ASAS
New member
Nós somos um espaço económico EUROPEU. A Economia é GLOBAL.
Existem produtos 100% Nacionais? Os carros produzidos na fábrica da AutoEuropa são portugueses? São alemães? De certeza que têm outros componentes vindos de outros países... se comprarmos milho português, mas que foi apanhado por máquinas agrícolas japonesas, o milho é 100% português? Se contratarmos um serviço de Design português, se calhar usam computadores Apple, uma marca americana que produz o hardware na China ou na Malásia... estão a ver onde quero chegar? Comprar produtos "pela sua origem" não só é tremendamente difícil como em muitos casos é inútil.
Se acham que faz sentido apenas consumirmos "o que é nosso", o que seria se cada país europeu fizesse o mesmo? Ninguém consumia produtos portugueses e as nossas exportações, motor do nosso desenvolvimento económico, seriam reduzidas a zero. Como eu não quero isso, compro os produtos com melhor relação preço/qualidade, e não estou interessado na origem dos produtos. Explico porquê:
Ao preferir a melhor relação preço/qualidade independentemente da origem dos produtos, o sinal que estou a dar aos produtos que pretiro (o contrário de preferir) é o seguinte: façam melhor para que me compense comprar, ou façam mais barato.
Este conceito tão simples chama-se concorrência. Desde que a concorrência seja LEAL, ela é a base do sistema capitalista que temos e que permite incentivar o mérito, proteger o consumidor e promover a inovação.
Se me dizem "ah e tal mas as sapatilhas à venda e que são feitas na China são feitas por crianças" eu digo o seguinte: se estão à venda legalmente, em lojas legais, e se os estados cobram IVA sobre esses produtos, eu como consumidor sou OBRIGADO a pressupor que a origem do produto respeita normas internacionais, afinal é para isso que servem as instituições europeias e as leis comunitárias. Ao preferir produtos nacionais apenas e só por serem nacionais, estou a desvirtuar este princípio e, na verdade, a PREJUDICAR a economia. Atenção que não me estou a referir a produtos à venda de forma ilegal, contrafeitos ou não, que chegaram cá por contrabando, etc.
Pensem nisto
Mas ninguém diz para consumir APENAS produtos nacionais (até porque isso não é possível, uma vez que há muito produtos que só existem ou são produzidos em determinados países)!
A ideia é consumir o máximo de produtos nacionais e, não tenhas dúvidas que nos países com melhor qualidade de vida, fazem exactamente isso!!
Vai à Suécia vender leite Agros ligeiramente mais barato que o concorrente lá do sitio e, vê se eles não compram mais depressa o deles, mesmo que mais caro......
Se, p.e., quero comprar maças e, se tenho hipótese de comprar portuguesas, porquê que vou comprar exactamente o mesmo tipo de maças importadas?!
Eu tenho isso em conta, quando vou às compras!!