Calinadas Mecânicas

Quando disse que já não se fasiam carros com 2 valvulas por cilindro estava-me a referir a carros a gasolina, pois como é evidente Um mercedes 500 é a gasolina.

Lembro-me de um tio meu à uns anos atrás ter tido um A6 C5 3.0 que tinha isso, quando se entrava no carro já estava quente. [;)]

É um sistema que já existe desde 1947 e que é muito utilizado nos países nórdicos, podendo ser instalado em qualquer tipo de carro, incluindo Carochas e outros que tais (principalmente estes, conhecidos pelas suas crónicas dificuldades de aquecimento, por serem refrigerados... a ar!) [;)]

È assim tão mau pôr um carro em ponto morto? sei que actualmente se gasta mais gasolina que so engatado, mas a diferença em algumas ocasiões deve de ser mínima e concerteza numa descida o motor deve de arrefecer um pouco mais estando ao ralenti o que não deve de ser prejudicial se se fizer essa manobra em condições de segurança isso sem duvida.

È assim tão mau pôr um carro em ponto morto? sei que actualmente se gasta mais gasolina que so engatado, mas a diferença em algumas ocasiões deve de ser mínima e concerteza numa descida o motor deve de arrefecer um pouco mais estando ao ralenti o que não deve de ser prejudicial se se fizer essa manobra em condições de segurança isso sem duvida.

O carro é mais arrefecido engatado, pois a bomba de água aumenta o "ritmo" do serviço quando comparado ao relantim, e o arrefecimento através do ar é irrisório se o motor estiver já à temperatura de serviço, além de não ter qualquer vantagem em arrefecer o motor depois de quente, dado que se, em situações extremas, ele voltasse ao estado "frio" ia acabar por gastar mais a voltar a aquecer.

Para comprovares o que te disse no inicio deste post, e se estiveres interessado em gastar alguma gasolina e tempo, deixa o motor aquecer até à ventoinha disparar e enquanto esta estiver a trabalhar mete o motor a rodar por exemplo às 3000rpm e vais ser capaz de ver o ponteiro da temperatura a descer (e bem). Depois volta a testar, deixando a ventoinha disparar, mas dá-lhe tempo para ele arrefecer sem acelerar, e vais ver a diferença que há.

O carro é mais arrefecido engatado, pois a bomba de água aumenta o "ritmo" do serviço quando comparado ao relantim, e o arrefecimento através do ar é irrisório se o motor estiver já à temperatura de serviço, além de não ter qualquer vantagem em arrefecer o motor depois de quente, dado que se, em situações extremas, ele voltasse ao estado "frio" ia acabar por gastar mais a voltar a aquecer.

Para comprovares o que te disse no inicio deste post, e se estiveres interessado em gastar alguma gasolina e tempo, deixa o motor aquecer até à ventoinha disparar e enquanto esta estiver a trabalhar mete o motor a rodar por exemplo às 3000rpm e vais ser capaz de ver o ponteiro da temperatura a descer (e bem). Depois volta a testar, deixando a ventoinha disparar, mas dá-lhe tempo para ele arrefecer sem acelerar, e vais ver a diferença que há.

Não é assim tão linear, depende de motor para motor. Há motores que nas 5000rpm, a velocidades já granditas, o ponteiro não pára de subir, e não é por a bomba de água não estar a rodar depressa [:D]

O carro é mais arrefecido engatado, pois a bomba de água aumenta o "ritmo" do serviço quando comparado ao relantim, e o arrefecimento através do ar é irrisório se o motor estiver já à temperatura de serviço,

Isso é um pouco misturar alhos com bugalhos. Mas na remoção de calor líquido de refrigeração versus ar... o ar dá 15 a 0!

JPVNG em ponto morto gasta... pouco mas gasta. Engatado não gasta nada mas não ganhas tanta velocidade. Mas já há um tópico sobre isso.

ah ... a melhor dos ultimos tempos.

há tempos tinha um gt20 geo fixa na minha garagem e estava a pensar em montar, mas um 20 para o meu IC de origem é um bocado perigoso.

então numa conversa com um colega meu, eu assim "epa, não sei se hei-de montar o gt20 ou se procurar um gt1749vb, se meter um gt20 tenho que meter um Intercooler maior"

e ele assim: "ya pa, mas devias meter também um IC ... um Intercooler, td bem .. mas convem meter um IC, é muito importante" mas o homem estava a dizer aquilo com uma convicção tão grande que eu nem tive coragem de desmenti-lo e explicá-lo que IC = Intercooler [:D][:D][:D]

ah ... a melhor dos ultimos tempos.

há tempos tinha um gt20 geo fixa na minha garagem e estava a pensar em montar, mas um 20 para o meu IC de origem é um bocado perigoso.

então numa conversa com um colega meu, eu assim "epa, não sei se hei-de montar o gt20 ou se procurar um gt1749vb, se meter um gt20 tenho que meter um Intercooler maior"

e ele assim: "ya pa, mas devias meter também um IC ... um Intercooler, td bem .. mas convem meter um IC, é muito importante" mas o homem estava a dizer aquilo com uma convicção tão grande que eu nem tive coragem de desmenti-lo e explicá-lo que IC = Intercooler [:D][:D][:D]
[:D][:D][:D]
Btw, outra que oiço - carro mais pesado é mais seguro a alta velocidade e curva melhor.
Lá tenho que explicar que peso é diferente de aerodinâmica e que se fosse por isso os F1 levantavam voo... [:p]

Última edição:
[:D][:D][:D]
Btw, outra que oiço - carro mais pesado é mais seguro a alta velocidade e curva melhor.
Lá tenho que explicar que peso é diferente de aerodinâmica e que se fosse por isso os F1 levantavam voo... [:p]

O peso se bem aproveitado trás estabilidade.
O downforce que um F1 tem empurra o carro contra o chão, se lhe colocasses uma balança por baixo ias reparar que o "peso" de um F1 aumentava com a velocidade.

a quem diga que o downforce de F1 consegue vencer a gravidade + massa do F1 ... isso ja foi provado?

Penso que seja simplesmente uma questão de velocidade, que a partir dos 260 ou algo parecido, o downforce é suficiente para um F1 andar num tunel de pernas para o ar.

o vtec não é activado pela ECU?

... a melhor mesmo é ligar o turbo! eheh

Há vários tipos de VTEC e o funcionamento deles varia. O que conheço melhor é o dohc vtec antigo e é activado pela pressão de óleo. A ECU tem é 2 mapas de ar/gasolina, um para o perfil baixo e outro para o perfil alto/agressivo da came.

Voltar
Superior