Combustíveis "premium" compensam?

Os carros gastam menos no Verão do que no Inverno.

O facto de a temperatura ambiente ser mais elevada faz com que o motor aqueça mais depressa. Para além disso, o motor por norma gasta uma pequena percentagem de combustível para manter a sua temperatura, que tem mais intensidade no Inverno. No Inverno tem de haver maior compensação face à temperatura exterior.

Mesmo com bastante uso de A/C no Verão, os meu carros sempre gastaram bem menos do que no Inverno.

Também me parece que o ideal seria testar os próprios combustíveis em laboratório, pois os resultados poderiam variar um bocado de motor para motor... já nem falo na dificuldade de recriar situações iguais para todos os testes. Fazendo teste em banca eliminava-se a componente aleatória das situações em estrada...

Bingo!

sim, mas esse efeito é algo baixo.. estamos a falar de meia-dúzia de graus numa escala KELVIN

Ai sim? Então e o efeito da densidade do ar, queres ver que vai influenciar mais?
Embora c as i.e.´s, o "aquecer" dos motores seja muito mais rápido e eficiente, a verdade é q no decorrer deste processo o consumo é mais elevado. Nos motores a carburador, facilmente andava pelos 30% a mais.

Eu no Inverno praticamente não uso A/C... já no Verão, uso bastante. Como sabemos, o A/C aumenta o consumo e, no entanto, as minhas médias no Verão são muito mais baixas.

Se quiserem consultem os meus registos aqui: http://www.spritmonitor.de/en/detail/174457.html

(Não liguem às últimas informações desde Setembro, troquei vários periféricos/componentes do motor, entre eles o termostato, o que teve um efeito favorável nos consumos.)

Tenho também registos do Concerto 1.6i-16 que tive antes, ainda que só tenha conhecido este site menos de um ano antes de ficar sem ele: http://www.spritmonitor.de/en/detail/146419.html

Última edição:
Ai sim? Então e o efeito da densidade do ar, queres ver que vai influenciar mais?
Embora c as i.e.´s, o "aquecer" dos motores seja muito mais rápido e eficiente, a verdade é q no decorrer deste processo o consumo é mais elevado. Nos motores a carburador, facilmente andava pelos 30% a mais.

Sei lá se influencia mais. Na prática, o meu carro demora praticamente o mesmo tempo a aquecer no inverno e no verão :)

Quanto aos carburadores, já não sou desse tempo, eheh.

Sei lá se influencia mais. Na prática, o meu carro demora praticamente o mesmo tempo a aquecer no inverno e no verão :)

Na minha opinião a Humidade do ar.
Eventualmente alguma maior resistência aerodinâmica provocada por uma maior densidade do ar. Mas nesse caso já estamos a falar de valores irrisórios. Já a humidade acho que tem alguma preponderância.

Então também deve haver aqui muita gente que não é do tempo do "ar manual".
O que se passa é que nesses casos, o condutor "puxa" o ar quando a temperatura ambiente é fria, o que faz com que o motor suba as rotações do ralenti, isto é feito á custa de um maior consumo... correndo o risco de se não o fizer o carro nem pega!

Nada mudou, só que agora a electrónica faz isso sozinha e de uma forma mais eficiente.

Mas podem sempre olhar para o conta rotações do vosso carro amanhã de manhã e ver a que votações está o ralenti quando metem o carro a trabalhar (hoje em dia já não acelera tanto mas ainda acelera um pouco).

Quanto ás questões do ar, basta ter em mete o comportamento do mesmo com a variação da temperatura.

O ar que entra no cilindro tem como finalidade fornecer oxigénio para a queima do combustível, quanto mais quente tiver, mais dilatado ele se encontra, logo menos átomos de oxigénio vão existir dentro do cilindro (esta é a razão para o uso de esquemas de comprimir o ar).

Assim, “x” quantidade de combustível, queima com “y” quantidade de oxigénio, se aumentarmos a quantidade de oxigénio, essa quantidade que aumentamos não vai ter combustível para queimar e vai acabar por combinar com outros elementos, produzindo moléculas mais tóxicas que o CO2, esta é a grande poluição que se vê sair dos escapes quando o motor está frio.

Por isso quando se diz que o ar quanto mais frio melhor, tecnicamente isso não é correcto, porque o motor tem uma temperatura ideal de funcionamento, fora dela, quer para baixo quer para cima, não é tão eficiente.

Então também deve haver aqui muita gente que não é do tempo do "ar manual".
O que se passa é que nesses casos, o condutor "puxa" o ar quando a temperatura ambiente é fria, o que faz com que o motor suba as rotações do ralenti, isto é feito á custa de um maior consumo... correndo o risco de se não o fizer o carro nem pega!

Nada mudou, só que agora a electrónica faz isso sozinha e de uma forma mais eficiente.

Mas podem sempre olhar para o conta rotações do vosso carro amanhã de manhã e ver a que votações está o ralenti quando metem o carro a trabalhar (hoje em dia já não acelera tanto mas ainda acelera um pouco).

Quanto ás questões do ar, basta ter em mete o comportamento do mesmo com a variação da temperatura.

O ar que entra no cilindro tem como finalidade fornecer oxigénio para a queima do combustível, quanto mais quente tiver, mais dilatado ele se encontra, logo menos átomos de oxigénio vão existir dentro do cilindro (esta é a razão para o uso de esquemas de comprimir o ar).

Assim, “x” quantidade de combustível, queima com “y” quantidade de oxigénio, se aumentarmos a quantidade de oxigénio, essa quantidade que aumentamos não vai ter combustível para queimar e vai acabar por combinar com outros elementos, produzindo moléculas mais tóxicas que o CO2, esta é a grande poluição que se vê sair dos escapes quando o motor está frio.

Por isso quando se diz que o ar quanto mais frio melhor, tecnicamente isso não é correcto, porque o motor tem uma temperatura ideal de funcionamento, fora dela, quer para baixo quer para cima, não é tão eficiente.

Só não percebo porque é que explicas tudo muito bem quando à densidade do ar e consequente maior enriquecimento em O2 e depois dizes que "tecnicamente isso não é correcto". :confused:

Olha que o manípulo do ar, não se resumia apenas ao aumento do combustível ao relanti. [;)]

Eu no Inverno praticamente não uso A/C... já no Verão, uso bastante. Como sabemos, o A/C aumenta o consumo e, no entanto, as minhas médias no Verão são muito mais baixas.

Se quiserem consultem os meus registos aqui: http://www.spritmonitor.de/en/detail/174457.html

(Não liguem às últimas informações desde Setembro, troquei vários periféricos/componentes do motor, entre eles o termostato, o que teve um efeito favorável nos consumos.)

Tenho também registos do Concerto 1.6i-16 que tive antes, ainda que só tenha conhecido este site menos de um ano antes de ficar sem ele: http://www.spritmonitor.de/en/detail/146419.html

comigo é o contrário, basta ligar o ac para os consumos subirem....e o carro só tem 4 anos....

consumos verão com ac ligado 7 a 7.5 inverno sem ac, só com a "sofagem" 6.2 a 6.7... ainda é uma diferença considerável!

Só não percebo porque é que explicas tudo muito bem quando à densidade do ar e consequente maior enriquecimento em O2 e depois dizes que "tecnicamente isso não é correcto".

Porque se o ar entra demasiadamente frio não vai deixar o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, só isso, é só um preciosismo, digamos que na gira está correcto, quanto mais frio melhor, temos é que esperar mais para o motor aquecer, o troféu andros é no gelo e de noite, mas os carros andam na mesma. Mas devem ter uns radiadores muito pequenos...

Podes falar mais sobre o ar manual, esclarecimentos são sempre bons.

comigo é o contrário, basta ligar o ac para os consumos subirem....e o carro só tem 4 anos....

consumos verão com ac ligado 7 a 7.5 inverno sem ac, só com a "sofagem" 6.2 a 6.7... ainda é uma diferença considerável!

Esqueci-me disso, no meu caso, como no verão uso o carro maioritariamente à noite, muitas vezes não uso a\c., realmente pode estar ai a diferença.

Lá está cada caso é um caso e é muito dificil generalizar.

Porque se o ar entra demasiadamente frio não vai deixar o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, só isso, é só um preciosismo, digamos que na gira está correcto, quanto mais frio melhor, temos é que esperar mais para o motor aquecer, o troféu andros é no gelo e de noite, mas os carros andam na mesma. Mas devem ter uns radiadores muito pequenos...

Podes falar mais sobre o ar manual, esclarecimentos são sempre bons.

Nos carros, a quantidade de ar admitida por ciclo de combustão é muito pequena. Já em sistemas térmicos industriais (um alto forno, por exemplo, o forno de uma cimenteira) interessa que o ar admitido entre a uma temperatura o mais elevada possível. Por isso existem sistemas de co-geração de calor, que admitem o ar através de condutas paralelas às condutas de exaustão. Assim o ar entra "quentinho".

Nos carros tudo acontece muito rápido em pequena quantidade.
Tem mais impacto a maior entrada de ar (e O2) do que propriamente o ar entrar quente. Repara que até há carros com sistemas de arrefecimento do ar, os intercoolers. Senão, interessava que o ar que fosse pressurizado nos turbocompressores, fosse imediatamente admitido. Tal não acontece.

Sobre o ar. O manípulo do ar essencialmente estrangula(va) ([:D]), o ar na admissão. Ou seja, quando puxavas esse manípulo, estavas a bloquear a entrada do ar admitido. Simultaneamente também é aumentado o débito de combustível. O que é que acontece? A mistura ar/combustível torna-se muito rica (em combustível). Daqui resulta que a combutão seja facilitada (interessa pois as temperaturas são muito baixas) e consequentemente o motor atinge a temperatura normal de funcionamento mais rapidamente.

Essencialmente deve-se ver o "puxar o ar" como um estrangulamento do ar da admissão. E não como um aumento do débito de combustível. Isso só acontece para se aumentar ligeiramente o regime do relanti. O que vai acontecer através da redução do ar da admissão é um maior enriquecimento da mistura. [;)]

Que carro é esse ?

Parece-me um aumento de consumo muito notório para um carro actual.

Os intercoolers têm só a ver com a densidade do ar, quem faz mergulho já deve ter reparado que ao encher a garrafa com ar comprimido esta aquece... assim como acontece o contrario quando se abre a torneira para tirar o ar da garrafa (fica com uma camada de gelo no bocal).

Nos carros isso acontece, quando começam a comprimir muito o ar (turbo grande) o ar começa a aquecer muito e atenua o efeito da compressão, se por um lado comprimes para meter mais oxigenio nos cilindros por outro aquece tanto que dilata e acaba por entrar menos oxigenio, dai não serve de nada montar um turbo maior sem aumentar o intercooler.

Claro que falamos de competição porque nos nossos carros, por questões de fiabilidade há margem para o pessoal inventar...

Última edição:
voçês preocupam-se tanto com a qualidade dos combustiveis e esquecem-se que o maior mal e principal fonte da má qualidade dos combustiveis vem dos depositos velhos com filtros obsuletos das bombas de gasolina mais velhas!

Comigo não. Troquei o termostato em Setembro e logo nos primeiros dias apercebi-me que em cerca de 700 metros o ponteiro da temperatura da água já se mexia. Nos últimos dias tenho feito quase o dobro e ele continua na posição inicial, sensivelmente.

O A/C no meu também aumenta os consumos, em qualquer carro. (Excluindo talvez os híbridos que tenham um compressor capaz de usar electricidade...) Mas, apesar de no Verão dar uso intensivo ao A/C, os consumos continuam bem mais baixos do que no Inverno.

Deixa sim. [;)]

O termostato do meu carro só começa a abrir aos 78ºC. Até lá, o radiador não refrigera o liquido de refrigeração que circula dentro do motor. E, nestas condições, a centralina injecta gasolina em excesso propositadamente para aquecer mais depressa (mistura rica). Trabalhar com o motor frio causa lubrificação ineficiente, desgaste permaturo, maiores consumos e emissões mais elevadas. Todos reparamos que quando ligamos o carro ele fica um pouco acelerado, a trabalhar acima das 1000 rpms, enquanto que depois de quente fica cerca das 700-800 rpms.

E, como referi antes, mesmo estando já na sua temperatura ideal, o motor continua a injectar uma pequena percentagem de gasolina para manter essa temperatura, sempre que esteja abaixo dela. Sempre que estiver acima, o termostato permitirá maior passagem de liquido de refrigeração, podendo até abrir totalmente... e, caso ainda não seja suficiente, a(s) ventoinha(s) entra em funcionamento).

O principal problema do ar frio para a temperatura ideal do motor não está no ar que o motor suga para o seu interior, mas sim no ar que entra pelo compartimento do motor a dentro.

Já repararam que se tiverem o carro parado a trabalhar ele acaba por ligar as ventoinhas, quando em andamento (regular) não o faz?

O ar que entra para o compartimento do motor é determinante. Não sei se viram um certo episódio do Fifth Gear em que andaram com um carro à volta duma pista (a fundo) em marcha-atrás... o motor não recebeu o ar que necessitava para se refrigerar e sobreaqueceu. A andar em frente isto não acontecia, nem acima dos 200 km/h... a essa velocidade a quantidade de ar que entra pelo compartimento do motor a dentro é imensa.

Os BMW EfficientDynamics já têm umas "portas" nas grelhas de ventilação do compartimento do motor que se abrem ou fecham, consoante adequado.

E com isto estamos aqui a fazer um belo off-topic...:sh)

De verão nem 100 metros faço e já tenho o carro a gás (35º) e vou com o a/c ligado que me arrefece o liquido de refrigeração, de inverno faço cerca de 400 a 500 metros dependendo se está mesmo muito frio ou se é de noite e raramente levo o a/c ligado.

No meu 106 era mais porreiro porque tinha ponteiro da temperatura do óleo e as diferenças eram superiores.

Voltar
Superior