Comprar usado como fazer?

Se for a particular, tens de ter o modelo 2 devidamente preenchido pelo vendedor e pelo comprador.

O ideal é ires a uma loja do cidadão e fazes o pagamento (pode ser em dinheiro) contra o registo na hora do automóvel em teu nome.

Já fiz assim num carro que vendi.

Se for a um particular não facilites muito, do género de pagares antes de teres as chaves do carro e os documentos para passar para teu nome em teu poder.

Usados de Qualidade

Usados de Qualidade

Como já existem bastantes tópicos com dúvidas sobre que carros usados comprar ou se x ou y carro compensa serve este tópico para ajudar todos aqueles que procuram um usado de qualidade.
Peço então aos users que ajudem a completar/editar este pequeno tutorial para a compra de carros usados e também nas dúvidas que possam surgir e comparem preços.

Primeiro que tudo:
Como carro usado entende-se um automóvel com pelo menos 1 registo anterior.
Carro semi-novo é a denominação dada a automóveis usados com poucos meses de matrícula.
Agradecia que deixassem este tópico livre de off-topic e a discussão se centrasse apenas sobre carros usados, se bem que tolera-se claro a discussão de carros novos se tal for pertinente.

Onde comprar:
Há três principais locais onde se podem adquirir carros usados.
A Internet, local primordial de troca de informação onde existem bastantes websites dedicados a classificados de automóveis usados.
Stands de rua, provavelmente onde se compram mais carros. Prima pelo contacto directo com o vendedor e sem a mediação por computador.
Os famosos carros “sticker”. Aqueles carros que todos nós vemos com um papelinho a dizer quanto levam pelo carro.
Mas há outras opções, tais como os classificados dos jornais, os classificados na porta dos hipermercados, entre outros...

Que carro escolher:
Todos nós temos carros que gostamos mais ou menos, mas será que são os indicados para nós?

Primeiro é preciso pensar no estilo de vida, se temos filhos ou não (ou se há a possibilidade de aumentar a “ninhada”), os percursos que este irá fazer e qual será a sua missão. É nesta altura que se pondera se se compra um hatchback, um sedan, ou outros... Claro que tudo isto depende do orçamento proposto.
Depois é pensar no estilo e gosto pelo condução. Se pretende um carro económico, um que alie a performance à economia, ou se quer é sentir o turbo a entrar e desfrutar daquelas curvas...
Para finalizar a escolha é decidir que extras, ou funções, pretendem que o carro tenha. Se é imperativo ter equipamento mais moderno (como ABS), se o design entra em jogo e até que motorização escolher.

A proposta:
Depois da escolha feita por que carros pesquisar está na hora de marcar umas vistas a umas quantas propostas...
  • Desconfie sempre de preços demasiado baixos;
  • Pesquise, pesquise e volte a pesquisar. Não se espete no primeiro carro que vê;
  • Combine a visita com o vendedor num sítio com gente e de dia e tome o seu tempo a ver tudo;
  • Faça um test-drive à viatura! É muito importante que o faça;
  • Verifique a documentação da viatura;
  • Se não perceber muito de mecânica é aconselhável levar um mecânico (ou user do AHO [;)]) para o ajudar;
  • Seja cordial e compare outras propostas antes de se atirar de cabeça a uma proposta.

A vistoria:

Durante a vistoria é preciso atender a várias condicionantes. É preciso verificar o estado da viatura com bastante cuidado e atenção, disso pode depender se será um bom ou mau negócio.
Aqui vai uma checklist muito geral:

Verificar no interior:
  • Se é carro de fumador ou não (se for factor decisivo para si);
  • O desgaste dos estofos e se possuem alguma mazela;
  • Estado do equipamento, verificar se tudo funciona;
  • Desgaste dos pedais (se existir e a kilometragem for diminuta, desconfiar se esta foi mexida);
  • Desgaste do volante e adjacentes manetes;
  • Se Ar Condicionado funciona;
  • Vidros eléctricos (se houver), cintos e rebatimento dos bancos traseiros (se der);
  • (Durante a viagem) se o carro embacia, se se ouve o vento ou se entra humidade;
  • O funcionamento do rádio, mas com o motor a trabalhar;
  • A presença do triângulo e o estado do pneu suplente.
Verificar no exterior:
  • As linhas do contorno do carro estão direitas? (Se não, suspeitar de acidente);
  • As portas e “capôs” funcionam correctamente?
  • Folgas, desníveis e sinais de ferrugem e corrosão;
  • Se existe diferenças de tom da pintura em diferentes painéis;
  • Estado dos pneus;
  • Estado dos faróis e borrachas protectoras;
  • Fumo do escape;
  • O carro tem algum adereço de “tuning estético”? (Se for impeditivo talvez se consiga um desconto [;)])
Verificar na mecânica:
  • Procurar por fugas e vazamentos de líquidos;
  • Em funcionamento reparar se existem alguns ruídos estranhos;
  • Nível e estado dos diferentes óleos e águas;
  • Procurar por indícios de más reparações/acidentes;
  • Se existe fumo;
  • Se alguma luz de aviso se liga durante o funcionamento;
  • O motor é potente o suficiente / existe hesitação na aceleração?
  • Existência de algum componente de “tuning mecânico”?
  • Nesta altura a presença de alguém que perceba q.b. De mecânica é importante.
Durante o test-drive:
  • Teste a transmissão. Algum problema a colocar alguma mudança? Algum barulho estranho?
  • Estado da suspensão;
  • Estado dos travões;
  • O volante está descentrado?
  • Alguma vibração ou folga estranha?
  • Verificar se o nível de gasolina ou óleo oscila;
  • Verificar se a temperatura é constante ou oscila em demasia;
  • Atenção a ruídos parasitas.

A escolha:

Vistos os carros pretendidos está na hora da decisão. Informe-se na internet (AHO hehe), com os colegas, compare as características e experiências. Agora ninguém lhe pode dizer o que fazer.

PS: Desculpem lá o testamento, mas acho que valia a pena dar a conhecer a outros o que aprendi pelas minhas andanças à procura de carro. Bem, se acharem-no arrogante ou assim, desculpem lá.

Última edição:
Está muito bom!

Eu também aprendi muito sobre o assunto depois de recentemente ter andado a ver meia dúzia de carros usados de particulares para uma pessoa amiga que me pediu, apanhei de tudo um pouco e fiquei mais sabido no assunto e com os olhos mais abertos para pormenores que muitas vezes escapam.[:cool:]

Atenção que os "Os famosos carros “sticker”. Aqueles carros que todos nós vemos com um papelinho a dizer quanto levam pelo carro."
Actualmente é proibido a afixação desses "stickers" - digam o que disserem!

Recupero agora um post de um fórum generalista (de bosta) e que nunca me foi respondido. Data de Março deste ano.

Andava eu à procura de carro usado até 3500€ porque a vida anda má e o carro que tenho, it's a no go.
E estranhei muito deparar-me com carros de m**da a preço de OURO!

Alguns exemplos:

Opel Corsa B 1.5TD 3portas
(párachoques partido, disse o dono do stand que precisava de uns ajustes lol. claramente acidentado) - 3000€
Toyota Corolla 1.4 Sedan 5p 1998 - 5000€
Renault Clio MkII phase I 1.2 1998 (sem direcção assistida, párachoques arranhado, amolgadelas nas portas, saias laterais raspadas) - 5000€
Renault Clio MkII phase I 1.2 1999 (sem extras em igual estado do acima citado com a agravante de a matrícula já estar toda amassada...dando a imaginar o que se passou ali) - 4500€
Fiat Brava 1.6 16v
de 1998 - 4800€
Ford Fiesta 1.25 Techno de 1999 - 5000€
Fiat Punto 1.2 ELX
(carroçaria raspada, estofos em mau estado, risco na porta do condutor) - 6000€

Isto tudo carros com mais de 100.000km, alguns com mais de 10 anos e a acusar muito desgaste... São apenas alguns exemplos, ainda há mais.

E visto que não fui respondido na altura, volto a perguntar, estes preços são normais? Agora vejo muitos bem melhores e mais baratos! Mas às vezes passo pelos stands de rua e ainda vejo MUITOS destes assim!

Alguns exemplos:

Opel Corsa B 1.5TD 3portas (párachoques partido, disse o dono do stand que precisava de uns ajustes lol. claramente acidentado) - 3000€
Toyota Corolla 1.4 Sedan 5p 1998 - 5000€
Renault Clio MkII phase I 1.2 1998 (sem direcção assistida, párachoques arranhado, amolgadelas nas portas, saias laterais raspadas) - 5000€
Renault Clio MkII phase I 1.2 1999 (sem extras em igual estado do acima citado com a agravante de a matrícula já estar toda amassada...dando a imaginar o que se passou ali) - 4500€
Fiat Brava 1.6 16v de 1998 - 4800€
Ford Fiesta 1.25 Techno de 1999 - 5000€
Fiat Punto 1.2 ELX (carroçaria raspada, estofos em mau estado, risco na porta do condutor) - 6000€

Isto tudo carros com mais de 100.000km, alguns com mais de 10 anos e a acusar muito desgaste... São apenas alguns exemplos, ainda há mais.

!

Preços anedoticos..quem dá tantos euros por esses carros?[:D] o 1º se tivesse impecavel podia nem ser má compra , mas...só vendo

investiga pela net com fotos e telf e pergunta o que precisares e combina para ir ver. Encontras usados por preços baixos em bom estado

Preços anedoticos..quem dá tantos euros por esses carros?[:D] o 1º se tivesse impecavel podia nem ser má compra , mas...só vendo

investiga pela net com fotos e telf e pergunta o que precisares e combina para ir ver. Encontras usados por preços baixos em bom estado

Sim eu sei. Só por comparação pediam-me há uns meses (para ai 4) cerca de 4000€ por um Renault Clio II ph I 1.2 16V Tech-Road de 99. Hoje vi várias propostas de Renault Clio II h II 1.2 16V Expression/Dynamique 2002 por 5000~5600€!

Já para não falar que alguns vendedores tresandavam a vinho lol! [8b]

Preços exagerados é mato. Depois é as desculpas, "isso é mesmo assim"; " já veio de fabrica com isso"; " uns toques e fica novo".
Depois há aqueles comediantes, 5500€ por um Punto 1.2 de 2001, 4000€ por um Rover 400. Depois há os que abusam do Status tipo um Polo que vi que nem vidros electricos há frente tinha e era de 2002, completamente despido e cheio de barulhos parasitas. Obviamente que isso não o desvaloriza, é Polo, è alemão, é maquina.

Isto faz me lembrar as DT com 2 mil km já com 5 ou 6 anos, desvalorizam 200euros no maximo desde novas, enfim, uma mota que custe 3000euros, em 10 anos perde 500 euros. Ridiculo

como tenho o meu carro á venda tenho visto preços de carros identicos, claro

é inacreditavel o que chegam a pedir

então se forem 330d, de 2001/2002 ainda com o 1º motor de 183cv, quase que dá para comprar um 320d com 163cv de 2005

fiz há bocado uma pesquisa no standvirtual por carros tambem ate aos 6mil € e encontram-se carros carissimos

por outro lado tambem alguns bastante interessantes
vi uma pug 306 diesel de 90cv por 3000€ de 98 com Pele AC e TAE

mt bom tópico.

Por acaso ando nessa situação. Sem filhos, a iniciar a vida activa e precisar de um carro a volta de 5000€ para ir aki e aculá, no fundo um utilitário.

De mecânica n percebo mt mas ha carros que me agradam visualmente (206, focus, corsa e outros).

Mas com tanta escolha e usados todo o cuidado é pouco e as vezes um tiro no escuro. Mas a verdade é que hj em dia comprar carro novo... é complicado.

Compra automovel: particular vs stand? Quais os stands que merecem confiança?

Compra automovel: particular vs stand? Quais os stands que merecem confiança?

Boas, ando para comprar carro usado (praí com 10 anos) e nestas coisas surgem sempre dúvidas.
- Que preferem... Comprar a particular ou a stand?

- No caso de se comprar a stand podem-me indicar, para os conhecedores e principalmente para quem já lá comprou, o que acham deste?
-> Mediauto.pt Samucar (link) (Este dá garantia aos carros?)

P.S. Que outros stands aconselham a que se possa comprar e em que não aconselham a comprar?

Obrigado

Voltar
Superior