(Des)emprego.... o poder das cunhas!

Tux

Well-known member
Olá pessoal!
Não sei se este é melhor sítio para divulgar isto mas como é um forum bastante visitado, vou tentar.
Então cá vai:

A minha mulher é professora mas neste momento está desempregada! Farta-se de procurar e concorrer a ofertas de escolas mas ainda não conseguiu nada. Pois agora é mais fácil o factor cunha resolver esta situação.
Por esse motivo, venho apenas informar que neste endereço http://www.ipetitions.com/petition/ciclicas/ decorre uma petição para que as colocações cíclicas voltem. Basta 5000 assinaturas para que a lei possa ser discutida na assembleia da républica. Qualquer pessoa pode assinar, não precisa de ser docente. Só precisa de estar solidária com tantos professores que neste momento estão ou estiveram desempregados, devido às ofertas cíclicas, em que cada escola tem o seu próprio critério de selecção.
Agradeço a todos quantos possam colaborar. E se puderem divulguem isto! Obrigado.

Não é bem assim... bastam 5000 assinaturas numa petição "real", as petições on-line não contam.

Quanto à questão das colocações, os critérios mantêm-se, ainda não é a escola que os estabelece. A questão é que, em vez de recorrer a uma lista já existente, eles recorrem aos candidatos que enviam a candidatura directamente para a escola. Mas os critérios de graduação continuam a ser os mesmos e são idênticos para todas as escolas. Existe uma proposta de lei para mudar isso, mas penso que só entrará em efeito no próximo ano.

Se ela não consegue colocação, tem de continuar a tentar. Pode dar-se a questão de pertencer a um grupo que está "cheio" de candidatos desempregados ou ter uma média muito baixa e isso dificulta as coisas. Eu ainda há duas semanas atrás concorri a 3 horários e fiquei colocado em 2 deles (obviamente que tive de desistir no segundo, porque entretanto já tinha aceite o primeiro, tendo a minha vez passado para outro)... tudo depende da zona do país, da escola e do número de candidatos.

Peço desculpa, mas estando fora da situação há algo que gostaria de perguntar. Não faz sentido que sejam as escolas a decidir os seus docentes baseado nos seus proprios criterios de avaliação ?

Mas achas justo que até Dezembro fosse colocado um professor mediante a sua média e tempo de serviço, e agora que isto já seja porque conhecem alguem para ficar com o lugar...
Ela já concorreu para uma escola em que a candidata escolhida tinha uma graduação mais baixa do que a que estava no 2º lugar. Achas justo? Logo não se usaram os mesmo critérios! E a lista foi afixada na escola assim mesmo sem nada esconder! Quando a 2º candidata em questão perguntou porque não foi seleccionada, disseram-lhe que era porque a colega seleccionada já tinha trabalhado naquele agrupamento...
Palhaçada!

Uh... os critérios não mudaram. Só no próximo ano lectivo é que entram os novos critérios. Se foi uma "ultrapassagem ilegal", ela pode fazer uma queixa.

Pois foi o que já se fez.... Mas ela já soube de outros casos que se assemelham a esta situação... Só neste caso foi o que aconteceu a colegas dela... No grupo dela até nem estava mt mau quando era a colocação cíclica. Ela trabalhou de 20 de setembro a 19 de Dezembro e quando a substituição acabou, ela até não tinha mt pessoal antes dela... Por isso é que ela acha estranho!

Isso já não sei... só sei que, por enquanto, ainda são os critérios antigos. Se não foram cumpridos, pode apresentar queixa (como já ouvi terem feito noutros casos). Não esperes é que seja essa petição on-line a mudar alguma coisa... o valor legal é nulo.

Mas de qualquer modo não custa nada assinar e ver no que dá... Obtive essas informações no site de um sindicato!

....

Toca a assinar... vamos lá pessoal...

citação:Originalmente colocada por Tux

Mas achas justo que até Dezembro fosse colocado um professor mediante a sua média e tempo de serviço, e agora que isto já seja porque conhecem alguem para ficar com o lugar...
Ela já concorreu para uma escola em que a candidata escolhida tinha uma graduação mais baixa do que a que estava no 2º lugar. Achas justo? Logo não se usaram os mesmo critérios! E a lista foi afixada na escola assim mesmo sem nada esconder! Quando a 2º candidata em questão perguntou porque não foi seleccionada, disseram-lhe que era porque a colega seleccionada já tinha trabalhado naquele agrupamento...
Palhaçada!

Têm o direito de reclamar, usem-no.

Eu não entendo uma coisa.

Porque é que apenas na Função Pública, os professores tem de ter essa maneira diferentes de colocação?

E os restantes?

citação:Originalmente colocada por Vehicle

Eu não entendo uma coisa.

Porque é que apenas na Função Pública, os professores tem de ter essa maneira diferentes de colocação?

E os restantes?

Estava tudo tão bem feito! Todas as semanas. através da lista de graduação colmatava os lugares em falta! Mas alguém lembrou-se que as escolas precisavam de mais autonomia e entregaram o processo às escolas! Agora imaginem o que é uma escola organizar 300 candidaturas... Burocratizou-se e o que antes demorava uma semana a ser resolvido, demora agora no mínimo 15 dias!

É mesmo isso... Quer dizer ainda fizeram pior!
E depois dizem que o ensino está mau. Eles é que criam condições para o piorar!

Embora sendo funcionário publico a minha opinião é que o Estado tem que deixar de ser uma garantia de emprego para determinadas classes, nomeadamente médicos, enfermeiros, professores ....

O Estado tem que empregar as pessoas da mesma forma que empregam os privados....e isso é o que vai acontecer cada vez mais no futuro .... temos que nos adaptar e saber viver com isso.

Já agora a tua esposa dava aulas de quê ?

Voltar
Superior