Avaliação Professores

citação:Originalmente colocada por 3com

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Essa medida é ilegal à luz do CPA, porque uma parte interessada (os pais) não pode estar envolvida num processo em que um familiar (filho) vai ser avaliada. A isto chama-se ilegitimidade e daqui a uns instantes já digo o artigo.
Mas não é o filho que vai ser avaliado, os pais vão avaliar o professor!

Os pais podem ou não, neste caso, influenciar a nota do aluno?;)

citação:Originalmente colocada por J.R.

Essa medida é ilegal à luz do CPA, porque uma parte interessada (os pais) não pode estar envolvida num processo em que um familiar (filho) vai ser avaliada. A isto chama-se ilegitimidade e daqui a uns instantes já digo o artigo.
Fixe.
Os FP não podem avaliar.
Problema vosso.
Eu não sou[:p].

Nao percebi...

NÃO[:p].

Além de que A sociedade portuguesa não tem seriedade suficiente para realizar esta tarefa... É necessário ética e civismo.

Se nós nas estradas ou no cumprimento das nossas obrigações cívicas não cumprimos, como é que somos capazes de avaliar algo?

Critérios de avaliação do professor:
- Assiduidade
- N.º de acções curriculares;
- Cumprimento do programa (para além, total, quase total e parcial)
- Média comparada de reprovações

Tu és malandro...;)

Obvio[8D]
Se não fosse assim era grave[xx(]

Tu és malandro...;)
Deves pensar que qd eu escrevi ISTO foi por acaso[:p]:

Para avaliar um professor ou qq prestador de serviços não é necessário ter conhecimentos científicos.
Na relação "cliente-fornecedor" as áreas de cada um podem ser diferentes.
Porém, onde se tocam deve haver lugar à avaliação por quem é "cliente".
Desde a primeira reunião até há penultima </u>existem todas as condições para o Professor colocar todas as suas dificuldades, estratégias, e superá-las e apresentar resultados.
Ao longo de todo o ano.
Convencer os pais que participam que está a fazer o seu melhor.
Comunicar.
É algo natural e essa avaliação pode perfeitamente contar com uma percentagem para a avaliação do Professor

[}:)][}:)].

E está a desviar-te outra vez.
Um pai não avaliará isso.

E não sejas Salazarento, já agonia o discurso do "não estamos preparados" para não fazer nada..

JR, eu já escrevi critérios de avaliação concretos, sem necessidade de dos papás avaliarem. Imaginemos um papá, que insatisfeito com a nota atribuída ao filho, avalia negativamente o professor... (ou vice versa) Onde é que esta avaliação é independente e imparcial...

Como é que o professor pode avaliar bem um aluno se sabe que vai ser avaliado pelo pai?

Explica-me lá como é que isto dá AUTORIDADE ao professor?

Explica lá..

JR, eu já escrevi critérios de avaliação concretos, sem necessidade de dos papás avaliarem. Imaginemos um papá, que insatisfeito com a nota atribuída ao filho, avalia negativamente o professor... (ou vice versa) Onde é que esta avaliação é independente e imparcial...

Como é que o professor pode avaliar bem um aluno se sabe que vai ser avaliado pelo pai?

Explica lá..
LÊ COM OLHOS DE LER.
AS TUAS DÚVIDAS JÁ FORAM ESCLARECIDAS.

Explica lá..
LÊ COM OLHOS DE LER.
AS TUAS DÚVIDAS JÁ FORAM ESCLARECIDAS.
Yo man, watch the CAPS. It hurts them eyes. [:0]

JR, eu não estou a dizer que os professores não devem ser avaliados, não podem é ser avaliados por indivíduos interessados no que o professor faz...

Às vezes és obtuso... Escreves coisas genéricas, sem sentido... Falas de clientes... A educação não é vender coisas, não é uma prestação de serviço, a educação NÃO É NEGOCIÁVEL.

Até o Andre´já se calou... Admite que estás errado e ainda sais com dignidade... LOL ;)

É preciso que se diga, que a maior parte dos profs são-no, porque não conseguem trabalho noutro lado.E por isso é que são maus profissionais! Não serão todos, mas a grande maioria. Durante todo o tempo que estudei, e foram muitos anos, tive muitos professores. A maioria não passavam de frustrados que apanhavam umas secas a debitar materia, para comer ao fim do mês. Mas também tive professores, que ainda hoje recordo, e sou capaz de me privar a mim, para o ajudar se precisar! Existem bons e maus profissionais em todo o lado. Mas, infelizmente, a maior parte não me parece ser "capaz". Vejo pelos profs que tive, e pelos que tenho familia! E são ainda,alguns!

Não me parece que os pais sejam as pessoas mais indicadas para avaliar os professores....pelo menos da forma que se parece pretender.

O governo, como anda à rasca de dinheiro, não quer ter mais gastos desnecessários. É melhor pôr os pais a avaliarem os professores, ao menos, fazem-mo gratuitamente

JR, eu não estou a dizer que os professores não devem ser avaliados, não podem é ser avaliados por indivíduos interessados no que o professor faz...
Claro que podem.
Mais, DEVEM.
citação:Às vezes és obtuso... Escreves coisas genéricas, sem sentido... Falas de clientes... A educação não é vender coisas, não é uma prestação de serviço, a educação NÃO É NEGOCIÁVEL.
Não é o quê????
Cliente não é aplicado aqui a "vender coisas".
Que tu não sabes do que estás a falar já se percebeu tb.
LÊ.
citação:
Até o Andre´já se calou... Admite que estás errado e ainda sais com dignidade... LOL ;)
Tu tens muitas vezes uns argumentos..... OBTUSOS.

Que tu não sabes do que falas já se percebeu.
Vou só dizer mais uma coisa, a ver se tu percebes:

É excelente para um AVALIADO não estar DEPENDENTE de um avaliador.</u>
Geralmente..... o seu superior Hierárquico.
Um AVALIADO deve ser avaliado pelo seu chefe, colegas, clientes ou destinatários do seu serviço.
Isto não é novo, não é revolucionário.
Já tem mais de 40 anos.
E torna-se muito mais fácil qd esse Universo é grande.

Imagina um Professor na sua avaliação ser penalizado pelo seu chefe de departamento o conselho pedagógico ou directivo ou o raio que o parta.
E ser constatemente BEM avaliado pelos seus clientes.

Ring a bell????

E o contrário????

Fez-se LUZ????

Não??? DESISTO.

Continuem para o buraco... quero lá saber...

citação:Originalmente colocada por AutoFan

É preciso que se diga, que a maior parte dos profs são-no, porque não conseguem trabalho noutro lado.E por isso é que são maus profissionais! Não serão todos, mas a grande maioria. Durante todo o tempo que estudei, e foram muitos anos, tive muitos professores. A maioria não passavam de frustrados que apanhavam umas secas a debitar materia, para comer ao fim do mês. Mas também tive professores, que ainda hoje recordo, e sou capaz de me privar a mim, para o ajudar se precisar! Existem bons e maus profissionais em todo o lado. Mas, infelizmente, a maior parte não me parece ser "capaz". Vejo pelos profs que tive, e pelos que tenho familia! E são ainda,alguns!

Ohhh please... Os professores são seres humanos! Há bons e maus! Há uns que o são porque gostam e outros por necessidade (oriundos de outras áreas)! Quanto à capacidade para desempenharem outras tarefas, são iguais aos outros profissionais, uns safam-se melhor que outros! Lol...que argumento mais falacioso[8]

JR,

O meu superior hierárquico, que me avalia, não tem interesse directo e legítimo no meu trabalho.

Cenário diferente um Pai tem interesse directo e legítimo no trabalho do professor que é dar notas ao seu filho. Notas essas que, por exemplo, influenciam médias de acesso ao ensino superior.

1º, as notas atribuídas estariam sempre sob suspeição, perderiam a sua imparcialidade.

****IMAGINA, Tu avalias o indivíduo (técnico) que atribui o valor imobiliário da tua casa... Este técnico, quando pegar no teu processo, ao avaliar a tua casa vai, no seu íntimo, pensar nas consequências de uma avaliação por baixo, porque se o fizer Tu podes dar-lhe uma má avaliação.

Agora, juridicamente falando, não é possível uma relação desta natureza.

Lembro-te que o Pai não é o superior hierárquico do professor... Uma coisa é ser avaliado pelo serviço que prestas, por exemplo o serviço de entrega foi muito bom. Coisa diferente é o cumprimento da lei...

Imagina, mais uma vez, o Omega que trabalha nas finanças - Era ele que cobrava o Imposto Automóvel (que ninguém gosta de pagar)... Ou ele não cobra impostos e é bem avaliado pelos CLIENTES (as pessoas ficam contentes por não pagarem) ou então cobra os impostos e é mal avaliado pelos clientes que não queriam pagar os impostos.

Percebes que existem bens públicos que não podem ser avaliados pela relação fornecedor/cliente...

Imagina os juízes serem avaliados pelos arguidos... Todo os que fossem condenados avaliariam mal... O CC, o Bibi...

Todos os docentes excluídos do concurso de professores e todos os não colocados, evidentemente, avaliam mal o Ministério da Educação, pois não viram as suas pretensões irem adiante... ESTÁS A PERCEBER O ESQUEMA;) ESTA COISA DO INTERESSE DIRECTO E LEGÍTIMO?:)

n a minha facldade no final de cada semestre os prof sao avaliados. Pontualidade, assiduidade, clareza a expor a materia, apoio bibliografico, relaçao com alunos, e mais klk coisa...
avaliamx c cruz em mau, suficiente, bom e excelente
Ja houve um caso que trocaram o prof a custa disso, e outros que passaram a lecionar mais aulas.

JR,

O meu superior hierárquico, que me avalia, não tem interesse directo e legítimo no meu trabalho.
Grande confusão Zerorpm:(.
Isso implica que, então, os filhos de todos os que trabalham na escola não poderem ser alunos nessa escola.
É isso que SIGNIFICA.
Não um pai não poder avaliar o serviço prestado ao seu filho.

Posto isto:
Olha aí está algo profundamente ERRADO[xx(].

O teu Superior hierárquico DEVIA necessitar do teu trabalho e dos teus colegas para cumprir com os seus (dele) objectivos.
Chama-se a isto.... "obj. em cascata".
Se tu e os teus colegas forem maus profissionais ou por falta de meios não cumprirem os vossos objectivos... consequência automática é ele, CHEFE, ser mal classificado tb numa boa parte dos seus objectivos.

Eu qd sou classificado levo com uma primeira componente da minha avaliação: resultados da empresa.
No caso da escola.... resultados da escola.

Depois levo com uma segunda componente de avaliação: resultados da minha área de negócios.
No caso da escola podia ser, por exemplo, objectivos do ano 5º.

Depois levo com uma terceira componente: resultados do meu departamento. No caso da escola turma ou departamentos (não sei nem quero saber, falo genéricamente pq não me pretendo imiscuir em algo que desconheço os pormenores)

Depois entra a avaliação minha, PESSOAL: O meu TRABALHO APENAS.
Aqui sou avaliado por objectivos quantificáveis (onde podiam entrar aquilo que escreveste algures) e por qualidades subjectivas.

Nestas subjectivas entra o meu superior hierárquico e os meus "clientes" (pais no caso da escola) do meu trabalho interno.
Estas subjectivas são, apesar de tudo, enquadradas.

É bom, é recomendável, é saudável.
E qt maior for este Universo.... maior é a precisão e facilidade de implementar tal sistema.

Não consigo perceber como algo deste género pode ser traduzido em: "Pais a avaliar professores... simplesmente".

Implementar um sistema em cascata é da maior importância para expurgar os parasitas (não os maus profissionais;)) mas OS CARGOS redundantes, vazios de funções relevantes.... PARASITAS DO SISTEMA.

Trazer os "clientes" para a avaliação de cada um traz responsabilidade aos mesmos. E necessidade de eu comunicar melhor com eles. Se eu fizer um favor pagarei nos objectivos que são bem mais importantes em %. Não adianta.
No caso da escola será penalizado num factor do tipo: Diferença da nota dada vs nota em exame nacional.
Capisce[:p];)

Um sistema de avaliações assim faz o teu chefe interessar-se nos resultados do teu trabalho e fazer com que tenhas condições para tu contribires para a avaliação dele.

Tb faz com que os objectivos e meios tenham que ter mais a ver com a realidade efectiva pq interessa a todos.

Isto é genérico???
Pois é.
A implemntação dos objectivos, por exemplo, defenições, quantificações, %s... são um dos factores fundamentais de negociação a cada ano.
E varia enormemente de empresa para empresa, sector para sector... etc.

É difícil???
No meu primeiro post noutro tópico começei por dizer isso mesmo.
É difícil.

Agora não aceito, por completamente errado do meu ponto de vista, não ter o DIREITO (essa agora) e poder contribuir para a avaliação de quem me presta um serviço, Público ou não.

As aberrações nas classificações entre objectivos alcançados, classificação subjectiva do superior hierárquico e classificação subjectiva do "cliente" são facilmente detectáveis e introduzem um factor de correcção ao "quero, posso e mando" do chefe que a sua "vidinha não depende dos seus subordinados".

Boa noite[|)].

E não tenham medo.
Srs professores, FP, sindicatos.... NÃO TENHAM MEDO.
É uma oportunidade para mudar e dar poder ao mexilhão.
Se isso interessar a alguém[|)].

o mito dos professores serem os doutores da zona morreu ha muito,mas ha muita gente que ainda tem isso na mente!

hoje em dia ha mais professores irresponsaveis,pouco profissionais,...do que o contrario!

mas a culpa tmbem e de quem os deixa ser professores....e preciso mudar algo!!!!

em portugal...esqueçam!go on...

Voltar
Superior