citação:Originalmente colocada por zerorpm
JR,
O meu superior hierárquico, que me avalia, não tem interesse directo e legítimo no meu trabalho.
Grande confusão Zerorpm

.
Isso implica que, então, os filhos de todos os que trabalham na escola não poderem ser alunos nessa escola.
É isso que SIGNIFICA.
Não um pai não poder avaliar o serviço prestado ao seu filho.
Posto isto:
Olha aí está algo profundamente ERRADO[xx(].
O teu Superior hierárquico DEVIA necessitar do teu trabalho e dos teus colegas para cumprir com os seus (dele) objectivos.
Chama-se a isto.... "obj. em cascata".
Se tu e os teus colegas forem maus profissionais ou por falta de meios não cumprirem os vossos objectivos... consequência automática é ele, CHEFE, ser mal classificado tb numa boa parte dos seus objectivos.
Eu qd sou classificado levo com uma primeira componente da minha avaliação: resultados da empresa.
No caso da escola.... resultados da escola.
Depois levo com uma segunda componente de avaliação: resultados da minha área de negócios.
No caso da escola podia ser, por exemplo, objectivos do ano 5º.
Depois levo com uma terceira componente: resultados do meu departamento. No caso da escola turma ou departamentos (não sei nem quero saber, falo genéricamente pq não me pretendo imiscuir em algo que desconheço os pormenores)
Depois entra a avaliação minha, PESSOAL: O meu TRABALHO APENAS.
Aqui sou avaliado por objectivos quantificáveis (onde podiam entrar aquilo que escreveste algures) e por qualidades subjectivas.
Nestas subjectivas entra o meu superior hierárquico e os meus "clientes" (pais no caso da escola) do meu trabalho interno.
Estas subjectivas são, apesar de tudo, enquadradas.
É bom, é recomendável, é saudável.
E qt maior for este Universo.... maior é a precisão e facilidade de implementar tal sistema.
Não consigo perceber como algo deste género pode ser traduzido em: "Pais a avaliar professores... simplesmente".
Implementar um sistema em cascata é da maior importância para expurgar os parasitas (não os maus profissionais

) mas OS CARGOS redundantes, vazios de funções relevantes.... PARASITAS DO SISTEMA.
Trazer os "clientes" para a avaliação de cada um traz responsabilidade aos mesmos. E necessidade de eu comunicar melhor com eles. Se eu fizer um favor pagarei nos objectivos que são bem mais importantes em %. Não adianta.
No caso da escola será penalizado num factor do tipo: Diferença da nota dada vs nota em exame nacional.
Capisce[

]
Um sistema de avaliações assim faz o teu chefe interessar-se nos resultados do teu trabalho e fazer com que tenhas condições para tu contribires para a avaliação dele.
Tb faz com que os objectivos e meios tenham que ter mais a ver com a realidade efectiva pq interessa a todos.
Isto é genérico???
Pois é.
A implemntação dos objectivos, por exemplo, defenições, quantificações, %s... são um dos factores fundamentais de negociação a cada ano.
E varia enormemente de empresa para empresa, sector para sector... etc.
É difícil???
No meu primeiro post noutro tópico começei por dizer isso mesmo.
É difícil.
Agora não aceito, por completamente errado do meu ponto de vista, não ter o DIREITO (essa agora) e poder contribuir para a avaliação de quem me presta um serviço, Público ou não.
As aberrações nas classificações entre objectivos alcançados, classificação subjectiva do superior hierárquico e classificação subjectiva do "cliente" são facilmente detectáveis e introduzem um factor de correcção ao "quero, posso e mando" do chefe que a sua "vidinha não depende dos seus subordinados".
Boa noite[|)].
E não tenham medo.
Srs professores, FP, sindicatos.... NÃO TENHAM MEDO.
É uma oportunidade para mudar e dar poder ao mexilhão.
Se isso interessar a alguém[|)].