Avaliação Professores

citação:Originalmente colocada por Renas

citação:
Se as perguntas forem do género:

O professor é empenhado?
O professor falta muito?
O professor informa o Enc. de Educação?
O professor cumpre o programa curricular?

Aceito, venham as avaliações das "Donas Deolindas".

[:X] Até que enfim alguém que vê uma luz no fundo do tunel!
Parece-me a mim que seriam as unicas questões plausiveis de serem feitas aos pais assim como outras se adequarão aos alunos.

Bem, vejo que continuam no desconheciomento da vida real de uma escola...

E até agora não houve nem haverá ninguém que diga de que modo, sério, é que pode avaliar o trabalho de um professor...

Em relação a estes critérios, vejamos:

-Assiduidade?!
Vão perguntar a um pai se é assíduo, se na escola estão lá os funcionários que registam as faltas e entregam na secretaria, e os EE têm acesso no fim do período...

Empenho?!
Como podem os pais saber isto? Vão assistir a uma aula? Não!!!
Então perguntam aos filhos, pois mas será que eles são isentos a avaliar e falam verdade?! Se sim, então quem está a avaliar são os filhos...

-O professor informa o EE?!
De quê? Da falta de TPC? Quem informa os EE é o DT(director de turma) e em casos excepcionais, faltas, indisciplina,... o EE se estiver interessado deve deslocar-se à escola e obter informações, há uma hora específica... Mas e os professores que não são DT, como informam e o que informam?... Nas reuniões que tanto falam, apenas participa o DT, que informa os pais sobre a escola...

-O professor cumpre o programa curricular?
Nas reuniões de grupos disciplinares e nos sumários ficam registados o cumprimento ou não dos programas, ou será mais correcto perguntar a um pai se professor cumpriu?

Enfim...
Digam-me um critério que possam aplicar de modo sério numa avaliação...

Volto a referir, os professores(grande maioria, onde me incluo) não têm medo de ser avaliados...
Querem é que a avaliação seja justa, feita pelos orgãos competentes da escola...

Não me venham com teorias de comparar o ensino a um produto...
Ensinar não é o mesmo que fazer um programa de computador, onde se tudo estiver certo, obtám-se o resultado esperado...
Ensinar é muito mais díficil, e nem todos têm a mesma capacidade para adquirirem os conhecimentos com a mesma facilidade...
Temos que lidar com muitas realidades.

Mais, se soubessem a real proposta do ME relativamente à avaliação ficariam super admirados...

Passo a explicar em traços gerais:

Estes iluminados querem premiar o mérito, pois muito bem!!!
mas o que propõem...

(Para lá de alguns critérios de avaliação ridículos... Vamos supor que tinhamos critérios muito bem definidos e justos, onde até poderiam estar os pais...)

Querem fixar uma quota máxima para que os professores possam progredir na carreira, mas atenção não é uma quota anual, é uma quota em cada escola...
Mais concretamente, não pode haver mais de 1/3 de bons professores dentro do quadro de escola( os professores numa escola podem ser do quadro da escola, dos quadros de zona ou contratados) ora os lugares de quadro devem de ser à volta de metade, ora 1/3 de metade dá cerca de 1/6 de bons professores por escola...
[:0][8)]

Agora pergunto,
acham isto sério?!
Pode acontecer o rídiculo de eu ser o melhor professor do mundo, avaliado com excelente todos os anos, mas não subir na carreira porque não há vaga!!!

É assim que se premeia o mérito?!
Os professores não podem ser bons?!

Atenção, volto a referir, parto do pricipio que há bons critérios de avaliação onde , efectivamente, se avaliam os melhoes.

Eu não tenho direito a subir?
De certeza que não é assim que funciona no privado...
Pode ser díficil, mas sabem que se trabalharem com mérito subirão...

Agora digam-me se é isto justo?!!!

Meus amigos, este ME é só show off...
Eles estão de passagem, quando acabar a festa voltam para as suas faculdadezinhas, com os milhões que encheram no governo...
Sim porque desta equipa ministerial, ninguém é professor do ensino secundário...

Já agora pergunto, numa empresa o vosso chefe ou superior também não faz parte da empresa?

Enfim...
Isto do ensino está uma m*rda...

E eu preferiria mil vezes estar a trabalhar numa empresa(sei que não é fácil... Mas, de certeza que são mais respeitados do que eu...)...

Já ando nisto há seis anos, ainda contratado, entro este ano(ainda não confirmado) nos quadros, mas a entrar nos quadros será muito longe de casa... a ganhar pouco mais de 1000€ e com elevados custos financeiros e sociais...

Ou seja, a fazer sacríficios com a ideia de no futuro a vida melhorar, mas o que vejo é que a cada dia que passa a minha vida anda para trás...

Sinto que não vale a pena o meu trabalho, sinto-me encorralado...
Pois, neste momento não me é fácil sair do ensino, mudar de profissão...

Aliás, ando a pensar nisto muito seriamente, aceito sugestões, aliás agradecia alternativas...

E até deixava uma pergunta, acham que vale a pena tirar outra licenciatura? uma empresa aceita alguém com trinta anos(tenho 27)...?

Estou numa fase em que só me posso lamentar...

Mas, atenção, não é por esta desmotivação que deixo de ser bom profissional, perguntem aos meus alunos...:)

Agradecia comentários...
:)

Na minha empresa, na minha àrea de serviço, só se progride quando há vagas em cima. Não vejo onde está o mal nisso!

Se preferias estar a trabalhar numa empresa força. Tenta.

Se tens 27 anos quando começaste o curso já sabias o que te esperava.

Eu acho muito bem que os pais possam ter uma palavra acerca da educação dos filhos.

Deixo aqui um exemplo que não foi do vizinho, passou-se comigo.

Quando o meu filho entrou para a primária foi colocado numa sala, ok até aqui tudo normal.

Ora como o rapaz até tem muito cabedal, não, não é gordo, simplesmente tem 7 anos e fisico de 11 ou 12[8)], foi colocado na 2ª classe.

Ora como ele já tinha aulas na pré primária e coisa e tal ninguém reparou que ele devia estar na 1ªclasse. Se não fossem os pais estranharem o facto de ele aprender ditongos antes de aprender as letras sequer por lá teria ficado, até porque segundo a professora, até era dos melhores da turma.

Além de que, para finalizar em beleza, quando confrontada com a situação a professora jurou que ele tinha idade para a segunda classe e mais: pensava que ele era repetente. E continuou a jurar à frente dos pais, devia pensar que conhecia o rapaz melhor que os pais e que a documentação do miúdo estava errada e ela certa.

Agora pergunto: Isto parece normal a alguém? Que raio de professor não repara naquilo que um aluno faz???

Obviamente o caso foi reportado a quem de direito e medidas foram tomadas em relação à professora em questão.

citação:Originalmente colocada por Janus

Na minha empresa, na minha àrea de serviço, só se progride quando há vagas em cima. Não vejo onde está o mal nisso!

Não não sabia...
Antes soubesse.

E não estou a pedir que tenham "pena" de mim...
Estou apenas a contar a realidade...

Em relação às vagas, no sector mais baixo estão 5/6 dos funcionários?

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por mjm

Agradecia comentários...
A quê???
Ao que entretanto já evoluiu na discução não vale a pena voltar atrás.
Não achas??
Queres ao novo?

Apresentei novos pormenores sobre uma pequena parte da proposta do ME...
É justa?!

Não posso quantificar quantos funcionários estão no sector mais baixo até porque a empresa é das maiores, senão a maior, do pais. Mas posso dizer que serão a larga maioria.

Ensinar não é o mesmo que fazer um programa de computador, onde se tudo estiver certo, obtám-se o resultado esperado...
Ensinar é muito mais díficil, e nem todos têm a mesma capacidade para adquirirem os conhecimentos com a mesma facilidade...
Uma empresa é muito diferente de uma fábrica;).
citação:
Mais, se soubessem a real proposta do ME relativamente à avaliação ficariam super admirados...

mas o que propõem...

(Para lá de alguns critérios de avaliação ridículos... Vamos supor que tinhamos critérios muito bem definidos e justos, onde até poderiam estar os pais...)

Querem fixar uma quota máxima para que os professores possam progredir na carreira, mas atenção não é uma quota anual, é uma quota em cada escola...
Mais concretamente, não pode haver mais de 1/3 de bons professores dentro do quadro de escola( os professores numa escola podem ser do quadro da escola, dos quadros de zona ou contratados) ora os lugares de quadro devem de ser à volta de metade, ora 1/3 de metade dá cerca de 1/6 de bons professores por escola...

Agora pergunto,
acham isto sério?!
Pode acontecer o rídiculo de eu ser o melhor professor do mundo, avaliado com excelente todos os anos, mas não subir na carreira porque não há vaga!!!
Se tu não pertences à escola, ao quadro, a tua avaliação deveria ser decisiva para qd existir vaga... entrar.
Não para seres aumentado.
citação:

Atenção, volto a referir, parto do pricipio que há bons critérios de avaliação onde , efectivamente, se avaliam os melhoes.

No privado é diferente;).
Para já aplica-se aos funcionários efectivos.
A avaliação é para seres aumentado, ou não, e em qt.
Existem várias balizas que obrigam os chefes a diferenciar.
Um chefe não pode ter só subordinados excelentes.... ou péssimos.
Daí existem % para obrigar a diferenciar.

Depois de todos serem classificados objectiva e subjectiva são dispostos numa distr. Normal: 5% são excelentes, 20% são bons, 50% médios, 20% normais, 5% fracos.

Os aumentos saem daqui.

As promoções não tem nada a ver com isto directamente.
Só acontecem qd há lugares a prover.

Apesar de não ser normal, um excelente funcionário numa função pode não ter características para ser promovido.
E o contrário pode acontecer.
Mas isto é privado onde se tem Liberdade.
E FP não é possível nem desejável.
Tem que estar tudo previsto.
citação:
Eles estão de passagem, quando acabar a festa voltam para as suas faculdadezinhas, com os milhões que encheram no governo...
Sim porque desta equipa ministerial, ninguém é professor do ensino secundário...

Já agora pergunto, numa empresa o vosso chefe ou superior também não faz parte da empresa?
Não.
Tem mandatos.
Vão de Assembleia Geral até há próxima.
citação:
Enfim...

E eu preferiria mil vezes estar a trabalhar numa empresa(sei que não é fácil... Mas, de certeza que são mais respeitados do que eu...)...
Depende:D
citação:

Já ando nisto há seis anos, ainda contratado, entro este ano(ainda não confirmado) nos quadros, mas a entrar nos quadros será muito longe de casa... a ganhar pouco mais de 1000€ e com elevados custos financeiros e sociais...
Azar;).
Mas é melhor entrar no quadro;)
27 anos.
Casado??? Formação???

...

Azar;).
27 anos.
Casado??? Formação???

É pior que azar...

Casado, se tivesse o mínimo de estabilidade já o seria.
Formação, em matemática, com uma boa média:) 16 valores...

Mas, fui para o sítio errado, devia ter optado por engenharia...

...

Azar;).
27 anos.
Casado??? Formação???

É pior que azar...

Casado, se tivesse o mínimo de estabilidade já o seria.
Formação, em matemática, com uma boa média:) 16 valores...

Mas, fui para o sítio errado, devia ter optado por engenharia</u>...
Pois[:I].
Entra para o quadro.

Entro para o quadro, longe de casa com muitas despesas, e depois ando nesta vida de me*da, onde não ganho nada e sem esperança de uma vida melhor?!

Infelizmente, não estou a ver outra solução...
Mas,
Conheces alguma licenciatura em engenharia interessante que se tire à noite no porto?

Entro para o quadro, longe de casa com muitas despesas, e depois ando nesta vida de me*da, onde não ganho nada e sem esperança de uma vida melhor?!

Infelizmente, não estou a ver outra solução...
Mas,
Conheces alguma licenciatura em engenharia interessante que se tire à noite no porto?
Sou de Lisboa.
Tou já muito a Leste. Vê lá agora com Bolonha se as coisas ficam mais rápidas.

Ao entrares no quadro tens as vantagens e inconvenientes de ser FP.
Nos dias que correm e se avizinham....

citação:Originalmente colocada por Janus

Eu acho muito bem que os pais possam ter uma palavra acerca da educação dos filhos.

Deixo aqui um exemplo que não foi do vizinho, passou-se comigo.

Quando o meu filho entrou para a primária foi colocado numa sala, ok até aqui tudo normal.

Ora como o rapaz até tem muito cabedal, não, não é gordo, simplesmente tem 7 anos e fisico de 11 ou 12[8)], foi colocado na 2ª classe.

Ora como ele já tinha aulas na pré primária e coisa e tal ninguém reparou que ele devia estar na 1ªclasse. Se não fossem os pais estranharem o facto de ele aprender ditongos antes de aprender as letras sequer por lá teria ficado, até porque segundo a professora, até era dos melhores da turma.

Além de que, para finalizar em beleza, quando confrontada com a situação a professora jurou que ele tinha idade para a segunda classe e mais: pensava que ele era repetente. E continuou a jurar à frente dos pais, devia pensar que conhecia o rapaz melhor que os pais e que a documentação do miúdo estava errada e ela certa.

Agora pergunto: Isto parece normal a alguém? Que raio de professor não repara naquilo que um aluno faz???

Obviamente o caso foi reportado a quem de direito e medidas foram tomadas em relação à professora em questão.

E por causa disso os Pais podem avaliar?

Ele até não era o melhor da turma?;)

Se nós não somos exigentes (a conduzir, a votar, no trabalho, na comunidade, pois queremos é carros, férias, telemóveis a crédito), como é que temos a moral de sermos exigentes para com os outros?

citação:
Volto a referir, os professores(grande maioria, onde me incluo) não têm medo de ser avaliados...
Querem é que a avaliação seja justa, feita pelos orgãos competentes da escola...
Não parece nada, até uma legislação na qual se refere decisões em processos administrativos trazem para impedir a opinião de quem pode e DEVE ter uma opinião.

Achas pouco? Olha para a realidade do pais. E já nem vou comentar o facto de os professores terem direito ao desemprego por não haver vagas.

Se eu não tiver lugar em nehuma empresa dão-me 0 meses. Pois findo um contracto ardeu.

Parece-me a mim que a verdade tarda mas acaba sempre por vir á tona. Os professores têm medo, muito medo de ser avaliados pelos pais. Não serão os competentes pois como já se viu esses só terão a ganhar. Mas a cambada de incompetentes que anda para ai. E que perante um sistema de avaliação passaria a ser um profissional comum que vende um produto. ENSINO. Não sejamos ridiculos ao achar que por estar institucionalizado a ideia do Sr. Dr. Prof. que as regalias que os mantiveram com esta postura não vão acabar. Como alguém disse anteriormente o facto de haver quadros permanentes em proporções menores ao numero total é o dia a dia de qualquer instituição se assim não fosse o sector privado estava condenado á falência como está agora o sector publico. Os aumentos tardam em qualquer lado a tendência é para perdermos poder de compra. Porque querem fazer ver ao zé povinho que os Professores e os Médicos são diferentes de todas as outras pessoas neste país? Não são, e mais digo. As que conheço competentes estão revoltadas contra este sistema e vêm com bons olhos alterações nem todas serão bem feitas e algumas precisarão de anos para serem ajustadas.

Agora não haver METODOS Srs Profs. Vocês que estudaram METODOLOGIAS e PEDAGOGIA querem impingir agora que não as deve haver quando se fala da capacidade profissional do professor?

[}:)][}:)][}:)][}:)]

citação:
Se as perguntas forem do género:

O professor é empenhado?
O professor falta muito?
O professor informa o Enc. de Educação?
O professor cumpre o programa curricular?

Aceito, venham as avaliações das "Donas Deolindas".

[:X] Até que enfim alguém que vê uma luz no fundo do tunel!
Parece-me a mim que seriam as unicas questões plausiveis de serem feitas aos pais assim como outras se adequarão aos alunos.

Bem, vejo que continuam no desconheciomento da vida real de uma escola...

E até agora não houve nem haverá ninguém que diga de que modo, sério, é que pode avaliar o trabalho de um professor...

Em relação a estes critérios, vejamos:

-Assiduidade?!
Vão perguntar a um pai se é assíduo, se na escola estão lá os funcionários que registam as faltas e entregam na secretaria, e os EE têm acesso no fim do período...

Empenho?!
Como podem os pais saber isto? Vão assistir a uma aula? Não!!!
Então perguntam aos filhos, pois mas será que eles são isentos a avaliar e falam verdade?! Se sim, então quem está a avaliar são os filhos...

-O professor informa o EE?!
De quê? Da falta de TPC? Quem informa os EE é o DT(director de turma) e em casos excepcionais, faltas, indisciplina,... o EE se estiver interessado deve deslocar-se à escola e obter informações, há uma hora específica... Mas e os professores que não são DT, como informam e o que informam?... Nas reuniões que tanto falam, apenas participa o DT, que informa os pais sobre a escola...

-O professor cumpre o programa curricular?
Nas reuniões de grupos disciplinares e nos sumários ficam registados o cumprimento ou não dos programas, ou será mais correcto perguntar a um pai se professor cumpriu?

Enfim...
Digam-me um critério que possam aplicar de modo sério numa avaliação...

mas o que propõem...

Agora pergunto,
acham isto sério?!

Enfim...

Ou seja, a fazer sacríficios com a ideia de no futuro a vida melhorar, mas o que vejo é que a cada dia que passa a minha vida anda para trás...

Sinto que não vale a pena o meu trabalho, sinto-me encorralado...
Pois, neste momento não me é fácil sair do ensino, mudar de profissão...

Aliás, ando a pensar nisto muito seriamente, aceito sugestões, aliás agradecia alternativas...

E até deixava uma pergunta, acham que vale a pena tirar outra licenciatura? uma empresa aceita alguém com trinta anos(tenho 27)...?

Estou numa fase em que só me posso lamentar...

Mas, atenção, não é por esta desmotivação que deixo de ser bom profissional, perguntem aos meus alunos...:)

Agradecia comentários...

Concordo com o teu post. Quanto ás questões que lancei como plausiveis, o professor de qualquer disciplina pode informar o EE através da caderneta do aluno. Claro que todas as outras questões são redundantes. Mas há alguma questão a que os pais possam responder sobre o professor de determinada deisciplina? A maioria das vezes nem o conhecem! Vão emitir a opinião (isentíssima...) do seu filho?

Se isto da avaliação dos profs for avante, que seja apenas permitida aos pais que compareçam a todas as reunioes e de facto mostrem interesse no percurso escolar dos seus filhos. Mas talvez sejam estes mesmos que vão dar classificação positiva...

O fundo da questão não são os professores. Quantos pais conhecem que não têm qualquer condição para o ser? Que se demitem do seu papel? Que ignoram os seus filhos? Que não têm educação para eles, quanto mais para dar a uma criança? E quem os avalia? E com os ricos exemplos que algumas crianças recebem em casa, o que pesa mais? O exemplo dos pais ou o exemplo dos professores?

Pois... Terá alguem do ME pensado nisto?

citação:
Achas pouco? Olha para a realidade do pais. E já nem vou comentar o facto de os professores terem direito ao desemprego por não haver vagas.

Se eu não tiver lugar em nehuma empresa dão-me 0 meses. Pois findo um contracto ardeu.

Se um professor trabalhou e ficou desempregado, não tem direito a subsidio de desemprego??? LOl... acho que é uma profissão como as outras!

Parece-me não importante mas muito importante haver uma aproximação da escola á familia. Mas se esse afastamento existe hoje em muito contribuiram os professores. Parece-me até importante criar regras aos pais para que estes sejam obrigados a tomar conhecimento do dia a dia escolar para depois então poderem avaliar. Tal e qual como não poderia exprimir qualquer opinião sobre um livro que lesse apenas o prefácio tipo Marcelo Rebelo Sousa.

Demissão dos papeis dos pais? Hoje em dia os pais trabalham pai e mãe e mesmo assim não conseguem sobreviver. A escola essa tem que fazer adaptações. Pois as que foram feitas pelos professores. Levem estes TPC para casa. E quando o aluno chega deparamo-nos com matéria não leccionada para o pai ensinar. Volto a dizer se os professores querem ser vistos como puros demagogos. Então comecem a dar-lhes outros trabalhos e substituam-nos por máquinas. Sá fazem o que nós queremos e ainda têm a vantagem de além de serem baratas terem um elevado grau de fiabilidade. Não fosse acontecer como as minhas sobrinhas que em 1 anos já vão no 7º professor com baixa médica. Pessoal doente estes professores.

Não tenho nada contra os professores já referia anteriormente que tenho vários na familia. E alguns já se reformaram e nunca foram competentes. [8]

citação:
citação:
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

Se um professor trabalhou e ficou desempregado, não tem direito a subsidio de desemprego??? LOl... acho que é uma profissão como as outras!

Se trabalhou com um contrato de trabalho temporário deve ter direito sim mas tu melhor que ninguém pode dizer em que condições é dado. É que a mim dão 6 meses desemprego findo estes ou arranjo trabalho ou fico sem dinheiro. Os professores mesmo que não consigam colocação ano após ano têm direito ao subsidio ou estou errado. Se estiver errado alguém me emende por favor.

citação:
citação:

Se trabalhou com um contrato de trabalho temporário deve ter direito sim mas tu melhor que ninguém pode dizer em que condições é dado. É que a mim dão 6 meses desemprego findo estes ou arranjo trabalho ou fico sem dinheiro. Os professores mesmo que não consigam colocação ano após ano têm direito ao subsidio ou estou errado. Se estiver errado alguém me emende por favor.

Errado. Condições iguaizinhas ás outras profissões. Recebemos se descontarmos 540 dias nos ultimos 2 anos, ou 270 dias no ultimo ano, sendo neste caso a percentagem reduzida. O periodo a receber subsidio é dependente da idade, como é para todos.

Voltar
Superior