.

Não há mal nenhum. Aliás, até se diz que o saber não ocupa lugar. E, quanto maior a habilidade do corpo melhor![;)]

Por esse prisma, não precisamos quase de nenhuma disciplina. Se a disciplina faz parte do currículo, quem quer ter boa média, tem que se bater por ela. E hoje em dia a Educação Fisica vai mais além do que fazer a cambalhota à rectaguarda ou manchete no vólei.

Por esse prisma, não precisamos quase de nenhuma disciplina. Se a disciplina faz parte do currículo, quem quer ter boa média, tem que se bater por ela. E hoje em dia a Educação Fisica vai mais além do que fazer a cambalhota à rectaguarda ou manchete no vólei.

Caso não saibas, quando se ingressa para o ensino secundário escolhe-se uma área que contém as disciplinas que são NECESSÁRIAS para o futuro desse aluno.
É claro que o aluno escolhe a área que mais gosta...

Um aluno que ande num curso de ciências e tecnologicas não tem, à partida, objectivo em ingressar para a universidade?

Se o objectivo, no seu ponto de vista, é tirar o 12º ano... Meu caro: Existem muitos cursos profissionais e bem mais focalizados para o mundo de trabalho que um curso de ciências.

E já agora... Que experiência ou noção de trabalho tem um aluno que acaba o 12º num curso de ciências? Zero.

Muitos cursos universitários começam no secundário...

Diga-me lá: percebeu alguma coisa do que escrevi? Porventura terei afirmado que o Ensino Secundário pretendia preparar os alunos para o mercado de trabalho?

Agora, ao contrário do que muito imberbe para aqui tem vindo a dizer, o objectivo do Secundário não é unicamente a entrada no Ensino Superior. Quem o afirma tem uma concepção muito limitada do que é aprendizagem e formação. Reduzir três anos que devem ser exigentes (e ser exigente é não pregar pela inexistência de negativas numa disciplina que se considera menos importante) a um mero passo na direcção do Superior é não perceber nada do que é uma Escola. É não perceber o significado de Ensino, que é, afinal, o título deste tópico...

Sabem, o problema de fundo que emerge desta discussão é um problema cultural. Puro e simples. Há quem perceba que a formação de um indivíduo passa por objectivos menos imediatos do que a simples entrada no curso desejado. Outros não. Perdoem-me por preferir encontrar como médico, professor, político ou outra coisa qualquer, alguém que pertença ao primeiro grupo.

Eu também nunca disse que o bom era não ter EF.
Aliás, se fores ler alguns posts atrás, verás que disse que concordava com a existência da disciplina para motivar os alunos para a prática do desporto.

Não há mal nenhum. Aliás, até se diz que o saber não ocupa lugar. E, quanto maior a habilidade do corpo melhor![;)]

Para ti esta é a única utilidade da EF?

Caso não saibas, quando se ingressa para o ensino secundário escolhe-se uma área que contém as disciplinas que são NECESSÁRIAS para o futuro desse aluno.
É claro que o aluno escolhe a área que mais gosta...

Caso não saibas também sou teu colega de profissão. Olha, eu andei em Humanidades e tive Português, Inglês, Latim, Filosofia, Geografia, Métodos Quantitativos, Técnicas de Tradução de Inglês e Educação Física.

Na altura em que concluí o secundário, a Educação Física não contava para a média. Significava que o programa era para enfeitar e o fazer e não fazer aula era consoante a direcção do vento.

Não podes entrar pela utilidade das disciplinas na tua futura profissão. No mínimo, ajudam-te a ser um cidadão mais consciente e formado.

Então para que raio precisa um futuro engenheiro civil ou mecânico da disciplina de Filosofia? E a Biologia?

Diga-me lá: percebeu alguma coisa do que escrevi? Porventura terei afirmado que o Ensino Secundário pretendia preparar os alunos para o mercado de trabalho?

Agora, ao contrário do que muito imberbe para aqui tem vindo a dizer, o objectivo do Secundário não é unicamente a entrada no Ensino Superior. Quem o afirma tem uma concepção muito limitada do que é aprendizagem e formação. Reduzir três anos que devem ser exigentes (e ser exigente é não pregar pela inexistência de negativas numa disciplina que se considera menos importante) a um mero passo na direcção do Superior é não perceber nada do que é uma Escola. É não perceber o significado de Ensino, que é, afinal, o título deste tópico...

Sabem, o problema de fundo que emerge desta discussão é um problema cultural. Puro e simples. Há quem perceba que a formação de um indivíduo passa por objectivos menos imediatos do que a simples entrada no curso desejado. Outros não. Perdoem-me por preferir encontrar como médico, professor, político ou outra coisa qualquer, alguém que pertença ao primeiro grupo.

Então o ensino secundário propriamente dito ( excluimos cursos tecnológicos e profissionais e CET's e isso tudo) é preparar pra que????

Tem noção que a matemática de 12º ano é fundamental para o ensino universitário, como deve saber o ensino secundário não é obrigatório, logo quem lá anda é porque quer tentar tirar um curso numa faculdade.

Agora que me diga que muitos andam lá a pastar e só querem o 12º ano isso é outra coisa, mas pra esses casos existem os cursos profissionais.

cumprimentos

Na altura em que concluí o secundário, a Educação Física não contava para a média. Significava que o programa era para enfeitar e o fazer e não fazer aula era consoante a direcção do vento. Talvez servisse para te fazer praticar desporto não??? Ou gostaria de ter má nota e ficar um ano a melhor a nota de EF?? Se eras bom a EF, talvez pensar naqueles alunos que não o são porque não podem...

Não podes entrar pela utilidade das disciplinas na tua futura profissão. No mínimo, ajudam-te a ser um cidadão mais consciente e formado. Sim... ficar um ano a repetir EF ajuda bastante para nos tornarmos mais conscientes e formados... e como extra ainda ficamos traumatizados!

Então para que raio precisa um futuro engenheiro civil ou mecânico da disciplina de Filosofia? E a Biologia? Não sou eu que faço os currículos... Não me perguntes isso a mim![;)]

Tudo esclarecido??[;)]

Então o ensino secundário propriamente dito ( excluimos cursos tecnológicos e profissionais e CET's e isso tudo) é preparar pra que????

Tem noção que a matemática de 12º ano é fundamental para o ensino universitário, como deve saber o ensino secundário não é obrigatório, logo quem lá anda é porque quer tentar tirar um curso numa faculdade.

Agora que me diga que muitos andam lá a pastar e só querem o 12º ano isso é outra coisa, mas pra esses casos existem os cursos profissionais.

cumprimentos

Matemática é fundamental para tudo!! A matemática está por trás de tudo o que nos rodeia!

Agora se um aluno não quiser prosseguir estudos a partir do 12º ano, sempre pode desistir (agora quem entrou no 1º ano do básico já não tem essa possibilidade)

Diga-me lá: percebeu alguma coisa do que escrevi?Porventura terei afirmado que o Ensino Secundário pretendia preparar os alunos para o mercado de trabalho?

Agora, ao contrário do que muito imberbe para aqui tem vindo a dizer, o objectivo do Secundário não é unicamente a entrada no Ensino Superior.
Quem o afirma tem uma concepção muito limitada do que é aprendizagem e formação. Reduzir três anos que devem ser exigentes (e ser exigente é não pregar pela inexistência de negativas numa disciplina que se considera menos importante) a um mero passo na direcção do Superior é não perceber nada do que é uma Escola. É não perceber o significado de Ensino, que é, afinal, o título deste tópico...

Se o curso desajado de fulano X for entrar para medicina, e atendendo ao país em que estamos, esse fulano tem de se esforçar bastante para tirar médias altas.

Vai-me dizer que essas pessoas não aprenderam nada com o secundário? Os objectivos do secundário nessa pessoa não foram concretizados?

Tudo esclarecido??[;)]

Acho que apenas estás a ver as disciplinas pela mera utilidade de uma futura profissão.

Ensinar não é nem nunca será isso. É muito mais que despejar matéria num exame para entrares em curso x ou y.

E quanto a ficar traumatizado, no nosso País não faltam alunos "traumatizados" por não conseguirem tirar a nota desejada a determinada disciplina.

Todos conhecemos alunos que não entraram em Direito porque a nota da disciplina de História foi fraca. E traumatizados a Matemática? Há tantos... Na maioria das vezes, o fecho da porta de determinado curso é a abertura de outros cursos e de novos horizontes. É assim a vida e continuará a ser sempre assim.

Isso é uma parvoíce. Sugeria-lhe que lesse alguma coisa sobre os curricula do Secundário para perceber melhor o que se faz e para que se faz.

Em alternativa, pode ler, de novo, tudo o que escrevi até aqui. Afinal, fi-lo para explicar porque razão essa ideia é errada.

Se o curso desajado de fulano X for entrar para medicina, e atendendo ao país em que estamos, esse fulano tem de se esforçar bastante para tirar médias altas.

Vai-me dizer que essas pessoas não aprenderam nada com o secundário? Os objectivos do secundário nessa pessoa não foram concretizados?

Pois. Obviamente que NÃO digo nada disso. Quem o diz, neste tópico, é quem acha que o secundário serve apenas para uma futura entrada no superior. Como eu tenho dito exactamente o oposto, para mim, esses alunos não são os falhados que por aqui pensam que são. Agora, gostava que colocasse essas questões a quem só pensa nesse acesso...

Pois. Obviamente que NÃO digo nada disso. Quem o diz, neste tópico, é quem acha que o secundário serve apenas para uma futura entrada no superior. Como eu tenho dito exactamente o oposto, para mim, esses alunos não são os falhados que por aqui pensam que são. Agora, gostava que colocasse essas questões a quem só pensa nesse acesso...

Quem quiser responder... Está à vontade. Mas algo me diz que terá a mesma opinião que você e eu.

Voltar
Superior