Ensino Superior

citação:Originalmente colocada por GreatAsaf

Eu por ex ando em Eng. Informatica e nunca tive um exame oral.E ainda bem, porque só as apresentações de projectos e trabalhos dão trabalho que chegue...é preciso saber tudo de trás para a frente e o que cada coisa faz nos programas.

Não sei em que faculdade andas, mas na minha, tanto informatica como telecomunicações (meu curso) tem orais em praticamente todas as cadeiras do curso.

O esquema até é: trabalhos ao longo do semestre--> exame--> discussão.

E os trabalhos e exame não servem para nada a não ser dar-te acesso a discussão.

citação:Originalmente colocada por tonyV

citação:Originalmente colocada por Mendes77

Originalmente colocada por Messerschmitt

onde esta o amigo ZR?

Cada quem fala por si, eu por exemplo não relego a responsabilidade da minha saúde em mãos de estranhos, ainda mais com o mercantilismo em que a medicina esta mergulhada. Infelizmente as pessoas foram induzidas em erro, sofrem de um mal terrível: a “medico-dependencia”, será que tem cura?... recorre-se aos médicos por tudo e por nada, se a medicina funciona-se ou cumpri-se com o seu papel na haveria tantos doentes como existem. Diz-se que o conhecimento aumenta, paradoxalmente a saúde diminui, estranho! Eu até entendo, é preciso criar e manter um negocio sustentável... a propaganda tem muito a dizer...

a medicina salva vidas? sim, não tenho duvida, porem é preciso ter cuidado já que a medicina que cura e salva vidas é a mesma que aterroriza, manipula, inutiliza e mata. Só faz papel de crente quem não sabe, saúde é um assunto muito serio para ser negligenciada. A literatura medica especializada esta cheia de denuncias, alertas. Posso citar alguns livros que tenho.

Então mas afinal a culpa é dos médicos ou do pessoal que n tem mais nada que fazer do que ir aos médicos...

Em breve vou criar um novo topico para "falar" do assunto.

citação:Originalmente colocada por JoelSousa

Prestigio é ser Designer![}:)] Um gajo até pode estar a trabalhar no Mc Donalds, mas fica sempre bem e dá um certo status dizer que se é Designer! :D Revela bom gosto, e uma certa exclusividade! [}:)]

Até pq o pessoal mais básico nem sabe o que isso é e diz sempre "Isso é arquitectura, não é?" [8)][8][8][8][8]
[}:)]

(Ai mãe, porque fui eu meter-me nisto?...)

Como eu te percebo! Mas em vez de me perguntarem se é arquitectura dizem "ah.. desenho, mas que fazes da vida com isso?" :D

Mas agora relativamente ao tópico, penso que o curso que goza de maior prestígio será o de Medicina, pelas médias altas que dão aquela ideia de só entrarem mesmo as pessoas geniais (apesar de ser só uma questão de marranço e não necessariamente de vocação ou caacidade profissional) e também pela crença popular de que os médicos são verdadeiros heróis e muitas vezes tratados como tal (não desprezando o facto de salvarem vidas, estou só a falar de um facto). Não deixa de ser um curso trabalhoso e de eu admirar o "estômago" que é preciso ter, mas também não acho que seja caso para elevar os médicos ao estatuto de deuses :D
Quanto à advocacia, vim de uma família de advogados por isso não tenho essa ideia de prestígio (que acho que tem vindo a perder-se) mas mais a ideia de "já mudavam a conversa aos almoços..".
Qualquer curso tem mais ou menos responsabilidade em termos profissionais e sociais e acho perfeitamente ridiculo a história do "prestígio" tal como acho em relação aos carros [8)] mas compreendo que exista! É a minha modesta opinião ;)

Eu andei em Eng. Informática.. e olhem que é puxadito, até porque não é curso de empinanço.

É um curso em que é preciso saber (e entender) muita coisa, mas, muito mais prático que as outras engenharia. Pelo menos, em Coimbra.

Para o pessoal de Informática é normal ter 3 trabalhos para entregar por semana, juntamente com umas duas frequencias e mais 2 defesas.

Mysterious, ando em Eng.Informática ( geral, lá não existem ramificações ) no ISEP,no Porto.O esquema lá é o seguinte:

Testes e trabalhos durante o semestre->Exames no final de cada semestre

Nunca tive orais.Nunca.Apenas apresentações de trabalhos e nada mais.

E devo dizer que trabalhos lá é o que não faltam...

Assinatura.gif

Penso que Engenharia é dos cursos mais dificeis, senao o mais dificil até porque ao contrario de muitos outros cursos, nos de engenharia as disciplinas nunca facilitam em nenhum semestre de qualquer ano. Ha muitas matematicas, fisicas etc e so mesmo no ultimo ano é que existem disciplinas mais fáceis de especializaçao.

Para além disso o tipo de curso de engenharia puxa mais pela cabeça penso eu. Há um desenvolvimento enorme da matematica apreendida ate ao 12º e temos novas disciplinas relacionadas com muitos outros cursos (estou em civil e no curso ha arquitectura, economia, gestao etc). Para os engenheiros não se trata de usar o que se decorou ou o que se sabe mas sim de inventar a partir do que se apreendeu no curso.

E mesmo em termos de prestigio temos em Portugal alguns dos cursos de top de engenharia da europa e talvez do mundo.

citação:Originalmente colocada por ziNde

Penso que Engenharia é dos cursos mais dificeis, senao o mais dificil até porque ao contrario de muitos outros cursos, nos de engenharia as disciplinas nunca facilitam em nenhum semestre de qualquer ano. Ha muitas matematicas, fisicas etc e so mesmo no ultimo ano é que existem disciplinas mais fáceis de especializaçao.

Para além disso o tipo de curso de engenharia puxa mais pela cabeça penso eu. Há um desenvolvimento enorme da matematica apreendida ate ao 12º e temos novas disciplinas relacionadas com muitos outros cursos (estou em civil e no curso ha arquitectura, economia, gestao etc). Para os engenheiros não se trata de usar o que se decorou ou o que se sabe mas sim de inventar a partir do que se apreendeu no curso.

E mesmo em termos de prestigio temos em Portugal alguns dos cursos de top de engenharia da europa e talvez do mundo.

Tambem sinto isso!;)

Já agora somos colegas?

citação:Originalmente colocada por Mysterious
Engenharia não é assim, engenharia é inventar/criar o que não existe, é encontrar soluções que não se encontram nos livros, é andar a partir a cabeça durante horas (senão dias) a procura de formas de resolver uma merdinha de nada.

Quanto as orais todos os cursos tem, em engenharia até vejo pessoal (raparigas) a saírem com as lágrimas nos olhos por não aguentarem a pressão depois de 5/6/7 horas de discussão...

Quanto a quem tem mais prestígio, sem duvida medicina, é um mundo restrito em que poucos conseguem entrar e ter um tacho jeitoso...

Pois pois... mas isso é quando fores trabalhar...

E orais a engª, só em alguns casos e em algumas disciplinas...

Num curso de engenharia, pelo menos numa faculdade, eles metem-te matemáticas e algebras a dar com um pau! *****s que tens de transplantar para um modelo matemático e resolver, ciências esquisitas, e o camandro, sempre a cascar! Pouco se dá sobre o curso em si... depois nos dois últimos anos é que só dás coisas relacionadas com o curso...

Depois quando tiveres a fazeres projectos inteiros, não tens problemas nenhuns... Já te habituaste tanto, mas tanto tanto a desenrascar e a arranjar soluções para *****s que se calhar nem sabes bem o que são, que já nada é problema para ti! A sério, para um engenheiro não há problemas... há perdas de tempo... E depois, para alguns cursos, não basta só dominar uma área... é logo uma carrada de cenas completamente á parte!

No primeiro ano, apenas, no meu curso, aprende-se quase ou tanto como um prof. de mátemática + um prof. de físco-química + um prof. de disciplinas relacionas com computadores aprende na sua licenciatura! E não estou a brincar, quem tira o curso, pode mesmo dar aulas disso no secundário!

Mas ninguém imagina o que é estudar engenharia... Na minha faculdade, não tem aulas á noite, e a associação de estudantes todas as quintas custuma meter lá um sonzico, finos a 0,50€ e o pessoal vai "todo" para lá para estar um bocado... especialmente os caloiros e quem se sente mais á vontade para acabar o curso... Ao ir para lá, um conhecido meu pergunta a um amigo dele "vais ao feup café?" e o gajo responde "não, vou para uma sala de estudo, tenho de estudar."

É em medicinas e direitos que isso acontece, é...

É como dizem, há engenharias complicadas (electro, informática, fisica) e há as básicas (ambiente, gestão industrial ..) ... comparando com medicina, quais as que exigem mais trabalho? não sei, medicina dá muito trabalho e requer muito tempo de estudo ... quais as que exigem mais QI e capacidade de raciocínio? engenharias difíceis sem duvida.

Epá, engenharia é complicado mas não é um bicho de 7 cabeças. Acabei o meu curso em 6 anos e meio mas estou ciente que andei lá 2 anos a olhar para o boneco.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Epá, engenharia é complicado mas não é um bicho de 7 cabeças. Acabei o meu curso em 6 anos e meio mas estou ciente que andei lá 2 anos a olhar para o boneco.

Olhar para o boneco não. Olhar para as cartas![}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Depois de acabar uma etapa da educação tudo o que foi feito até aí parece fácil ... quantos dias e noites passaste a fazer trabalhos no di? depois das coisas feitas é que parece que já não custaram tanto.

Não confundir marrar com decorar, saber com entender. Se em engenharia ha matematicas algebra fisicas a dar com um pau, é para desenvolver a capacidade de resolver problemas não apenas matemáticos mas também profissionais e isso é algo visto em poucos cursos. Há cursos que não têm absolutamente vertente social nenhuma e os seus licenciados saem do curso sem espírito critico, criativo e por vezes com personalidades que não se adaptam à profissão. Aliás é por esse motivo que existem muitos médicos sem capacidade de interação com o paciente. As pessoas iludem-se com as médias altas e promessas de futuro enriquecedor e optam por um curso como medicina por vezes até sem possuirem potencial ou queda para aquilo.

AMGfan n sei, és da feup?

Voltar
Superior