Emigrar para o Brasil

Boas.

Sou brasileiro e talvez possa ajudá-lo.

O que tens em vista? Vens para trabalhar ou para ficares mais relaxado? Tens alguma paisagem natural que prefiras? Te consideras mais urbano ou gostas de zonas mais desabitadas?

Mas isso é tudo muito bonito de pensar, mas deixem-me colocar aqui uma duvida. Um tipo quando emigra para outro país é suposto já ter alguma coisa em vista lá no pais destino em termos de trabalho né ? (isto se entretanto não fôr enganado, como muitas historias que se ouvem por aí...). Como é que um tipo sem conhecer nada e por vezes sem mesmo falar a lingua local se consegue safar ? Partilhem as vossas experiencias e conhecimentos. Se valer a pena eu bazo daqui, mas é já ...[8b]

Eu vim para Tenerife, já com trabalho certo.

Sair do país à toa é um erro... Mesmo que se esteja mal em Portugal...

Se não falas a língua do país, ou Inglês, é mais difícil... No meu caso não há problema, porque ja dava uns toques de espanhol, e aprendi rápido, e falo bem Inglês.

E depois tens que pensar no que queres: que profissão tens; se tens formação; se no país há trabalho para pessoas com a tua profissão; quanto se ganha em média, e qual o custo de vida; se há perspectivas de evolução profissional; se tens laços familiares muito fortes (torna-se mais dificil); etc...

Sair para um país, à toa, como "indiferenciado" não é fácil... todos os países têm imensos emigrantes de países onde se ganha e se vive bem pior do que em Portugal[;)]

E depois há a questão do dinheiro. Se fores viver para uma cidade grande, e trabalhares perto, em principio não precisas de carro; se viveres e trabalhares fora de centros urbanos, pode ser preciso... Depois, tens que alugar casa, e paga caução (1 ou 2 meses); podes ter que comprar coisas para casa, podes ter que ficar uns tempos numa pensão/hotel até teres casa... enfim, tudo depende do caso em si....Podes nem precisar de muito dinheiro, mas também podes necessitar de uns euros valentes...No meu caso, gastei bastante (para mim), apesar de aqui não ganhar nada de especial...Podia ter poupado numa ou noutra coisa, mas mesmo assim....

Porque queres emigrar? O que fazes em Portugal? Ganhas abaixo da média? Que profissão tens? Idade?

Sabes que ás vezes, as pessoas ainda acreditam no "sonho Americano", mas nem sempre acontece...

Última edição:
Por isso, se queres emigrar para o Brasil garante um bom tacho por lá, porque tens duas hipóteses: ou és rico, ou és pobre.
Se fores rico, estás muito melhor que cá.
Se fores pobre, vais achar que uma vida de m.erda em Portugal é o paraíso.

sábias palavras... por isso é que só vou pro Brasil se conseguir entrar no instituto rio branco (o que é difícil pra c...)

Boas.

Sou brasileiro e talvez possa ajudá-lo.

O que tens em vista? Vens para trabalhar ou para ficares mais relaxado? Tens alguma paisagem natural que prefiras? Te consideras mais urbano ou gostas de zonas mais desabitadas?

Vou para trabalhar... pa ir de ferias nao vale a pena... curto rio de janeiro, mas tb outras cidades como porto alegre (que é uma das cidades com melhor qualidade de vida...) e outras cidades tambem. a área é psicologia.

Brasil deve ser bom para ir gozar a reforma.
Vai-se pro Nordeste onde tudo é mais barato e o clima é melhor!

Casa, carro e comida, tudo mto mais barato!

Conheço 3 tipos de emigrantes para o Brasil:

1) os fugitivos - que se voltarem vão dentro - são a maioria;
2) os p*t*nheiros - foram de férias e voltaram a Pt para se demitir do emprego, divorciarem-se da mulher tuga e regressar para um amor e uma cabana numa praia deserta;
3) os quadros de grandes empresas, que foram ganhar pipalhões como administradores e directores-gerais.

Os primeiros, não tiveram outra solução.
Os segundos, acabam por voltar com uma mão à frente e outra atrás, embarcando de seguida para Angola.
Os terceiros, estão à grande.

Por isso, se queres emigrar para o Brasil garante um bom tacho por lá, porque tens duas hipóteses: ou és rico, ou és pobre.
Se fores rico, estás muito melhor que cá.
Se fores pobre, vais achar que uma vida de m.erda em Portugal é o paraíso.

Nem sempre é assim, ou tens vários quadros nacionais próximos de ti para te dar apoio ou terás problemas.
Tenho uma colega que foi gerir uma subholding para o brasil e não foi pêra doce. Só aguentou 1 ano e veio embora, apesar de ganhar quase o dobro do que ganhava em Portugal.
Pelo que ela disse, o que a fez abandonar o cargo foi o seu grande problema em conseguir fazer com que as pessoas trabalhassem eficazmente.
Para fazer algo que aqui normalmente se faz em 30 minutos os brasileiros, seus funcionários, demoravam meio-dia.

Conheço um que disse que ia ao Brasil com a desculpa que ia arranjar os dentes mais barato e voltou 3 anos depois...a mulher dele nunca soube o que se passou neste 3 anos[:D] [:D] [:D]

Vou para trabalhar... pa ir de ferias nao vale a pena... curto rio de janeiro, mas tb outras cidades como porto alegre (que é uma das cidades com melhor qualidade de vida...) e outras cidades tambem. a área é psicologia.
Se não tiveres já uma vaga reservada, é algo um cadito arriscado, pois o mercado de psicólogos está completamente saturado por essas bandas.

GTS_M5, que rendimento anual se tem de ter ai para se viver bem? Isto é, sem ser como um rico que tem tudo, mas uma vida razoavelmente boa. Eu nunca fui ao Brasil, mas uma das minhas melhores amigas que estudou comigo anda sempre a convidar pra ir viver pra Maceio, Alagoas... Que achas dessa zona? Crime? Qualidade de vida?

Obrigado. Um abraço.

Eu vou trabalhar para o Brasil.
Em principio devo ir no próximo mês...

GTS M5 depois vou precisar da tua ajuda :)
Estamos sempre aqui. Se quiseres número do telemóvel, tens as PM's.

jeff, vive-se muito bem mesmo com 3 a 4 mil reais por mês, se fores solteiro.

Maceió é uma boa zona, mas está numa região de muita probreza nas zonas próximas, com política beeeeem suja, e um cadito distante da região sudeste.

É uma bela cidade, estive lá há muito tempo, embora ainda me lembre. Foram 2 dias de viagem de carro para chegar até lá. Mas acho que se quiseres morar em algo do gênero, recomendo Recife. É um pouco mais inseguro, mas a cidade é apaixonante, e mais desenvolvida.

Estamos sempre aqui. Se quiseres número do telemóvel, tens as PM's.

jeff, vive-se muito bem mesmo com 3 a 4 mil reais por mês, se fores solteiro.

Maceió é uma boa zona, mas está numa região de muita probreza nas zonas próximas, com política beeeeem suja, e um cadito distante da região sudeste.

É uma bela cidade, estive lá há muito tempo, embora ainda me lembre. Foram 2 dias de viagem de carro para chegar até lá. Mas acho que se quiseres morar em algo do gênero, recomendo Recife. É um pouco mais inseguro, mas a cidade é apaixonante, e mais desenvolvida.

Nem imaginava que era assim uma zona tão isolada... pensava que era uma zona desenvolvida e com praias paradisiacas... O que me foi dito é que é uma zona com um forte desenvolvimento turistico e com boas possibilidades de negocio.
Ja agora vc acha que um procurador de justiça de Maceio me pode arranjar um bom emprego? É que o Pai da minha amiga é isso que faz... e ele está sempre a dizer pra eu ir para lá que me arranja um emprego bom.
Eu tenho é muito receio da criminalidade e da perda de liberdade... Uma pessoa poder ter e não poder usar pra mim é muito mau... A minha amiga acha normal não se poder atender um "celular" na rua para não ser roubado... Chama a isso bobear...
A minha liberdade não tem preço e se for esse o preço a pagar prefiro não ir.

Obrigado pela ajuda.

Nem imaginava que era assim uma zona tão isolada... pensava que era uma zona desenvolvida e com praias paradisiacas... O que me foi dito é que é uma zona com um forte desenvolvimento turistico e com boas possibilidades de negocio.
Ja agora vc acha que um procurador de justiça de Maceio me pode arranjar um bom emprego? É que o Pai da minha amiga é isso que faz... e ele está sempre a dizer pra eu ir para lá que me arranja um emprego bom.
Eu tenho é muito receio da criminalidade e da perda de liberdade... Uma pessoa poder ter e não poder usar pra mim é muito mau... A minha amiga acha normal não se poder atender um "celular" na rua para não ser roubado... Chama a isso bobear...

Obrigado pela ajuda.
Isso depende, é algo muito relativo. Minha zona é tranquila, entretanto um grande amigo foi assaltado ontem num bairro de boas casas, e eu estava a dormir na casa de um amigo a 100 metros dali com as portas da residência destrancadas.

Fazendo uma análise crítica, creio que meu bairro seja tão tranquilo como ter uma vivenda no interior do teu país, embora cá na região sejam 3 cidades coladas com 400.000 habitantes.

Sobre o emprego, qual é a tua formação. Hoje em dia, cá no Brasil, uma graduação de direito é tão banal que já não vale de nada.

Maceió é sim um zona de belíssimas praias. Para teres uma boa noção do seu conhecimento geográfico, procure em mapas a posição da cidade e compare com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. De Maceió a Belo Horizonte, são 3 horas de avião non-stop, se bem me lembro.

Qualquer coisa, tens meu MSN a disposição

Última edição:

Obrigado pela ajuda.

Maceió não é uma zona isolada, o que ele quis dizer (julgo eu) é que é muito distante do Brasil desenvolvido que é no sudeste. O Nordeste é uma zona que vive muito do turismo, é o grande motor da economia local.

Maceió é uma cidade talvez com a dimensão de Lisboa, por isso pequena não é. E no Brasil tal como na Europa a questão da segurança nas grandes cidades é um problema. No sudeste do Brasil vive-se muito melhor, o desenvolvimento é maior e as oportunidades de emprego são mais e melhores.

Para quem quer levar uma vida descansada, vai para o Brasil para uma localidade pequena no nordeste monta um pequeno negócio e vive o resto da vida descansado... mas sem sonhar em entrar em altos voos.

A minha opinião é que com algum esforço e contenção, também conseguimos ter boas vidas aqui em Portugal. Já dizia o Herman : O que importa não é aquilo que se ganha, mas aquilo que se gasta !

Nós cá temos bom clima, custo de vida relativamente bom se formos poupados, etc. Não há doenças nem pragas de maior, não há diamantes nem petróleo para nos roubarem, não há uma ETA, não há catástrofes naturais de maior, etc.

Nós é que raramente pensamos nestes aspectos..

Não há nada como o nosso País, a nossa Terra e a nossa Língua !

Última edição:
Voltar
Superior