Combustíveis "premium" compensam?

Penso que bastariam umas boas análises ás percentagens deste ou daquele produto nos combustíveis, e daí definir o mais rico para a combustão/explosão.

Teríamos, na minha opinião, várias surpresas.

Por outro lado devia haver também maior rigor nas contagens, é que parece-me que apesar do alegado rigor no controlo, há graves falhas.

Á dias enchi um pequeno bidom de 32,5 Ltr no Jumbo em Aveiro, e foram contabilizados 32,7 Ltr.

No entanto na Galp, o mesmo pequeno bidom já levou 35 Ltr!!! É gravíssimo!

Antes de ontem vieram cá a casa atestar o bidom da caldeira, o bidom tem uma escala na lateral que vai de 0 a 1000 Ltr, ainda tinha um pouco de gasóleo no fundo, no entanto a máquina contabilizou os 1000 Ltr, mas só encheu até aos 980 e tal.

Só abasteço numa marca de combustíveis e fico sempre com a sensação que as quantidades abastecidas, por vezes, não corresponderão à realidade. A mera suspeita dá direito a reclamação?

Isto seria de facto um óptimo teste!

Aliás, se não foi feito ainda é porque deve haver aí muitas forças a querer que isso não aconteça... Que alguma entidade se chega à frente para o fazer!

à Autohoje:

Porque não escolher um carro gasoleo, por exemplo um 120d, e um golf 2.0 TSI e andar a meter gasolina de várias marcas e verificar qual debita mais potencia. Acho que era um teste "simples".

Penso que bastariam umas boas análises ás percentagens deste ou daquele produto nos combustíveis, e daí definir o mais rico para a combustão/explosão.

Por outro lado devia haver também maior rigor nas contagens, é que parece-me que apesar do alegado rigor no controlo, há graves falhas.

Á dias enchi um pequeno bidom de 32,5 Ltr no Jumbo em Aveiro, e foram contabilizados 32,7 Ltr.

Antes de ontem vieram cá a casa atestar o bidom da caldeira, o bidom tem uma escala na lateral que vai de 0 a 1000 Ltr, ainda tinha um pouco de gasóleo no fundo, no entanto a máquina contabilizou os 1000 Ltr, mas só encheu até aos 980 e tal.

pela experiência que tenho a meter gazoil nos vários postos, a galp é a que ***** mais!

já cheguei a reclamar, mas nunca por escrito, por mt vontade que tivesse, n tinha tempo!

agora com bidões marcados e os litros não corresponderem a marcação era chamar logo a policia!

Só abasteço numa marca de combustíveis e fico sempre com a sensação que as quantidades abastecidas, por vezes, não corresponderão à realidade. A mera suspeita dá direito a reclamação?

Viva,

Pela legislação podemos reclamar pelo que entendermos - depois terá que ser averiguado se as nossas queixas têm razão de ser e se comprova a falha.

Se entrares num restaurante e não gostares de um quadro pendurado porque és da Briosa e aquilo tem muitos tons brancos, podes reclamar. Durante a averiguação irá determinar-se que a tua reclamação não tem razão de ser. Obviamente foi um caso extremo, mas para demonstrar que temos a liberdade de reclamar de acordo com o nosso entendimento.

Agora, este processo de averiguações consume recursos ao Estado. A reclamar que seja por uma razão concreta, e onde existe o mínimo de ponderação e racionalidade. Se várias reclamações absurdas começarem a encher o sistema, primeiro são gastos desnecessários, segundo o sistema atrasa-se e as reclamações que efectivamente têm razão ficam para trás. É como tudo, um pouco de bom senso.

Agora, o caso exposto se existe essa verificação deve-se reclamar para se fazer um teste de calibração ao equipamento.

Marco

Faziam o mesmo.

O Fifth Gear fez um teste do mesmo género, mas era para comparar gasolina de várias octanas em vários motores diferentes.

Fazer um teste exaustivo de comportamento, consumo, potência e desgaste era extremamente complicado, senão impossivel.

Deixa falar.
Então n vês q é tão fácil? Isto até é a República das bananas. Ninguém vê se os combustiveis cumprem a legislação nem nada.

De facto há por aqui respostas que me deixam de boca aberta! Especialmente, tendo em conta, que algumas vêm de engenheiros e futuros-engenehiros e como tal deveriam ter conhecimentos de metrologia.

Além disso, então mas acham q são enganados e n reclamam? N reclamam porquê?

E já agora, vocês confiam mais em embalagens e escalas cuja verificação metrológica desconhecem, ou em aparelhos, medidores e contadores calibrado ou verificados segundo a legislação? É q falarem em bidons é simplesmente ingénuo? Experimentem em casa na cozinha, com várias embalagens daquelas para medições de ingredientes, e verifiquem se bate certo todas as medições. Metam lá dentro dos bidons água, através de garrafas, e vejam lá se a conta dá certa?
E algum de vocês já foi procurar qual o erro admissivel, ou também n fazem ideia do q isso é?

Acredito muito mais facilmente em erros de escala do dito bidão.

A menos que o enchesses noutro lado e desse de novo valores diferentes.

era de valor sim senhor!

e até não acho nada complicado. acho que deve ser mais difícil por um homem na lua e já se fez, ou até salvar bancos com dinheiro dos contribuintes e ainda nenhum fechou.

mas vale mais um patrocínio (pub) de uma gasolineira durante um ano que a venda pontual de mais uns exemplares de uma edição, malta que comprou aquela edição por trazer aquele teste e depois nunca mais comprará.

Secalhar um teste desses com carros e tudo é pedir demais mas, um exame à composição de cada combustível seria mais fácil.

1 litro do combustível de cada marca. Enviar para alguma universidade e fazer exames químicos.
Conclusões, "este teoricamente é melhor por causa disto e daquilo. O outro tem mais porcaria", and so on.

Eu não percebo nada disto, é só mais uma posta.[:D][;)]

De facto há por aqui respostas que me deixam de boca aberta! Especialmente, tendo em conta, que algumas vêm de engenheiros e futuros-engenehiros e como tal deveriam ter conhecimentos de metrologia.

Além disso, então mas acham q são enganados e n reclamam? N reclamam porquê?

E já agora, vocês confiam mais em embalagens e escalas cuja verificação metrológica desconhecem, ou em aparelhos, medidores e contadores calibrado ou verificados segundo a legislação? É q falarem em bidons é simplesmente ingénuo? Experimentem em casa na cozinha, com várias embalagens daquelas para medições de ingredientes, e verifiquem se bate certo todas as medições. Metam lá dentro dos bidons água, através de garrafas, e vejam lá se a conta dá certa?
E algum de vocês já foi procurar qual o erro admissivel, ou também n fazem ideia do q isso é?

Sim, todas as embalagens e aparelhos de medição têm um erro associado.

Em laboratório, os vários equipamentos de medida até costumam ter a margem de erro lá marcada. Por exemplo para uma proveta de 100 ml, erro de +-0,05 ml

Mas como calcular o desvio padrão e a estatística é uma seca do caraças, um gajo já se esqueceu como se faz[:D]

Mas também nada que não se possa levar em conta num ambiente controlado e de laboratório.

Sim, todas as embalagens e aparelhos de medição têm um erro associado.

Em laboratório, os vários equipamentos de medida até costumam ter a margem de erro lá marcada. Por exemplo para uma proveta de 100 ml, erro de +-0,05 ml

Mas como calcular o desvio padrão e a estatística é uma seca do caraças, um gajo já se esqueceu como se faz[:D]

Mas também nada que não se possa levar em conta num ambiente controlado e de laboratório.

Pois.
E achas q um "bidon", comprado num hipermercado é um meio de medição fiavel? Era só isso que queria tentar explicar.
É q faz-me sempre muita impressão, pq é q se preocupam c certas coisas e outras n, quando foi a última vez que vos verificaram os contadores de utilidades aí de casa?

boas, eu ja ando a fezer esse teste com o meu carro pug 308 HDI 100cv, nos ultimos 5000km so pus gasoleo normal GALP, fiz media de 5.2l/100km. Agora anfo a fazer mais 5000km com galp geforce, nos primeiros 2500km até agora a media é de 4.9l/100km, e noto que o carro puxa melhor em baixas. Depois dos 5000km depois vou criar um topico a explicar tudo.

boas, eu ja ando a fezer esse teste com o meu carro pug 308 HDI 100cv, nos ultimos 5000km so pus gasoleo normal GALP, fiz media de 5.2l/100km. Agora anfo a fazer mais 5000km com galp geforce, nos primeiros 2500km até agora a media é de 4.9l/100km, e noto que o carro puxa melhor em baixas. Depois dos 5000km depois vou criar um topico a explicar tudo.

Prepara-te... [:D]

Se realmente mostrares que a gasosa que andas a por é melhor que as low cost, vais ter alguem que te vai querer assassinar, mas estou contigo força nisso[;)]

Última edição:

Eu também ando nisso...

O meu Yaris faz médias entre 4.9 e 5.2.

Desde que tenho o carro, meti: BP, Jumbo, FN e B15, e os consumos mantêm-se os mesmos.

Voltar
Superior