Como foi/será convosco?

apagdo

New member
Pois bem, ultimamente tem vindo à minha cabeça a ideia de como reagirei no dia em que sair de casa dos meus pais para prosseguir a minha vida.
Não encaro isso como um abandono, mas não consigo evitar pensar que os estou a abandonar de alguma maneira....:(
Até percebo que não é isso que sucede, mas não consigo evitar ter esta sensação.

Todos nós temos uma altura na vida em que saimos de casa e os "deixamos" apesar de eu saber que NUNCA os abandonarei obviamente.

Mas tenho a sensação de ser um canalha pelo simples facto de querer seguir a minha vida com a minha cara metade.

Quando penso nisto, não consigo evitar uma ou outra lágrima...

Sei que é uma situação complicada mas pela qual quase todos nós passámos ou iremos passar um dia.

Agora a pergunta:

Aos casados, como foi convosco?
Como ultrapassaram esta situação?

Aos solteiros, como acham que vão encarar esta situação se algum dia passarem por ela?

Como encararam os vossos pais, a vossa saída de casa?

Última edição:
Foi num 4 de Fevereiro vai fazer 5 anos.
Nós já tínhamos casa há 2 e passávamos lá quase todos os fins de semana...

Nesse dia 4, dia dos meus anos, estava a festejá-los na casa de meus pais, e depois da sobremesa simplesmente disse: "Hoje já não durmo cá, vou para a Moita"

No fundo acho que eles já estavam à espera há algum tempo...

No entanto, visto que moram relativamente perto do meu trabalho, tenho a sorte de poder ir almoçar a casa deles todos os dias... por isso, o choque ficou, digamos, atenuado.

Última edição:
Eu saí à cerca de ano e meio de casa... para 80 kms de distência.

No início fiquei um bocado triste, mais por saber que a minha mão ia sentindo a minha falta (estive en casa dos pais até aos 26+-), mas estava a minha irmã por casa... se fosse filho único era capaz de ser pior...

Eu fui morar sozinho, só estava com a minha esposa (namorada na altura) aos fins-de-semana e férias, e os primeiros dias dão sempre aquela sensação de solidão... mas o teu caso vai ser diferente, ao que parece...

Vais com a cara-metade, não é?

Não te sintas um canalha por os abandonares (não gosto desta palavra, é muito "forte" para o tema em questão), por te separares deles, é uma "evolução", acho que eles não te vão culpabilizar por isso...
É claro que vão sentir a tua falta, e se fores filho único é pior, mas os telefones existem, e se não fores para longe, uma visitinha surpresa é maravilha...

Eu saí de casa (Madeira) com 17 anos para ir estudar para Guimarães. Os meus pais sempre pensaram que eu ia regressar, mas logo a partir do segundo ano fui-lhes avisando que ia ficar pelo norte. Eles não queriam acreditar ao início, mas depois foram-se acostumando à ideia :)

Ainda sou o "filho desnaturado" que não regressou, mas acho que eles aceitaram bem (Que remédio). No fundo, todos os pais preparam-se para esse dia, de uma forma ou de outra.

Pois bem, ultimamente tem vindo à minha cabeça a ideia de como reagirei no dia em que sair de casa dos meus pais para prosseguir a minha vida.
Não encaro isso como um abandono, mas não consigo evitar pensar que os estou a abandonar de alguma maneira....:(
Até percebo que não é isso que sucede, mas não consigo evitar ter esta sensação.

Todos nós temos uma altura na vida em que saimos de casa e os "deixamos" apesar de eu saber que NUNCA os abandonarei obviamente.

Mas tenho a sensação de ser um canalha pelo simples facto de querer seguir a minha vida com a minha cara metade.

Quando penso nisto, não consigo evitar uma ou outra lágrima...

Sei que é uma situação complicada mas pela qual quase todos nós passámos ou iremos passar um dia.

Agora a pergunta:

Aos casados, como foi convosco?
Como ultrapassaram esta situação?

Aos solteiros, como acham que vão encarar esta situação se algum dia passarem por ela?

Como encararam os vossos pais, a vossa saída de casa?

Faz hoje 1 mes que sai da casa dos meus pais, para ir viver com a minha cara metade.
Se notei diferença? Se me senti mal? Se tive pena?

Claro que sim, mas caramba a vida é mesmo assim, não pensavas que ias ficar toda a tua vida na casinha dos papás?:D

Aproveita, que irá ser seguramente uma experiencia brutal!;)

Não custou nada, depois de casado ainda estive em casa "deles" uns 3 anos e depois fui para a minha casa, mas passava em casa "deles" o tempo todo, alias, foram "eles" que ajudaram a criar os pequenos, mas agora temos que os ajudar e começar a tratar "deles", por isso acho que nunca sairemos de casa. [;)]

Eu saí à cerca de ano e meio de casa... para 80 kms de distência.

No início fiquei um bocado triste, mais por saber que a minha mão ia sentindo a minha falta (estive en casa dos pais até aos 26+-), mas estava a minha irmã por casa... se fosse filho único era capaz de ser pior...

Eu fui morar sozinho, só estava com a minha esposa (namorada na altura) aos fins-de-semana e férias, e os primeiros dias dão sempre aquela sensação de solidão... mas o teu caso vai ser diferente, ao que parece...

Vais com a cara-metade, não é?

Não te sintas um canalha por os abandonares (não gosto desta palavra, é muito "forte" para o tema em questão), por te separares deles, é uma "evolução", acho que eles não te vão culpabilizar por isso...
É claro que vão sentir a tua falta, e se fores filho único é pior, mas os telefones existem, e se não fores para longe, uma visitinha surpresa é maravilha...

Aí está..............sou sim.:(

Depende da relação que se tem com os pais, depende da maneira de ser dos pais, depende de muita coisa.

Eu só vivia com a minha mãe quando sai de casa, segundo ela, é um processo natural, algum dia tem de ser, e segundo a minha maneira de pensar, não penso que a abandonei, muito pelo contrário, a minha mãe sempre foi muito presente em toda a minha vida, e continua a sê-lo, ela vai a minha casa eu vou a casa dela, telefonamos um pro outro muitas vezes, resumindo estamos sempre em contacto.

Não me senti de maneira diferente, e a minha mãe tambem não, é obvio que no inicio se sente sempre aquela falta, aquela acomodação que se tem á casa dos pais, mas depois acabamos por nos acomodar á nossa casa e tudo fica bem.

Edit: Ah e sou filho unico tambem :)

Eu saí de casa (Madeira) com 17 anos para ir estudar para Guimarães. Os meus pais sempre pensaram que eu ia regressar, mas logo a partir do segundo ano fui-lhes avisando que ia ficar pelo norte. Eles não queriam acreditar ao início, mas depois foram-se acostumando à ideia :)

Ainda sou o "filho desnaturado" que não regressou, mas acho que eles aceitaram bem (Que remédio). No fundo, todos os pais preparam-se para esse dia, de uma forma ou de outra.

exactamente como eu!!!!! sai do funchal com 17 anos, e agora tenho 24, e continuo pela olissipónia!Sem intenções de voltar de vez pelo menos antes dos 60 [:D]

mas nunca se sabe como será a vida.....

Aí está..............sou sim.:(

Nesse caso, e vendo casos de colegas meus, filhos únicos, que saíram de casa, eles próprios dizem que custou... para ambos...

Não penses que vai ser triste, senão é.

Pensa antes que é um passo importante na tua vida, que tens de dar mais cedo ou mais tarde, e que assim eles já poupam um dinheirito (não te dão de comer tantas vezs) e estão à vontade em casa para "namorar" (com todo o respeito pelos teus pais...)!

Eu apenas lhes disse: olhem... vou comprar casa.
15 dias depois já lá não estava em casa deles... [:)]
Calma: mudei-me para perto deles: cerca de 5 minutos a pé.

no meu caso a minha relação com os meus pais é excelente.

mesmo assim, depois de ter saído, ainda conseguiu melhorar.

Eu, como disse, tenho a atenuante de os ver quase todos os dias.
Obviamente, naqueles dias mais dificeis, sinto alguma mágoa, mas é a ordem natural das coisas.

Acredita que vais sentir se calhar mais liberdade, mas eles também a vão ter. E vais ter tanta coisa mais com que te preocupares, no dia a dia, que vais ainda dar mais valor ao tempo que, depois, passarás na companhia deles.

Basicamente o que neste momento me passa pela cabeça é que este Natal será o útlimo que estarei 100% com eles.

O pacto feito entre mim e a minha namorada foi a véspera de Natal com os pais dela e o dia de Natal com os meus.
Alternando todos os anos.
É uma solução salomónica mas parece-me a mais adequada. No entanto este Natal avizinha-se triste...pelo menos por dentro uma vez que por fora não posso dexar transparecer esse sentimento como é óbvio!

Basicamente o que neste momento me passa pela cabeça é que este Natal será o útlimo que estarei 100% com eles.

O pacto feito entre mim e a minha namorada foi a véspera de Natal com os pais dela e o dia de Natal com os meus.
É uma solução salomónica mas parece-me a mais adequada. No entanto este Natal avizinha-se triste...pelo menos por dentro uma vez que por fora não posso dexar transparecer esse sentimento como é óbvio!

não digas isso!!!! [;)]

para mim é igual .....este será provavelmente o ultimo natal que vou poder passar com eles, mas é assim a vida, e o natal...é quando um gajo quer [;)]

Não fiques triste pá, há tristeza suficiente na vida.........há doenças, há morte, há acidentes......., e nenhum deles te está a acontecer, simplesmente cresceste e agora vais começar a tua vida sózinho ou com a tua mulher......

tal como quando uma cria sai do pé da mãe!![;)] é o curso natural dos seres vivos

x2

Só que para mim já começa este Natal... espero não ficar triste na noite de Consoada...

Bruno, não te deixes reger por esse sentimento.
Vive um dia de cada vez. Mas aproveita o máximo de cada um.

Como o arcebispo PauloFVF disse, há tanta coisa triste na vida...[;)]

Eu tenho feito um ano na Madeira, um ano no Porto. Este ano a minha namorada não pode ir à Madeira, por isso vou só. Eu como não ligo muito a estas coisas, não me faz confusão nenhuma.

Como disseram antes, há coisas bem piores.

Eu sai do Alentejo para vir estudar para lx á 12 anos. Na altura tanto eu como os meus Pais sentiram, e tavamos a 150 kms de distancia.... Custou mas é o natural na vida, quem não sente não e filho de boa gente né?..

Hoje com 30 biscas acho que a nossa relação ate esta melhor, tb secalhar pela idade mas tb pq isto de sair de casa faz crescer, e as saudades tb...

Hoje tou casado e continuo a adorar os meus pais, como é obvio, e procuro passar tempo de qualidade com eles.

Se estiveres bem, feliz, e com essa vontade de seguir a tua vida, se os teus pais forem boa gente como me parece, tem apenas atenção para ligares, lhes dares atenção e faz td o que podes para tar com eles, acredita que eles vão sentir isso e vão ficar felizes, com saudades, mas felizes.[;)]

Ainda é cedo para dizer o que irei ou não sentir...veremos. Por enquanto a sensação não é nada agradável...:(

Sei que é a ordem natural da vida mas............não deixa de custar...[8b]

Muito obrigado caros amigos![;)]

Voltar
Superior