(Des)emprego.... o poder das cunhas!

Mas pá, tu sabes o que dizes?
(..) Só faz essa comparação que não é bom da cabeça :sh)

Cumprimentos.

Eu não sei o que diga. Apeteceu-me vir aqui inventar histórias...[:D][:D]

Haja paciência...

Porque não aceitas simplesmente que existe pontos de vista diferentes do teu?

É que ler nos Jornais e Estatísticas que PT é corrupto etc e tal: já me a mim esqueceu. É o que vem diariamente em Jornais.

O que eu digo é baseado em experiência real. Não sei se percebeste...

Eu não sei o que diga. Apeteceu-me vir aqui inventar histórias...[:D][:D]

Haja paciência...

Porque não aceitas simplesmente que existe pontos de vista diferentes do teu?

É que ler nos Jornais e Estatísticas que PT é corrupto etc e tal: já me a mim esqueceu. É o que vem diariamente em Jornais.

O que eu digo é baseado em experiência real. Não sei se percebeste...

Não pode[:)][:)][:)][:)]

Do ponto de vista de legalidade a cunha é completamente legal.
Isto é, uma empresa não pode ser acusada de contratar pessoas através de cunha. Não existe nenhuma Lei que o proíba.

Já no que diz respeito ao facto de alguém prejudicar a sua empresa empregando alguém eventualmente menos competente isso já é do foro da própria empresa. PAra ser eventualmente ilegal, seria necessário o empregador provar que eu contratei alguém incompetente com o intuito de prejudicar a empresa.

Eu até posso meter uma cunha a um incompetente mas será extremamente improvável que a minha empresa prove que tenha sido com o intuito de a prejudicar...

Quanto aos países Nórdicos, estou completamente seguro que estás enganado. São iguais ou piores que nós.

O meu namorado trabalha numa empresa alemã e olha que não é bem assim. Eles até admitem que um empregado indique alguém mas tem que ser alguém que aches que é muito bom e não apenas para a cunha (pois eles não defendem as cunhas). Aí a única abébia que eles dão é olhar para o currículo e fazer uma entrevista mas essa pessoa passa pelo mesmíssimo processo que qualquer outro candidato e se não for boa, bye bye.

O meu namorado trabalha numa empresa alemã e olha que não é bem assim. Eles até admitem que um empregado indique alguém mas tem que ser alguém que aches que é muito bom e não apenas para a cunha (pois eles não defendem as cunhas). Aí a única abébia que eles dão é olhar para o currículo e fazer uma entrevista mas essa pessoa passa pelo mesmíssimo processo que qualquer outro candidato e se não for boa, bye bye.

Mas isso se calhar também se aplica a grandes empresas como por exemplo a SONAE. Tenho ideia que a cunha funciona mais a nível de pequenas e medias empresas.

Há uma coisa muito importante chamada networking, ou seja, rede de contactos.

Eu já referi e aconselhei pessoas para uma determinada posição por terem as características adequadas ao perfil pretendido e mais algumas, mas isso nunca é mais importante que a análise do curriculum. Quando se busca profissionais, busca-se os melhores e quem se achar que é indicado para preencher essa função. Tais referências referem-se ao nível profissional, independente de ser mais ou menos amiga dessa pessoa. Já me pediram mesmo para "meter cunha", "fazer pressão" mas isso não se enquadra na minha maneira de ver as coisas. Sempre que vejo anúncios de emprego que se adaptem às características de amigos meus, reencaminho para os mesmos, alguns também o fazem para mim.

Nos meus únicos 2 empregos refiro que: 1º mandei curriculum, gostaram, entrei e fui seleccionado, 2º inscrevi-me num programa, passei provas, filtrado por milhares de candidatos, aceitei e fui seleccionado (INOV Contacto). Em ambos os casos sem referências, sem indicações, muito menos cunhas. No futuro se for indicado para uma função dentro das minhas caracteristicas e gostem de mim, não vejo problema em ser referenciado. O que é muito negativo como foi aqui dito é criarem lugares, postos e pior que isso... os manterem por muito tempo com pessoas que não são a melhor possível escolha ou mesmo sem perfil apenas porque um amiguinho ou cunhado o meteu lá. Em Portugal há muito disso.

Boas e o seguinte a um tempo atras fui a uma entrevista para restaurante de shopping,precisamente ja trabalhei num restaurante desse shopping,que de uma cadeia de restaurantes que pertencia ao BES,mas fecharam todos,cheguei a entrevista o gerente,perguntou as perguntas basicas,depois,perguntou o porque do outro restaurante ter fechado,eu expliquei,no fim da entrevista o gerente disse que ligava,ate agora nada(la perdeu o meu contacto[:D])tenho experiencia em hotelaria a 6 anos,nao sei se meteram uma pessoa que nao saiba nada,mas que tenha cunha,por ser namorado ou namorada de alguem de la,ou amigo/a,o que sei e que vou a muitas entrevista com pussibilidade de ficar,mas nao e isso que acontece,e assim eu tambem nao muito bonito nem propriamente magro nem muito gordo,mas que se fica fudi.. la isso fica,tenho gasto um dinheirao em tinteiros e resmas de papel para curriculos,quando depois nao se tira partido disso,sera que as vezes os patroes nao pensam que a gente por imprimir curriculos se gasta dinheiro e tempo,acho que eles deviam pensar um bocadinho,nao tenho cunhas e detesto isso,devemos ter emprego por competencias,mas fico fudi.. quando alguem me passa a frente porque a dita cunha,mas nao tem perfil muito menos experiencia para o cargo.

Boas e o seguinte a um tempo atras fui a uma entrevista para restaurante de shopping,precisamente ja trabalhei num restaurante desse shopping,que de uma cadeia de restaurantes que pertencia ao BES,mas fecharam todos,cheguei a entrevista o gerente,perguntou as perguntas basicas,depois,perguntou o porque do outro restaurante ter fechado,eu expliquei,no fim da entrevista o gerente disse que ligava,ate agora nada(la perdeu o meu contacto[:D])tenho experiencia em hotelaria a 6 anos,nao sei se meteram uma pessoa que nao saiba nada,mas que tenha cunha,por ser namorado ou namorada de alguem de la,ou amigo/a,o que sei e que vou a muitas entrevista com pussibilidade de ficar,mas nao e isso que acontece,e assim eu tambem nao muito bonito nem propriamente magro nem muito gordo,mas que se fica fudi.. la isso fica,tenho gasto um dinheirao em tinteiros e resmas de papel para curriculos,quando depois nao se tira partido disso,sera que as vezes os patroes nao pensam que a gente por imprimir curriculos se gasta dinheiro e tempo,acho que eles deviam pensar um bocadinho,nao tenho cunhas e detesto isso,devemos ter emprego por competencias,mas fico fudi.. quando alguem me passa a frente porque a dita cunha,mas nao tem perfil muito menos experiencia para o cargo.

Na altura de procurar trabalho, tudo conta, inclusivamente a capacidade das pessoas se exprimirem de forma correcta.

Existem empresas que ja nem colocam anúncios "no jornal", os colaboradores é que sugerem pessoas conhecidas e com determinadas capacidades para preencher as vagas.

Peecebe-se esta opção, se todos pensarmos bem vamos descobrir que já trabalhamos com pessoas que podem até ter um CV apelativo mas têm grandes falhas a nível de soft skills e de empenho.

Na minha opinião, ter um conjunto de contactos e ter uma boa imagem perante eles é sempre um meio válido de conseguir um emprego.

Existem empresas que ja nem colocam anúncios "no jornal", os colaboradores é que sugerem pessoas conhecidas e com determinadas capacidades para preencher as vagas.

Peecebe-se esta opção, se todos pensarmos bem vamos descobrir que já trabalhamos com pessoas que podem até ter um CV apelativo mas têm grandes falhas a nível de soft skills e de empenho.

Na minha opinião, ter um conjunto de contactos e ter uma boa imagem perante eles é sempre um meio válido de conseguir um emprego.

Na minha empresa, quem sugerir uma pessoa para determinada posição, se essa pessoa for a escolhida e permanecer para além do período de experiência (neste caso, 6 meses), quem sugeriu recebe um bónus de 1000 euros.

Graças a contactos da minha família consegui ser seleccionado para um trabalho super concorrido e durante o processo de formação, relevei ter mais qualidades necessárias para a execução do trabalho em questão e acabei por ser escolhido para um cargo de chefia.Inclusive alguns dos meus ex-colegas para além de serem mais velhos possuíam o grau de mestre.

Creio que muitas vezes o empenho,dedicação e soft skills, é o que falta a muitas pessoas com currículos extenso, para conseguirem dar o salto e atingir certos patamares.[;)]

Currículos e estatísticas são duas das formas mais simples de mentir dizendo a verdade...

Não meto indicação e cunha no mesmo saco. Cunha é o Teixeira dos Santos ir para a PT, agora indicar um amigo/conhecido/familiar que tu acredites ter perfil para o cargo é bastante positivo.

Eu trabalho numa empresa nórdica e isso é visto como uma iniciativa positiva. Eu indiquei um amigo há uns meses, ele passou pelo mesmo processo de selecção que os outros, foi admitido e eu fiquei responsável pela sua integração na empresa. Posso dizer que dos 5 ou 6 que entraram na mesma altura era o que tinha o CV menos apelativo e no entanto é o que tem o melhor desempenho e integração nos projectos.

Na minha empresa, quem sugerir uma pessoa para determinada posição, se essa pessoa for a escolhida e permanecer para além do período de experiência (neste caso, 6 meses), quem sugeriu recebe um bónus de 1000 euros.

Tinha o mesmo esquema em Inglaterra. Ao recrutar alguém conhecido para um lugar recebia £1000/2000 (dependia da extensão do contrato).

Currículos e estatísticas são duas das formas mais simples de mentir dizendo a verdade...

Não meto indicação e cunha no mesmo saco. Cunha é o Teixeira dos Santos ir para a PT, agora indicar um amigo/conhecido/familiar que tu acredites ter perfil para o cargo é bastante positivo.

Eu trabalho numa empresa nórdica e isso é visto como uma iniciativa positiva. Eu indiquei um amigo há uns meses, ele passou pelo mesmo processo de selecção que os outros, foi admitido e eu fiquei responsável pela sua integração na empresa. Posso dizer que dos 5 ou 6 que entraram na mesma altura era o que tinha o CV menos apelativo e no entanto é o que tem o melhor desempenho e integração nos projectos.

Para mim "cunha" é apenas colocar alguém inferior aos outros candidatos, apenas porque conhece alguém. Ser recomendado é algo bastante bom!

Parece de menor relevância, mas é significativo, da maior importância diria e é efectivamente a diferença entre uma cunha e uma recomendação.

Ao contrario do que se faz por cá, onde o normal é recomendar-se um inútil qualquer, que passa por cima dos outros e que, ainda se acha bastante bom, melhor do que a concorrência.

Esta "confusão", não explica tudo como é óbvio, mas ajuda a entender muita coisa, por cá...

Se ele te fez uma entrevista com parte escrita teme-se o pior...:sh)

Só patrões aqui[:D][;)]

[:D] [:D]

Na "minha empresa" anterior, as cunhas eram recorrentes, mas só os trabalhadores qualificados eram sujeitos a um verdadeiro processo de selecção. O resultado foi uma falência por má gestão. Infelizmente (ou felizmente para alguns) em Portugal não se pune penalmente a estupidez.

Voltar
Superior