Despiste A5 - MB classe E

Quando comprei o iQ, fiz as contas e pelo diferencial de preço, compensava mais a gasolina para os kms que fazia. Por isso veio mesmo o 1.0 Vvti de 68 póneis.
Se bem que o 1.4 D4-d seja qualquer de demoníaco a andar e com esse, dificilmente andaria mais devagar que com o Altea. [;)]

ah vi logo, é que o 1.4 d4d naquela casca de noz anda bem mais que a altea [;)]

Sim, o que eu costumo ver mais nos dias de chuva em AE é segmentos B a passarem pela esquerda sempre no estalo.... epá, juízo. Andas de quê...? Metro?

As pessoas que conduzem os segmentos mais baixos, na generalidade, abrandam mais em situações de chuva que os segmentos superiores, óbviamente. Já se falou da segurança que uns e outros inspiram. Não vamos discordar ou contrariar o óbvio.

Calma....

Se tu tens uma opinião e outros têm outra opinião. Não é preciso mandar ninguém ter juízo.

Aceita que nem todos partilham da tua ideia e "discute" o tema com calma.

Primeiro o pessoal tinha complexos de inferioridade, agora já são os tipos dos carros mais estáveis que ultrapassam porque os carros são melhores e mais estáveis. Estarás tu a dizer que afinal são as pessoas que conduzem os "mais estáveis" que têm complexos de superioridade por terem o carro que têm e por isso pensam que podem conduzir mais rápido que os restantes em alturas de chuva forte e às vezes despistam-se...?!

Pois......

Não foi nada disso que eu disse. É um facto que os carro são mais estáveis e que as pessoas que possuem tais carros, que não é o meu caso, tens menos preocupações com o consumo. Ora, se somarmos estes factores, podemos encontrar parte da explicação para haver vários carros destes a circular depressa.

No entanto, isso não me leva, de forma alguma, a pensar que os proprietários dos mesmos acham que aquilo é invencível. Isso já são as extrapolações feitas por ti.

Eu mudo de carros várias vezes ao dia e claro que adapto a minha condução a cada um deles. Não faço as curvas à mesma velocidade, se for de Kia Picanto ou de BMW Série 5. É uma questão de lógica.

Eu mudo de carros várias vezes ao dia e claro que adapto a minha condução a cada um deles. Não faço as curvas à mesma velocidade, se for de Kia Picanto ou de BMW Série 5. É uma questão de lógica.

Pegando nesta frase, qual achas que mais facilmente entra em aquaplaning: Um Picanto a 80 ou um serie 5 a 120?

(sem saber a resposta, aposto no Kia)

Nas viagens da praxe para o Algarve pela A2 (fins-de-semana, férias, pontes) noto muito isso: em alturas de chuva, quem passa no prego são maioritariamente os carros de segmentos superiores. Muitos Mercedes e BMW's, mas também Audis, Fords, Citroens (estes últimos de Mondeo/C5 para cima). E agora as Opel Insignia, que também andam aí a monte.

Exactamente, nem mais.

Isto faz-me lembrar um despiste a que assisti na A1…

Ia no sentido norte-sul com os meus cotas, na altura ainda não tinha carro e vinha a conduzir o Pajero que havia lá por casa na altura…

O céu estava escuro, mas não estava a chover.

Passa um MB Classe C (por acaso a mesma marca do carro deste vídeo) por mim e outros, carros como será lógico, todo lançado.

Mais à frente, uns metros começa a cair granizo com muita força (uma brutalidade mesmo), e só vejo o “vulto” de um carro ás palhaças no meio da estrada…

Tudo a travar para não bater no MB que estava parado no meio da A1 com a frente virada para o sentido oposto das faixas, como é lógico com medo e a reduzir bem com o motor, para não começar a patinar como aconteceu ao MB. Nem sei como correu tudo bem relativamente ao trânsito, pois pelo menos ao alcance dos meus espelhos e os carros que iam à minha frente ninguém bateu em ninguém. (Eu ai comecei a minha saga de me mandar para as bermas… hehehehe, o Pajero não tinha ABS…)

Quanto ao MB, quando passei por ele, estava um gajo a sair do carro com as mãos na cabeça, a olhar para carro, a dar a volta ao mesmo. O Homem ainda hoje se deve perguntar como não bateu em ninguém nem em lado nenhum…

Daí a uns km passou por mim na descida da área de serviço de Leiria parecia uma bala…
Não critico que tb ando acima do limite, embora como sabemos ir a 140 é bem diferente de ir a 200, mas eu tinha ido o resto da viagem com eles bem na mão…

Última edição:
Exactamente, nem mais.

É a vossa opinião.

Eu não consigo distinguir isso dos dias de chuva/sol. Porque quando faço a mesma A2 em pleno verão quem vejo a assapar são os mesmos Mercedes BMW, etc etc.

Mas por outro lado a questão muda de AE para AE, na A5 quem vejo acelerar mais são os grupos C. E depois das portagens (sentido lx-cascais) o panorama muda.

Na A2 com bom tempo vejo, além dos referidos, muitos comerciais. E muitos Ibizas, Fiestas, Focus, 308, Civics, etc... Com chuva, esses acalmam.

Também saliento que, nos tais dias chuvosos, acabo sempre por ver um dos "grandes" que passou por mim a assapar mais encostadinho ao rail, nos amassos. E isto é certinho porque, coincidência ou não, vejo sempre a mesma coisa. Chove, passam na bisga, fica um nos rails.

É menor a quantidade de borracha no asfalto em piso seco, em piso molhado, o pneu fica mais rijo e penetra com muito mais facilidade um terreno mole, até encontrar um piso rijo.

Isto faz-me lembrar um despiste a que assisti na A1…

Ia no sentido norte-sul com os meus cotas, na altura ainda não tinha carro e vinha a conduzir o Pajero que havia lá por casa na altura…

O céu estava escuro, mas não estava a chover.

Passa um MB Classe C (por acaso a mesma marca do carro deste vídeo) por mim e outros, carros como será lógico, todo lançado.

Mais à frente, uns metros começa a cair granizo com muita força (uma brutalidade mesmo), e só vejo o “vulto” de um carro ás palhaças no meio da estrada…

Tudo a travar para não bater no MB que estava parado no meio da A1 com a frente virada para o sentido oposto das faixas, como é lógico com medo e a reduzir bem com o motor, para não começar a patinar como aconteceu ao MB. Nem sei como correu tudo bem relativamente ao trânsito, pois pelo menos ao alcance dos meus espelhos e os carros que iam à minha frente ninguém bateu em ninguém. (Eu ai comecei a minha saga de me mandar para as bermas… hehehehe, o Pajero não tinha ABS…)

Quanto ao MB, quando passei por ele, estava um gajo a sair do carro com as mãos na cabeça, a olhar para carro, a dar a volta ao mesmo. O Homem ainda hoje se deve perguntar como não bateu em ninguém nem em lado nenhum…

Daí a uns km passou por mim na descida da área de serviço de Leiria parecia uma bala…
Não critico que tb ando acima do limite, embora como sabemos ir a 140 é bem diferente de ir a 200, mas eu tinha ido o resto da viagem com eles bem na mão…

Também me aconteceu uma parecida, também na A1 sentido norte-sul...

Vinha debaixo duma chuva forte quando passa por nós um BMW série 5 a uma velocidade bem alta.

Comentei com a minha esposa: "Só espero que quando se espetar não leve ninguém com ele..."

Passados uns 2/3 kms lá estava ele acidentado na berma virado para nós e com a traseira destruída (parece que andou às aranhas até embater violentamente de traseira...)

Acho que algumas pessoas confiam em demasia nos (bons) carros que têm. Eles ajudam mas não fazem milagres...

Também me aconteceu uma parecida, também na A1 sentido norte-sul...

Vinha debaixo duma chuva forte quando passa por nós um BMW série 5 a uma velocidade bem alta.

Comentei com a minha esposa: "Só espero que quando se espetar não leve ninguém com ele..."

Passados uns 2/3 kms lá estava ele acidentado na berma virado para nós e com a traseira destruída (parece que andou às aranhas até embater violentamente de traseira...)

Acho que algumas pessoas confiam em demasia nos (bons) carros que têm. Eles ajudam mas não fazem milagres...

Ya...

Mas lá está, não sabemos quem vai a conduzir o carro no vídeo do tópico. Pode até ser um puto com o carro do pai, e pronto, já fomos todos jovens. Uns mais rebeldes que os outros, por isso está tudo dito...

Existe uma boa solução para estas situações:

_MG_9076_610x407.jpg

Não vou discutir física contigo, mas parto do princípio que saberás que quanto mais rápido vais, menor é a superficie de contacto com a estrada. Por outro lado, vou partir do princípio que também sabes que em situações de chuva daquele género, é aconselhado moderar bastante a velocidade. Vou também partir do princípio que sabes que a primeira frase que escrevi, conjugada com o não cumprimento do que diz a minha segunda frase, pode dar m#rda. Foi o que se viu.

Se fosse na faixa da direita a uma velocidade moderada não tinha patinado em cima do lençol e nem era necessário desviar-se de nada.

Claro que sim, também tem culpa.

Sei disso tudo, mas pelo video (e somente pelo video) nao me parece que ele va a mais de 100, o que para o tipo de carro e de condiçoes nao é algo catastrófico, exagerado mas nao vejo que isso possa causar um acidente do genero, nao estamos a falar de uma carripana.

Agora, se me disseres que os pneus de tras eram da Norauto, ou que estavam ja bem gastos, isso sim acredito e concordo plenamente.

Pessoalmente, acho bem mais grave uma estrada ter um lençol daqueles ainda mais na via da esquerda, para alem do carro ter mandado uma quantidade grande de agua para a via contraria.

Mas quando perdes o controlo de um carro com tracção integral, é muito difícil agarra-lo.

E numa situaçao destas, tambem duvido que um tracçao integral fosse servir de muito... se o pneu nao tem qualquer contacto com o asfalto o resultado era o mesmo.

Nao interessa só o carro. um condutor quando se mete em apertos tem de ter noçao se tem unhas ou nao para sair deles. um carro é uma maquina, nao se conduz sozinho

Enganas-te. Isto foi me explicado por um engenheiro me mecânico.

Eu pedi para elaborares e tu dizes que eu estou enganado......chiça um gajo já não pode querer saber mais. Eu explico melhor para depois, se quiseres, me explicares de volta:
- Com piso seco, quanto mais ar, pior a aderência (menos contacto com o solo), concordas?
- agora tu com piso molhado, sff.
Bom se me vais dizer que é porque o pneu está mais duro ou porque um engº mecânico te disse que era assim, desculpa mas não te incomodes, que eu mesmo pergunto a entendidos.

É menor a quantidade de borracha no asfalto em piso seco, em piso molhado, o pneu fica mais rijo e penetra com muito mais facilidade um terreno mole, até encontrar um piso rijo.

Ainda não tinha visto esta antes de responder.
Honestamente não concordo nada, vou averiguar, sempre me disseram (aulas de condução, entendidos, etc) que a pressão do fabricante é para cumprir (lógico), mas que dentro dos valores "permitidos", quanto mais pressão, menor aderência. Quando falaste, pensei que te referisses apenas à chuva e fiquei curioso para perceber o fenómeno.
A minha lógica acerca desta explicação que postaste é simples: são os pneus macios (moles) que apresentam as maiores taxas de aderência e não os rijos, e se tiverem mais ar, hqverá menos contacto e menos aderência. Não sei se com a chuva a "coisa" mude, como o exemplo dos pneus largos que têm mais tendência para aquaplanning. Atenção que não quer dizer que sejam menos seguros com piso molhado (sem lençóis), apenas mais susceptiveis a aquaplanar.

Não sei se já alguém referiu isto:
apesar de o condutor ter sido imprudente, o estado de manutenção (ou desnivel impróprio) da via pode ter provocado um lençol de água que desencadeou o despiste.
Às tantas não era preciso malhar tanto na Mercedes ou nos pneus dos chineses, e afins, mas sim na má construção ou arquitectura ou manutenção da via.

Voltar
Superior