E tu, compras o que é nosso?

Dou os meus parabéns a quem tem possibilidade de escolha, mesmo que por um produto mais caro, e o faz por ser Português, embora por vezes eu mesmo tenha essa possibilidade, e não o faça.

Mas nem toda a gente tem essa possibilidade (muitas por culpa própria, é certo), e o facto de se poupar 0.30, 0.50 ou 1€ num produto é uma excelente maneira, senão a única de se poupar uns cobres ao final do mês, mesmo que isso implique alguma perca de qualidade do produto.

Porque será que os Asiáticos não vêm falar de dignidade na altura de trabalharem? Será que é porque não têm subsídios de preguiça?

Pegue num português que queira emigrar e coloque-o em França(apenas 1 exemplo). É que, com o que tem lá um francês, o português fica contente, para um francês é apenas o mínimo de sobrevivência.

Para si, os subsidios(falou no plural) são para pessoas preguiçosas. Quem recebe o RSI, sub. de desemprego não é para fazerem face ao facto de estarem desempregados e não terem rendimentos, recebendo assim o que andaram a descontar quando estavam a trabalhar, é sim porque são uns preguiçosos.
Vamos lá tirar o sub. de desemprego a quem andou a trabalhar décadas para uma empresa e depois atiram-no para a rua que o sugador quer é ficar no café, comprar telemóveis e etc.

Ainda bem que a malta jovem tem algumas coisas que os mais velhos andaram a lutar para eles terem-nas, mas por outro lado, não dão valor ao que têm porque não fazem a mínima ideia do que isto era quando não havia nada disso.

Eu gosto de ver é alguma gente que noutros tópicos reclama contra o desemprego e a falta de oportunidades de emprego vem depois aqui dizer que não tem nenhuma preferência por produtos nacionais.

Podem sempre ir procurar empregos e oportunidades lá fora no estrangeiro [;)]

Acho que não vou dizer nenhum disparate.
Mas se a procura de um produto aumentar a tendencia é aumentar a sua produção, havendo produto suficiente para o mercado interno e para o mercado externo.
Agora se um produtor não conseguir vender o seu produto a tendencia é baixar a produção para não ter prejuizo.
Nem todos os paises tem as mesmas condições climatéricas que o nosso e há produtos alimentares que podemos produzir para outros paises, em que estes não tem a mesma capacidade de produção.
Pelo menos é assim que eu vejo as coisas.

Eu não digo isso.

Estava um produtor de vinho a dizer que exportava 70% do seu vinho, e que em Portugal tínhamos bons produtos e que as pessoas só deviam comprar produtos nacionais.

Ok certo.

Agora se o pessoal em Espanha, França, UK, EUA, Japão etc etc fizerem o mesmo o Sr. deixa de exportar 70% e passa a exportar 0%... E depois os 100% são em excesso para o mercado nacional... E depois o que faz?

Sempre que posso, compro tudo o que e' nosso, ou produzido em Portugal, independentemente do preco. A nao ser que nao tenha opcao.

O que eu nao compro de certeza absoluta, e' todo e qualquer produto de origem duvidosa, todo e qualquer produto que eu saiba, seja fabricado a' custa de mao de obra infantl, ou "escarava", ou produtos proveniente de trafico.

Eu não digo isso.

Estava um produtor de vinho a dizer que exportava 70% do seu vinho, e que em Portugal tínhamos bons produtos e que as pessoas só deviam comprar produtos nacionais.

Ok certo.

Agora se o pessoal em Espanha, França, UK, EUA, Japão etc etc fizerem o mesmo o Sr. deixa de exportar 70% e passa a exportar 0%... E depois os 100% são em excesso para o mercado nacional... E depois o que faz?

Olha que entre reduzir a exportações e reduzir as importações, preferia que os estrangeiros optassem pelos seus produtos se nós fizéssemos o mesmo.
Mas infelizmente a nossa produção de produtos não chega para sermos auto-suficientes em nada.

Sempre que posso, compro tudo o que e' nosso, ou produzido em Portugal, independentemente do preco. A nao ser que nao tenha opcao.

O que eu nao compro de certeza absoluta, e' todo e qualquer produto de origem duvidosa, todo e qualquer produto que eu saiba, seja fabricado a' custa de mao de obra infantl, ou "escarava", ou produtos proveniente de trafico.

Se as pessoas soubessem como são feitos muitos produtos de grandes marcas e pagos bem pagos...

compro-o-que-e-nosso-lr_px150.jpg

Compram o que é nosso ou dão pouca importância a este logótipo nos produtos?

O que acham deste projecto criado pela AEP perante a delicada situação económica que o país atravessa?
Sempre que posso, sempre que há no produto que quero e eu goste da oferta. Nesta fase do "campeonato" é ainda uma obrigação maior!

No outro dia comprei uns chouriços e salpicões num produtor nacional ... quando fui a comer aquilo era 20% carne 80% gordura ... foi tudo direitinho para o lixo. [:vm)][:vm)]
Entre charcutaria portuguesa e charcutaria espanhola, da minha experiência, apanha-se melhor feito em Portugal.

Compro Português se for a melhor opção. Simples. Aliás, comprar só pela nacionalidade não é incentivar a melhoria.

Incentiva-se a melhoria comprando o melhor, ou o que apresentar a melhor relação preço/ qualidade.

E depois há outros produtos que são indissociáveis dos locais.
Se quiser comprar um Parmiggiano tenho que comprar italiano, se quiser comprar um Feta tenho que comprar grego, assim como se quiser comprar um queijo da Ilha de São Jorge tenho que comprar Português. Não vou deixar de comprar o meu Feta, ou meu Parmiggiano, a minha Pancetta ou as minhas trufas porque não são portugueses.

Da mesma maneira que quando quero um produto exclusivamente nacional não o troco.

Agora, em produtos em que existe concorrência entre múltiplas origens, tento sempre comprar aquele que para mim é o melhor, independentemente da nacionalidade.

Esta frase tem assim como que um piquinho![:p] [:D]

Pronto, eu refraseio:

Não vou deixar de comprar queijo para acompanhar o garrafão de tinto da terra, e toucinho para a mini e aquelas coisas que saem da terra que parecem uns cagalhões !!!

Está mais macho assim ?! [:D][:p]

Há muita gente que recebe o rsi e vai buscar cabazes alimentares à Cáritas e a outras instituições de solidariedade social, logo não têm grandes gastos nesta área.

Então a solução para as pessoas que estão com dificuldades(efectivamente) passa por ir pedir esmola às instituições de caridade ? A meu ver passar por resolver o problema na causa e não na consequência.

Joana1984 disse:
Há muitos desses casos e já presenciei situações de pessoas que recebem o RSI a recusar trabalhos e no entanto têm bens materiais melhores do que os meus.

Muitos é o quê ? Maioria ? E agora só está a falar dos que recebem RSI, portanto já não engloba os que recebem sub. de desemprego, melhor.
Olhando para o caso particular dos que recebem o RSI, quer-me fazer crer que a maioria que recebe o RSI e recusa trabalhos tem bens materiais melhores do que os seus, umas antenas parabólicas na barraca e uns brutos carros à porta ? Se é desses que se refere, sim há uns quantos, não são a maioria dos que recebem o RSI.
Se acha que é pegando nessas excepções injustas que afunila tudo o que é injustiça em Portugal, então é necessário um funil bem maior porque nesse só passam grauzinhos.

Joana1984 disse:
Prefere consumir fruta espanhola (de pior qualidade e mais barata) ou portuguesa (melhor qualidade e mais cara)?

Tinha respondido antes.
Tem 10€ no bolso para comprar fruta para o mês. Fruta portuguesa custa-lhe 14€, fruta estrangeira custa-lhe 9€, qual "prefere" ? Acha que há hipotese de escolha ? Acha que é uma questão de preferência ?
Felizmente não me falta o que acho necessário para ter uma vida desafogada, mas sei ver(passa-me pelas "mãos") que há efectivamente pessoas que não têm sequer para escolher o que podem comer ! Comer, repito !

A nível pessoal sim. Profissionalmente é completamente impossível com alguma pena minha e na minha opinião reside ai o problema, muito mais do que o leite que bebemos ou os iogurtes. Ai são os cêntimos, numa construção de uma obra pública com algum volume são uns milhares valentes mesmo que vão porta fora.

Voltar
Superior