Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Acho que é preciso distinguir a cunha em que é só para fazer alguém passar á frente, ou justificar a sua incompetência, e da boa cunha.
Então se eu for dono duma empresa e achar que tenho um amigo/pai/filho extremamente competente para um cargo onde eu necessito de alguém, faço mal em contrata-lo?
Ao ler esta reportagem no Expresso, pergunto-me se este não será um dos grandes males da nossa sociedade...
Quem nunca recebeu uma "proposta" de amigo X ou primo Y para trabalhar na mesma empresa ou passar à frente de alguém. Eu próprio já recebi, algumas até, de amigas bem interessantes []. Mas creio que ninguem gosta de se sentir rodeado de pessoas interesseiras.
E vcs já receberam\pediram algo e no fim houve bons resultados?
E o pessoal que trabalha ou trabalhou no estrangeiro, isso lá fora também funciona assim?
"A cunha é bem portuguesa e parece fazer parte do nosso ADN. Começa pelo "agradinho". O galo capão que se entrega nas mãos do senhor doutor, as flores que se oferecem à senhora professora, o whisky de 15 anos que chega à mesa do "soutor" juiz, a casa de férias emprestada ao senhor árbitro ou ao senhor presidente da Câmara."
Acho que é preciso distinguir a cunha em que é só para fazer alguém passar á frente, ou justificar a sua incompetência, e da boa cunha.
Então se eu for dono duma empresa e achar que tenho um amigo/pai/filho extremamente competente para um cargo onde eu necessito de alguém, faço mal em contrata-lo?
Eu acho que as cunhas no privado são absolutamente legais e legítimas.
Existem em todos os países e não são exclusivas de Portugal nem sequer é "bem Portuguesa". É universalisma.
Não nos devemos esquecer que o ser humano é um animal que se relaciona com outros animais da mesma espécie. Isto é, não somos robôs estanques de sentimentos ou emoções.
Além do mais, a cunha é uma forma de poder nas organizações. Quem entra com ela é normalmente submisso e fiel ao seu padrinho. Ora as organizações funcionam com base na fidelidade entre pares que só pode acontecer qd as pessoas dependem umas das outras...
Já recebi uma cunha e não tive problemas nenhuns em aceitá-la (se não fosse eu, era outro). Foi para emprego sazonal no Algarve. Trabalhava apenas o mês de Agosto e recebia 4000€ liquidos. A cunha foi na capitania da marinha portuguesa. Usufrui dessa cunha durante 7 anos e foi graças a ela que pude pagar as propinas e pagar um quarto durante o ano todo, possibilitando-me a progressão de estudos universitários. Se não fosse essa cunha, ainda hoje teria apenas o 12º ano, pelo que sim, já recebi uma cunha e foi na função publica e orgulho-me de a ter usufruido!
Claro que não são.
Se o patrão/CEO/direcção não tomar conhecimento que estás a beneficiar alguém, então não são de maneira nenhuma legítimas.
Quanto à cunha ser universalíssima, é em países atrasados tipo Portugal/Espanha/Itália/Grécia/Roménia/Brasil etc... Agora nos Nórdicos? AHAHAH [][
][
][
]
Sim....
Quanto aos países Nórdicos, estou completamente seguro que estás enganado. São iguais ou piores que nós.
Ou será tudo fachada? [][
]
Do ponto de vista de legalidade a cunha é completamente legal.
Isto é, uma empresa não pode ser acusada de contratar pessoas através de cunha. Não existe nenhuma Lei que o proíba.
Já no que diz respeito ao facto de alguém prejudicar a sua empresa empregando alguém eventualmente menos competente isso já é do foro da própria empresa. PAra ser eventualmente ilegal, seria necessário o empregador provar que eu contratei alguém incompetente com o intuito de prejudicar a empresa.
Eu até posso meter uma cunha a um incompetente mas será extremamente improvável que a minha empresa prove que tenha sido com o intuito de a prejudicar...
Quanto aos países Nórdicos, estou completamente seguro que estás enganado. São iguais ou piores que nós.
Normalmente somos um pouco iludidos um pouco pelas grandes corporações Nórdicas ( Qq empresa de renome alemã, NOKIAs outras similares) mas isso não representa a realidade dos países nórdicos.
É um pouco com um gajo comprar a Exame e achar que o tecido empresarial tuga são as empresas que lá aparecem: muito longe disso...[]
Os países Nordicos tem tb PMEs que funcionam exactamente como as nossas...
Tendo eu sido func duma empresa nórdica, deu para entender que, no fundo, são como nós. Por ex. o meu dir local era amigo de infância do CEO. Não era incompetente mas mas foi lá metido por cunha.
No fundo a grande verdade é a seguinte:
Uma empresa que contrate 60% dos empregados por mérito ou qualificações, contrata os restantes 40 por cunha. E é exactamente aí que nos conseguem ludibriar com sites muito bonitinhos onde explicam que são rigorosos nas contratação, com exemplos de pessoas de mérito etc...
Não tinha essa ideia da Suiça