Comprar usado como fazer?

A única coisa que fiz de "garantia" foi reduzir um pouco o preço do carro porque o capot e o para choques estavam em mau estado.

Eu pessoalmente jamais compraria um carro sem garantia!
A menos que a minha vida económica desmorone!
Eu próprio já vendi um carro à minha própria irmã... estava convencido que o carro estava impecável e na semana seguinte a lhe ter entregue a "voiture"... puuuuuuuumba avaria!
Estou em negiciações de há cerca de 2 meses para cá com carros entre os €18000 e €20000 para o ano de 2007.
Dou absoluta preferência aos stands oficiais da marca ou stands de créditos firmados.
Em princípio vou comprar directamente à marca e... surpresas das surpresas foram estas que mais deram pelo meu carro actual (por larga margem) e ainda me dão garantia "mundial" de dois anos sem limites de quilometragem.
E nem por isso irei pagar mais do que pagaria num stand de rua!
Esta é a minha experiência!

em relacao às garantias em stand, como funciona? as garantias das marcas nos semi novos como funcionam? abraço

Apesar de não ter muita experiência em carros usados, para te ser muito sincero não tenho muita confiança ali no "stand da esquina".
Como já aqui disse neste fórum ando em busca do "meu carro ideal" há cerca de 2 meses.
Tudo indica que (a menos que me apareça algo de fantástico) que a escolha está reduzida a 2 modelos de duas marcas diferentes.
Estamos a falar de modelos ligeiramente abaixo dos €20 000,00 e, de 2007 ou posterior.
Então é assim...

1. Sabes quem mais deu pelo meu usado? As marcas (stands oficiais – e por larga margem)

2. Sabes quem apresenta melhor preço? Empate técnico com ligeira vantagem para... As marcas

3. Garantias. No "stand da esquina" eles até dão garantia (de um ano), regra-geral em oficinas próprias. E só nessas.
Nas marcas as garantias são invariavelmente de 2 anos e em qualquer oficina da marca no mundo inteiro... Ou seja... posso comprar o carro no Minho e morar no Algarve e nesse local fazer tranquilamente valer a minha garantia.

4. Adivinha lá qual será a minha opção:
A ( ) Stand da esquina
B ( ) Stand oficial da marca

Abraço!

alguem que tenha tido problemas com carros usados comprados em marcas tem alguma experiencia (boa ou má) para comentar?

abraco

Na minha parte, comprei a particular e nunca mais, ok, o carro esteve direitinho 1 ano e depois do carro fazer 7 anos, foi problemas atrás de problemas.

Na marca, não sei bem se o valor real de um carro é feito pela seguradora ou a própria entidade vendedora têm o preço justo. Tipo Stand =5000€, seguradora 3500€. São 1500 de diferença.

Para mim, se houver uma diferença pequena entre um carro "igual" num stand de confiança e um particular, obviamente que vou pela segurança da garantia. Mas diferenças para cima de 1000 euros num carro "normal" dá para reparar algum problema que o carro venha a ter, se vier a ter no espaço de dois anos (e darem dois anos de garantia num usado é obra), e é reparado onde se quiser e com menos preocupação, porque a garantia também pode dar chatices, desde aquilo que a mesma cobre, a tentativas de responsabilizar o proprietário pelas avarias, para além de que quando o carro é reparado ao abrigo da garantia, às vezes as coisas são reparadas para despachar, para aguentar até a garantia expirar, etc... Não quer dizer que isto seja a norma mas a garantia não é 100% segura.
Os carros tanto avariam com garantia como sem ela. Acho que o importante é verificar bem o carro antes de o comprar e fazer contas, se vale a pena pagar por uma garantia ou não.

Eu na minha opinião não compensa a garantia ...

Se o vendedor está a dar garantia é porque o carro, na estimativa dele, não vai tar tanta despesa de arranjos como a diferença do com/sem garantia, se me fiz entender ...

Se tem a opção de dar garantia é porque vai ganhar mais com isso, mete mais 500€ ou 1000€ no bolso e o carro está bom ... e se não tiver vai-se remendando até acabar a garantia

Garantia é nós guardarmos os 500€ ou 1000€ de diferença e se o carro der problemas vai se reparado ao sitio - no nosso ponto de vista - certo.

Cumps a todos [;)]

Compra de garantia para carro usado

Compra de garantia para carro usado

Estou a ponderar comprar um usado com um máximo de 4 anos a um particular. O sr. jura a pés juntos que o carro está impecavel e assim parece. No entanto, como o seguro morreru de velho e eu não tenho pressa nenhuma em o seguir, deixo aqui as seguintes questões:

Onde posso comprar uma garantia para um usado que eu vou comprar a um particular?

Quanto me custará essa garantia para um carro com valor comercial de cerca de 16000€?

Última edição:
Esou a ponderar comprar um usado com um máximo de 4 anos a um particular. O sr. jura a pés juntos que o carro está impecavel e assim parece. No entanto, como o seguro morreru de velho e eu não tenho pressa nenhuma em o seguir, deixo aqui as seguintes questões:

Onde posso comprar uma garantia para um usado que eu vou comprar a um particular?

Quanto me custará essa garantia para um carro com valor comercial de cerca de 16000€?

Alguém me pode ajudar?

Cuidados a ter na compra de automóvel usado

Cuidados a ter na compra de automóvel usado

Bem, esta semana devo comprar um automóvel usado a alguém que recebeu o carro numa retoma mas não se registou como proprietário, como fazem muitos profissionais do sector.

Já sei que tem os documentos do automóvel, incluíndo o da inspecção, mas ainda não os examinei com cuidado.

Em princípio, deverei efectuar a transferência do registo num notário e o pagamento por transferência.

Como podemos certificarmo-nos de que o carro não é roubado (se o foi, roubou também os documentos todos) ou se existe alguma penhora sobre o mesmo? Que aconselham neste tipo de compra?

O QUE DEVE OBSERVAR COM TODA A ATENÇÃO​

Siga as nossas instruções e evite gastos desnecessários. A incredulidade e a preguiça podem representar danos avultados na sua conta bancária.

Carroçaria

Tanto pela conservação, como pela segurança, a carroçaria não pode ter ferrugem nem pode estar empenada. Para descobrir o passado do carro, inspeccione os faróis e farolins. Se forem novos, em especial se apenas um deles o for, é de admitir que o carro tenha sofrido um acidente, pois raros são os automobilistas que substituem um farol por estar velho. Se estiver rachado, descolorido ou torto e o espelho estiver baço ou com ferrugem, o carro teve muito uso e poucos cuidados.
As jantes amolgadas são um mau sinal para a direcção. Isso traduz pancadas em buracos ou passeios, que se repercutem no alinhamento das rodas e podem ofender os pneus. Veja se o volante não vibra quando o carro circula a alta velocidade.
DicasUsados_003_200.jpg
Certifique-se de que o chassis não está empenado:
Veja se algum dos pneus tem um desgaste anormal. Depois, meça com rigor a distância que vai do pneu à carroçaria em cada uma das quatro rodas.

Veja se nenhuma das rodas está mais recuada, pois nesse caso é sinal mais que evidente de que o “chassis” está realmente torto, o que significa que, em matéria de segurança, o carro está condenado. Prefira sempre que o carro ostente a pintura de origem. É preferível alguma falta de brilho ou até algumas esfoladelas, a uma repintura à pressa feita pelo comerciante. Desta forma saberá qual o real estado da carroçaria. Geralmente é fácil ver se o carro foi repintado ou não, mas casos há em que o disfarce é até bem feito. Veja junto aos frisos se não existem sinais de tinta antiga acumulada, se as borrachas vedantes dos vidros e das portas estão sujas de tinta, se existe tinta de outra cor dentro do compartimento do motor e se a cor da tinta nas junções é exactamente a mesma.
A ferrugem é o cancro do automóvel. Retire os tapetes e veja o estado da chapa, tanto no piso como no fundo da bagageira. Deite-se debaixo do carro e, com uma lanterna, veja, milímetro a milímetro, se há buracos, falta de chapa ou remendos.
Veja também por baixo da roda sobressalente se não existe ferrugem.
As embaladeiras, cavas de rodas, caleiras e locais junto aos frisos onde há parafusos são sítios preferidos da ferrugem.

Interiores

Analise o interior do carro em pormenor e ficará a saber se está a fazer uma boa compra. Aqui pode colher indícios sobre o tratamento a que o carro foi sujeito e, claro está, sobre a sua idade. Note se as capas que revestem os pedais estão muito gastas. Se forem novas, desconfie.
DicasUsados_009_200.jpg
Verifique o estado do forro dos bancos. Verifique também se estes estão demasiado deformados e experimente a sua regulação. Veja se as molas de enrolamento dos cintos ainda têm força. Veja o aspecto das chaves e da fechadura de ignição. Repare também no volante e aproveite para verificar se há folgas na direcção. Mexa-o para os dois lados e veja se as rodas respondem prontamente.

Documentos

Nalguns casos, o vendedor só procede à transferência de propriedade quando o comprador liquidou uma parcela substancial do valor do carro. Daí a utilidade de um contrato de compra e venda em que seja descriminado o preço, as características, o ano de fabrico e a matrícula do carro. O livrete e o registo de propriedade são também fundamentais.
Opte sempre por um comerciante que lhe dê uma garantia por escrito (com descriminação do tipo de garantia, órgãos abrangidos e prazos). O comprador tem de segurar a viatura.
Ao comprar um automóvel usado peça sempre para ver o livro de revisões do carro. Este pode comprovar a quilometragem constante no conta-quilómetros.
Tente obter informações através do antigo proprietário. Uma conversa com este pode evitar a compra de “gato por lebre”. Certifique-se sempre de que os documentos não são falsos.

Mecânica

Através de alguns testes, pode apurar se existem problemas graves. Se o motor estiver muito limpo pode traduzir cuidados do antigo proprietário ou um estratagema do vendedor para ocultar fugas de óleo. Retire a vareta do óleo e veja o aspecto deste. Não deve ser preto nem ter limalha de ferro. Veja (no respectivo depósito) se o líquido de refrigeração tem vestígios de ferrugem ou de óleo.
Observe se tudo está no seu devido sítio e se as tubagens têm bom aspecto. Apalpe-as para ter a certeza de que não estão podres. Exija que lhe mostrem o filtro do ar. Se estiver sujo de óleo tal significa que o motor pode necessitar de ser recondicionado.
DicasUsados_008_200.jpg
Confirme essa suspeita verificando se o tubo de escape se apresenta gorduroso interiormente, pois em caso afirmativo fica provado que o motor está a queimar óleo. Se houver fios novos ou suplementares na instalação eléctrica, desconfie. Procure na bateria se esta tem alguma inscrição sobre a sua data de fabrico (muitas têm). Se tiver mais de três anos está a caminho da “reforma”.
Se os bornes tiverem pó branco também é mau sinal.
DicasUsados_007_200.jpg
O ideal seria que verificasse o lubrificante da caixa de velocidades. Há comerciantes que, para evitarem os ruídos das engrenagens lhe juntam serradura, mas esta é uma das questões que só se apuram ao pormenor utilizando o carro, e isso consegue-se se o comprar com garantia. As suspensões devem denotar a rigidez adequada: ao carregar a frente ou a traseira, a carroçaria não pode ficar a oscilar, mas sim regressar prontamente à posição correcta. Insista para que o deixem conduzir o carro. Se este estiver em boas condições, o vendedor não tem nada a temer. Se possível, vá a um centro de diagnóstico e verifique a parte eléctrica e a compressão.

BY GUIA DO AUTOMOVEL "COMPRAR CARRO USADO CONHEÇA OS PERIGOS"

espero que seja isto que procuravas abraço

Bem, esta semana devo comprar um automóvel usado a alguém que recebeu o carro numa retoma mas não se registou como proprietário, como fazem muitos profissionais do sector.

Já sei que tem os documentos do automóvel, incluíndo o da inspecção, mas ainda não os examinei com cuidado.

Em princípio, deverei efectuar a transferência do registo num notário e o pagamento por transferência.

Como podemos certificarmo-nos de que o carro não é roubado (se o foi, roubou também os documentos todos) ou se existe alguma penhora sobre o mesmo? Que aconselham neste tipo de compra?

Porquê o notário? O carro está em nome de empresa? Aconselho-te a tratares de tudo no Registo Automovel, que encontras na maioria das Loja do Cidadão.

Esse carro pelo que descreves, poderá pertencer a algum comerciante de rua, que se dedica a comprar e vender automoveis, sem estar legalizado como comerciante.
Se fores pouco experiente, aconselho-te a levares contigo alguem com conhecimentos na matéria. El alternativa, pede a quem te quer vender o carro, que o leve a uma oficina da tua confiança, para atestares o seu estado.

Porquê o notário? O carro está em nome de empresa? Aconselho-te a tratares de tudo no Registo Automovel, que encontras na maioria das Loja do Cidadão.

Esse carro pelo que descreves, poderá pertencer a algum comerciante de rua, que se dedica a comprar e vender automoveis, sem estar legalizado como comerciante.
Se fores pouco experiente, aconselho-te a levares contigo alguem com conhecimentos na matéria. El alternativa, pede a quem te quer vender o carro, que o leve a uma oficina da tua confiança, para atestares o seu estado.

Ponderei o notário porque é mais barato e consigo a transferência do registo na mesma. Existe alguma desvantagem que não me tenha lembrado?

Quanto ao automóvel, vou levá-lo a um mecânico da minha confiança para que me diga se está razoável. O vendedor já se prontificou a isso.

Agora quanto ao certificar-me de que o carro pode ser transaccionado em condições. Como fazê-lo? Mudando o registo fica tudo garantido ou não é assim tão simples?

PS - Obrigado pela ajuda, RubenM. É um artigo bastante útil embora, na prática, seja difícil conseguir verificar tantos pormenores.

A questão do notário está agora a preocupar-me um pouco. Será mais vantajoso ir à Conservatória? Qual a garantia que o notário pode dar de que o negócio pode ser efectuado? Se é que alguma...

A questão do notário está agora a preocupar-me um pouco. Será mais vantajoso ir à Conservatória? Qual a garantia que o notário pode dar de que o negócio pode ser efectuado? Se é que alguma...

Nao tens vantagem alguma em procurar objectivamente um notario. Na loja do cidadao e feita a identificacao do comprador e vendedor. Alem de que tem acesso aos dados da viatura em causa.

Ja transferi o registo de propriedade de algumas viaturas na Loja do Cidadao, como aqui ja foi dito. Trata-se de um processo rapido e expedito.

Cpts.,

Nao tens vantagem alguma em procurar objectivamente um notario. Na loja do cidadao e feita a identificacao do comprador e vendedor. Alem de que tem acesso aos dados da viatura em causa.

Ja transferi o registo de propriedade de algumas viaturas na Loja do Cidadao, como aqui ja foi dito. Trata-se de um processo rapido e expedito.

Cpts.,

Acontece que, onde moro, não existe loja do cidadão.

Num notário possivelmente só o acesso aos dados da viatura estará vedado. Digam-me uma coisa: qual o serviço, dos disponíveis numa loja do cidadão, que permite aceder aos dados da viatura?

Acontece que, onde moro, não existe loja do cidadão.

Num notário possivelmente só o acesso aos dados da viatura estará vedado. Digam-me uma coisa: qual o serviço, dos disponíveis numa loja do cidadão, que permite aceder aos dados da viatura?

Para saberes se o carro tem alguma penhora podes ir a www.automovelonline.mj.pt e pedir uma certidão permanente. Custa 6€ e é de um dia para o outro.

Quanto ao registo da viatura, fazes bem em ir a um notário, não tem qualquer problema face a uma conservatória. Sempre fica mais barato!

Voltar
Superior