E tu, compras o que é nosso?

Quase todos os produtos das marcas no universo Continente e Pingo Doce têm código 560... mas boa parte não é fabricada cá. Mas como o intermediário é português, tem código 560. Acho que Nestle é outro exemplo, entre outros.

Foi por várias razões, mas as piores formam as politicas agriculas da EU e a falta de visão sobre a agricultura portuguesa....
Quando se paga o mesmo para produzir que para não produzir, não é fácil haver quem prefira produzir.....

Mas será mesmo? Ou não será incompetência dos energúmenos que nos governam?

Última edição:
Mas será mesmo? Ou não será incompetência dos inergúmenos que nos governam?

Pelos vistos, não estás a par dos problemas criados pelas Política Agrícola Comum da UE.... claro que os governos, principalmente do Sr. Cavco, não se preocuparam muito com isso....

As coisas que eu necessito comprar não se produz nem se vende cá, lá tenho eu que mandar vir tudo de fora, se calhar sou eu que não sou patriótico para com este belo país.

As coisas que eu necessito comprar não se produz nem se vende cá, lá tenho eu que mandar vir tudo de fora, se calhar sou eu que não sou patriótico para com este belo país.

Eu também mando vir muita coisa de fora, não gosto de ser chulado pelo tio Belmiro. [:D] Muitas coisas até se vendem cá, mas o preço chega a ser 5-10x superior.

Mas o que visto também não é de cá, e o que se come pelo que se vê, metade também não é de cá.
Não duvido, mas repara que disseste "necessito", e o básico que necessitamos é produzido em Portugal [;)] roupa, calçado, comida, materiais de construção, cerâmicas, etc...

Não duvido, mas repara que disseste "necessito", e o básico que necessitamos é produzido em Portugal [;)] roupa, calçado, comida, materiais de construção, cerâmicas, etc...

Sim para sobreviver tens razão peço desculpa pela imprecisão.
Mesmo assim, alimentos não somos autosuficientes.
Sapatilhas vem lá da ásia.
E roupa também deve ser por aí.

Mas no meu dia a dia, coisas que necessito porque sem elas não podia fazer o que me compete, não se fazem cá e acredita que percorri muito sitio á procura, mas como ninguém vende desisti, foi a 1º 2 e 3º coisa, agora já nem procuro.

Por isso é que virem dizer que temos de comprar o que é tuga deixa muito a desejar.

Pelos vistos, não estás a par dos problemas criados pelas Política Agrícola Comum da UE.... claro que os governos, principalmente do Sr. Cavco, não se preocuparam muito com isso....

Os senhores que foram entrevistados para a Grande Reportagem que passou ainda há bocadinho na SIC, apontaram muito mais o dedo ao nosso Ministério da Agricultura ( que toda a minha vida tenho ouvido críticas) do que às medidas do PAC...

Afinal a culpa será apenas do PAC, ou maioritáriamente culpa da incompetência dos nossos governantes, que não deixam os nossos empreendedores trabalhar?

Os senhores que foram entrevistados para a Grande Reportagem que passou ainda há bocadinho na SIC, apontaram muito mais o dedo ao nosso Ministério da Agricultura ( que toda a minha vida tenho ouvido críticas) do que às medidas do PAC...

Afinal a culpa será apenas do PAC, ou maioritáriamente culpa da incompetência dos nossos governantes, que não deixam os nossos empreendedores trabalhar?

Eu ainda estou para saber como é que os espanhóis modernizaram tanto a sua agricultura enquanto que nós continuamos a atirar sementes para o chão à espera que chova.

Eu sempre que possivel compro produzido em Portugal
Cada euro que eu gastar em produto pt devolve-me alguns cts.
Cada euro que eu gastar em produto estrangeiro dá dinheiro a ganhar ao povo do país que o produz.
Não tenho nada contra povo nunhum, mas a favor, só por Portugal

Em termos de alimentação acredito que a grande maioria sejam produtos portugueses. Já em relação ao resto, a começar no telemóvel e a acabar no carro, nada é feito em Portugal (o tecido dos estofos da VW em tempos era PT mas agora já nem isso).

Não deixa de ser engraçado que há muita produção portuguesa que tem algum sucesso no estrangeiro, e exporta. E falamos de produtos de qualidade. E espero que seja uma tendência a aumentar.

Penso que até há alguns anos atrás havia certos complexos em relação a marcas portuguesas e penso que isso seja o motivo de muita "estrangeirização" das marcas nacionais, como a Sacoor, Throttleman, Giovanni Galli, Lion Of Porches, a Fly London, etc...

Acho que os casos de sucesso funcionam tanto ou melhor do que qualquer campanha.

Em termos de alimentação acredito que a grande maioria sejam produtos portugueses. Já em relação ao resto, a começar no telemóvel e a acabar no carro, nada é feito em Portugal (o tecido dos estofos da VW em tempos era PT mas agora já nem isso).

Há muito componente automovel feito em Portugal, e até há marcas com uma razoável percentagem de incorporação fabricada em Pt
EX: VW. PSA, Toyota.

Pois... mas de onde é que vinha/vem o dinheiro que um produtor recebe para não produzir?!
Claro que os agricultares apontam (e com razão), o dedo ao ministério da agricultura, principalmente por este não querer saber e não se impor perante a PAC da EU.....

Vão lá ver, p.e., se os nórdicos não preferem produtos deles, mesmo que sejam mais caros!!
Pois....

Pois...? O senhor vá la ver o que eles ganham e compare com os nossos ordenados.

Da parte que me toca, se tiver à escolha dois produtos, dou preferência ao produto português, se o preço não for muito mais caro do que o outro. Mas porque posso dar-me a esse luxo, felizmente. Sou a favor de se comprarem produtos portugueses...quem puder. O problema é que se olharmos para as muitas famílias que têm de contar os cêntimos ao fim do mês para o elementar, é compreensível que tenham de optar pelo mais barato, independentemente da origem do produto.

Voltar
Superior