Construir Casa

Sim, é uma lei, que na minha opinião não faz sentido.

Obviamente que quando fizer uma vivenda terá 2 WC por uma questão de comodidade, mas não concordo que o legislador venha regular com este nível de detalhe [;)].

Mas pronto, passa a arrumos e siga a marinha...

Serei o único a pensar ao contrário?

Nada como fazermos uma casa à nossa imagem, com os materiais escolhidos por nós, obra vigiada por nós, empreiteiro escolhido por nós...

Danone:

O bidé dá-me jeito, para pousar o livro...

Sem querer desmotivar o autor do tópico, há feitios e feitios, a construção de uma casa é uma dor de cabeça muito grande, as coisas nunca correm como esperado, nunca custam o estipulado, etc, etc etc......

É claro que há pessoas que se dão bem no meio dessas chatices todas mas eu pessoalmente sou pela paz e pelo sossego, vi as chatices que o meu pai teve ao construir a casa dele, vi as chatices que a minha irmã teve e até um amigo, a quem muito avisei e que gostava deste tipo de coisas, hoje me dá razão. Se eu soubesse aquilo que sei hoje nem sequer tinha comprado a minha, que já estava construída, as casas são um sorvedouro de dinheiro.

É como tudo, dá chatisses. Um bom planeamento é meio caminho andado.
Eu estou a construir uma casa nesta altura. Não aconselho a entregar a construção a um só empreiteiro porque és roubado à descarada.
Eu optei por arranjar um pedreiro, um trolha, um electricista, canalizador etc e tal.... Cada um trata das suas coisas. Dá mais trabalho para coordenar tudo mas poupa-se bastante. Para teres uma ideia, tinha (vários) orçamentos completos por um determinado valor, e com restrições como cerâmicas até X, madeiras até Y etc...... Com materiais de valor bem superior, todos comprado por mim, e tudo tratado à empreitada, vou poupar cerca de 30% do valor desses orçamentos chave na mão.

Eu estou a construir uma casa nesta altura. Não aconselho a entregar a construção a um só empreiteiro porque és roubado à descarada.
Eu optei por arranjar um pedreiro, um trolha, um electricista, canalizador etc e tal.... Cada um trata das suas coisas. Dá mais trabalho para coordenar tudo mas poupa-se bastante. Para teres uma ideia, tinha (vários) orçamentos completos por um determinado valor, e com restrições como cerâmicas até X, madeiras até Y etc...... Com materiais de valor bem superior, todos comprado por mim, e tudo tratado à empreitada, vou poupar cerca de 30% do valor desses orçamentos chave na mão.

Mas podes ter mais chatisses e tens de ir comprar materiais, e de coordenar a obra, e se o canalizador estargar o trabalho do ladrilhador, lá tens de chamar o homem outra vez. Depois há o dia em que estão todos, e falta o que ia começar o trabalho, etc etc etc.

Como em todos os casos, há vantagens e desvantagens de comprar um "pack completo"

Os materiais são fornecidos pelo trolha, pedreiro etc.... Falo de areias, blocos, cimentos etc...
A única coisa que comprei foi as ceramicas, louças casa de banho e afins. Mesmo aí o serviço incluiu acompanhamento da obra por parte de quem vendeu o material e entrega do mesmo na obra.
Consegui juntar uma boa equipa que já se conhece e já fizeram obras juntos o que me tira algum trabalho. Se é necessário a presença do canalizador na obra, o trolha chama-o e dá-me conhecimento. Além do mais, como o mercado está "parado", as faltas de comparencia têm sido quase nulas. É de aproveitar.

O que para mim não faz sentido é ser obrigatório construir um bidé, esse grande querido!

Engraçado q toda a gente diz o mesmo. Mas tecnicamente o q tem de existir é o planeamento do mesmo e a canalização, não é obrigatória a sua montagem. Tal como a banheira, é necessário é q o WC comporte o espaço de uma banheira com as respectivas acessibilidades, não quer dizer q não possas montar antes um poliban. Interessa é q a banheira lá caiba em caso de necessidade futura e tenha a respectiva canalização.

Quanto ao autor do tópico, o melhor é inteirar-se com alguém de confiança, ou sondar por conhecidos q tenham passado por experiências idênticas sobre profissionais de confiança, desde o(s) projecto(s) até à construção. Todo o processo de construção é trabalhoso, moroso e requer a atenção devida, não quer dizer q seja necessariamente uma grande dor de cabeça e q só dê problemas, há é q haver fiscalização por parte regulamentar e por parte do dono da obra para se certificar q tudo está como nos projectos, pois é para isso q eles servem e q os técnicos trabalham. Não é um bicho de 7 cabeças tão grande como querem fazer parecer.

Quanto às leis, pode-se concordar ou discordar delas, mas existem e têm de ser seguidas. Há algumas margens de manobra e há q chegar a um consenso sobre as mesmas, mas bom senso costuma resultar.

Parabéns por avançares com este projecto, desejo que tudo corra pelo melhor !

Infelizmente eu ainda não avancei, vou esperar por dias melhores ... se é que os vai haver ...

Acho que é fundamental um bom projecto, incluindo um caderno de encargos

Boa sorte e vai relatando por aqui o desenvolvimento da obra

Mas para isso é necessário tempo, ou a pessoa se dedica ao seu trabalho ou vai fazer o do empreiteiro, os dois não dá.

Para quem está a pensar construir casa prepare-se para as grandes dores de cabeça que vai ter.

A parte disso, boa sorte e saúdinha para usufruírem da mesma.

Pareço uma velha, chiça [:D])

Mas para isso é necessário tempo, ou a pessoa se dedica ao seu trabalho ou vai fazer o do empreiteiro, os dois não dá.

Os meus dias não têm 48h e dá. Não é preciso estar lá sempre enfiado na obra, mas é claro necessário acompanhamento. O arquitecto também o faz para garantir que tudo é cumprido.
É um ano e tal mais complicado mas são dezenas de milhar de euros que se poupam.
Estou com cerca de 10 meses de construção e tudo a correr bem, lá para Junho estará pronta.

Eu percebo. Uma casa de banho num T3 é claramente insuficiente. Fazer uma 2ª casa de banho, apenas com 1 sanita e lavatório é o ideal e não é por isso que a casa vai custar muito mais.

Numa casa de férias T3 só rés-do-chão, como já disse, não vejo vantagem na tal relação.

Em minha casa ter duas admito vantagem porque é R/C e 1ºandar.

Eu percebo. Uma casa de banho num T3 é claramente insuficiente. Fazer uma 2ª casa de banho, apenas com 1 sanita e lavatório é o ideal e não é por isso que a casa vai custar muito mais.

Concordo. É um erro uma casa ter uma só casa de banho. Quando chegar a hora do aperto, vão perceber porquê.

uma coisa é certa, terás dores de cabeça. Nem a festa se fazia sem isso.
Tirando o que já disseram, convém ter alguns conhecimentos sobre construção. Não precisas ser um engenheiro da coisa, mas em alguns assuntos convém saberes o básico para saberes o que é melhor e para não seres enganado. tenho quase a certeza que serás em alguma coisa mas também faz parte.
também é muito bom que andes em cima da obra o mais possível. Há pessoas que deixam a coisa rolar e as dores de cabeça aumentam exponencialmente.

Vai em frente e boa sorte, não desesperes

Engraçado q toda a gente diz o mesmo. Mas tecnicamente o q tem de existir é o planeamento do mesmo e a canalização, não é obrigatória a sua montagem. Tal como a banheira, é necessário é q o WC comporte o espaço de uma banheira com as respectivas acessibilidades, não quer dizer q não possas montar antes um poliban. Interessa é q a banheira lá caiba em caso de necessidade futura e tenha a respectiva canalização.

Quanto ao autor do tópico, o melhor é inteirar-se com alguém de confiança, ou sondar por conhecidos q tenham passado por experiências idênticas sobre profissionais de confiança, desde o(s) projecto(s) até à construção. Todo o processo de construção é trabalhoso, moroso e requer a atenção devida, não quer dizer q seja necessariamente uma grande dor de cabeça e q só dê problemas, há é q haver fiscalização por parte regulamentar e por parte do dono da obra para se certificar q tudo está como nos projectos, pois é para isso q eles servem e q os técnicos trabalham. Não é um bicho de 7 cabeças tão grande como querem fazer parecer.

Quanto às leis, pode-se concordar ou discordar delas, mas existem e têm de ser seguidas. Há algumas margens de manobra e há q chegar a um consenso sobre as mesmas, mas bom senso costuma resultar.

Não é bem assim, o Rgeu obriga a uma casa de banho completa com banheira no caso de haver apenas uma casa de banho.

A lei sobre acessibilidades é que refere que a casa de banho de acesso de mobilidade reduzida tem de ter banheira, e em caso de não ter, terá de ter o espaço para poder levar uma!

Correcto, tens toda a razão no q dizes. Mas aqui na zona a fiscalização costuma ser ligeiramente permissiva nos wc's pois já projectei habitações em q a banheira não existe em obra sendo substituída por poliban ou duche aberto de grandes dimensões (q pode ou não permitir entrada de cadeira de rodas) e desde q fiquem respeitadas as condições para aplicação em caso futuro e todas as medidas e afastamentos regulamentares, não levantam entraves (levantam mais problemas a casas tipo T2 + escritório, curiosamente). Não estou a afirmar q é ou deixa de ser correcto, mas também digo q felizmente o permitem pois há uma séria falta de capacidade de clientes em aceitar as regras de disposição interiores, e o DL q rege as acessibilidades pode mesmo ser um bicho de 7 cabeças para alguns.

Voltar
Superior