Obtuso
Well-known member
Não estás mesmo a perceber. Tenho que explicar tudo...
Situação - Miúdo de 10-12 anos
Garoto anda nos escuteiros aos sábados à tarde, lá em casa o dinheiro dá para comer e lavar e pouco mais, e os pais acham que 10€ por ano do seguro são bem empregues por isso dado que a alternativa seria passar o sábado a ver televisão ou em más companhias.
Em vez disso está com amigos, supervisionado a fazer actividades saudáveis.
Chega o verão e vão todos acampar para a Nazaré, são precisos 20€ para o autocarro e parque de campismo, garoto pede à mãe - Mãe diz que não dá este mês, e que não pode ir.
Os miúdos lembram-se e fazem uma banca no mercado da vila a vender uma porcaria qualquer que fizeram num dos sábados, e pagam o bilhete do garoto e o deles também e assim o garoto não se sente excluído.
Diz-me honestamente onde isto está errado?!
Substitui Nazaré por algo mais longe e os custos aumentam assim como o número de miúdos que não poderia ir.
É difícil perceber isto?
Não é digno?
Se os putos trabalham em conjunto, e conseguem X€ para ir andar de comboio, queres que um deles diga que quer a parte dele do X por que não vai andar e precisa para casa?
Não entendes que o escutismo é muitas vezes o escape aos problemas de casa?
Não é preciso os pais serem pobres ou passarem necessidades, basta o facto de viverem uma vida regrada e não haver dinheiro para "brincadeiras". Tu vais ao extremo.
Os valores ensinados no escutismo incluem também o trabalho de grupo para um bem comum e a partilha []
Se também fizerem isso para ajudar a família desse garoto, sim é de valor. Se fizerem isso sempre no espírito de grupo "fechado" do escutismo, parece-me tendencioso.
Quanto a ser um "escape", também os drogados usam o mesmo argumento. Os problemas devem ser encarados de frente, e se esse grupo não ajudar a família, não vejo grande mérito nisso.