Ajudar mendigos

Obtuso

Well-known member
Perto do meu local de trabalho um mendigo aproximou-se de mim na rua a pedir dinheiro para uma receita. Eu nem liguei e recusei logo mas fiquei a pensar no assunto. E se fosse realmente verdade? Existe alguma forma de confirmar a veracidade de uma receita? Só indo com ele a uma farmácia?

Como actuam vocês perante mendigos?

São raras as exceções que dou dinheiro, a não ser que não tenha mesmo nada aspecto de drogado. No outro dia apareceu cá um sujeito que disse que era professor, que estava desempregado, que estava a passar um mau bocado na vida, que tinha duas filhas... Acreditamos na história e lá foram 5€. Não tinha mesmo nada aspecto de drogado, burlão, etc etc. Também já bateram à porta para pedir comida e aí deu-se sempre. Antigamente, até se dava uma refeição completa no tempo do meu bisavô, havia até uma mesa para isso! Felizmente os tempos mudaram.

Depende mesmo muito do contexto, quando me interpelam na cidade, nunca dou dinheiro, se me pedirem dinheiro para comer eu digo que vou com eles comprar comida ao supermercado mais proximo, e aí, quase sempre, nunca querem.
Quando tinha 12 anos, estava ao pé do mac e estava um mendigo com os seus 80 anos a pedir para comer, fomos comprar um cheese para o homem ficou imensamente agradecido.

Também já me arrependi de dar conversa, porque quando perguntam se é para comida alguns mandam-me para o *** xD

Já agora, costumam ajudar os escuteiros quando eles fazem as angariações? Não que sejam mendigos, mas conseguem ser chatos para caramba!

Dinheiro nao, mas sempre pergunto se um lanche serve. Dai passo num McD qualquer e compro.

Sei que muitos usam dinheiro para as drogas mas estes que aceitam comida nao vejo problema. Passar fome ninguem deveria [8b]

se tiver virado para a caridade não perco tempo a analisar o estrato social da pessoa.
se quiser pagar uma sandes com manteiga ou aviar uma receita não perco tempo a verificar se tem anéis de ouro ou curso superior............ simplesmente ajudo e fico bem com a minha consciência.
da mesma forma que se não estiver para ai virado, até pode ser o personagem mais carenciada do mundo que não me afecta.

Perto do meu local de trabalho um mendigo aproximou-se de mim na rua a pedir dinheiro para uma receita. Eu nem liguei e recusei logo mas fiquei a pensar no assunto. E se fosse realmente verdade? Existe alguma forma de confirmar a veracidade de uma receita? Só indo com ele a uma farmácia?

Como actuam vocês perante mendigos?

Não querendo parecer insensível: ainda há receitas?

Não é tudo electrónico, via cc? As minhas são.

Podia ser uma guia de tratamento...

Ainda existe muito sitio em transição , a mim por exemplo levo receita e a seguir recebo a mesma em digital vá se lá perceber ..

Da última vez que fui ao médico, há poucos meses, trouxe a receita em papel. Ou mudou entretanto, ou depende dos sítios.

Quanto ao tema: há burlões de facto muito bons, que por isso mesmo não passam por burlões, mas normalmente topa-se à légua a ladaínha.

Mas mesmo estes últimos, basta apanharem um pato num dia bom que resolva dar o benefício da dúvida. Há uns tempos um indivíduo abordou-me com uma história sobre filhos, enteados, periquitos e o caraças. Que toda a gente ali o conhecia (o que era rigorosamente verdade, como vim depois a descobrir...) e pardais ao ninho.

Deixei-me ir na conversa dele e dei. Uns tempos mais tarde por qualquer motivo fui levar a Maria ao trabalho e vi o sujeito, contei-lhe o sucedido.

Resposta dela: "És mesmo cromo...este gajo anda aqui todos os dias com histórias do arco-da-velha, o que vale é que é de confiança para guardar os carros e o pessoal costuma dar-lhe dinheiro".

Tá "serto"...como não estacionei o carro, teve que me "extorquir" de outra maneira.[:D]

Eu faço como muitos já o disseram por aqui, não dou dinheiro.

Ofereço-me para pagar aquilo que eles precisem, seja comida, água, medicamentos, etc... mas nunca apanhei um que quisesse aceitar! :sh)

Eu faço como muitos já o disseram por aqui, não dou dinheiro.

Ofereço-me para pagar aquilo que eles precisem, seja comida, água, medicamentos, etc... mas nunca apanhei um que quisesse aceitar! :sh)

Eu já, uma vez. [;)] Não só aceitou, como chorou baba e ranho. Uma pessoa de uns 50 anos, a chorar ao pé de um puto de 15 (eu), deixou-me bastante marcado.

Há uns anos no Porto chegou um gajo ao pé de mim, de meia idade (e até nem tinha muito mau aspecto) que me disse directamente "olhe, tenho o vício, e ando por aqui a pedir mesmo só para ir comprar outra dose" fiquei tão impressionado com a sinceridade do gajo que lhe dei 1€ sem mais perguntas.

Voltar
Superior