Deixei de fumar em 2011!

Programa Help - Manter uma atitude positiva!

Programa Help - Manter uma atitude positiva!

10 dias! Coragem, vai conseguir.

Olá Autohoje,
- Como combater a vontade de fumar (dica nº 5)
Já vimos como pensar noutro assunto (leitura, bricolage, etc.) para não pensar no tabaco é um método eficaz para combater a breve vontade de fumar.
Porém, também poderá usar a sua mente de outras formas – pode ouvir a voz da razão e, assim, combater a vontade de fumar. Várias possibilidades:
1) Minimize a sua importância – lembre-se que a vontade de fumar é breve, que passará depressa, que já conseguiu superá-la várias vezes, que o faz cada vez com melhores resultados ou que a vontade de fumar é menos intensa e menos frequente.
2) Incentive-se (não são só as outras pessoas que podem incentivá-lo) – “Vou conseguir”, “Sei que consigo”, “Sou capaz de o fazer”…
3) Pense em coisas agradáveis – nas férias, no tempo passado com os filhos ou entes queridos, boas memórias ou projectos…
Coragem, vai ver que consegue!

Programa Help - Ponha-se a mexer!

Programa Help - Ponha-se a mexer!

O desporto é, sem dúvida, uma excelente forma de deixar de fumar.

Olá Autohoje,
- Como combater a vontade de fumar (dica nº 6)
Ouvimos dizer com frequência que é preciso compensar o abandono do tabaco com a prática desportiva. Se gosta de desporto, vai ver que é muito útil – a actividade física permite libertar energia, manter o corpo e a mente ocupados e como tal, combater a vontade de fumar, induz uma sensação de relaxamento e reduz o risco de aumento de peso. Além disso (quando se gosta!), o desporto também pode ser divertido, permite-lhe tirar tempo para si ou para estar com os amigos.
E se não gostar de desporto? Poderá incluir alguma actividade física, mesmo moderada, no seu dia-a-dia. Alguns exemplos fáceis de pôr em prática todos os dias:
- Percorrer trajectos curtos a pé ou de bicicleta e não de carro
- Sair do autocarro ou do metro uma paragem antes
- Aproveitar a hora de almoço para uma caminhada de 15 minutos
- Levar os filhos à escola a pé e caminhar à velocidade deles.
Em resumo, faça algum tipo de actividade física, mesmo que breve ou moderada (nem todos podem ser campeões olímpicos!).
Mexa-se!

Duas semanas!

Duas semanas!

E já se passaram duas semanas desde que fumei o último cigarro na minha varanda.

O pior já passou, e não foi assim tão complicado.

É bom chegar ao fim do dia sem me lembrar da necessidade do fumar [;)]

Programa Help - Paciência e perseverança!

Programa Help - Paciência e perseverança!

Paciência! Deixar de fumar é uma maratona, não um sprint.

Olá Autohoje,
Lembra-se do pensamento do dia num dos primeiros e-mails que lhe enviámos –“Deixar de fumar é uma maratona, não um sprint”?
De facto, quem tenta deixar de fumar tem, por vezes, tendência para querer livrar-se muito rapidamente de um padrão de comportamento que se desenvolveu ao longo de vários anos ou mesmo décadas. Do mesmo modo, algumas pessoas querem terminar muito rapidamente o tratamento para os sintomas da abstinência de nicotina, correndo um risco significativo de recomeçar. Quando se deixa de fumar, o objectivo é não recomeçar nos meses e anos seguintes, o que significa que o melhor é dar tempo ao tempo, aprender a ser paciente e lidar com um problema de cada vez.
Fique descansado. Quanto mais progressos fizer, menos difícil se torna. A vontade de fumar surge com cada vez menos frequência e intensidade. Se não for este o caso, clique num dos links que lhe sugerimos.
Os ex-fumadores apoiam-no
“Quanto mais progressos fazia em deixar de fumar, mais acreditava em mim mesma e mais diminuíam as hipóteses de recomeçar. Ao fim de um mês, já me sentia muito melhor. Ainda tinha dúvidas, claro… Mas agora posso afirmar que os cigarros me são totalmente indiferentes – já nem sequer penso neles, mesmo quando estou perto de fumadores!”
Suzanne, não-fumadora há 3 anos
Quer saber o programa para os próximos dias?
Tosse, situações em que costumava fumar, saber dizer “não”, sentir-se desmoralizado, benefícios após deixar de fumar, o princípio do prazer e outros temas interessantes…
Continue assim!

Quero deixar aqui uma força e os Parabéns a todos os que deixaram de fumar.

Uma pessoa próxima também está a tentar deixar o vício e eu mostrei-lhe este tópico. Estou a gostar de ler as vossas experiências, sei que é preciso força, mas vocês estão lá. [;)]

Força pessoal, para que o único fumo no AHO seja o dos Diesel [:p]

Quero mais uma vez aplaudir e incitar todos os que estão a fazer um genuíno esforço de largar o tabaco.

Um apoio especial ao smithico, que tem sido um excelente impulsionador deste movimento!

Pretenciosismo

Pretenciosismo

Até neste tópico que eu mais uma vez felicito a iniciativa da sua criação, aparecem a dizer que não custa nada, já o fiz há uns anos e foi com uma perna às costas, e tal e tal e tal e tal.
Meus caros nada de ilusões. Eu cheguei a fumar 4 maços diariamente. E deixei de fumar de um dia para o outro, custou, mas foi. Estive 18 anos sem fumar e numa brincadeira, a fumar um Cohiba (erradamente em vez de saborear o tabaco) travei o fumo, daí a pegar no cigarro foi um instante.
A minha recomendação é nem numa festa, casamento, baptizado, pelo menos comigo não dá. Admiro o pessoal como um amigo meu que fuma apenas 2 cigarros por dia. 1 após o almoço e outro após o jantar.
Comigo para funcionar tenho de ser radical.
Isto é como ser alcoólico. Uma vez alcoólico é para toda a vida. Um fumador é igual. Ao mais pequeno descuido e lá se tem uma recaída.
Por isso força e pensemos que não há nada mais forte que força da nossa vontade.

Deixar de fumar é bom...

mas nao façam como um pai de um amigo meu, que fumou durante 30anos e deixou e engordou 15kls e teve logo um AVC e morreu!... segundo a autopsia foi devido ao excesso de peso rapido[:blush:]

Deixar de fumar é bom...

mas nao façam como um pai de um amigo meu, que fumou durante 30anos e deixou e engordou 15kls e teve logo um AVC e morreu!... segundo a autopsia foi devido ao excesso de peso rapido[:blush:]

Phone-ix! Como se costuma dizer: se não vai do mal, vai da cura! :sh)

Programa Help - Os meus pulmões estão a acordar!

Programa Help - Os meus pulmões estão a acordar!

Tem tosse? Não se preocupe, são apenas os seus pulmões a regenerar-se.

Olá Autohoje,
Por acaso sente que tosse com mais frequência desde que deixou de fumar? E pergunta-se qual é o interesse de deixar de fumar se vai passar tossir mais?

Pelo contrário, algumas pessoas referem que a tosse matinal diminuiu muito rapidamente depois de deixarem de fumar.

É verdade que, em alguns casos, a tosse aumenta quando se começa a deixar de fumar. Fique descansado, porque acabará por desaparecer (se não for o caso, aconselhe-se junto do seu médico). Esta tosse deve-se sobretudo à regeneração dos pulmões (para que saiba, os seus pulmões regeneram-se mesmo que não tenha tosse!) – estão a "acordar”, as células renovam-se, o sistema imunitário torna-se mais forte e os cílios existentes nos brônquios crescem e expulsam impurezas cuja deslocação provoca esta irritação.

Embora um pouco desagradável, é, de facto, um bom sinal… e vai passar depressa.
Até breve,

Viva pessoal! Como está a correr isso?

Bem eu realmente só deixei de vez ontem!! Andei até anteontem a fumar 1 / 2 cigarros por dia.. mas desde ontem que parei de vez! Ou seja.. são dois dias sem fumar! Hoje foi mais dificil :sh) mas resisti [:D] O que vale é que vou passar o fim de semana fora com a Maria e assim já tenho com que me entreter [;)]

Força aos restantes!! Noticias do pessoal??! Todos deixaram de fumar?

Contem coisas

Abraços

Viva pessoal! Como está a correr isso?

Bem eu realmente só deixei de vez ontem!! Andei até anteontem a fumar 1 / 2 cigarros por dia.. mas desde ontem que parei de vez! Ou seja.. são dois dias sem fumar! Hoje foi mais dificil :sh) mas resisti [:D] O que vale é que vou passar o fim de semana fora com a Maria e assim já tenho com que me entreter [;)]

Força aos restantes!! Noticias do pessoal??! Todos deixaram de fumar?

Contem coisas

Abraços

Fizeste bem em deixar de vez

Por aqui tudo a correr bem [;)]

Como tinha prometido hoje fui à médica de família e amanhã começo a tomar o Champix.

A minha data para parar completamente é o dia 1 de Fevereiro.

Programa Help - Você é o seu próprio treinador!

Programa Help - Você é o seu próprio treinador!

Dia D +15, já passaram duas semanas. Então, não é bela a vida?

Olá Autohoje,
Lembra-se do exercício em que tomou nota das situações em que costumava fumar? Nessa altura, pensou na “sua própria técnica” (uma ideia ou dica) que o ajudaria a combater a vontade de fumar nessas alturas.

Hoje, propomos que repita este exercício, embora com ligeiras diferenças.
- O exercício de hoje:
Anote numa folha de papel as situações em que a vontade de fumar é mais forte e que ainda lhe causam alguma dificuldade. Faça uma lista completa e, por cada situação, pense na “sua própria técnica” que o fará sentir mais à vontade. Se reflectir sobre o que o leva a ter vontade de fumar nessas alturas, encontrará mais facilmente as respostas (exemplos de motivos para ter vontade de fumar: velhos hábitos, o telefone, o café, aborrecimento ou solidão, stress, etc.). Poderá encontrar alguns exemplos no documento em anexo.
Se nenhuma situação lhe causa verdadeiros problemas e se já adoptou estratégias que funcionam… Parabéns mais uma vez!
Caso contrário, desde que começou a receber estes e-mails, já teve oportunidade de obter bastantes ferramentas – tente encontrar uma técnica eficaz que funcione bem consigo.
Poderá ainda visitar os sites www.help-eu.com e www.parar.net ou “pedir aconselhamento”.
Boa sorte!

Voltar
Superior