Calinadas Mecânicas

Para um mercedes 500 ter 16 válvulas quer dizer que tem 2 por cilindro (pois é um V8) e já não se fazem (pelo menos na europa) carros com 2 válvulas por cilindro desde há muitos muitos anos, o que indica que o mercedes já tem bastantes anos. [:D]

se pesquisares melhor , se calhar ainda ficas surpreendido ..

Faz sim. Exige que seja injectada mais gasolina apenas com o propósito de manter o motor à temperatura normal de funcionamento ou para que ele consiga lá chegar, quando fazemos isso com o motor acabadinho de ligar.

Até aceito que, ao arrancar a frio, exista algum aumento residual no consumo simplesmente porque o motor vai demorar um pouco mais até chegar à temperatura normal de funcionamento.
Contudo, creio que isto nunca ocorrerá na prática, até porque ninguém vai ligar o aquecimento com o motor frio porque simplesmente... não aquece! [;)]

Depois do motor chegar à temperatura de funcionamento normal é óbvio que já não faz diferença nos consumos: é igual estar a arrefecer o motor com o radiador do habitáculo ou com o radiador do motor. Mesmo com o aquecimento no máximo a temperatura de funcionamento do motor não vai variar ao ponto do motor começar a funcionar como se arrancasse a frio (se o fizesse era porque o sistema de refrigeração do motor estava mal dimensionado).

Voltando ao tópico, há por aí cada calinada que é mesmo de partir o coco a rir... então aquela dos tambores de porcelana. [:)]

Última edição:
Sinceramente pensava que o ar quente sem AC era por alguma resistência no sistema de ventilação loool

Mas também como nunca ligo o ar no quente... é igual ao litro. Só funciono com o ar quando é para desembaciar e é com AC lol

Sinceramente pensava que o ar quente sem AC era por alguma resistência no sistema de ventilação loool

Por acaso sempre me perguntei porque é que os carros não incluem também este sistema. Era óptimo para complementar o aquecimento normal (usando a refrigeração do motor) enquanto o motor não aquece.
Nunca vi isto em carro nenhum, mas se calhar existe nos segmentos mais altos. Alguém sabe de algum carro com isto?

Ele: Este M3 (E92 Stock) quando entra o turbo nunca mais ninguém o vê...
Eu: O motor do carro é atmosférico.
Ele: O que é isso?
Eu: Não é sobrealimentado, muito menos por um turbo.
Ele: Achas que um maquinão destes não tem turbo? Tás tolo.
Eu: Tá Benhe!

Última edição:
Até aceito que, ao arrancar a frio, exista algum aumento residual no consumo simplesmente porque o motor vai demorar um pouco mais até chegar à temperatura normal de funcionamento.
Contudo, creio que isto nunca ocorrerá na prática, até porque ninguém vai ligar o aquecimento com o motor frio porque simplesmente... não aquece! [;)]

Depois do motor chegar à temperatura de funcionamento normal é óbvio que já não faz diferença nos consumos: é igual estar a arrefecer o motor com o radiador do habitáculo ou com o radiador do motor. Mesmo com o aquecimento no máximo a temperatura de funcionamento do motor não vai variar ao ponto do motor começar a funcionar como se arrancasse a frio (se o fizesse era porque o sistema de refrigeração do motor estava mal dimensionado).

Voltando ao tópico, há por aí cada calinada que é mesmo de partir o coco a rir... então aquela dos tambores de porcelana. [:)]

Por aquilo que sei a agua esteja fria ou quente passa sempre no radiador da chauffage ( longe vão os tempos da torneira da dita cuja ) a única coisa que fazemos quando ligamos o quente ( carros sem AC ) é abrir uma portinhola e pôr o ar da ventilação a passar pela caixa onde está o radiador, mas...

Boas, carro que é grande é seguro também o meu velho acha.

Outra crença - pneu chinês, budget, etc, agarra tanto como os outros enquanto é novo (se o mecânico disse é porque é verdade). [:)]

Só por sorte e consciência que ganhou comigo (antes gozava, agora até já é ele que, de 15 em 15 dias, vai ver a pressão!) é que não os compra. :sh)

Última edição:
Para um mercedes 500 ter 16 válvulas quer dizer que tem 2 por cilindro (pois é um V8) e já não se fasem (pelo menos na europa) carros com 2 válvulas por cilindro desde há muitos muitos anos, o que indica que o mercedes já tem bastantes anos. [:D]

Ainda hoje se vendem carros com 2 válvulas por cilindro [;)]

O VTEC é o sistema que desliga algumas das válvulas quando o carro está em ritmos mais lentos de forma a poupar combustível, penso eu?

Nop, actualmente existem vários tipos de VTEC
mas por exemplo nos EK3 ele faz exactamente o contrário ao que disseste.

Lê e informa-te.
VTEC - Wikipedia, the free encyclopedia

Já agora, eu sou proprietário de um Honda, sei muito bem o que é VTEC e digo que liguei o VTEC, se não é ligar é o que?
Pode ser umas expressão errada mas não implica que não se saiba qual o seu funcionamento.

Por acaso sempre me perguntei porque é que os carros não incluem também este sistema. Era óptimo para complementar o aquecimento normal (usando a refrigeração do motor) enquanto o motor não aquece.
Nunca vi isto em carro nenhum, mas se calhar existe nos segmentos mais altos. Alguém sabe de algum carro com isto?

Existem vários carros que têm um sistema de aquecimento auxiliar quando o motor está frio...
Eu tenho por exemplo um Mercedes E de 2002 que tem esse sistema. Só não sei se usa uma resistência eléctrica ou se é outro sistema qualquer, mas no Inverno consegue-se começar a aquecer o habitáculo logo depois de pôr o motor a trabalhar...

Cumprimentos

Existem vários carros que têm um sistema de aquecimento auxiliar quando o motor está frio...
Eu tenho por exemplo um Mercedes E de 2002 que tem esse sistema. Só não sei se usa uma resistência eléctrica ou se é outro sistema qualquer, mas no Inverno consegue-se começar a aquecer o habitáculo logo depois de pôr o motor a trabalhar...

Cumprimentos

Utilizam um pequeno motor, que gasta gasóleo, ou gasolina (conforme o tipo de combustível do motor principal). Normalmente o sistema não funciona se o carro estiver na reserva. Desliga o teu carro, e ouvirás o motor em funcionamento, assim como sentirás o odor a gasóleo queimado. [;)]

Existem ainda alguns sistemas que utilizam tetos de abrir com paineis solares, para alimentar ou auxiliar este sistema.

Atualmente até existem N marcas que disponibilizam comandos à distância para ligarem o aquecimento auxiliar, em opção. No meu A6, não tenho comando mas tenho acesso a um configurador com 2 (ou 3, não me recordo) timers, onde posso colocar a data, a hora a que começa e acaba o aquecimento.

Este processo não só aquece o habitáculo, como o líquido do motor (mais eficaz em sistemas com bombas de água elétricas) e assim o aquecimento do motor é extretamente rápido.

Última edição:
Utilizam um pequeno motor, que gasta gasóleo, ou gasolina (conforme o tipo de combustível do motor principal). Normalmente o sistema não funciona se o carro estiver na reserva. Desliga o teu carro, e ouvirás o motor em funcionamento, assim como sentirás o odor a gasóleo queimado. [;)]

Existem ainda alguns sistemas que utilizam tetos de abrir com paineis solares, para alimentar ou auxiliar este sistema.

Atualmente até existem N marcas que disponibilizam comandos à distância para ligarem o aquecimento auxiliar, em opção. No meu A6, não tenho comando mas tenho acesso a um configurador com 2 (ou 3, não me recordo) timers, onde posso colocar a data, a hora a que começa e acaba o aquecimento.

Este processo não só aquece o habitáculo, como o líquido do motor (mais eficaz em sistemas com bombas de água elétricas) e assim o aquecimento do motor é extretamente rápido.

Lembro-me de um tio meu à uns anos atrás ter tido um A6 C5 3.0 que tinha isso, quando se entrava no carro já estava quente. [;)]

Voltar
Superior