Ajudar mendigos

Não estás mesmo a perceber. Tenho que explicar tudo...

Situação - Miúdo de 10-12 anos

Garoto anda nos escuteiros aos sábados à tarde, lá em casa o dinheiro dá para comer e lavar e pouco mais, e os pais acham que 10€ por ano do seguro são bem empregues por isso dado que a alternativa seria passar o sábado a ver televisão ou em más companhias.
Em vez disso está com amigos, supervisionado a fazer actividades saudáveis.

Chega o verão e vão todos acampar para a Nazaré, são precisos 20€ para o autocarro e parque de campismo, garoto pede à mãe - Mãe diz que não dá este mês, e que não pode ir.

Os miúdos lembram-se e fazem uma banca no mercado da vila a vender uma porcaria qualquer que fizeram num dos sábados, e pagam o bilhete do garoto e o deles também e assim o garoto não se sente excluído.

Diz-me honestamente onde isto está errado?!

Substitui Nazaré por algo mais longe e os custos aumentam assim como o número de miúdos que não poderia ir.
É difícil perceber isto?
Não é digno?

Se os putos trabalham em conjunto, e conseguem X€ para ir andar de comboio, queres que um deles diga que quer a parte dele do X por que não vai andar e precisa para casa?

Não entendes que o escutismo é muitas vezes o escape aos problemas de casa?

Não é preciso os pais serem pobres ou passarem necessidades, basta o facto de viverem uma vida regrada e não haver dinheiro para "brincadeiras". Tu vais ao extremo.

Os valores ensinados no escutismo incluem também o trabalho de grupo para um bem comum e a partilha [;)]

Se também fizerem isso para ajudar a família desse garoto, sim é de valor. Se fizerem isso sempre no espírito de grupo "fechado" do escutismo, parece-me tendencioso.

Quanto a ser um "escape", também os drogados usam o mesmo argumento. Os problemas devem ser encarados de frente, e se esse grupo não ajudar a família, não vejo grande mérito nisso.

Se também fizerem isso para ajudar a família desse garoto, sim é de valor. Se fizerem isso sempre no espírito de grupo "fechado" do escutismo, parece-me tendencioso.

Quanto a ser um "escape", também os drogados usam o mesmo argumento. Os problemas devem ser encarados de frente, e se esse grupo não ajudar a família, não vejo grande mérito nisso.

Cada cavadela...

Ocupar o tal miúdo, incutir-lhe valores, dar-lhe competências, fazê-lo viajar, alimentá-lo e fazê-lo feliz não é ajudar aquela família? :sh)
Não é de valor?
Era melhor oferecerem um pacotinho de arroz ?
Por falar em banco alimentar... Os escuteiros nem têm por hábito ajudar nem fazer voluntariado vê lá :sh)

.

viste o link das noticias recentes dos escoteiros e escuteiros durante os fogos??
vives num mundo fechado em que nunca reparaste nas ajudas e apoios que estas entidades dão á população sempre que é necessário?
fazem-no e é incutido desde de tenra idade a ajudar não só o garoto necessitado do seu grupo mas também outros garotos que nada têm a ver com a instituição.

e um pai/mãe pobre até agradece este tipo de instituições e escape da vida miserável que possam levar. facto de um qualquer grupo ajudar especificamente uma criança carenciada não está também a ajudar o resto da família[8b]
se eu não tivesse possibilidades e alguma instituição que vive de donativos pegasse num filho meu para o levar 15 dias para uma colonia balnear ou acampamento a troco de 10 ou 20€ atélhes beijava os pés com tamanha ajuda ao meu lar

Devo admitir que por vezes sou mal educado com escuteiros, já vem de há muitos anos. :sh)

Porque é estúpido senão vejamos: escuteiros com Iphon6 no bolso ( papá paga) a pedir trocos à porta do supermercado? Qual é mesmo a lógica? É porque é uma boa acção, ou porque assim os papas vão ao cinema e jantar fora descansados pq os putos ficam nos escuteiros e fazer peditórios? Já cheguei a responder: "vai pedir ao teu paizinho".

Nota: sei: escuteiros de cidade.[:D]

Ninguém gosta de ver os "ricos" a apelar aos "pobres" a solidariedade.

Tal como grandes grupos económicos com um excedente de lucro, que criam fundações e pedem donativos à população para prosseguir as suas missões.

Moralmente é bastante discutível.

Tanto fazem dentro do grupo (o tal "tendencioso") como o fazem para ajudar a comunidade (com ligações directas a algum elemento do grupo ou não) [;)]

Encarar os problemas de frente? Dizer a um puto de 8 anos que não há dinheiro, e que o melhor é ir trabalhar nas obras ou roubar?
O escape nem sempre parte dos putos, há pais que têm essa consciência e preferem "dar" algo ao filho, como seja a oportunidade de ter uma actividade semanal com os amigos.

Volto a dizer, estás a ser extremista nas opiniões e exemplos, e não queres ver o outro lado.

Cada cavadela...

Ocupar o tal miúdo, incutir-lhe valores, dar-lhe competências, fazê-lo viajar, alimentá-lo e fazê-lo feliz não é ajudar aquela família? :sh)
Não é de valor?
Era melhor oferecerem um pacotinho de arroz ?
Por falar em banco alimentar... Os escuteiros nem têm por hábito ajudar nem fazer voluntariado vê lá :sh)

.

Nada disso. Talvez não me esteja a explicar bem, mas também desisto.

Ninguém gosta de ver os "ricos" a apelar aos "pobres" a solidariedade.

Tal como grandes grupos económicos com um excedente de lucro, que criam fundações e pedem donativos à população para prosseguir as suas missões.

Moralmente é bastante discutível.

É um bocado por aí, sim.

Tanto fazem dentro do grupo (o tal "tendencioso") como o fazem para ajudar a comunidade (com ligações directas a algum elemento do grupo ou não) [;)]

Encarar os problemas de frente? Dizer a um puto de 8 anos que não há dinheiro, e que o melhor é ir trabalhar nas obras ou roubar?
O escape nem sempre parte dos putos, há pais que têm essa consciência e preferem "dar" algo ao filho, como seja a oportunidade de ter uma actividade semanal com os amigos.

Volto a dizer, estás a ser extremista nas opiniões e exemplos, e não queres ver o outro lado.

Ajudar a comunidade é bem, ajudar a família de um membro é "obrigatório".

Não é o puto que tem de lidar com os problemas, são os responsáveis (andam lá adultos, certo?) que conhecendo as situações, deveriam ajudar directamente. Conheço desses campos de férias de 15 dias, onde vão arranjar e pintar uma casa de uma pessoa necessitada por exemplo, em vez de irem para a praia.

Como disse, se também ajudam directamente, óptimo. Se fazem "trabalhar" o miúdo nas actividades para conseguirem fundos só para ócio e "esquecem" a família dele, que até "agradece" o levarem, já tenho dúvidas.

Diferentes níveis de pobreza. Se estão numa zona com acesso a escuteiros, já não são tão pobres.

É a típica pobreza de cidade que desconhece que há pessoas que nem uns sapatos têm.

Entraste fora de pé numa ânsia empertigada e cheia de fome de triunfo moral.

Corrigiram-te sem apelo nem agravo.

Torceste e retorceste a conversa até... chegar a quem conhece pobres mais pobres.:sh)

Entraste fora de pé numa ânsia empertigada e cheia de fome de triunfo moral.

Corrigiram-te sem apelo nem agravo.

Torceste e retorceste a conversa até... chegar a quem conhece pobres mais pobres.:sh)

[:D]

As pessoas mais pobres que conheço só têm a roupa que vestem, dormem na rua, e comem da boa vontade de alguns. Algumas chegam a andar descalças.

Agora não me lixem em dizer que os pobres andam nos escuteiros, o que podem lá andar são pessoas com dificuldades. Até porque há miúdos do interior, que apesar de não passarem fome, não têm possibilidades de ir passar 15 dias à Nazaré e não têm nenhum grupo de escuteiros lá da zona para os ajudar a ir. Aliás, até conheço alguns no litoral, que não têm essa possibilidade.

Ser pobre é ganhar menos de 422 euros por pessoa em Portugal. https://www.noticiasaominuto.com/pa...pobre-em-portugal-422-euros-na-dinamarca-1418

Para passar dificuldades, até podem ganhar o dobro disso.

Ora bem, então o problema é a definição de pobre...

Esqueceste tudo o que se falava dos escuteiros e focaste-te nisso.

E depois vens com o facto dos escuteiros não ajudarem todas as crianças de Portugal e do mundo. Indecentes!

[:D]

As pessoas mais pobres que conheço só têm a roupa que vestem, dormem na rua, e comem da boa vontade de alguns. Algumas chegam a andar descalças.

Agora não me lixem em dizer que os pobres andam nos escuteiros, o que podem lá andar são pessoas com dificuldades. Até porque há miúdos do interior, que apesar de não passarem fome, não têm possibilidades de ir passar 15 dias à Nazaré e não têm nenhum grupo de escuteiros lá da zona para os ajudar a ir. Aliás, até conheço alguns no litoral, que não têm essa possibilidade.

Ser pobre é ganhar menos de 422 euros por pessoa em Portugal. https://www.noticiasaominuto.com/pa...pobre-em-portugal-422-euros-na-dinamarca-1418

Para passar dificuldades, até podem ganhar o dobro disso.

Contradizes-te no próprio post.

Dizes que as mais pobres só têm a roupa no corpo
Mas a definição de pobre é ter menos de 422€ p/ pessoa.

Ninguém aqui disse que os mais pobres andam nos escuteiros, só tu.

Segundo a definição de pobre de 422€ haverá certamente muito pobre nos escuteiros, e isso de dizeres que os "não têm nenhum grupo de escuteiros lá da zona para os ajudar a ir" é para rir só pode.
Portanto a culpa é dos escuteiros, que nos casos em que de facto tenham lá um pobre angariam dinheiro para que possam ir com eles.

... cada minhoca.

Contradizes-te no próprio post.

Dizes que as mais pobres só têm a roupa no corpo
Mas a definição de pobre é ter menos de 422€ p/ pessoa.

Ninguém aqui disse que os mais pobres andam nos escuteiros, só tu.

Segundo a definição de pobre de 422€ haverá certamente muito pobre nos escuteiros, e isso de dizeres que os "não têm nenhum grupo de escuteiros lá da zona para os ajudar a ir" é para rir só pode.
Portanto a culpa é dos escuteiros, que nos casos em que de facto tenham lá um pobre angariam dinheiro para que possam ir com eles.

... cada minhoca.

Onde é que disse que os mais pobres andam nos escuteiros??

Eu disse exactamente o contrário, os mais pobres não andam nos escuteiros. Nos escuteiros quando muito andam pessoas com dificuldades. A maioria, dos que conheço, até é de boa família, e de típico iphone no bolso.

Rir é chamar pobre a alguém cheio de fome a quem pagamos uma refeição quando existem muitas outras que não tê com que matar a fome. Os escuteiros fazem o que podem e bem, mas a tipologia de pobre nesses grupos nada tem realmente de pobre. Podem existir excepções, mas não fazem a regra.

Onde é que disse que os mais pobres andam nos escuteiros??

Eu disse exactamente o contrário, os mais pobres não andam nos escuteiros. Nos escuteiros quando muito andam pessoas com dificuldades. A maioria, dos que conheço, até é de boa família, e de típico iphone no bolso.

Rir é chamar pobre a alguém cheio de fome a quem pagamos uma refeição quando existem muitas outras que não tê com que matar a fome. Os escuteiros fazem o que podem e bem, mas a tipologia de pobre nesses grupos nada tem realmente de pobre. Podem existir excepções, mas não fazem a regra.

Vamos ao início da conversa, eu disse que nos escuteiros há todo o tipo de classes sociais.

Disseste que era treta.

Começou aqui.

Afirmaste que os mais pobres de todos não andam nos escuteiros, como se alguém o tivesse afirmado, os mais pobres de todos, as pessoas na miséria são uma excepção e diz o bom senso que não quando falamos de todas as classes sociais não é preciso ir às excepções...

Porque como é óbvio os mais pobres de todos (os da pobreza extrema e miséria) não andam nos escuteiros - como é compreensível e dispensável à discussão.

Quando no fundo o que querias dizer é que achas que só os betinhos andam nos escuteiros e que não têm nada de pedir, o que até pode acontecer em alguns agrupamentos nas cidades. Mas em meios mais pequenos é simplesmente falso.

Ou seja generalizaste, discutiste a definição de pobre.

Mais, ajudar os menos pobres não invalida ajudar os mais pobres, seja por financiar um momento de alegria a uma criança que "só" tem dificuldades, seja por colocar pão na boca a quem precisa.
Sendo os escuteiros uma organização que é sobejamente conhecida por fazer montes de voluntariado muitas vezes ajudando esses mesmos mais pobres, trazer isso para discussão é ainda mais ridículo.

Estás a ver isso ao contrário. O que quis dizer é que nem todos os miúdos têm acesso a um grupo de escuteiros que os possa ajudar e não que os escuteiros tê de chegar a todos os miúdos.
Que seja.

O que é que isso inferioriza os grupos de escuteiros que ajudam quem podem, mesmo os mais pobres?

Felizmente que há pobres de dinheiro mas ricos em bom-senso, onde sabem que para educar uma criança não basta comida e roupa, que socializar, aprender e brincar fazem parte do crescimento saudável e que a infância não deve ser roubada à criança.

Vamos ao início da conversa, eu disse que nos escuteiros há todo o tipo de classes sociais.

Disseste que era treta.

Começou aqui.

Afirmaste que os mais pobres de todos não andam nos escuteiros, como se alguém o tivesse afirmado, os mais pobres de todos, as pessoas na miséria são uma excepção e diz o bom senso que não quando falamos de todas as classes sociais não é preciso ir às excepções...

Porque como é óbvio os mais pobres de todos (os da pobreza extrema e miséria) não andam nos escuteiros - como é compreensível e dispensável à discussão.

Quando no fundo o que querias dizer é que achas que só os betinhos andam nos escuteiros e que não têm nada de pedir, o que até pode acontecer em alguns agrupamentos nas cidades. Mas em meios mais pequenos é simplesmente falso.

Ou seja generalizaste, discutiste a definição de pobre.

Mais, ajudar os menos pobres não invalida ajudar os mais pobres, seja por financiar um momento de alegria a uma criança que "só" tem dificuldades, seja por colocar pão na boca a quem precisa.
Sendo os escuteiros uma organização que é sobejamente conhecida por fazer montes de voluntariado muitas vezes ajudando esses mesmos mais pobres, trazer isso para discussão é ainda mais ridículo.

Eu não preciso de discutir nada, os dados falam por si. Metade da população não tem dinheiro para uma semana de férias. 1 em cada 10 não tem capacidade de pagar despesas correntes a tempo e vocês falam em escuteiros "pobres" que vão passar 15 dias de férias à Nazaré?? Tenham paciência. A miséria em Portugal não é uma excepção mas sim algo significativo.Um quarto da população vive com menos de 439 euros por mês, e falas em excepções?

A esmagadora maioria dos escuteiros são betinhos sejam ou não de cidade, e se alguns com algumas dificuldades também lá andam, tanto melhor para eles.

E o que eu trouxe para a discussão não é se ajudam ou deixam de ajudar, mas sim perceber se um grupo de escuteiros que ajuda um miúdo em dificuldades, também ajuda directamente a família dele. Se o faz óptimo, se não o faz seria mais interessante se o fizesse, na minha opinião, como casos que conheço.

Segundo estes dados, em 2016 47,2% dos portugueses vivem em agregados familiares que não conseguem pagar uma semana de férias fora de casa. O valor parece alto, mas ainda assim apresenta um recuo face aos 51,3% de 2015. 38,3% não tem capacidade para fazer face a uma despesa inesperada que ronde o valor da linha da pobreza (um pouco acima dos 400 euros); 22,5% está integrada num agregado familiar que não tem dinheiro para manter a casa aquecida; e 9,3% não tem capacidade para pagar a tempo a renda ou outras despesas correntes.

http://www.jornaldenegocios.pt/econ...gueses-em-risco-de-pobreza-ou-exclusao-social

Voltar
Superior