São raras as exceções que dou dinheiro, a não ser que não tenha mesmo nada aspecto de drogado. No outro dia apareceu cá um sujeito que disse que era professor, que estava desempregado, que estava a passar um mau bocado na vida, que tinha duas filhas... Acreditamos na história e lá foram 5€. Não tinha mesmo nada aspecto de drogado, burlão, etc etc. Também já bateram à porta para pedir comida e aí deu-se sempre. Antigamente, até se dava uma refeição completa no tempo do meu bisavô, havia até uma mesa para isso! Felizmente os tempos mudaram.
Depende mesmo muito do contexto, quando me interpelam na cidade, nunca dou dinheiro, se me pedirem dinheiro para comer eu digo que vou com eles comprar comida ao supermercado mais proximo, e aí, quase sempre, nunca querem.
Quando tinha 12 anos, estava ao pé do mac e estava um mendigo com os seus 80 anos a pedir para comer, fomos comprar um cheese para o homem ficou imensamente agradecido.
Também já me arrependi de dar conversa, porque quando perguntam se é para comida alguns mandam-me para o *** xD