Despiste A5 - MB classe E

Esse post serviu, por um lado, para ressalvar que até condutores experientes podem ser surpreendidos por lençóis de água e, por outro, para tentar perceber o porquê de outras explicações que foram dadas sobre os pneus e a aquaplanagem. Não foi resposta a um post, foi a vários ;)

Assim faz mais sentido, de facto não tinha percebido a resposta ao meu post se depois acabaste por reforçar as mesmas ideias. Pensei que tinhas interpretado mal o que escrevi. Tudo ok.

Nem experimentes, só servem para derreter. No molhado ficas melhor servido a andar só com as jantes do que com esses pneus ;)

Obrigado pela dica. Por norma o tipo que aconselha os pneus é aquele que refiro no post do testamento da pressão dos mesmos e ele não é para brincadeiras com a segurança. Ando sempre com bons pneus, nem eu nem ele vacilamos nesse capítulo.

este video mostra uma triste realidade das estradas portuguesas e cada vez mais , AEs com lençois de agua, nem com um excelente pneu se consegue safar .quanto ao resto nao sei se vinha em depressa se vinha de vagar se tem kit de unhas ou nao ou se é um topo de gama ou a maior m....que ai anda .
dou um exemplo o IC2 a saida de Coimbra quando chove com alguma abundancia era (agora esta em obras) uma alegria ,mesmo com bons pneus dava para notar o carro a ficar preso nos lençois de agua

A causa pode ter sido, pouco ar nos pneus, em tempo de chuva deve-se andar com mais 0.3 bares nos pneus, para o pneu ficar mais duro e penetrar a água.
Até hoje só ouvi o contrário. Qualquer uma delas é treta e quem o faz sujeita-se a lixar seriamente com isso, quanto muito mais 0.1 ou 0.2 que é o que faço nos carros do meu pai (o ano todo).

A culpa disto é que não há legislação para isso, quando a Polícia ou a Guarda manda parar e vê os pneus é mais para ver se tem uma medidazinha acima ou uma medidazinha abaixo para caçar mais 120€ e não a qualidade e a pressão, entre outras, que devia ser o mais importante, e dar igualmente multa se não mais. [8b]

Pode ser que com este governo de direita se faça alguma coisa nesse aspecto.

Última edição:
Até hoje só ouvi o contrário. Qualquer uma delas é treta e quem o faz sujeita-se a lixar seriamente com isso, quanto muito mais 0.1 ou 0.2 que é o que faço nos carros do meu pai (o ano todo).

A culpa disto é que não há legislação para isso, quando a Polícia ou a Guarda manda parar e vê os pneus é mais para ver se tem uma medidazinha acima ou uma medidazinha abaixo para caçar mais 120€ e não a qualidade e a pressão, entre outras, que devia ser o mais importante, e dar igualmente multa. [8b]

Pode ser que com este governo de direita se faça alguma coisa nesse aspecto.

Queres dizer nem ar a mais nem ar a menos? É isso.
Atrás deixei a explicação e argumento para se andar com um pouco mais de ar em casos de chuva. É claro, para mim, que se somos todos "animais com cérebro", irá sempre haver quem não concorde, quem ache que faz todo o sentido e ache que mesmo assim não arrisca a colocar mais ar, etc e por aí fora. Aliás, não espanta nesta matéria, como também não espanta noutras. Este fórum é exemplo disso mesmo, o que para uns é válido, para outros é treta, como dizes.

Última edição:
Queres dizer nem ar a mais nem ar a menos? É isso.
Atrás deixei a explicação e argumento para se andar com um pouco mais de ar em casos de chuva. É claro, para mim, que se somos todos "animais com cérebro", irá sempre haver quem não concorde, quem ache que faz todo o sentido e ache que mesmo assim não arrisca a colocar mais ar, etc e por aí fora. Aliás, não espanta nesta matéria, como também não espanta noutras. Este fórum é exemplo disso mesmo, o que para uns é válido, para outros é treta, como dizes.
Já li e não concordo com o que dizes ou te disseram, mas se vir algum fabricante de pneus ou entidade que mereça confiança logo mudarei de opinião.

Já aprendi umas coisas neste fórum - até estava a pensar criar um tópico para cada um dizer as suas - quem sabe se esta não é mais uma. [;)]

A pressão dos pneus devia ser um elemento alvo de forte fiscalização e punição em caso de incumprimento (dentro de alguns parâmetros).

este video mostra uma triste realidade das estradas portuguesas e cada vez mais , AEs com lençois de agua, nem com um excelente pneu se consegue safar .quanto ao resto nao sei se vinha em depressa se vinha de vagar se tem kit de unhas ou nao ou se é um topo de gama ou a maior m....que ai anda .
dou um exemplo o IC2 a saida de Coimbra quando chove com alguma abundancia era (agora esta em obras) uma alegria ,mesmo com bons pneus dava para notar o carro a ficar preso nos lençois de agua

verdade, um colega meu ja teve ai um acidente mas foi na curva antes da entrar depois de bater sai do carro e ia caindo aquilo escorregava mesmo muito

Já li e não concordo com o que dizes ou te disseram, mas se vir algum fabricante de pneus ou entidade que mereça confiança logo mudarei de opinião.

Já aprendi umas coisas neste fórum - até estava a pensar criar um tópico para cada um dizer as suas - quem sabe se esta não é mais uma. [;)]

A pressão dos pneus devia ser um elemento alvo de forte fiscalização e punição em caso de incumprimento (dentro de alguns parâmetros).

Eu fiquei curioso com o que querias dizer com "qualquer uma delas é treta". Se para ti o que preconizas é em qualquer situação ter sempre a pressão do fabricante.
Já agora se não te importas, gostaria que me dissesses em que é que não concordas, é que acredito que não seja em tudo, já que expus 3 tipo diferentes de situação.

Eu fiquei curioso com o que querias dizer com "qualquer uma delas é treta". Se para ti o que preconizas é em qualquer situação ter sempre a pressão do fabricante.
Já agora se não te importas, gostaria que me dissesses em que é que não concordas, é que acredito que não seja em tudo, já que expus 3 tipo diferentes de situação.
Para mim o melhor é andar com um pouco mais de pressão que o recomendado pelo fabricante em qualquer situação, salvo instrução em contrário do manual do carro, fabricante de pneus ou outro.

Houve uma altura que, num carro com 2.2 à frente e 2.0 atrás originais, punha em vez de +0.1 em todos os eixos como passei a fazer sempre, punha +0.3 e o meu pai diz que sentia o carro fugir com mais facilidade, o suficiente para tornar a condução a caminhar para o perigoso (palavras dele), isto a seco.

É uma opinião aberta a mudanças, nas condições em que disse. [;)]

Já que falaram nos Nakang, não digam a ninguém, mas na minha faculdade existe um 330d E92 de 2006 ou 2007 com as suas belas jantes 18" calçadas com pneus Nakang já bem comidos nas laterais.

Um carro daquele porte e com aquelas características (RWD + Potência QB + Jantes 18") não é para ter aqueles pneus. :sh)

Já que falaram nos Nakang, não digam a ninguém, mas na minha faculdade existe um 330d E92 de 2006 ou 2007 com as suas belas jantes 18" calçadas com pneus Nakang já bem comidos nas laterais.

Um carro daquele porte e com aquelas características (RWD + Potência QB + Jantes 18") não é para ter aqueles pneus. :sh)
Não admira que hajam cada vez mais casos desses, o aliciamento para dar passos maiores que as pernas é mais que muito e não há legislação sobre o assunto.

Também via aqui na zona um 330d e92 com Nankang atrás e Goodride à frente, também com jante 18, mas as mais clássicas e menos vistas, pré-LCI.

Para mim o melhor é andar com um pouco mais de pressão que o recomendado pelo fabricante em qualquer situação, salvo instrução em contrário do manual do carro, fabricante de pneus ou outro.

Houve uma altura que, num carro com 2.2 à frente e 2.0 atrás originais, punha em vez de +0.1 em todos os eixos como passei a fazer sempre, punha +0.3 e o meu pai diz que sentia o carro fugir com mais facilidade, o suficiente para tornar a condução a caminhar para o perigoso (palavras dele), isto a seco.

É uma opinião aberta a mudanças, nas condições em que disse. [;)]

Então, mas isso foi mais ou menos o que disse, tirando a situação de ser 0.1 para 0.3. Na verdade ele anda sempre com algum ar a mais, mas recomenda, por questões de segurança, a respeitar o que o fabricante diz. O que se passa é que normalmente esquecemo-nos de verificar a pressão e andamos quase sempre com os pneus com menos ar que o recomendado, o que na opinião dele, torna o carro imprevisivel nos casos de perda de aderência. Logo admite colocar a mais, porque assim não acontece esta situação, e o comportamento é mais previsivel do que com ar a menos.
Já na chuva, para mim foi uma novidade o que ele me contou, mas como o tenho em grande consideração, já o conheço há muitos anos e já vi a sabedoria dele em diversas questões automóveis, e ele está no ramo. Ainda deve haver quem ache que os melhores pneus devem ser colocados à frente (espero que não), mas já há muitos anos que me diz o contrário e eu experimentei quando fiz a troca seguinte. Os tipos da casa de pneus até me olharam de lado e devem ter mandado bocas tipo "este gajo vem para aqui armado em conhecedor e é parvo, vai andar com o carro e ainda se espeta", mas confirma-se. Depois fui vendo a mudança de mentalidades ao longo destes anos todos e hoje acho que está mais que enraizado que o melhor conjunto vai para trás.
Gostei desta discussão, às vezes é dificil encontrar alguém com quem se consiga argumentar sem entrar em ofensas ou comentários despropositados. E não temos que concordar, mas, pelos vistos, estamos sempre com vontade de aprender.

A "culpa" por vezes é dos próprios carros que dão uma sensação de segurança exagerada e em algumas situações falsa! Aliada a esse facto que referes.

Antes: eu tenho um carro "muita" bom e sou um grande condutor.
Depois: :sh)

Destes "artistas" do carro bom na estrada molhada é aos montes...

Como me serviu a carapuça......
a imprudência reporta à fraca avalição da estrada em frente dele. Bem sei que, às vezes, é muito dificil ver os lençóis de água, mas estatisticamente é muito menos provável existirem na faixa do meio (por norma em caso de chuva torrencial e não conhendo a estrada, é onde transito).
Agora, que falamos de imprudência, podemos perguntar, quantos de nós somos imprudentes na nossa condução, diria 1 vez por semana no mínimo? Nem vale a pena estarmos à volta desta questão: excesso de velocidade, álcool, passar vermelhos, continuos, zebras, etc e tal. Virtualmente todos. A verdadeira questão é que a larga maioria destas imprudências não passam disso mesmo e nem consequências têm. Olha lá o tipo que está a filmar, podia ter-se atrapalhado e mandado uma "passa" no mercedes, felizmente não aconteceu.

As imprudências são relativas. Aquele condutor vai na faixa da esquerda porque vai a ultrapassar alguém que vai no meio. Se pensas que é possível teres a capacidade para avaliar com certeza toda a estrada à tua frente estás enganado. Essa avaliação é necessária ser feita a todo o momento, mas é uma projecção nossa, é um modelo que criamos para manter as coisas sob controlo. Mas no mundo real está a passar-se muita coisa que nós nem sabemos e que muitas vezes só sabemos ao último instante. A algumas conseguimos adaptar-nos a outras não. Uma coisa é certa, depois de acontecer todos temos as soluções. Mas não é depois de acontecer que as soluções dão jeito.
Eu pelo vídeo continuo a não ver nada de especial. Já andei muito mais depressa que aquilo sem o mínimo problema e já tive dos maiores sustos da minha vida indo muito mais devagar. Num segundo as coisas estão de uma maneira, no outro de outra- A sorte costuma decidir como corre.

As imprudências são relativas. Aquele condutor vai na faixa da esquerda porque vai a ultrapassar alguém que vai no meio. Se pensas que é possível teres a capacidade para avaliar com certeza toda a estrada à tua frente estás enganado. Essa avaliação é necessária ser feita a todo o momento, mas é uma projecção nossa, é um modelo que criamos para manter as coisas sob controlo. Mas no mundo real está a passar-se muita coisa que nós nem sabemos e que muitas vezes só sabemos ao último instante. A algumas conseguimos adaptar-nos a outras não. Uma coisa é certa, depois de acontecer todos temos as soluções. Mas não é depois de acontecer que as soluções dão jeito.
Eu pelo vídeo continuo a não ver nada de especial. Já andei muito mais depressa que aquilo sem o mínimo problema e já tive dos maiores sustos da minha vida indo muito mais devagar. Num segundo as coisas estão de uma maneira, no outro de outra- A sorte costuma decidir como corre.

Totalmente de acordo, em tudo. E por isso acho que naquele temporal devia andar com mais cuidado e de preferência na faixa do meio. Ele pode não vir a largar brasa, mas também não vai devagar para as condições que se lhe apresentam à frente. O resultado foi o que se viu, e felizmente nada resultou.

Totalmente de acordo, em tudo. E por isso acho que naquele temporal devia andar com mais cuidado e de preferência na faixa do meio. Ele pode não vir a largar brasa, mas também não vai devagar para as condições que se lhe apresentam à frente. O resultado foi o que se viu, e felizmente nada resultou.

Hmm...:confused:

Voltar
Superior