citação:Originalmente colocada por Renas
citação:
Se as perguntas forem do género:
O professor é empenhado?
O professor falta muito?
O professor informa o Enc. de Educação?
O professor cumpre o programa curricular?
Aceito, venham as avaliações das "Donas Deolindas".
[:X] Até que enfim alguém que vê uma luz no fundo do tunel!
Parece-me a mim que seriam as unicas questões plausiveis de serem feitas aos pais assim como outras se adequarão aos alunos.
Bem, vejo que continuam no desconheciomento da vida real de uma escola...
E até agora não houve nem haverá ninguém que diga de que modo, sério, é que pode avaliar o trabalho de um professor...
Em relação a estes critérios, vejamos:
-Assiduidade?!
Vão perguntar a um pai se é assíduo, se na escola estão lá os funcionários que registam as faltas e entregam na secretaria, e os EE têm acesso no fim do período...
Empenho?!
Como podem os pais saber isto? Vão assistir a uma aula? Não!!!
Então perguntam aos filhos, pois mas será que eles são isentos a avaliar e falam verdade?! Se sim, então quem está a avaliar são os filhos...
-O professor informa o EE?!
De quê? Da falta de TPC? Quem informa os EE é o DT(director de turma) e em casos excepcionais, faltas, indisciplina,... o EE se estiver interessado deve deslocar-se à escola e obter informações, há uma hora específica... Mas e os professores que não são DT, como informam e o que informam?... Nas reuniões que tanto falam, apenas participa o DT, que informa os pais sobre a escola...
-O professor cumpre o programa curricular?
Nas reuniões de grupos disciplinares e nos sumários ficam registados o cumprimento ou não dos programas, ou será mais correcto perguntar a um pai se professor cumpriu?
Enfim...
Digam-me um critério que possam aplicar de modo sério numa avaliação...
Volto a referir, os professores(grande maioria, onde me incluo) não têm medo de ser avaliados...
Querem é que a avaliação seja justa, feita pelos orgãos competentes da escola...
Não me venham com teorias de comparar o ensino a um produto...
Ensinar não é o mesmo que fazer um programa de computador, onde se tudo estiver certo, obtám-se o resultado esperado...
Ensinar é muito mais díficil, e nem todos têm a mesma capacidade para adquirirem os conhecimentos com a mesma facilidade...
Temos que lidar com muitas realidades.
Mais, se soubessem a real proposta do ME relativamente à avaliação ficariam super admirados...
Passo a explicar em traços gerais:
Estes iluminados querem premiar o mérito, pois muito bem!!!
mas o que propõem...
(Para lá de alguns critérios de avaliação ridículos... Vamos supor que tinhamos critérios muito bem definidos e justos, onde até poderiam estar os pais...)
Querem fixar uma quota máxima para que os professores possam progredir na carreira, mas atenção não é uma quota anual, é uma quota em cada escola...
Mais concretamente, não pode haver mais de 1/3 de bons professores dentro do quadro de escola( os professores numa escola podem ser do quadro da escola, dos quadros de zona ou contratados) ora os lugares de quadro devem de ser à volta de metade, ora 1/3 de metade dá cerca de 1/6 de bons professores por escola...
[:0][8)]
Agora pergunto,
acham isto sério?!
Pode acontecer o rídiculo de eu ser o melhor professor do mundo, avaliado com excelente todos os anos, mas não subir na carreira porque não há vaga!!!
É assim que se premeia o mérito?!
Os professores não podem ser bons?!
Atenção, volto a referir, parto do pricipio que há bons critérios de avaliação onde , efectivamente, se avaliam os melhoes.
Eu não tenho direito a subir?
De certeza que não é assim que funciona no privado...
Pode ser díficil, mas sabem que se trabalharem com mérito subirão...
Agora digam-me se é isto justo?!!!
Meus amigos, este ME é só show off...
Eles estão de passagem, quando acabar a festa voltam para as suas faculdadezinhas, com os milhões que encheram no governo...
Sim porque desta equipa ministerial, ninguém é professor do ensino secundário...
Já agora pergunto, numa empresa o vosso chefe ou superior também não faz parte da empresa?
Enfim...
Isto do ensino está uma m*rda...
E eu preferiria mil vezes estar a trabalhar numa empresa(sei que não é fácil... Mas, de certeza que são mais respeitados do que eu...)...
Já ando nisto há seis anos, ainda contratado, entro este ano(ainda não confirmado) nos quadros, mas a entrar nos quadros será muito longe de casa... a ganhar pouco mais de 1000€ e com elevados custos financeiros e sociais...
Ou seja, a fazer sacríficios com a ideia de no futuro a vida melhorar, mas o que vejo é que a cada dia que passa a minha vida anda para trás...
Sinto que não vale a pena o meu trabalho, sinto-me encorralado...
Pois, neste momento não me é fácil sair do ensino, mudar de profissão...
Aliás, ando a pensar nisto muito seriamente, aceito sugestões, aliás agradecia alternativas...
E até deixava uma pergunta, acham que vale a pena tirar outra licenciatura? uma empresa aceita alguém com trinta anos(tenho 27)...?
Estou numa fase em que só me posso lamentar...
Mas, atenção, não é por esta desmotivação que deixo de ser bom profissional, perguntem aos meus alunos...
Agradecia comentários...