E tu, compras o que é nosso?

Eu sempre que possivel compro produzido em Portugal
Cada euro que eu gastar em produto pt devolve-me alguns cts.
Cada euro que eu gastar em produto estrangeiro dá dinheiro a ganhar ao povo do país que o produz.
Não tenho nada contra povo nunhum, mas a favor, só por Portugal

É mesmo isso!![;)]

Eu compro onde o negócio é melhor...

Se o mesmo artigo é mais barato comprado via eBay, com portes incluídos do que em PT, porque razão é que vou pagar mais??? O mercado neste momento é global e há que saber tirar partido disso.

A título de exemplo, comprei uns faróis para o carro há uns 3 meses, no ebay. Dois meses depois, quando os fui montar, verifiquei que me tinham enviado os faróis errados (enviaram o modelo para carros com volante à direita).

Tirei fotos, mandei-lhe um email e a resposta deles foi tão simples como: Pedimos desculpa pelo engano. Mande os faróis de volta que nós reembolsamos os portes e depois mandamos os correctos.

Assim o fiz. Mandei por correio. Um dia depois de os terem recebido, reembolsaram-me a conta do paypal no valor dos portes (13,25€) e uma semana depois tinha os novos faróis em casa.

Se a compra tivesse sido feita numa loja em PT, será que ia ter esta atitude (ou semelhante), 2 meses após a compra?

Pois...? O senhor vá la ver o que eles ganham e compare com os nossos ordenados.

Da parte que me toca, se tiver à escolha dois produtos, dou preferência ao produto português, se o preço não for muito mais caro do que o outro. Mas porque posso dar-me a esse luxo, felizmente. Sou a favor de se comprarem produtos portugueses...quem puder. O problema é que se olharmos para as muitas famílias que têm de contar os cêntimos ao fim do mês para o elementar, é compreensível que tenham de optar pelo mais barato, independentemente da origem do produto.

Outra vez a conversa dos ordenados?!!:confused:
Mas tu achas que eles tem esses ordenados porquê?!
Será que foi algum milagre ou caiu dos céus, ou, foram estes pequenos pormenores (como comprar produtos nacionais) que os colocaram na posição em que estão hoje?!
Pois...
Se nós comprarmos produtos nacionais e fortalecermos o nossa economia, é que (talvez um dia) possamos ter ordenados como os deles e, não o contrario, porque se estamos à espera dos ordenados altos para comprar o que é nosso, NUNCA lá chegaremos e cada vez perderemos mais poder económico.....
Ou seja, os altos ordenados são o resultado da sua maneira de ser, e não o contrário.....

Será que foi algum milagre ou caiu dos céus, ou, foram estes pequenos pormenores (como comprar produtos nacionais) que os colocaram na posição em que estão hoje?!
Pois...
Se nós comprarmos produtos nacionais e fortalecermos o nossa economia, é que (talvez um dia) possamos ter ordenados como os deles e, não o contrario, porque se estamos à espera dos ordenados altos para comprar o que é nosso, NUNCA lá chegaremos e cada vez perderemos mais poder económico.....
Ou seja, os altos ordenados são o resultado da sua maneira de ser, e não o contrário.....

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Eu compro onde o negócio é melhor...

Se o mesmo artigo é mais barato comprado via eBay, com portes incluídos do que em PT, porque razão é que vou pagar mais??? O mercado neste momento é global e há que saber tirar partido disso.

A título de exemplo, comprei uns faróis para o carro há uns 3 meses, no ebay. Dois meses depois, quando os fui montar, verifiquei que me tinham enviado os faróis errados (enviaram o modelo para carros com volante à direita).

Tirei fotos, mandei-lhe um email e a resposta deles foi tão simples como: Pedimos desculpa pelo engano. Mande os faróis de volta que nós reembolsamos os portes e depois mandamos os correctos.

Assim o fiz. Mandei por correio. Um dia depois de os terem recebido, reembolsaram-me a conta do paypal no valor dos portes (13,25€) e uma semana depois tinha os novos faróis em casa.

Se a compra tivesse sido feita numa loja em PT, será que ia ter esta atitude (ou semelhante), 2 meses após a compra?

Isso não tem muito a ver com o tópico, pois não se tratam de produtos nacionais....

Quanto ao ser melhor ou pior negócio, isso não se vê só no preço paga na altura da compra.....

.

Independentemente do resto, então experimente lá ganhar o ordenado mínimo e veja se consegue comprar mais caro o que é português. É que é só fazer as contas... [;)]

Eu ainda estou para saber como é que os espanhóis modernizaram tanto a sua agricultura enquanto que nós continuamos a atirar sementes para o chão à espera que chova.

Pois também estou à espera de saber o mesmo... Será que em Espanha deixaram os seus agricultores trabalhar? Será que lhe facilitaram um pouco o trabalho? É que aqui parece que foi o contrário, pelo menos tendo em conta a Grande Reportagem de hoje... Não digo que a UE seja inocente, mas não será certamente o único culpado nesta situação...

Pois...

Isto é bonito mas vai sempre depender do que ganhas e quem tens para alimentar. Não tou a ver como é que uma familia com 1000euros para gastar e 4 pessoas para alimentar e vestir se podem dar ao luxo de comprar tudo português

Isto é bonito mas vai sempre depender do que ganhas e quem tens para alimentar. Não tou a ver como é que uma familia com 1000euros para gastar e 4 pessoas para alimentar e vestir se podem dar ao luxo de comprar tudo português

Claro!!
Por isso é que eu disse que sempre que posso (e que existem), compro produtos portugueses![;)]

Há muito componente automovel feito em Portugal, e até há marcas com uma razoável percentagem de incorporação fabricada em Pt
EX: VW. PSA, Toyota.

De momento só tenho conhecimento dos rádios para os focus, dos rádios para os VW's e de algumas peças para motor dos dci da renault.

Em termos de alimentação acredito que a grande maioria sejam produtos portugueses. Já em relação ao resto, a começar no telemóvel e a acabar no carro, nada é feito em Portugal (o tecido dos estofos da VW em tempos era PT mas agora já nem isso).
Na indústria automóvel aconteceu precisamente o mesmo que na agricultura, acabaram com ela.
As empresas de capital português fecharam portas ou abandonaram a produção, ora porque não tinham como competir com a concorrência estrangeira, ora porque o Governo não incentivou de alguma forma.

Só tenho pena que os productos nacionais não estejam melhor assinalados, a não ser que ande a examinar cada artigo ao pormenor é dificil conseguir reparar.

Eu pessoalmente compro sempre o que é português, inclusivamente se fôr um pouco mais caro, se o producto fôr semelhante, com qualidade semelhante vou sempre para o producto português inclusivé em deterimento do preço!

De momento só tenho conhecimento dos rádios para os focus, dos rádios para os VW's e de algumas peças para motor dosÚdci da renault.

PSA - Cacia e Mangualde
Renault - Cacia
Nissan/Renault - Cacia
Toyota - Ovar
e claro a Autoeuropa.
Este são só as pricipais, depois há diversas fabricas de electrónica, ar-condicionado, Bancos, cablegens, volantes em pele, e diversas outras peças

Última edição:
Não vi a reportagem.
Mas acho que os produtos portugueses deviam de ter o selo 3x maior nas embalagens para se ver melhor na altura da compra.
Procuro comprar em razão da qualidade/preço, quando vejo que é feito em Portugal naturalmente que fico mais contente. Mas muitas vezes só vejo que é português quando estou a consumir o produto. Por exemplo, umas bolachas. Só quando começo a comê-las, se for novidade, vejo o pacote e então é que vejo lá o selo. Por isso é que digo no início que o selo devia de ser maior.[;)]

Não deixa de ser engraçado que há muita produção portuguesa que tem algum sucesso no estrangeiro, e exporta. E falamos de produtos de qualidade. E espero que seja uma tendência a aumentar.

Penso que até há alguns anos atrás havia certos complexos em relação a marcas portuguesas e penso que isso seja o motivo de muita "estrangeirização" das marcas nacionais, como a Sacoor, Throttleman, Giovanni Galli, Lion Of Porches, a Fly London, etc...

Acho que os casos de sucesso funcionam tanto ou melhor do que qualquer campanha.

Também já tinha reparado no facto das empresas de maior sucesso em termos de pronto a vestir nacional terem nomes em, sobretudo, inglês.

Falando de excepções lembro-me da quebra-mar, marca que aprecio bastante por acaso apesar de não usar camisas no dia-a-dia. Mas quando uso costumam ser desta marca. Ok tenho uma Ralph Lauren para situações onde é preciso maior nível [:D]

Também já tinha reparado no facto das empresas de maior sucesso em termos de pronto a vestir nacional terem nomes em, sobretudo, inglês.

Falando de excepções lembro-me da quebra-mar, marca que aprecio bastante por acaso apesar de não usar camisas no dia-a-dia. Mas quando uso costumam ser desta marca. Ok tenho uma Ralph Lauren para situações onde é preciso maior nível [:D]

Tenho aqui uma camisa Quebramar feita nas Maurícias. Tenho outra da Lee fabricada em Portugal e outra Puruficacion Garcia também fabricada em Portugal. E agora, qual é a opção patriótica? [:D]

Nós somos um espaço económico EUROPEU. A Economia é GLOBAL.

Existem produtos 100% Nacionais? Os carros produzidos na fábrica da AutoEuropa são portugueses? São alemães? De certeza que têm outros componentes vindos de outros países... se comprarmos milho português, mas que foi apanhado por máquinas agrícolas japonesas, o milho é 100% português? Se contratarmos um serviço de Design português, se calhar usam computadores Apple, uma marca americana que produz o hardware na China ou na Malásia... estão a ver onde quero chegar? Comprar produtos "pela sua origem" não só é tremendamente difícil como em muitos casos é inútil.

Se acham que faz sentido apenas consumirmos "o que é nosso", o que seria se cada país europeu fizesse o mesmo? Ninguém consumia produtos portugueses e as nossas exportações, motor do nosso desenvolvimento económico, seriam reduzidas a zero. Como eu não quero isso, compro os produtos com melhor relação preço/qualidade, e não estou interessado na origem dos produtos. Explico porquê:

Ao preferir a melhor relação preço/qualidade independentemente da origem dos produtos, o sinal que estou a dar aos produtos que pretiro (o contrário de preferir) é o seguinte: façam melhor para que me compense comprar, ou façam mais barato.

Este conceito tão simples chama-se concorrência. Desde que a concorrência seja LEAL, ela é a base do sistema capitalista que temos e que permite incentivar o mérito, proteger o consumidor e promover a inovação.

Se me dizem "ah e tal mas as sapatilhas à venda e que são feitas na China são feitas por crianças" eu digo o seguinte: se estão à venda legalmente, em lojas legais, e se os estados cobram IVA sobre esses produtos, eu como consumidor sou OBRIGADO a pressupor que a origem do produto respeita normas internacionais, afinal é para isso que servem as instituições europeias e as leis comunitárias. Ao preferir produtos nacionais apenas e só por serem nacionais, estou a desvirtuar este princípio e, na verdade, a PREJUDICAR a economia. Atenção que não me estou a referir a produtos à venda de forma ilegal, contrafeitos ou não, que chegaram cá por contrabando, etc.

Pensem nisto

Última edição:
PSA - Cacia e Mangualde
Renault - Cacia
Nissan/Renault - Cacia
Toyota - Ovar
e claro a Autoeuropa.
Este são só as pricipais, depois há diversas fabricas de electrónica, ar-condicionado, Bancos, cablegens, volantes em pele, e diversas outras peças

E não te esqueças da fábrica de autocarros da Salvador Caetano em V.N. de Gaia, e a fábrica das Mitsubishi Canter, que salvo erro é em Abrantes.

Voltar
Superior