Como foi/será convosco?

Foi num 4 de Fevereiro vai fazer 5 anos.
Nós já tínhamos casa há 2 e passávamos lá quase todos os fins de semana...

Nesse dia 4, dia dos meus anos, estava a festejá-los na casa de meus pais, e depois da sobremesa simplesmente disse: "Hoje já não durmo cá, vou para a Moita"

No fundo acho que eles já estavam à espera há algum tempo...

No entanto, visto que moram relativamente perto do meu trabalho, tenho a sorte de poder ir almoçar a casa deles todos os dias... por isso, o choque ficou, digamos, atenuado.

OT:

Quando li a data inicial pensei logo, olha a minha data de Aniversário...e não é que é a tua tambem, estas coincidências[:D]

Se é como tu dizes, que não os vais abandonar, acho que estás a dramatizar muito a situação...

Pensa antes que não vais sair de casa mas que passas a dormir num outro local.

Eu estou fora de casa dos meus pais, mas tenho a vantagem de estar a viver a 100 metros deles... quase que dá para lá ir de pijama.

Devo sair ano que vem. Tenho 16 atualmente.

Não vai ser tão ruim. Meus pais entendem isso de boa. Minha irmã sairá em Janeiro. E ainda restará meu irmão mais novo.

;-)

Aqui mais um filho unico que morou em casa dos pais até aos 23,altura em que acabou o curso e foi trabalhar para cerca de 230Km de distância dos pais..

Custou bastante,principalmente para os meus pais..

Para mim nem tanto , já que tinha feito estágios de 4 e 5 meses noutras cidades afastadas da minha e já tinha coabitado com 4 colegas..[;)]

Bruno, a melhor prenda que podes dar aos teus pais (além de nunca te esqueceres deles, claro) é que sejas muito feliz nessa nova etapa da tua vida!
Acho que é só isso que os pais querem [;)]
Se calhar, eles melhor que tu compreendem a situação.
Claro que daqui por uns aninhos, vais ter que lhes dar um neto pra compensar [:D]

Não custou nada, depois de casado ainda estive em casa "deles" uns 3 anos e depois fui para a minha casa, mas passava em casa "deles" o tempo todo, alias, foram "eles" que ajudaram a criar os pequenos, mas agora temos que os ajudar e começar a tratar "deles", por isso acho que nunca sairemos de casa. [;)]

Ora uma grande verdade !

apr:) [;)]

Na verdade o que é estar em casa dos pais?
Se a maioria apenas por lá está para dormir e fazer uma ou outra refeição.

A única diferença é a sensação de protecção paternalista que sentem por que na realidade em actos, já há muito que saíram.

Basta ver que para além de um ou outro momento de família o tempo que passam é com amigos ou com a namorada, e isso não acontecer já o que alguns users disseram, haver já um apartamento comum.

Quando entrei no ensino superior tive de sair de casa, pois eu sou de Aveiro e fui estudar para Castelo Branco, também não podia vir muitos fim de semana a casa.
Durante esse tempo habituei-me bem a estar a morar longe dos meus pais em que só os visitava alguns fim de semana e nas ferias. E mesmo assim ao fim de alguns dias já estava farta de estar por casa.

Depois que terminei o curso como não consegui arranjar logo trabalho tive de voltar para casa, isso sim é que foi muito difícil para mim. Ter que voltar a ter algumas regras e horários, não é nada fácil. Com o tempo acabei por voltar habituar-me. Mas se tiver que sair novamente de casa não me vai custar muito.

Não me custou muito. Sou da zona de Leiria e fui "obrigada" a sair de casa para vir estudar para Lisboa. Ou seja, com 18 anos acabei por começar a estar com os meus pais só ao fim de semana e a ter que me desenrascar em Lx sozinha.
Entretanto começou a haver alguns fins de semana em que não ia a casa por causa das frequências ou trabalhos de grupo, etc, depois comecei a trabalhar em part-time e passei a ir só de 3 em 3 semanas +/-, até que comprei casa e passei a ir de mês a mês.
Foi uma separação gradual e agora, mesmo depois de casada tento ir lá ou que eles venham cá mais ou menos de mês a mês.

Eu tb sou filho unico.

Sai de casa vai fazer 12 anos, quando me casei.

Ao principio é esquisito, principalmente por ser diferente.
Como sempre tive uma relação excepcional com os meus país, todos nós sentimos alguma tristeza, mas como vinha a Lisboa vê-los pelos menos 2 vezes por semana, havia sempre alguma compensação.
Agora que a minha filha estuda perto da casa deles, vejo-os todos os dias, todos os dias bebo uns copos com o meu pai, falo um bocado com eles, eles vão passar uns fins de semana a minha casa, por isso practicamente não noto a diferença.

Vais ver que ao principio, quando estás com eles parece que vais á "terra". [:D]

nisso de sair de casa sou um expert, já sai duas vezes de casa [:D]

a primeira para estudar em coimbra, depois voltei para casa dos pais quando acabei o curso e a segunda quando me casei.

No meio disto tudo, achei engraçado o periodo que passei em casa dos meus pais entre o fim do curso e o casamento, foi uma coisa estranha, porque aquela casa já não me parecia a minha, a rotina do dia a dia em casa dos meus pais já parecia uma coisa estranha, assim sendo a segunda vez que sai de casa foi uma coisa normalissima.

A primeia vez, nem pensei nisso, fui fazer os 18 anos a coimbra, com essa idade um gajo pensa pouco [:D]

Actualmente moro a 5 minutos a pé da casa dos meus pais e da casa dos meus sogros. É comum andar na rua e ver os meus pais, os meus irmãos os meus sogros, etc... Nunca ninguem está ausente e é sempre possivel a meio da semana fazer uma jantaranda em casa de alguém, enfim... as vantagens de morar numa aldeia.

Acabei por sair de casa, mas não abandonei os meus pais, esses continuam bem presentes na minha vida e faço conta com eles para criarem os netos [:D] [:D] [:D] afinal os preços das creches andam carissimos, mesmo em torres novas e faço ideias de ter um rancho de filhos, assim tipo uma equipa de futebol.

sou filho unico e sai de casa a 2 anos, ao principio custou mas depois tens outras liberdades, há uma coisa que vais começar a sentir falta da casa dos teus pais, e quando começarem a aparecer as contas para pagares e veres o dinheiro a sair do teu bolso[:)] [:)]

Eu saí ha 5 meses, a certa altura sentes falta da presenca habitual deles, de estar sempre alguem em casa, visto que agora moro a 400km deles... mas é tudo ultrapassavel, tens o teu canto, onde podes receber os teus amigos. como em tudo, ha pros e contras

A sensação que irás ter será mais agonizante quando vires as contas em teu nome... É a EDP, SMAS, Gás, TVcabo, etc...

É uma responsabilidade...

Bruno, Bruno... tu desiludes-me, pá! [:D]

Agora a sério: não tens absolutamente nada que te sentir culpado. Triste já não digo, porque isso é difícil combater, mas, porra! Tens que assumir a tua idade e o facto de seres um homem adulto, caramba! [;)]
Na Alemanha, os putos de 18 anos querem é ver os pais pelas costas e começam logo a pensar em ter uma casa só para eles viverem e serem independentes! Também não acho que devamos ser assim tão radicais, mas nós em Portugal por vezes temos mesmo esse defeito: somos demasiado dependentes dos pais até muito tarde, em todos os sentidos: economicamente, psicologicamente... e isso não é bom! Ainda se fosses viver sozinho, entendia-te melhor, mas agora se vais viver com a tua cara metade, qual é o problema?? [;)]
Eu na minha vida apenas por 1 vez tive essa sensação de alguma tristeza ao "abandonar" o lar, mas isso tinha eu 18 anos e foi quando tinha acabado de entrar para a universidade! E pouco depois, com os novos amigos, já me sentia feliz de novo e não me custava sair de casa para ir estudar para longe. Quando casei a primeira vez e fui viver para a minha casinha nova com a minha mulher, senti-me feliz, independente, homem adulto que enfrenta a vida e assume a ordem natural das coisas. É assim que tens de encarar esta mudança! [;)]

Bem, eu saí de casa aos 15 anos pra ir fazer o liceu, estava a 30Km de casa, e como não havia transportes, lá tive de alugar um quarto. Sempre ia a casa todos os fins de semana. Tenho 28 anos e durante todo este tempo vivi pelo menos durante a semana fora da casa dos meus pais, mas só à cerca de 6 meses é que fiquei completamente independente deles, por isso foi mais uma evolução. Ainda moro numa casa deles, mas as contas sou eu quem as paga.
Dependendo da defininção, ou saí de casa à 13 anos, ou à seis meses, ou ainda não saí.
Penso que nunca se chega realmente a sair de casa, pois se algo de mau acontecer eles serão o nosso apoio, quer financeiro, quer emocional.
Também depende da relação que se tem com eles, a minha é excelente. Gosto muito de estar com eles. Mas quando os vou visitar à aldeia as 1ªs horas são porreiras, mas depois tenho a sensação de que já não pertenço ali.
Custar custa a 1ª semana, ou o 1º mês, depois já nem notas.
Felicidades pra ti BRUNOGRILO

sinto me fustrado, tudo a sair de casa com 17 e eu ja acaminho dos 19 e ainda ca ando...[:)][:)]

agora acerio, nao sei como vai ser comigo, mas nao é algo que me assuste muito, mas tenho colegas que sairam este ano e quixam se que custa um pouco,

quando era (ainda mais) puto vivi algum tempo em casa duns tios, a 300km de casa, eu ate tava bem, mas os dias em que a "mama" telefonava, eram um pouco duros, mas tambem ainda era um puto, acho que agora nao vai custar...

Última edição:
Estas situações são sempre delicadas. Eu não sou filha única mas sou a mais nova. O meu irmão já saiu e deixou para cima de mim a responsabilidade de fazer as coisas melhor do que ele. A minha mãe ainda é do tempo em que se podia optar por ficar em casa e dedicar a vida aos filhos. E isso complica muito esta decisão, principalmente ao último filho a sair! [8b]

No entanto já consegui aprender muita coisa com os erros do meu irmão. Ele não saiu para longe mas tornou-se distante. Não há um dia que convide os meus pais para jantar porque a prioridade são sempre os amigos. Os pais passaram (ou continuaram) a ser chamados apenas quando é preciso e as passagens lá em casa são só para não se ter de fazer o jantar. Entristece-me esta atitude e espero evita-la.

Compreendo que deve ser complicado aprender a lidar com as novas tarefas e o mesmo tempo. Acredito que deve ser complicado controlar o entusiasmo e a vontade de se ter sempre a casa cheia de amigos e as noites passadas em paz e tranquilidade com aquela pessoa num espaço que agora é unicamente nosso.

Acima de tudo é importante não esquecer o que os nossos pais já fizeram por nós e a falta que devemos fazer. Acho que é uma optima oportunidade para fazer a relação com eles amadurecer e crescer para uma fase nova e fresca. Manter presente que não se devem tomar estas pessoas como garantidas! [;)]

Voltar
Superior