(Des)emprego.... o poder das cunhas!

A situação é complicada.

A miúda está mesmo no underdog e é a mais mal paga. Daí a razão de tanta conflituosidade.

O pai é daqueles que quer que a sua filha aprenda à moda antiga.

E aquilo só está a dar barraca, mas o pai não vê e ninguém se atreve a falar-lhe disso. [:D] [:D]

O Factor C

O Factor C

Ao ler esta reportagem no Expresso, pergunto-me se este não será um dos grandes males da nossa sociedade...

Quem nunca recebeu uma "proposta" de amigo X ou primo Y para trabalhar na mesma empresa ou passar à frente de alguém. Eu próprio já recebi, algumas até, de amigas bem interessantes [:D]. Mas creio que ninguem gosta de se sentir rodeado de pessoas interesseiras.

E vcs já receberam\pediram algo e no fim houve bons resultados?

E o pessoal que trabalha ou trabalhou no estrangeiro, isso lá fora também funciona assim?

"A cunha é bem portuguesa e parece fazer parte do nosso ADN. Começa pelo "agradinho". O galo capão que se entrega nas mãos do senhor doutor, as flores que se oferecem à senhora professora, o whisky de 15 anos que chega à mesa do "soutor" juiz, a casa de férias emprestada ao senhor árbitro ou ao senhor presidente da Câmara."

Pensava que era um tópico novo :P Mas foi um grande desenterro :D

EDIT 3 : Agora percebi que o tópico onde queria escrever foi "agrafado" a este ;)

Última edição:
Não, nunca beneficiei de uma cunha, mas espero poder tê-la quando precisar. Até hoje posso dizer que tudo o que tenho e o que consegui, foi por mérito pessoal, também sabe bem [;)]

Nunca beneficiei, mas das duas uma, ou já me passaram a frente por causa das cunhas ou então os critérios de selecção eram aberrantes. E foi numa instituição de ensino publica. [8b]

Acho que é preciso distinguir a cunha em que é só para fazer alguém passar á frente, ou justificar a sua incompetência, e da boa cunha.

Então se eu for dono duma empresa e achar que tenho um amigo/pai/filho extremamente competente para um cargo onde eu necessito de alguém, faço mal em contrata-lo?

Acho que é preciso distinguir a cunha em que é só para fazer alguém passar á frente, ou justificar a sua incompetência, e da boa cunha.

Então se eu for dono duma empresa e achar que tenho um amigo/pai/filho extremamente competente para um cargo onde eu necessito de alguém, faço mal em contrata-lo?

Claro que não fazes mal.

O artigo entra ali também pelo suborno, que é diferente da cunha.

Eu acho que as cunhas no privado são absolutamente legais e legítimas.

Existem em todos os países e não são exclusivas de Portugal nem sequer é "bem Portuguesa". É universalisma.

Não nos devemos esquecer que o ser humano é um animal que se relaciona com outros animais da mesma espécie. Isto é, não somos robôs estanques de sentimentos ou emoções.

Além do mais, a cunha é uma forma de poder nas organizações. Quem entra com ela é normalmente submisso e fiel ao seu padrinho. Ora as organizações funcionam com base na fidelidade entre pares que só pode acontecer qd as pessoas dependem umas das outras...

Ao ler esta reportagem no Expresso, pergunto-me se este não será um dos grandes males da nossa sociedade...

Quem nunca recebeu uma "proposta" de amigo X ou primo Y para trabalhar na mesma empresa ou passar à frente de alguém. Eu próprio já recebi, algumas até, de amigas bem interessantes [:D]. Mas creio que ninguem gosta de se sentir rodeado de pessoas interesseiras.

E vcs já receberam\pediram algo e no fim houve bons resultados?

E o pessoal que trabalha ou trabalhou no estrangeiro, isso lá fora também funciona assim?

"A cunha é bem portuguesa e parece fazer parte do nosso ADN. Começa pelo "agradinho". O galo capão que se entrega nas mãos do senhor doutor, as flores que se oferecem à senhora professora, o whisky de 15 anos que chega à mesa do "soutor" juiz, a casa de férias emprestada ao senhor árbitro ou ao senhor presidente da Câmara."

Sim....

Isso não é cunha.

Se fores o dono da empresa metes lá quem te apetecer, porque a empresa é tua e só tua.
Cunha é se exactamente na mesma empresa, em vez de seres patrão, seres o director de recursos humanos, e se achares que tens um amigo/pai/filho é extremamente competente para um cargo onde eu necessito de alguém. Em vez de fazeres entrevistas e provas de selecção, escolheres o amigo/pai/filho directamente.

Eu acho que as cunhas no privado são absolutamente legais e legítimas.

Existem em todos os países e não são exclusivas de Portugal nem sequer é "bem Portuguesa". É universalisma.

Não nos devemos esquecer que o ser humano é um animal que se relaciona com outros animais da mesma espécie. Isto é, não somos robôs estanques de sentimentos ou emoções.

Além do mais, a cunha é uma forma de poder nas organizações. Quem entra com ela é normalmente submisso e fiel ao seu padrinho. Ora as organizações funcionam com base na fidelidade entre pares que só pode acontecer qd as pessoas dependem umas das outras...

Claro que não são.
Se o patrão/CEO/direcção não tomar conhecimento que estás a beneficiar alguém, então não são de maneira nenhuma legítimas.

Quanto à cunha ser universalíssima, é em países atrasados tipo Portugal/Espanha/Itália/Grécia/Roménia/Brasil etc... Agora nos Nórdicos? AHAHAH [:)][:)][:)][:)]

Já recebi uma cunha e não tive problemas nenhuns em aceitá-la (se não fosse eu, era outro). Foi para emprego sazonal no Algarve. Trabalhava apenas o mês de Agosto e recebia 4000€ liquidos. A cunha foi na capitania da marinha portuguesa. Usufrui dessa cunha durante 7 anos e foi graças a ela que pude pagar as propinas e pagar um quarto durante o ano todo, possibilitando-me a progressão de estudos universitários. Se não fosse essa cunha, ainda hoje teria apenas o 12º ano, pelo que sim, já recebi uma cunha e foi na função publica e orgulho-me de a ter usufruido!

Já recebi uma cunha e não tive problemas nenhuns em aceitá-la (se não fosse eu, era outro). Foi para emprego sazonal no Algarve. Trabalhava apenas o mês de Agosto e recebia 4000€ liquidos. A cunha foi na capitania da marinha portuguesa. Usufrui dessa cunha durante 7 anos e foi graças a ela que pude pagar as propinas e pagar um quarto durante o ano todo, possibilitando-me a progressão de estudos universitários. Se não fosse essa cunha, ainda hoje teria apenas o 12º ano, pelo que sim, já recebi uma cunha e foi na função publica e orgulho-me de a ter usufruido!

Como se ganha 4,000€ a trabalhar um mês na capitania da marinha portuguesa?

Claro que não são.
Se o patrão/CEO/direcção não tomar conhecimento que estás a beneficiar alguém, então não são de maneira nenhuma legítimas.

Quanto à cunha ser universalíssima, é em países atrasados tipo Portugal/Espanha/Itália/Grécia/Roménia/Brasil etc... Agora nos Nórdicos? AHAHAH [:)][:)][:)][:)]

Do ponto de vista de legalidade a cunha é completamente legal.
Isto é, uma empresa não pode ser acusada de contratar pessoas através de cunha. Não existe nenhuma Lei que o proíba.

Já no que diz respeito ao facto de alguém prejudicar a sua empresa empregando alguém eventualmente menos competente isso já é do foro da própria empresa. PAra ser eventualmente ilegal, seria necessário o empregador provar que eu contratei alguém incompetente com o intuito de prejudicar a empresa.

Eu até posso meter uma cunha a um incompetente mas será extremamente improvável que a minha empresa prove que tenha sido com o intuito de a prejudicar...

Quanto aos países Nórdicos, estou completamente seguro que estás enganado. São iguais ou piores que nós.

Não tinha essa ideia da Suiça

Quanto aos países Nórdicos, estou completamente seguro que estás enganado. São iguais ou piores que nós.

Bem, conheço quem trabalhe com empresas nórdicas, e falam-me de que muitas adoptam politicas anti-suborno, preocupam-se com as responsabilidades sociais e vivem (ou dão a entender que vivem) num sistema meritocrático. Daí, talvez, o sucesso de muitas delas...

Também é público que na substituição de um CEO numa grande empresa nórdica, muitas vezes escolhem alguém vindo do exterior ou alguém que dedicou muitos anos à empresa. Já no sistema latino escolhem geralmente o filho ou o irmão mais velho....

Ou será tudo fachada? [:D][:p]

Última edição:
Ou será tudo fachada? [:D][:p]

Normalmente somos um pouco iludidos um pouco pelas grandes corporações Nórdicas ( Qq empresa de renome alemã, NOKIAs outras similares) mas isso não representa a realidade dos países nórdicos.

É um pouco com um gajo comprar a Exame e achar que o tecido empresarial tuga são as empresas que lá aparecem: muito longe disso...[:D]

Os países Nordicos tem tb PMEs que funcionam exactamente como as nossas...

Tendo eu sido func duma empresa nórdica, deu para entender que, no fundo, são como nós. Por ex. o meu dir local era amigo de infância do CEO. Não era incompetente mas mas foi lá metido por cunha.

No fundo a grande verdade é a seguinte:

Uma empresa que contrate 60% dos empregados por mérito ou qualificações, contrata os restantes 40 por cunha. E é exactamente aí que nos conseguem ludibriar com sites muito bonitinhos onde explicam que são rigorosos nas contratação, com exemplos de pessoas de mérito etc...

Do ponto de vista de legalidade a cunha é completamente legal.
Isto é, uma empresa não pode ser acusada de contratar pessoas através de cunha. Não existe nenhuma Lei que o proíba.

Já no que diz respeito ao facto de alguém prejudicar a sua empresa empregando alguém eventualmente menos competente isso já é do foro da própria empresa. PAra ser eventualmente ilegal, seria necessário o empregador provar que eu contratei alguém incompetente com o intuito de prejudicar a empresa.

Eu até posso meter uma cunha a um incompetente mas será extremamente improvável que a minha empresa prove que tenha sido com o intuito de a prejudicar...

É assim ó amigo, cada empresa tem a sua política.

Se a direcção diz para a o departamento dos recursos humanos contratar X pessoas para uma determinada área , e se essa empresa tem guidelines específicas de contratação (psicotécnicos, média de entrada, testes teóricos e práticos, whatever), e tu sendo director dos recursos humanos passas por cima disso tudo e metes um conhecido/amigo/filho, só porque pensas que ele é bom e está á altura, isso é cunha e ilegal no que toca à tua empresa. E sim é fácil provar, para isso bastando algumas denúncias e depois existem departamentos específicos para averiguar isso (provas escritas etc).
Agora se a direcção dá-te total liberdade de escolha, aí até podes contratar uma empregada de lompeza para o departamento financeiro, isso é lá com eles.

Quanto a contratares um incompetente e a empresa não o conseguir provar, quem fala assim não é gago.
Qualquer gajo com 2 dedos de testa sabe o que um incompetente é, e não demora muito a descobrir que foi cunha.

Normalmente somos um pouco iludidos um pouco pelas grandes corporações Nórdicas ( Qq empresa de renome alemã, NOKIAs outras similares) mas isso não representa a realidade dos países nórdicos.

É um pouco com um gajo comprar a Exame e achar que o tecido empresarial tuga são as empresas que lá aparecem: muito longe disso...[:D]

Os países Nordicos tem tb PMEs que funcionam exactamente como as nossas...

Tendo eu sido func duma empresa nórdica, deu para entender que, no fundo, são como nós. Por ex. o meu dir local era amigo de infância do CEO. Não era incompetente mas mas foi lá metido por cunha.

No fundo a grande verdade é a seguinte:

Uma empresa que contrate 60% dos empregados por mérito ou qualificações, contrata os restantes 40 por cunha. E é exactamente aí que nos conseguem ludibriar com sites muito bonitinhos onde explicam que são rigorosos nas contratação, com exemplos de pessoas de mérito etc...

Mas pá, tu sabes o que dizes?
Tu queres comparar a realidade dos PIGS para a realidade nórdica, onde até o orçamento de estado deles dá lucro?
A mentalidade deles é completamente diferente da nossa, mas completamente mesmo.
Não existe o chico-espertismo típico dos sul da Europa, as cunhas, os compadrios. Por exemplo, o simples facto de se pagar ao examinador no exame da carta e muitos outros.

Pá, se existe corrupção nos países nórdicos? Existe claro, Corrupção existe em todo o lado, até no Vaticano. Agora comparar o nível de corrupção existente em Portugal com a corrupção existente nos países nórdicos, e dizer que são igual ou piores que nós. Só faz essa comparação que não é bom da cabeça :sh)

Cumprimentos.

Voltar
Superior