Sei lá se influencia mais. Na prática, o meu carro demora praticamente o mesmo tempo a aquecer no inverno e no verão
Quanto aos carburadores, já não sou desse tempo, eheh.
Comigo não. Troquei o termostato em Setembro e logo nos primeiros dias apercebi-me que em cerca de 700 metros o ponteiro da temperatura da água já se mexia. Nos últimos dias tenho feito quase o dobro e ele continua na posição inicial, sensivelmente.
comigo é o contrário, basta ligar o ac para os consumos subirem....e o carro só tem 4 anos....
consumos verão com ac ligado 7 a 7.5 inverno sem ac, só com a "sofagem" 6.2 a 6.7... ainda é uma diferença considerável!
O A/C no meu também aumenta os consumos, em qualquer carro. (Excluindo talvez os híbridos que tenham um compressor capaz de usar electricidade...) Mas, apesar de no Verão dar uso intensivo ao A/C, os consumos continuam bem mais baixos do que no Inverno.
Porque se o ar entra demasiadamente frio não vai deixar o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, só isso, é só um preciosismo, digamos que na gira está correcto, quanto mais frio melhor, temos é que esperar mais para o motor aquecer, o troféu andros é no gelo e de noite, mas os carros andam na mesma. Mas devem ter uns radiadores muito pequenos...
Deixa sim. [

]
O termostato do meu carro só começa a abrir aos 78ºC. Até lá, o radiador não refrigera o liquido de refrigeração que circula dentro do motor. E, nestas condições, a centralina injecta gasolina em excesso propositadamente para aquecer mais depressa (mistura rica). Trabalhar com o motor frio causa lubrificação ineficiente, desgaste permaturo, maiores consumos e emissões mais elevadas. Todos reparamos que quando ligamos o carro ele fica um pouco acelerado, a trabalhar acima das 1000 rpms, enquanto que depois de quente fica cerca das 700-800 rpms.
E, como referi antes, mesmo estando já na sua temperatura ideal, o motor continua a injectar uma pequena percentagem de gasolina para manter essa temperatura, sempre que esteja abaixo dela. Sempre que estiver acima, o termostato permitirá maior passagem de liquido de refrigeração, podendo até abrir totalmente... e, caso ainda não seja suficiente, a(s) ventoinha(s) entra em funcionamento).
O principal problema do ar frio para a temperatura ideal do motor não está no ar que o motor suga para o seu interior, mas sim no ar que entra pelo compartimento do motor a dentro.
Já repararam que se tiverem o carro parado a trabalhar ele acaba por ligar as ventoinhas, quando em andamento (regular) não o faz?
O ar que entra para o compartimento do motor é determinante. Não sei se viram um certo episódio do Fifth Gear em que andaram com um carro à volta duma pista (a fundo) em marcha-atrás... o motor não recebeu o ar que necessitava para se refrigerar e sobreaqueceu. A andar em frente isto não acontecia, nem acima dos 200 km/h... a essa velocidade a quantidade de ar que entra pelo compartimento do motor a dentro é imensa.
Os BMW EfficientDynamics já têm umas "portas" nas grelhas de ventilação do compartimento do motor que se abrem ou fecham, consoante adequado.
E com isto estamos aqui a fazer um belo off-topic...:sh)