Combustíveis "premium" compensam?

É sempre interessante fazermos os nossos próprios testes, mas os resultados são pouco conclusivos, principalmente nos consumos, porque é muito difícil criar exactamente as mesmas condições com os vários combustíveis.

Basta a temperatura ou a pressão mudar para alterar tudo! Por exemplo, é perfeitamente normal que um carro gaste menos no Inverno que no Verão.

Daí o meu pedido para a realização de um teste rigoroso, objectivo e independente
. As revistas não se metem nisso, pois estariam a comprar uma guerra com empresas muito poderosas, das quais dependem.

Quem realmente tem todas as condições para fazer um teste deste tipo são as associações de consumidores. Senhores da DECO, avancem...

Basta a temperatura ou a pressão mudar para alterar tudo! Por exemplo, é perfeitamente normal que um carro gaste menos no Inverno que no Verão.quote]

Curiosamente o meu gasta mais de inverno...

Depende do uso que se dá ao carro, como nota as centralinas dos carros modernos chegam a ter mais de 20 tipos de gestão diferente consuante as condições de funcionamento do motor.

acho uma ideia boa e bastante pertinente, contudo se os resultados fossem favoráveis para os low cost, acho que inventavam logo uma lei para proibir a venda dos mesmos, por isso acho melhor estar-mos quietos...estou a brincar, apenas queria saber se de facto o gasóleo dos supermercados e assim tao fraco, devem haver leis de qualidade dos combustíveis bem como inspecções aos mesmos, por isso devem ter o mínimo de qualidade.

Ja me satisfazia com um comparativo químico entre os combustíveis.

boas, eu ja ando a fezer esse teste com o meu carro pug 308 HDI 100cv, nos ultimos 5000km so pus gasoleo normal GALP, fiz media de 5.2l/100km. Agora anfo a fazer mais 5000km com galp geforce, nos primeiros 2500km até agora a media é de 4.9l/100km, e noto que o carro puxa melhor em baixas. Depois dos 5000km depois vou criar um topico a explicar tudo.

Eu estou a fazer o mesmo. Já tentei criar um tópico para isso mesmo.

Atenção que me dá impressão que a alteração nos consumos é progressima e não imediata. Fazer só um depósito de cada parece não fazer efeito.

Com diesel e10+ da Repsol estou a notar uma redução de 0.4l até ao momento mas vou fazer mais um depósito para ter a certeza.

Também pode acontecer, embora seja menos comum...

Há muitos factores a condicionar o consumo e é muito difícil manter esses factores constantes.

Pensei que o normal seria como o meu.
Mas o pessoal tem os carros a gastar mais no verão?

Curioso, tinha a ideia que como no inverno o ar é mais denso, as gestões dos motores usavam esse facto e injectavam mais combustivel, "mais potencia".

Embora o meu caso seja facil de explicar (penso eu), uma vez que no verão não uso o carro nas horas de ponta, só no inverno.

Concordo plenamente com a ideia.

No entanto não acho que as publicações de cá tenham "força" para isso.

Uma autobid ou a autocar já acho que sim.

Aliás na AF já traduziram um ensaio alemão, entre as de 95 e 98, e as diferenças foram minimas.

Não há dois motores iguais portanto, a meu ver, esse tipo de comparação tem valor nulo.

No entanto uma análise quimica aos "ingredientes" dos combustíveis já era bem mais interessante: quantidade de água, detergentes, aditivos, etc.

Nem sei como ainda não fizeram nada disso! Muito estranho.

boas, eu ja ando a fezer esse teste com o meu carro pug 308 HDI 100cv, nos ultimos 5000km so pus gasoleo normal GALP, fiz media de 5.2l/100km. Agora anfo a fazer mais 5000km com galp geforce, nos primeiros 2500km até agora a media é de 4.9l/100km, e noto que o carro puxa melhor em baixas. Depois dos 5000km depois vou criar um topico a explicar tudo.

Uma coisa:

Andas a fazer o teste desde q o teu carro é novo?
E achas mesmo q o teu carro (presumo o 1.6hdi) se mantivesses sempre o mesmo combustível gastava sempre o mesmo q gastaste nos primeiros 2500km?! :sh)

É muito natural q após o período de rodagem (e mais uns pós...) os motores "acamem" e comecem a gastar menos (considerando a mesma utilização, claro!). Esse teu teste, se o fizeres entre os 40000km e os 60000km (ou entre os 20kkm e os 40kkm, nunca apanhadno uma revisão no meio de período de análise) até pode ter algum valor, mas se for desde novo... não me parece.

Qt ao tópico em si, era sem dúvida uma excelente ideia, as infelizmente não vejo mais ninguém que não a DECO a ter "condições" para o fazer.

Não há dois motores iguais portanto, a meu ver, esse tipo de comparação tem valor nulo.

No entanto uma análise quimica aos "ingredientes" dos combustíveis já era bem mais interessante: quantidade de água, detergentes, aditivos, etc.

Nem sei como ainda não fizeram nada disso! Muito estranho.

Já foi feito à uns anos por uma revista francesa esse tipo de teste quimico (mas só para os combustiveis, naquele caso, ditos normais).

Entre outros, o que me recordo, é que falava sobre a espuma (logo maior ou menor dificuldade em encher deposito), bem como o poder "lubrificante" do combustivel.

Sinceramente não me recordo do nome da revista

Última edição:
o meu carro é 1.6 HDI 110cv, e tem 13500km, os primeiros 5000km foram com Geforce, media de 5.0. Dos 5000km aos 10000Km, foram com gasoleo galp normal e as vezes low cost, media de 5.2, agora dos 10000 aos 13500km a media é de 4.9. Uma coisa é certa nunca mais ponho low cost, so de ver, no fim de encher o carro e deixar escorrer o resto que tem na mangueira e ser so espuma. enquanto se por geforce escorre liquido não espuma. Como existe muita gente que não poe na GALP, outros que so poem low cost, EU SO PONHO GEFORCE. Não me importo de gastar mais 0.50€ num deposito(com 0.10€ de desconto) e saber que o carro anda melhor. Ja agora, ja ouvi aqui no forum dizerem que daqui a uns anos so vai haver gasoleo tipo Geforce, devido a poluir menos.... o que será dos senhores que so poem low cost???? devem passar a andar a pé.....[:D][:D][:D]

Ja agora, ja ouvi aqui no forum dizerem que daqui a uns anos so vai haver gasoleo tipo Geforce, devido a poluir menos.... o que será dos senhores que so poem low cost???? devem passar a andar a pé.....[:D][:D][:D]
Não, esses passam a colocar Geforce a preço low cost.

Quanto a ti, passas a consumir um novo combustível chamado MegaHiperXtraForce criado pela Galp. [:)]

Já foi feito à uns anos por uma revista francesa esse tipo de teste quimico (mas só para os combustiveis, naquele caso, ditos normais).

Entre outros, o que me recordo, é que falava sobre a espuma (logo maior ou menor dificuldade em encher deposito), bem como o poder "lubrificante" do combustivel.

Sinceramente não me recordo do nome da revista

Aqui fica o tal teste...

carburantha5.jpg

Ora aqui está algo interessante de analisar mas o meu francês está um bocado enferrujado.

Alguém se importa de traduzir?
Penso que um resumo das conclusões seria:

• Há diferenças pequenas na capacidade energética dos diferentes gasóleos (logo as diferenças nas performances e consumos serão pequenas)
  • Há diferenças pequenas na capacidade lubrificante;
  • Há diferenças grandes nos aditivos anti-oxidantes;
  • Há diferenças grandes na produção de espuma;

Agora o que eu gostava era de ver um teste idêntico cá em Portugal.

Última edição:
Ora aqui está algo interessante de analisar mas o meu francês está um bocado enferrujado.

Alguém se importa de traduzir?

Os testes foram sobre 4 indices, e são:

- Indice de cetano
- Capacidade lubrificante
- Aditivos antioxidantes
- Espuma, seu volume e tempo em segundos que lava a desaparecer.

Última edição:
Os carros gastam menos no Verão do que no Inverno.

O facto de a temperatura ambiente ser mais elevada faz com que o motor aqueça mais depressa. Para além disso, o motor por norma gasta uma pequena percentagem de combustível para manter a sua temperatura, que tem mais intensidade no Inverno. No Inverno tem de haver maior compensação face à temperatura exterior.

Mesmo com bastante uso de A/C no Verão, os meu carros sempre gastaram bem menos do que no Inverno.

Também me parece que o ideal seria testar os próprios combustíveis em laboratório, pois os resultados poderiam variar um bocado de motor para motor... já nem falo na dificuldade de recriar situações iguais para todos os testes. Fazendo teste em banca eliminava-se a componente aleatória das situações em estrada...

Última edição:
Para além disso, o motor por norma gasta uma pequena percentagem de combustível para manter a sua temperatura, que tem mais intensidade no Inverno. No Inverno tem de haver maior compensação face à temperatura exterior.
Olha que não... os ciclos termodinâmicos otto e diesel têm um rendimento que depende muito da diferença de temperatura entre o ar que entra e o ar que sai.

É por isso que os motores turbo-diesel possuem intercoolers para arrefecer o ar de entrada. Quanto mais frio for o ar que entra no motor, maior é o rendimento. Quanto maior for o rendimento, menor é o consumo.

Olha que não... os ciclos termodinâmicos otto e diesel têm um rendimento que depende muito da diferença de temperatura entre o ar que entra e o ar que sai.

É por isso que os motores turbo-diesel possuem intercoolers para arrefecer o ar de entrada. Quanto mais frio for o ar que entra no motor, maior é o rendimento. Quanto maior for o rendimento, menor é o consumo.
Na câmara de combustão, sim, quanto mais frio, melhor. Nisso concordo. [;)] Mas quanto mais fria for a temperatura ambiente, mais frio é o ar que te entra no compartimento do motor e isso ajuda a refrigerar o motor... mais do que o necessário (especialmente em estrada).

Tanto que em certas fases do Inverno é raríssimo o carro ligar as ventoinhas... já no Verão, é bem diferente.

Última edição:
Voltar
Superior