Delete

Para mim o Veyron é um carro de referência, costumo referencia-lo quando em conversas de café os amigos dizem que um carro com mais potência consome menos, portanto este com 1001 cv é a melhor prova, para quem quiser ver esse facto tá aqui o pdf das caracteristicas dele, inclusive o consumo.

http://www.bugatti-configurator.com/content/pdf/Veyron_en.pdf

Portanto um carro com 1880 kg consume 24.1 L em circuito combinado, quando um BMW série 7 com 1935 kg consome 9.9 L em circuito combinado, portanto lá se vai o mito do mais potencia menos consumo. [:)][:)][:)][:)]

Existe um ponto óptimo entre peso do carro e caracteristicas que o motor deve apresentar, e é normal as versões base consumirem mais de que a versão imediatamente acima, já que o esforço do motor será menor do que na versão mais fraca.

Por exemplo: o que consumirá menos? O VW Polo 1.2 de 60 ou o 1.2 de 70?
E há casos em que a tecnologia aplicada permite carros mais potentes a consumirem menos que carros menos potentes. Como exemplo, compare-se os consumos entre o 1.4 Multiair com 135cv (com turbo), e o 1.4 Multiair com 105cv (sem turbo).

Mas como disse, carros mais potentes consomem menos que outros mais fracos até um certo ponto.
Depois, claro, com o excesso de potência ou cubicagem, como em versões desportivas fará, claro, o carro consumir mais.

Um exercicio interessante, para comparar esse exemplo que deste, seria pegar no motor do BMW e colocá-lo no Veyron e vice-versa. Colocar o V12 no lugar do V16, ainda permitiria ao Veyron perder uns 200 quilinhos de peso.
O V16 pesa perto de 400, enquanto o V12 deve pesar à volta de 200.

E já agora, pormenor, essa questão do peso do Veyron tem de ser corrigida.
Os 1888kg são a seco, que é para não assustar o pessoal. Junta-lhe combustivel, óleo e liquido para 9 ou 10 radiadores, e mais um condutor, e o peso real da coisa anda pelos 2100kg´/2200kg

-------------------------------------------------------------------

Em relação à discussão do exagero.
Sim, o Veyron é das coisas mais exageradas no planeta. É ostensivo, excessivo e um tipo pensa... para quê?
Compará-lo com Ferraris e Lambos está no vosso direito, mas temos de olhar para o Veyron como um hyper-GT. Aquilo não foi feito para dominar as curvas do Nurburgring, mas para ser a expressão máximo de luxo.
Que carro com excessivos niveis de potência e performance vocês conhecem que consiga ser tão fácil de conduzir e seja razoavelmente confortável?
Os únicos que me ocorrem são preparações do género que a Brabus faz com alguns modelos Mercedes, com motores descomunais e performances (em linha recta) capaz de envergonhar superdesportivos de raiz.

São os responsáveis da marca que o dizem.
Os nossos rivais não são Ferraris ou Paganis. Mas o nosso objectivo é convencer os nossos clientes a não comprarem um iate ou um helicoptero e optarem por um Veyron.[:D]
Estamos a falar de uma realidade completamente distinta, né?

No que toca à tecnologia e engenharia, o Veyron permitiu avanços ao nivel da tecnologia de pneus, materiais e soluções para lidar com niveis de potência e binario bem altos.

Excluindo o H1, que obedeceu a um caderno de encargos distinto (e mesmo o Humvee tem mais dado dores de cabeça do que resolvido ao exército americano, com uma fiabilidade e custos desastrosos), o que é que os também exagerados H2 e H3 constribuiram para o avanço da espécie?

Apesar de modificada, estamos a falar de uma base concebida originalmente para uma pick-up. Não é sofisiticada, apesar de perfeitamente adequada aos objectivos propostos, que fazem parte das necessidades de uma pick-up full size.

MAs que interessa isso quando falamos de um Hummer?
Como temos verificado, não há muita a gente a levá-los para o meio do mato, e como tal, são criaturas crudes para uma utilização quotidiana.
São criaturas exageradas, mas do mais convencional e banal que há.
Havia possibilidades de fazer melhor, mas não se deram ao trabalho, apostando apenas na imagem de criatura gigante e inadequada, à medida do ego dos seus donos.

Apesar do Veyron servir os mesmos propósitos, e eu não sou nada fã da criatura (apesar de este post parecer o contrário), os problemas que o mesmo tinha de contornar, relativos sobretudo aos números que possibilitava no campo das performances, obrigou a saltos tecnológicos.

O Hummer consegue a mesma proeza com soluções arcaicas. Nem se sequer se dignificou a mostrar nada de novo. É só mesmo embalagem.

Esforço, mas os motores reconhecem esforço, são máquinas, a única explicação plausível será a eficiência ideal de cada 1, agora esforço duvido muito que a centralina saiba o que é isso. [:D][:D][:D]

mas no geral, estou falando completamente de série tudo de origem, fica um bocadinho acima dos outros ñ é?

alias eu acho que neste momento ñ há TT mesmo para todo o terreno, sem ser o defender, o wranger e H1?o resto é TT civilizados, mais parecidos com suvs.
se eu estou a dizer barbaridades, me corrijam, pois ñ sou o gajo mais sabedor da materia

Fica um bocadinha acima de todos os outros apenas no preço, nada mais.

Já percebi o teu ponto de vista em relação às qualidades a ter em conta num automóvel... e acho que estamos conversados.

Para mim a velocidade de ponta conta muito pouco... para ti conta muitissimo e dá prestigio à marca.

Eu acho que os outros construtores não têm nada que dê 400Km/h pk acham que isso não interessa... tu achas que é pk não conseguem.

Eu acho que há carros bastante mais rápidos e eficazes que este a ligar dois pontos ou a dar uma volta ao ring ou à pista do TG por exemplo... Tu achas que um carro de 1001cv que custa 1.000.000€ antes de impostos é bom para dar umas pequenas voltas ao fim-de-semana e não é para ir ao ring... se isto não mania das grandezas é o quê? Se fosse meu... no Ring é que estávamos bem a curtir... mas tu é que sabes!

Um Ferrai numa estrada com curvas não anda a 300Km/h mas anda suficientemente depressa para ser tão ou mais rápido que o Bugatti... com o valor do Bugatti compra-se o Enzo FXX que é sem dúvida uma máquina eficiente no que diz respeito a rapidez embora tenha uma velocidade de ponta e uma acelaração inferiores ao Bugatti, mas ao fim de 10Km de estrada o Bugatti vai lá atrás.

Enfim... mas isto são apartes pk eu só chamei o Veyron à baila para responder a quem se mostrou contente com o fim da Hummer por ter carros excentricos e que, segundo eles, não servem para nada nem acrescentam nada... apenas poluem e acupam espaço. Eu acho que para se ser coerente com essa conversa tem que se aplicar a mesma ao Veyron por exemplo... e não só.

Acho mesmo é que todos devem existir e é pena quando uma marca fecha.

Para acabar de uma vez por todas com este Off topic vou ver se clarifico melhor o meu ponto de vista.

Em primeiro lugar entendeste mal o que eu prezo num automóvel, em nada tem a ver com o que tu dizes que eu prezo. Para mim a velocidade máxima não é um factor significativo, nem o prestigio que o mesmo trás para a marca, mas fica sempre bem pontos a favor, se não achas não tenho que te faça [;)]

Tu achas que há carros bastante mais rápidos e eficazes ou a dar uma volta ao ring ou à pista do TG
que o Veyron, eu tenho a certeza que há mas o Veyron não foi concebido para ser o mais rápido em pista nem em Nurburgring nem no TG. Mas se para ti automóveis são apenas tempos em pista estamos mal, pois um automóvel não é apenas isso. Para mim isso não é determinante na compra de um automóvel pois poucos proprietários conseguem explorar todas as potencialidades dos grandes super desportivos.

Eu nunca disse que o Veyron não era mais um produto para se mostrar a sociedade e uma forma de afirmação, porque a verdade é que é. Mas quem os compra não lhe faz diferença o dinheiro por isso ..

Um Ferrari e um Veyron não são de todo comparáveis, enquanto a Ferrari vive para eficácia e prazer de condução o Veyron vive para se afirmar e mostrar que é possível ir mais além ..

O Veyron para mim tem pormenores fabulosos, e eu até gosto é de Ferraris! Mas há que saber dar o valor [;)]

Eu não fico nada feliz em ver a falência de uma marca, todas elas deram um pouco de si para o desenvolvimento da industria automóvel, umas mais outras menos mas o que é certo é que todas estiveram lá.

Acho que me fiz entender [;)]

YouTube - Bugatti Veyron vs Nissan GT-R
isto anda

YouTube - Mclaren F1 vs Bugatti Veyron 16.4, Oh yeah!!!
ate o condutor conta

YouTube - Veyron vs. Gallardo Superleggera, R8, 911 GT3 RS, DB9
nas curvas

YouTube - Bugatti Veyron a mais de 400Km/h
vejam só a comodidade que transparece a 400km/h.

o que tem a mais que qualquer outro super carro?.......... o mesmo será perguntar o que é que o michael phelps tem a mais que os outros, ele só tem dois braços e duas pernas como os outros, e mesmo assim nenhum outro no mundo inteiro o bate.

Uma coisa são sensações e outra é eficácia e rapidez e estas ultimas só se medem como no video... ao cronómetro.
Aí o Bugatti não é o melhor embora seja o mais caro e o que mais tecnologia emprega, logo, os resultados praticos não acompanharam o investimento e o desenvolvimento... é só.
O Veyron não foi criado para ser o mais rápido em todas as situações. Se assim o fosse, a VW não o teria feito tão pesado, com tanto material a visar a insonorização, o conforto, o luxo, a estabilidade. Isto é algo que já foi discutido mil e uma vezes. No Veyron vais a 400km/h confortavelmente. Num Pagani e afins, acima dos 350km/h já parece que te vais desintegrar.

O Veyron está muitíssimo acima de todos os restantes carros feitos até hoje. Claro que essa ambição teve um custo, e a VW pagou-o, e bem. Analisando bem a coisa, foi um disparate tremendo o que foi gasto para construir o Veyron. Mas enquanto entusiasta de automóveis, só digo que ainda bem que ele existe.

Já percebi o teu ponto de vista em relação às qualidades a ter em conta num automóvel... e acho que estamos conversados.

Para mim a velocidade de ponta conta muito pouco... para ti conta muitissimo e dá prestigio à marca.

Eu acho que os outros construtores não têm nada que dê 400Km/h pk acham que isso não interessa... tu achas que é pk não conseguem.

Eu acho que há carros bastante mais rápidos e eficazes que este a ligar dois pontos ou a dar uma volta ao ring ou à pista do TG por exemplo... Tu achas que um carro de 1001cv que custa 1.000.000€ antes de impostos é bom para dar umas pequenas voltas ao fim-de-semana e não é para ir ao ring... se isto não mania das grandezas é o quê? Se fosse meu... no Ring é que estávamos bem a curtir... mas tu é que sabes!

Um Ferrai numa estrada com curvas não anda a 300Km/h mas anda suficientemente depressa para ser tão ou mais rápido que o Bugatti... com o valor do Bugatti compra-se o Enzo FXX que é sem dúvida uma máquina eficiente no que diz respeito a rapidez embora tenha uma velocidade de ponta e uma acelaração inferiores ao Bugatti, mas ao fim de 10Km de estrada o Bugatti vai lá atrás.

Enfim... mas isto são apartes pk eu só chamei o Veyron à baila para responder a quem se mostrou contente com o fim da Hummer por ter carros excentricos e que, segundo eles, não servem para nada nem acrescentam nada... apenas poluem e acupam espaço. Eu acho que para se ser coerente com essa conversa tem que se aplicar a mesma ao Veyron por exemplo... e não só.

Acho mesmo é que todos devem existir e é pena quando uma marca fecha.

Se pudesse andar na estrada

Mas isso tem que se traduzir em algo de mais positivo do que aquilo que já existe e no ramo dos super-desportivos deveria traduzir-se em ser mais rápido e eficaz que todos os outros... e não é!

(400Km/h e 2,5" até aos 100 não chega para o considerar o mais rápido pk o mundo não é uma recta)

Quer queiras quer não, a velocidade de ponta é também um parãmetro de avaliação.
Se tu não ligas a isto, e´contigo.
Eu também não, mas sei diferenciar as meus gostos daquilo que são reais parâmetros.
A velocidade e ponta não é feita à custa de idas à missa todos os domingos.
É feita à custa de engenharia de topo e esta engenharia é o real valor do carro.
Os números que ostenta são a prova da engenharia.
Não se fazem omeletas sem ovos, como se costuma dizer.

O Enzo, o Carrera GT, e outros super-desportivos de topo são-no também devido a alta tecnologia, alguns dos quais parecendo que desafiam a física, como é o caso do GTR.

O Veyron não é somente um dos mais potentes e velozes do mundo.
É também um automóvel que não faz recurso a dietas, tendo um nível de conforto, luxo e ambiente a bordo consideraveis.
O Veyron é quase ele todo uma concessão à engenharia, como um F40 por exemplo.
A diferença entre os dois é que o Veyron é uma concessão de engenharia com o regalo de ser "prestável" ao condutor e o F40 não.
São poucos os que conseguem fazer esta proeza.

Já agora, eu não sou um grande apreciador do veyron como automóvel.
Nunca o compraria, mas sei dar-lhe o seu real valor.

Já estou a ficar baralhado com os dois.

Entendo aonde o automobilista quer chegar.

Mas para entender aos dois, explica por que o Veyron é um portento de engenharia.

O que eu vejo no Veyron é um carro superlativo.

Pode ser que a tua explicação me esclareça, ojalá [;)]

Desculpa, não cheguei a ver o teu post.:sh)
Para falarmos da real dimensão do Veyron não chegaria um tópico e aposto que ficaria muito por falar.
Eu não sei tudo sobre ele (e poucos o deverão saber), mas sei o suficiente para saber que é de facto uma força da natureza, não só pelos números, mas pelo nivel tecnologico.

Se tu fores buscar um foto do protótipo de 2000 (ou de 1999 não sei) que por acaso não se chamava 16.4 mas sim 18.4 (por que tinha um motor de 18 cilindros em W) verás diferenças no desenho face à versão de produção.
Essas diferenças de desenho são o resultado de ajustes que foram necessários para que pudesse ser possível um Veyron como o conhecemos.

O prototipo tinha mais 2 cilindros, mas não tinha os gloriosos 1001cv nem os 8L de cilindrada nem muito menos 4 turbos.
Tinha 550cv e 6.3L normalmente aspirados .
O problema é que segundo os engenheiros o motor de 18 cilindros era quase insuportável e muito pouco viável de se trabalhar.
Ironia das ironias, é que o motor que finalmente foi para produção, só tinha visto reduzido o número de cilindros, porque tudo o resto aumentou.
Eu não sei porque raio é que a VW decide colocar 1001cv para o Veyron quando pouco tempo antes abandonou o W18 por ser pouco concretizável.
O que é certo é que esta ideia exoberante foi para a frente.

O que quero dizer é que o Veyron tem tantas concessões à engenharia, tantas inimagináveis que nem eu nem tu e apenas poucoas o sabem, que o desenho do Veyron de produção não é igual ao do prótótipo.
Os engenheiros para conseguirem colocar este 1001cv operacionais tiveram que fazer uns ajustes ao desenho original que, a meu ver, era bem mais apelativo.

O facto de existirem 10 radiadores não está lá só para ser fartura.
Este carro é mais do que os números porque os números são o resultado da sua grandiosidade.

É só? Tu vais contra tudo o que as pessoas que conduziram o carro dizem, é só.
O principio disto tudo foi comparar o posicionamento no mundo do TT do hummer que é uma pick up com uma carapaça nova, com o posicionamento do veyron no mundo dos super carros, que tem tudo feito especificamente para este carro e ao contrário do que insistem em dizer, basta todo o desenvolvimento investido apenas na caixa do veyron para suplantar a montra tecnológica que o hummer claramente não é.
Eu disse logo ao principio, o humvee era/é algo muito bom, o hummer não.

A questão é (mais uma vez): em que é que se reflecte em termos prácticos?

Quanto ao Hummer, já vai tarde.

Preferia comprar o clone Vamtac feito aqui ao lado pela Urovesa do que a caca do hummer.

VAMTAC_civil_negro.JPG

1º - não são do mesmo campeonato
2º - com o dinheiro que custa o Veyron quase comprava os outros todos.

Eu não tiro valor ao Veyron apenas acho que o exagero que revela não se traduz em resultados practicos de eficacia e rapidez que só se medem de uma maneira... com cronómetro o resto são impressões.
Tal como a Hummer faz carros em que todo o seu exagero não se traduz em resultados práticos positivos.

Foi sempre, e apenas, os exageros vs eficácia que eu quis comparar nada mais.
E acho que em termos de exagero são comparáveis pk nenhum deles se mostrou mais eficaz do que outros que já existiam, sendo que, apesar de tudo, o Hummer é "barato" e o Bugatti é...

Mas ao contrário de muita gente acho que nenhum deles deveria deixar de existir... é este o ponto principal da minha ideia.

Mas pelos vistos, salvo rarissimas e honrosas excepções, ninguém me entendeu ou não quis entender... tenho pena.
Nunca quis, obviamente, comparar os carros em si mas apenas os exageros.

1º - não são do mesmo campeonato
2º - com o dinheiro que custa o Veyron quase comprava os outros todos.

Eu não tiro valor ao Veyron apenas acho que o exagero que revela não se traduz em resultados practicos de eficacia e rapidez que só se medem de uma maneira... com cronómetro o resto são impressões.
Tal como a Hummer faz carros em que todo o seu exagero não se traduz em resultados práticos positivos.

Foi sempre, e apenas, os exageros vs eficácia que eu quis comparar nada mais.
E acho que em termos de exagero são comparáveis pk nenhum deles se mostrou mais eficaz do que outros que já existiam, sendo que, apesar de tudo, o Hummer é "barato" e o Bugatti é...

Mas ao contrário de muita gente acho que nenhum deles deveria deixar de existir... é este o ponto principal da minha ideia.

Mas pelos vistos, salvo rarissimas e honrosas excepções, ninguém me entendeu ou não quis entender... tenho pena.
Nunca quis, obviamente, comparar os carros em si mas apenas os exageros.

Mas isso é válido para TODOS os carros.
Estejas a comparar um Elise ou um Catheram com um carro muito mais caro, ou um Rolls Royce com um carro de gama alta de uma marca generalista.

É aquele bocadinho, porque é melhor, que faz a diferença. E esse bocadinho, em carros high end, sai muito caro.

Voltar
Superior