(Des)emprego.... o poder das cunhas!

Já está assinada a petição sem valor jurídico, porque estou solidário com os colegas contratados! As cíclicas sempre duraram o ano lectivo completo, por que é que agora iriam apenas durar três meses por ano? Mesmo assim não faz sentido...

Cunhas- a eterna Questão

Cunhas- a eterna Questão

Este, sempre foi um tema polémico, com todo o género de opiniões.
Conheço quem tenha acesso a trabalhos melhores através de cunha e por isso não o aceite, conheço quem as tenha e seja contra recusando-se a usá-las.

Conheço quem não as tenha mas mesmo assim as apoie e as aceite como qualquer outro critério, dizendo que tem pena de não conhecer mais gente...
Obviamente, conheço quem não as tenha e seja contra.

Interessa-me debater este tema, do ponto de vista moral, ético, mas também profissional.

Pessoalmente sou um apoiante duma meritocracia e por isso tenho alguma dificuldade em aceitar as cunhas como um critério de decisão. Por outro lado, acho que pode ser um critério de desempate. Já dei emprego a um jovem, filho de um grande cliente, estando ele, mais ou menos, em pé de igualdade com outro (as relaçoes publicas são lixadas[:D] )

Outra questão é o sector público e aí, com o dinheiro de todos nos faz me muito mais confusão...[8b]

E vocês? ja tiveram alguma cunha? são contra? ou são dos que são contra quando não é para vocês?:(

Dos melhores empregados da minha empresa entraram todos por cunha! não tenho qualquer problema em meter uma ou cobrar quando é preciso !
Entao nos hospitais ... upa upa ...

Interessa-me debater este tema, do ponto de vista moral, ético, mas também profissional.

Pessoalmente sou um apoiante duma meritocracia e por isso tenho alguma dificuldade em aceitar as cunhas como um critério de decisão. Por outro lado, acho que pode ser um critério de desempate. Já dei emprego a um jovem, filho de um grande cliente, estando ele, mais ou menos, em pé de igualdade com outro (as relaçoes publicas são lixadas[:D] )

Outra questão é o sector público e aí, com o dinheiro de todos nos faz me muito mais confusão...[8b]
Claro que toda a gente defende a meritocracia, mas é da boca para fora. [;)]

Muita gente fala das cunhas, contra as cunhas, mas permanecem instalados em sistemas onde o sistema da cunha é lei.

Porque falar é fácil e barato. Mudar o sistema é que é difícil e não é para todos. Só para alguns.

Nas minhas relações profissionais valorizo exclusivamente o mérito. Começa pela taxa de esforço na formação. Porque aqueles que falam muito, mas que nunca se interessaram por ter uma formação e preparação adequadas, pouco irão acrescentar à cadeia de valor dentro da organização.

E serão esses que irão desestabilizar toda a equipa de trabalho. Repara que são aqueles que têm uma melhor base, os mais tranquilos face às exigências profissionais.

Mas por vezes, há armadilhas de onde é difícil fugir. Aconteceu-me há uns tempos, um Administrador de uma empresa minha cliente, elogiar a minha equipa e a minha empresa e depois dizer muito explicitamente que gostaria que o filho que tinha terminado o curso, tivesse uma experiência profissional idêntica. :(

A muito custo lá me safei, mas aquilo que nos tentam ensinar nos livros sobre as boas práticas, não serve de nada perante situações deste género.

É por isso que repito: Falar, é fácil... [;)]

Claro que toda a gente defende a meritocracia, mas é da boca para fora. [;)]

Muita gente fala das cunhas, contra as cunhas, mas permanecem instalados em sistemas onde o sistema da cunha é lei.

Porque falar é fácil e barato. Mudar o sistema é que é difícil e não é para todos. Só para alguns.

Nas minhas relações profissionais valorizo exclusivamente o mérito. Começa pela taxa de esforço na formação. Porque aqueles que falam muito, mas que nunca se interessaram por ter uma formação e preparação adequadas, pouco irão acrescentar à cadeia de valor dentro da organização.

E serão esses que irão desestabilizar toda a equipa de trabalho. Repara que são aqueles que têm uma melhor base, os mais tranquilos face às exigências profissionais.

Mas por vezes, há armadilhas de onde é difícil fugir. Aconteceu-me há uns tempos, um Administrador de uma empresa minha cliente, elogiar a minha equipa e a minha empresa e depois dizer muito explicitamente que gostaria que o filho que tinha terminado o curso, tivesse uma experiência profissional idêntica. :(

A muito custo lá me safei, mas aquilo que nos tentam ensinar nos livros sobre as boas práticas, não serve de nada perante situações deste género.

É por isso que repito: Falar, é fácil... [;)]

Eu sei que falar é facil, sou o primeiro a dizer que perante algumas situações ja dei empregos...Mas felizmente a pessoas que nem tinham um CV pior que os outros candidatos. Eram ela por ela e escolhi o que era filho do cliente...

Agora, dar um emprego a alguem só por ser filho de alguem, felizmente ainda não...

um amigo está numa boa posição numa empresa...eu estava a procura de trabalho...

falei com ele... na altura não precisavam...

entretanto o patrão perguntou-lhe se conhecia alguém que precisa-se de trabalho...

lá me chamou...e lá estou...

será cunha? eu não acho...

considero cunha mais o género "não olhar aos curriculos de outrem quando tenho aqui o meu filhinho querido" como existe num sitio "próximo" ao que trabalho...

trata-se de um rapaz de 25 anos(máximo) que lá foi colocado pela mãe(atenção, não na empresa onde estou)...
e depois em conversa com a dita senhora esta me diz que os jovens não encontram trabalho porque não querem...(em parte é verdade, mas não se aplica ao caso)

enfim...

Ainda hoje vem cá a casa uma prima minha com a sobrinha pedir emprego para a menina, ao meu pai. O resultado vai ser "ela que me envie o CV por email, e depois logo se vê".

A cunha implantou-se para colocar indivíduos que de outra forma nunca conseguiriam o lugar.
Quem realmente está bem qualificado a todos os níveis para ocupar determinado lugar não deveria necessitar de cunha...
A cunha implantou um regime de incompetência laboral, de desconfiança perante o sistema e as instituições, de demérito, e impôs a quase necessidade de quem é bom também tenha que recorrer a uma cunha....

A cunha parece medir o poder relativo de cada individuo que coloca quem pede cunha. Agora até é necessário subir cada vez mais alto as hierarquias para que a cunha surta efeito....

Felizmente, na esmagadora maioria das situações abrangidas pela minha área, ainda é o puder do currículo e não o poder da cunha, que coloca os indivíduos. É uma área em que não nos podemos dar ao luxo de ter um mau elemento na equipa, visto ser uma area em que facilme nos apercebemos das reais capacidades de quem é colocado, e onde temos toda a facilidade em verificar as competencias e habilitações de quem trabalha.

Há cunhas e cunhas... meter um filho de um amigo a trabalhar connosco para ganhar experiência profissional e ganhar algum para as suas eventuais despesas é uma coisa, meter o filho que nunca fez nada na vida e demorou 8 anos para concluir um curso que não lembra ao diabo com média de 10 a ganhar 5000€ por mês é outra. Costuma-se dizer que há males que vêm por bem, mas também há os que vêm por mal.

Há cunhas e cunhas... meter um filho de um amigo a trabalhar connosco para ganhar experiência profissional e ganhar algum para as suas eventuais despesas é uma coisa, meter o filho que nunca fez nada na vida e demorou 8 anos para concluir um curso que não lembra ao diabo com média de 10 a ganhar 5000€ por mês é outra. Costuma-se dizer que há males que vêm por bem, mas também há os que vêm por mal.

Claro.[;)]
E tambem ha a diferença entre pedir um favor e pedir a alguem que entregue o nosso CV aos recursos humanos (que de certo darão uma olhada diferente...)

Voltar
Superior