Emigrar para o Brasil

Maceió não é uma zona isolada, o que ele quis dizer (julgo eu) é que é muito distante do Brasil desenvolvido que é no sudeste. O Nordeste é uma zona que vive muito do turismo, é o grande motor da economia local.

Maceió é uma cidade talvez com a dimensão de Lisboa, por isso pequena não é. E no Brasil tal como na Europa a questão da segurança nas grandes cidades é um problema. No sudeste do Brasil vive-se muito melhor, o desenvolvimento é maior e as oportunidades de emprego são mais e melhores.

Para quem quer levar uma vida descansada, vai para o Brasil para uma localidade pequena no nordeste monta um pequeno negócio e vive o resto da vida descansado... mas sem sonhar em entrar em altos voos.
Não modifico uma palavra da tua afirmação.

;-)

A minha opinião é que com algum esforço e contenção, também conseguimos ter boas vidas aqui em Portugal. Já dizia o Herman : O que importa não é aquilo que se ganha, mas aquilo que se gasta !

Nós cá temos bom clima, custo de vida relativamente bom se formos poupados, etc. Não há doenças nem pragas de maior, não há diamantes nem petróleo para nos roubarem, não uma ETA, não há catástrofes naturais de maior, etc.

Nós é que rapamente pensamos nestes aspectos..

Não há nada como o nosso País, a nossa Terra e a nossa Língua !

Só falta o calor humano do Brasil. [;)]

Sair por sair não vale a pena.

Se tudo correr bem, para o início do ano ingresso na faculdade. Se daqui a 6, 7 anos, recém formado, vir a arranjar um emprego na área que eu prentendo me formar aí em Portugal, não penso duas vezes.

Com 3K ou 4K (+/- 1300€ ) reais também se vive bem aqui, era um ordenado muito bom para uma pessoa solteira, podia fazer uma vida desafogada!

Engenharia Mecânica, ênfase em Engenharia Automobilística.

Vai para o R.U (é lá que o eliselotus (para quem se lembrar) estava a tirar o curso dele, que salvo erro, era virado para mecânica)

Tenho um informativo do ISEL cá em casa, que me foi enviado atenciosamente pelo companheiro Joel (Irreligious)

Por cá também se tem Engenharia Automóvel. Apenas a Pós-Graduação e uma possível moradia fixa a trabalhar é que almejo fora do Brasil.

Maceió não é uma zona isolada, o que ele quis dizer (julgo eu) é que é muito distante do Brasil desenvolvido que é no sudeste. O Nordeste é uma zona que vive muito do turismo, é o grande motor da economia local.

Maceió é uma cidade talvez com a dimensão de Lisboa, por isso pequena não é. E no Brasil tal como na Europa a questão da segurança nas grandes cidades é um problema. No sudeste do Brasil vive-se muito melhor, o desenvolvimento é maior e as oportunidades de emprego são mais e melhores.

Para quem quer levar uma vida descansada, vai para o Brasil para uma localidade pequena no nordeste monta um pequeno negócio e vive o resto da vida descansado... mas sem sonhar em entrar em altos voos.

Eu tenho formação na area de gestão empresarial com varias especializações em Petro-Quimica, gestão financeira e relações internacionais. O emprego sei que é facil pra mim lá (eu tenho um convite da PetroBras). Agora o problema para mim é não poder "gozar" a vida na plenitude pelo receio de vir a ser assaltado... eu não estou habituado a ter de me "esconder"! Na Europa eu não me sinto vigiado e pelo que me dizem lá tem de se andar sempre alerta. Pra isso prefiro ficar cá, que tambem não estou mal.

Eu tenho formação na area de gestão empresarial com varias especializações em Petro-Quimica, gestão financeira e relações internacionais. O emprego sei que é facil pra mim lá (eu tenho um convite da PetroBras). Agora o problema para mim é não poder "gozar" a vida na plenitude pelo receio de vir a ser assaltado... eu não estou habituado a ter de me "esconder"! Na Europa eu não me sinto vigiado e pelo que me dizem lá tem de se andar sempre alerta. Pra isso prefiro ficar cá, que tambem não estou mal.
Não tenhas dúvidas que não podes bobear.

Ex:
Vais para a praia e deixas as tuas coisas(toalha, chinelos, etc) na areia como normalmente farias cá, e podes ter uma desagradável surpresa.
Coisas que não têm grande valor ou importância para ti, são ouro para outros :(

As habitações no Brasil parecem prisões em PT, tudo tem muros altos, segurança 24h, rede electrificada, etc
foto38.jpg
foto39.jpg

Havia caixas ATM (Multibanco para nós) em todo o lado como cá, mas tiveram que ser colocadas em locais com segurança acrescida(câmaras, etc) porque havia/há montes de sequestros com o objectivo de te forçarem a efectuar levantamentos.

Aconselho-te a ver todos os domingos o programa "fantástico"(Globo) ou o "Domingo espectacular"(TvRecord) ficas com uma ideia de como é o BR.

http://fantastico.globo.com/
http://www.rederecord.com.br/programas/domingoespetacular/

Não tenhas dúvidas que PT é um paraíso em relação ao BR, eu jamais iria viver para o BR, já fiz lá 3 vezes férias e já chega de BR, há muita coisa melhor por esse Mundo fora, Ex: Thailândia, Malásia, etc só é pena a viagem ser muito longa e um pouco mais cara que o BR, porque o custo de vida é baixissimo, tens ilhas lindissimas, uma cultura suberba, se tivesse que escolher um pais para me reformar e relaxar, seria sem dúvida a Thailândia, e já conheço muita coisa por esse Mundo.

Pensa bem porque razão imensos brasileiros com dinheiro ficam a viver em PT :confused:

Farang, o que dizes é bem verdade mas estás á resumir-te ao que acontece nas grandes cidades.

Garanto-te que o que tu vês em Recife, Natal, Maceió, Salvador ou Fortaleza não é o mesmo que vês em Trancoso, Maragogi, Canoa Quebrada ou Jericoacoara. E falo destas para não falar do Rio ou São Paulo. O Brasil é muito grande para generalizar dessa maneira.

Da mesma maneira posso dizer que o que vês em Carcavelos não é o mesmo que vês Troia ou Almoçageme, somos um país muito mais pequeno e com realidades bem distintas.

Exacto!

Não me sinto bem em Salvador, mas em Trancoso me sinto como em casa. Aliás, passei minhas últimas férias em Arraial D'Ajuda, que é mesmo ao lado, e só me apetecia passar os dias a olhar as raparigas boazudas.

jeff, existem bases da Petrobrás em excelentes zonas do país, e Maceió não é ruim assim. Tens plataformas em Santos, refinarias em Campinas e Belo Horizonte, e por aí vai.

Farang, o que dizes é bem verdade mas estás á resumir-te ao que acontece nas grandes cidades.

Garanto-te que o que tu vês em Recife, Natal, Maceió, Salvador ou Fortaleza não é o mesmo que vês em Trancoso, Maragogi, Canoa Quebrada ou Jericoacoara. E falo destas para não falar do Rio ou São Paulo. O Brasil é muito grande para generalizar dessa maneira.

Da mesma maneira posso dizer que o que vês em Carcavelos não é o mesmo que vês Troia ou Almoçageme, somos um país muito mais pequeno e com realidades bem distintas.

Entendo bem o que os dois querem dizer, mas tou quase mesmo a tomar a decisão de não ir... Eu não quero viver confinado às areas seguras... O que foi aqui descrito era a ideia que eu tinha... Esperemos que o Brasil se torne num pais mais seguro.

Obrigado a todos.

Exacto!

Não me sinto bem em Salvador, mas em Trancoso me sinto como em casa. Aliás, passei minhas últimas férias em Arraial D'Ajuda, que é mesmo ao lado, e só me apetecia passar os dias a olhar as raparigas boazudas.

jeff, existem bases da Petrobrás em excelentes zonas do país, e Maceió não é ruim assim. Tens plataformas em Santos, refinarias em Campinas e Belo Horizonte, e por aí vai.

Em Arraial D' Ajuda está-se realmente muito bem, muito charme e muitas boazudas... mas não tão boas como as de Santa Catarina ou Rio Grande do Sul ou Paraná. E quem quer ir para a loucura total é só atravessar o rio e vai às baladas a Porto Seguro. [;)]

Em Arraial D' Ajuda está-se realmente muito bem, muito charme e muitas boazudas... mas não tão boas como as de Santa Catarina ou Rio Grande do Sul ou Paraná. E quem quer ir para a loucura total é só atravessar o rio e vai às baladas a Porto Seguro. [;)]

Só não ia a Porto Seguro por falta de carro. Minha viagem de finalistas será para lá, mas não devo ir, com muita infelicidade. [s)]

Entendo bem o que os dois querem dizer, mas tou quase mesmo a tomar a decisão de não ir... Eu não quero viver confinado às areas seguras... O que foi aqui descrito era a ideia que eu tinha... Esperemos que o Brasil se torne num pais mais seguro.

Obrigado a todos.

A minha opinião é que vale a pena ir se fores para um lugarejo montas um negócio qualquer, vives sem grandes luxos mas descançado. Ou então vais como alto quadro de uma empresa qualquer e vives à grande. No mercado Brasileiro a oferta é muita é muito grande mas a procura também é muita. Eles tem muita gente especializada em todas as áreas por isso nesse aspecto a vida lá também não é muito fácil.

Exacto!

Eu sei que Maceió ainda não esta ao nivel das grandes metropoles... mas assusta-me a ideia de não ser "livre", entendes?... Eu até devia ir de ferias lá para "sondar"... Boazudas deve ter em excesso... Eu sei que a Petrobrás tem muitas plataformas, mas o meu sector era de desenvolvimento de novos produtos lubrificantes e isso é um trabalho em varias zonas e tenho de viajar bastante.
Obrigado.

Só não ia a Porto Seguro por falta de carro. Minha viagem de finalistas será para lá, mas não devo ir, com muita infelicidade. [s)]

É mais fácil ir de balsa de Arraial para Porto Seguro do que de carro... De Balsa são 5 minutos de carro são 60 Km. (acho que é isso)

Quanto à viagem de finalistas... é realmente uma pena.

Voltar
Superior